sábado, 31 de janeiro de 2009

ELEIÇÃO E POSSE DO CONSEGUISUL DE ILHÉUS







O Conselho Comunitário de Segurança de Ilhéus Sul - CONSEGUISUL teve ontem 30 de janeiro de 2009 ás 19:00h na sede da Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá a eleição e posse de sua diretoria executiva para o biênio 2009/2011, reelegendo a Srª Eliene Ribeiro dos Santos para presidente. O CONSEGUISUL é hoje o único Conselho comunitário de segurança funcionando no município de Ilhéus, fundado apartir da criação das companhias comunitárias independentes da policia militar vem se firmando na integração do cidadão e a sociedade. Foi eleitos e empossados os seguintes Conselheiros: Presidente- Eliene Ribeiro dos Santos, Vice Presidente- José Reis, 1º Secretário- Eduardo Antonio Ferreira Lima, 2º secretário- Jorge Farias, 1º Tesoureiro- Elvécio Almeida da Silva, 2º Tesoureiro- Antonio de Jesus Amaral, Relações Pública- Roberto de Jesus(Corsário), e o Conselho Fiscal-Jackson de oliveira Moura, Vitor Bispo dos Santos, Aidê Gomes da Silva, Adilson Almeida dos Santos, Waldemar da Conceição Alves e Domingos França da Silva. Estiveram presentes na eleição o Capitão da Policia Militar e comandante da 2ª Cia de Policia comunitária da Zona Sul; Capitão Vasco, Representante da Associação de Sargentos e Subtenentes da Policia Militar em Ilhéus- Sr. Robson Mello, Representante da Associação dos Cabos e Soldados da Policia Militar Regional - APPM- Sr. Gerson Mendes de Oliveira, Representantes das Associações do Santo Antonio de Pádua-Sr. Pedro Alves, da Associação de Moradores do bairro Hernani Sá-Srª Fátima Fraga de Souza, da Associação dos Aposentados e Pensionistas da COELBA-Arlindo Oliveira dos Santos e Vanildo Alves Nascimento, da Associação do Bairro Nossa Senhora da Vitória-Sr. Norberto Pinto da Silva e o Vice Presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus e grande colaborador do Conselho Sr. Edvaldo Nascimento de Souza (Vereador Dinho Gás).

O QUE É CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA?

Os CONSEGs são entidades, compostas por líderes comunitários do mesmo bairro ou município. Essas lideranças se reúnem, voluntariamente, para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, para desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre várias lideranças locais. Assim, cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam por adesão, às diretrizes emanadas pela Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual para Assuntos dos Conselhos Comunitários de Segurança. As reuniões ordinárias de cada Conselho são mensais, realizadas normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual. A Secretaria de Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do Distrito Policial. Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

Quem participa dos CONSEGs?

Cada CONSEG exige, para sua homologação pelo Secretário da Segurança Pública, a participação de dois membros natos, quais sejam o Delegado de Polícia Titular e o Comandante da Polícia Militar no bairro ou município onde funciona o Conselho. Além deles, participam voluntariamente, também, pessoas eminentes que representam os poderes públicos, entidades associativas, clubes de serviço, imprensa, instituições religiosas ou de ensino, organizações de indústria, comércio ou prestação de serviços, bem como outros líderes comunitários que residem, trabalham ou estudam na área de circunscrição do respectivo CONSEG.

Para que serve um CONSEG?

Um Conselho Comunitário de Segurança ativo difunde o conceito da parceria em uma comunidade, cooperando para restaurar, manter e desenvolver fortes vínculos de solidariedade e compreensão, auxiliar a Polícia a estabelecer prioridades no atendimento à população e realizar campanhas educativas que estimulam a auto-proteção comunitária, evitando a ocorrência de infrações e acidentes que possam ser evitados. Além disso, como o CONSEG reúne representantes dos diversos segmentos da sociedade, pode corrigir problemas ambientais que, embora não sejam da competência da Polícia resolvê-los, trazem reflexo à atividade policial, onerando seus recursos. Tais problemas podem ser de origem humana (ex: menores abandonados, moradores de rua, migração desordenada e outros) ou material (buracos nas vias públicas, falta de telefones públicos, má iluminação, terrenos baldios, imóveis abandonados, falta de equipamento de proteção contra roubo de agências bancárias etc.).
Finalmente, promovendo o conhecimento pessoal, o reconhecimento de valores culturais e a compreensão entre líderes dos mais diversos segmentos da comunidade, inclusive os mais fragilizados, os CONSEGs atuam como um vetor de integração de lideranças étnicas e de diferentes segmentos sócio-econômicos de uma comunidade. Superando conflitos a partir do diálogo, atuando como instituição de difusão e defesa dos conceitos dos direitos humanos na sociedade.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Vitória vence a primeira fora de casa

Sem muitas dificuldades, o Vitória conquistou nesta quarta-feira, 21, o seu primeiro triunfo fora de casa no Campeonato Baiano 2009. O Leão bateu o Colo-Colo por 2 a 0, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. A partida foi válida pela segunda rodada do Estadual.

O triunfo leva o time rubro-negro à liderança isolada da competição com seis pontos. O resultado foi construído ainda no primeiro tempo com o meia Jackson. Já o segundo gol foi marcado por Washington, no início da etapa complementar.

O Tigre começou melhor e marcando forte a saída de bola do Vitória, mas pouco preocupava o goleiro Viáfara. O Leão buscou o gol e equilibrou as ações. Aos 39 minutos, o meia Jackson arriscou da intermediária e abriu o placar em Ilhéus.

O Vitória voltou para o segundo tempo com mais disposição e, aos 2min, ampliou com o atacante Washington, após jogada de William.

Com a vantagem no placar, a equipe de Vágner Mancini parou e viu o Colo-Colo crescer na partida. Nos minutos finais, o time da casa pressionou, desperdiçou algumas chances e foi batido dentro de casa.

O Vitória volta a campo neste domingo, 25, às 17h, para enfrentar o Vitória da Conquista, no Estádio Lomanto Junior.

Confira os outros resultados

Atlético 2 x 3 Fluminense
Vitória da Conquista 2 x 0 Ipitanga
Feirense 3 x 1 Camaçari
Poçoes 3 x 4 Itabuna

II Cruzada de Avivamento em Itacaré unirá evangelização e louvor a Deus


Tendo como focos principais a evangelização e o louvor a Deus, a II Cruzada de Avivamento pretende reunir cristãos de diferentes igrejas em Itacaré. O evento, que será gratuito e voltado também ao público não-evangélico, acontecerá a partir das 19 horas dos dias 30 e 31 deste mês, na orla, localizada na área central da cidade.

O evento contará com a presença dos pastores Adeildo Costa, Salomão Santos e Ênio Silva, que conduzirão o público à reflexão a partir de mensagens baseadas em textos bíblicos. Os momentos de louvor terão a participação dos cantores Nando Menezes, Sandra Lima e grupos regionais.

A II Cruzada de Avivamento é realizada pela Igreja Assembléia de Deus Madureira, campo Bahia. A iniciativa conta ainda com o apoio da Prefeitura de Itacaré e comerciantes locais. Segundo o pastor Altemar Andrade, "será um evento voltado a toda a família, que além de anunciar o evangelho, buscará também a propagação da paz".

I Fest Verão de MotoCross reunirá
grandes pilotos no distrito de Taboquinhas

Referência internacional de esportes radicais aquáticos, o distrito itacareense de Taboquinhas também estará no foco motociclismo. Nos dias 14 e 15 de fevereiro, será realizado o 1º Fest Verão de MotoCross, que contará com a presença de 50 pilotos profissionais. Entre os grandes nomes estão como os campeões brasileiros Rodrigo Lama, pernambucano Júlio César e o baiano Leo Bala.

O 1º Fest Verão de MotoCross será a primeira prova do campeonato baiano de MotoCross, organizado pela Associação de MotoCross da Bahia (Ambacross). A realização do evento, cujo público estimado é de 5 mil pessoas, conta com o apoio da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Esporte e Juventude, e patrocínio do Instituto de Turismo de Itacaré, portal Itacare.com, Villas de São José e Jupará Motos.

A abertura do I Fest Verão de MotoCross será às 9 horas do sábado (14), com o treino oficial. Após a classificação dos pilotos, a competição esquentará com o início da corrida às 9 horas do domingo (15). "O público interessado em assistir a disputa, marcada pela alta velocidade, manobras e saltos de tirar o fôlego, poderão adquirir as camisas de acesso no local do evento", informou o diretor de esportes, Hebert Joffre.

A secretária de esporte e Juventude, Irley Novais, acredita que o I Fest Verão de MotoCross será uma forma de atrair a atenção dos realizadores de grandes eventos para Itacaré. "Esperamos que outras modalidades de esportes radicais escolham a cidade como palco de suas competições", afirmou. Já o prefeito Antônio de Anízio vê a iniciativa também como uma forma de movimentar a economia local. Segundo ele, "iniciativas como esta devem acontecer ao longo de todo o ano, pois movimenta o comércio e o setor hoteleiro".

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Cidade com infra-estrutura pode ter prioridade para tornar-se ZPE

Brasília - O Projeto de Lei 4199/08, do deputado Márcio França (PSB/SP), garante prioridade para localidades situadas em regiões metropolitanas, próximas a portos e aeroportos e com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), na escolha de áreas para instalação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs).

A proposta modifica a Lei 11.508/07, que regula o regime tributário, cambial e administrativo das ZPEs. Os empreendimentos nas ZPEs recebem incentivos fiscais e cambiais, além de terem tratamento aduaneiro simplificado.

Atrair investimentos

O deputado argumenta que, para funcionar plenamente, a ZPE precisa de infra-estrutura mínima e logística adequada, inclusive para garantir a atração de investimento externo e a transferência de tecnologia para a indústria nacional.

"Desse modo, é de fundamental importância a proximidade com portos e aeroportos e a existência de centros universitários e tecnológicos", argumenta o autor do projeto.

Tramitação

O projeto, que tramita em forma conclusivo, será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Duas chapas concorrem à direção da Amurc


Os prefeitos de Uruçuca, Moacir Leite Júnior(PP), e de Barra do Rocha, Jonathas Ventura(PMDB), encabeçam as chapas para a disputa da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc). A eleição acontece no próximo dia 30 de janeiro, na sede da associação, em Itabuna.

As duas chapas foram inscritas no final da tarde desta terça-feira (20). A chapa vencedora que vai suceder Orlando Filho toma posse no dia 2 de fevereiro, no Encontro Nacional de Prefeitos, no Hotel Canabrava Resort, em Ilhéus.

No evento, também será realizada a posse da nova diretoria da União das Prefeituras da Bahia (UPB). A eleição da UPB acontece no dia 28 . O prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, se retirou da disputa. Ele alegou a necessidade de dedicação exclusiva a seu município, deixado em abandono pela ex-prefeita Monalisa Tavares.

Chapas

Moacir concorre à presidência. O seu vice é o prefeito de Itororó, Adroaldo Almeida. O segundo vice-presidente é o prefeito de Itapebi, Cláudio Carvalho, tendo como primeiro secretário o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio. O prefeito de Mascote, Rosivaldo Ferreira, é o primeiro tesoureiro. Já o prefeito de Itajú do Colônia, Edinaldo Martins, disputa o cargo de segundo tesoureiro.

A chapa de Jonathas Ventura tem na vice o prefeito de Macarani, Antônio Carlos Araújo, a segunda vice-presidência será de Altamirando de Jesus, de Gongogi, e o primeiro secretário é José Laudano, de Almadina. O prefeito de Aurelino Leal, Domingos Marques, é o segundo secretário, A primeira tesoureira da chapa é Neone Cordeiro, de Jussari. A segunda tesoureira será disputada por Ângela Castro, de Camacan.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009


Secretaria de Agricultura de Itacaré inicia
cadastramento de pequenos agricultores


A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itacaré iniciou, no último domingo (18), o cadastramento de pequenos agricultores para inseri-los em programas que serão desenvolvidos em parceria com a Petrobrás, Biofábrica de Cacau, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e SEBRAE. "Serão beneficiadas 150 famílias, que receberão todo o apoio técnico para se adequar aos projetos", informou o secretário Ricardo Brazão.

O encontro com os pequenos agricultores aconteceu no povoado de Cachimbo Seco, onde compareceram produtores de outras localidades rurais, como Quirinos, Toco Preto, Cajueiro e Outeiro Bonito. Na ocasião, a equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente também esteve presente junto com o presidente da Câmara, Milton Ramos, e o vereador Fernando de Água Fria. Além do início do cadastramento, durante a última reunião, foi abordada ainda a formação da cooperativa agrícola.

Os pequenos agricultores beneficiados serão inseridos no programa de biodiesel da Petrobrás, para a plantação de oleaginosas, como o girassol. A Biofábrica de Cacau fornecerá mudas e o SEBRAE conduzirá projetos voltados para comunidades quilombolas, raízes, horta orgânica, apicultura e mandiocultura. A EBDA também contribuirá com cursos de capacitação e assessoria técnica.

Os convênios entre a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itacaré e as entidades será formalizado no dia 07 de fevereiro, quando será realizado o primeiro dia de campo no distrito de Taboquinhas. Na ocasião, haverá palestras e o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). "Nosso objetivo é manter o relacionamento próximo e realizar ações que tragam benefícios diretos aos pequenos agricultores", disse Ricardo Brazão.

Hospital de Itacaré tem
nova presidência eleita


Com 54 votos a favor e 42 contrários, os associados da Fundação Hospitalar de Itacaré elegeram Terezinha Pereira como presidente da instituição. A eleição e posse da nova diretoria executiva ocorreram na tarde do último sábado (17) e contaram com o apoio do vice-prefeito e secretário municipal de Finanças, Rosival Bispo e dos vereadores Nego (PPS) e Pedrão (PCdoB).

A nova presidente da Fundação Hospitalar de Itacaré concorreu com o ex-prefeito de Itacaré, Jarbas Barbosa. Terezinha Pereira contará com a parceria do atual gestor municipal, Antônio de Anízio. Por quatro anos, ela estará à frente do Hospital e Maternidade, que possui 30 leitos disponíveis para atendimentos de média complexidade e dá suporte a pacientes das zonas urbana e rural.



Seminário de licitações e contratos é
realizado pela Prefeitura de Itacaré



Investindo no oferecimento de um serviço eficaz e transparente, a Prefeitura de Itacaré realizou o Primeiro Seminário de Licitações e Contratos Administrativos. A iniciativa aconteceu nessa segunda e terça-feira (19 e 20), na sede da Prefeitura, e foi voltada a servidores, secretários e vereadores. "Com esta capacitação, nosso objetivo é dar subsídio aos profissionais para que todos os atos administrativos sigam os parâmetros legais", afirmou o prefeito Antônio de Anízio.

O seminário abrangeu todas as etapas do processo licitatório, desde a fase interna até a externa, com a publicação de avisos. O conteúdo teve como base as Leis 8.666/93 e 10.520/2002, que regulamenta as normas de licitações e contratos pelos governos federal, estadual e municipal. Todas as compras ou contratações de serviços devem seguir as etapas determinadas pela legislação como forma de dar transparência aos atos públicos.

O seminário foi conduzido pelo pregoeiro formado pelo Centro de Orientações em Licitações, Leandro Silva Santos. Ele, que pertence a OGS Consultoria e é habilitado pelo Tribunal de Contas da Bahia, elogiou a ação da Prefeitura de Itacaré ao investir na capacitação dos profissionais. "É a primeira vez que esta iniciativa é trazida ao município, beneficiando um maior número de profissionais", declarou.

Caos encontrado em Ibicaraí obriga Lenildo a deixar disputa pela Amurc

O prefeito Lenildo Santana anunciou oficialmente, hoje, que não mais participará da disputa pela presidência da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-sul e Sudoeste da Bahia (Amurc). A sua saída do processo se deve à exigência de dedicação exclusiva ao cargo de prefeito de Ibicaraí, município que foi encontrado em completo estado de abandono em janeiro.

A decisão, sustentou, havia sido tomada há alguns dias, mas somente foi tornada pública após informada a colegas prefeitos que iriam compor a sua chapa na disputa pela Amurc. Lenildo Santana afirmou que acredita na causa municipalista, mas se faz necessário, neste momento, um empenho ainda maior para que os serviços prestados pela prefeitura do seu município sejam regularizados o mais rápido possível.

Ele explica que a sua rotina diária como prefeito tem começado às 7h e o expediente não é encerrado antes das 22h. “Os desmandos praticados pela minha antecessora foram gritantes e exigem um esforço bem maior do que o notado em municípios vizinhos”.

Segundo Lenildo, a sua saída do processo eleitoral não significará o abandono da causa municipalista. “Vamos contribuir dando sugestões a quem venha a ser o novo presidente da Amurc”, disse. A eleição para a escolha da nova diretoria da entidade, que congrega 103 municípios, está marcada para o dia 30 de janeiro.

Ainda sobre Ibicaraí, Lenildo destacou que as unidades de saúde foram encontradas sem médicos e equipes de atendimento, o hospital municipal praticamente estava paralisado e os servidores ainda não tinham recebido salário de dezembro. Também passa de duas centenas o número de funcionários que estavam sem receber desde outubro. Os débitos herdados só com o funcionalismo são calculados em cerca de R$ 1,7 milhão.

O prefeito de Ibicaraí lembra que, enquanto participava do processo sucessório da Amurc, defendeu sempre a formação de uma chapa de consenso para a presidência da entidade. “Espero que isso ainda seja possível, pois os municípios precisam estar unidos e fortalecidos para vencer heranças como as deixadas em Ibicaraí”.

Itacaré recebe apoio do estado para ações voltadas à zona rural

Ações para o fortalecimento e desenvolvimento das comunidades rurais de Itacaré estiveram entre os assuntos abordados na reunião entre o prefeito, Antônio de Anízio, o secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas, e o superintendente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Emilson Piau. O encontro aconteceu na última sexta-feira (16), em Salvador, contando ainda com a participação da secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Ana Guerra.

A reunião entre os representantes de Itacaré e do governo do estado foi articulada pela deputada federal Alice Portugal (PCdoB). Ela destacou a importância da aplicação de investimentos no município que é o terceiro maior destino turístico da Bahia. "Diferente da realidade luxuosa dos resorts, os moradores do campo vivem em situação de pobreza. É necessário incentivar projetos que geram emprego e renda", disse a deputada que pertence ao mesmo partido do prefeito Antônio de Anízio.

Segundo o secretário Edmon Lucas, Itacaré é um município de grande relevância para o estado e irá trabalhar junto com a CAR para mudar a situação de precariedade da zona rural. "É fundamental que exista esse relacionamento cada dia mais próximo com as prefeituras. Queremos apoiar e executar projetos que, de fato, melhorem a qualidade de vida dessa população", destacou.

Durante a reunião, Antônio de Anízio informou que o governo municipal já começou a estabelecer contatos com os pequenos agricultores e destacou a importância de ações para manter a população no campo. De acordo com o prefeito, "o número de habitantes na zona rural é superior à urbana, por isso são necessários investimentos específicos". Entre os projetos considerados importantes estão a construção da central de abastecimento e da unidade de beneficiamento de frutas.

Outra proposta apresentada foi a criação da marca de sorvete de Itacaré, cuja matéria-prima será produzida pelos pequenos agricultores do município. O prefeito de Itacaré acredita que a CAR possui instrumentos que podem ser utilizados para a melhoria da qualidade de vida da população e de seus índices econômicos. O apoio pode ser dado através da execução de projetos de desenvolvimento local de geração de renda e do sistema cooperativo empregado nas comunidades pesqueiras, de pequenos agricultores e artesãos.



Itacaré busca ampliação de
beneficiários do Bolsa Família

Com três mil inscritos no programa Bolsa Família, a Prefeitura de Itacaré quer elevar este número para 4.500 beneficiários. Realizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o cadastramento e atualização dos dados das famílias foram iniciados no último dia 12. Segundo o titular da pasta, Cirilo Santos, a meta é aumentar os números também na zona rural. "Estamos mobilizando uma equipe para atender o distrito de Taboquinhas, o mais populoso do município", declarou.

Sobre a meta de ampliação do programa Bolsa Família em Itacaré, o prefeito Antônio de Anízio disse que esta ação é essencial para que pessoas de baixa renda possam ter uma melhor qualidade de vida. Segundo ele, "o governo municipal está empenhado para que mais cidadãos em situação de pobreza possam desfrutar deste benefício concedido pelo governo federal".

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itacaré também está articulando a entrega dos cartões do programa àqueles que não os receberam via Correios. "Há cerca de 400 cartões que, no ano passado, não foram entregues no prazo determinado. Estamos articulando com a Caixa Econômica Federal para trazê-los de volta e encaminhá-los aos seus beneficiários", informou o secretário.

Outra ação da Secretaria de Desenvolvimento Social relacionada ao programa Bolsa Família é o desbloqueio dos cartões. Devido à mudança da gestão municipal, está sendo aguardado o envio da nova senha de acesso ao Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec). Este sistema do Ministério de Desenvolvimento Social é acessado pela internet e serve também para realizar bloqueios, cancelamentos, reversões de cancelamento de benefícios e alterações cadastrais.

Obama faz história e tomará posse como 44o presidente dos EUA


WASHINGTON (Reuters) - Barack Obama faz história na terça-feira ao se tornar o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, impulsionado por uma onda de otimismo da população quanto à sua capacidade de lidar com a pior crise econômica em sete décadas, duas guerras e vários outros problemas internacionais.
Obama, 47 anos, filho de um negro do Quênia e de uma branca do Kansas, deve prestar juramento por volta de 12h (15h em Brasília), nas escadarias do Congresso. Para isso, colocará a mão sobre a mesma Bíblia usada por Abraham Lincoln para tomar posse em 1861.
A posse marca também a realização dos sonhos de, entre outros, gerações de afro-americanos que sofreram a escravidão e depois da segregação racial oficial, que os reduzia a cidadãos de segunda classe.
Ainda durante a madrugada, apesar do frio intenso, multidões encapotadas já se dirigiam para o local da posse e para o contíguo Mall, avenida monumental de Washington, com um imenso gramado central, que começa no Congresso.
Mais de 1 milhão de pessoas devem lotar o Mall. Vários de telões transmitirão a cerimônia.
Havia congestionamentos nos acessos a estacionamentos próximos às estações de metrô, e mesmo às 5h os trens já estavam lotados. Alguns mais entusiasmados acamparam para estarem entre os primeiros a passar pela segurança, onde rapidamente se forma uma aglomeração.
Durante a noite, a cidade se entregou à "obamamania". Muita gente tirou o smoking e os vestidos de gala dos armários para os primeiros bailes formais - que na verdade antecedem à série "oficial" de bailes da posse, na noite de terça para quarta-feira.
Nunca um presidente dos EUA começou seu mandato gozando de tanta confiança da população - aprovação de 78 por cento na última pesquisa Gallup.
É uma situação contrária do antecessor dele, George W. Bush, que deixa o cargo com uma popularidade baixíssima, em grande parte devido às guerras do Iraque e do Afeganistão e à recessão.
Milhares de seguranças foram mobilizados para manter a ordem. Há barricadas em grande parte do centro da cidade, cujas ruas estão fechadas para carros particulares.
"A escravidão entra para a história; posse de Obama", era o que dizia o cartaz manuscrito segurado por um homem sorridente numa calçada do centro.
Num discurso de posse que está sendo preparado há semanas - e que está entre os mais aguardados da história -, Obama deve convocar os norte-americanos para uma era de responsabilidade e união contra as dificuldades.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Bahia é o novo chefe de gabinete de Newton

Empossado hoje (16) pelo prefeito Newton Lima o novo chefe de gabinete da Prefeitura de Ilhéus, Jorge Augusto Bahia. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Jorge Augusto Bahia tem mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e especialização (Lato Sensu) em Ensino da Geografia.

O novo chefe de gabinete da Prefeitura de Ilhéus iniciou sua trajetória profissional no extinto ICB – Instituto de Cacau da Bahia. Entre os vários cargos exercidos, Jorge Augusto foi gerente do Serviço de Atendimento ao Cidadão (Sac) em Ilhéus, órgão vinculado à estrutura da secretaria estadual do Estado da Bahia.

Até o momento, o prefeito Newton Lima nomeou e deu posse aos seguintes secretários: José Nazal Pacheco Soub (Governo), Gilvan Tavares (Finanças), Paulo Goulart (Obras e Engenharia), Sebastião Maciel (Educação), Marleide Oliveira (Saúde), Carlos Freitas (Serviços Urbanos), João Fraga (Administração), Augusto Macedo (Assistência Social), Isidoro Lavigne (Interior, Agricultura e Pesca) e Ivanilton Lima (Esportes), além de Marcos Corrêa (Assessor de Comunicação), Luis Carlos Nascimento (Procurador Geral do Município) e Maurício Corso (Fundação Cultural de Ilhéus).

Agência PSB - Rollemberg confia na manutenção do Bloco de Esquerda

Brasília - O deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB/DF) reforçou o apoio a candidatura do deputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP) à presidência da Câmara e disse estar confiante na manutenção do Bloco de Esquerda no Congresso Nacional – formado pelos partidos PSB, PCdoB, PDT, PMN e PRB.

Nos últimos dias, o ministro do Trabalho e presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi, anunciou uma possível saída do Bloco de Esquerda. Rodrigo Rollemberg minimizou a possibilidade do PDT deixar o Bloco. “Estou confiante na manutenção do Bloco. Quando foi constituído em 2007 havia algumas resistências, mas elas foram superadas. A maioria da bancada pedetista quer o Bloco e a candidatura do Aldo”, afirmou Rolllemberg que na semana passada conversou com parlamentares da legenda, em Brasília. “Esse não é um movimento da bancada do PDT”, ressaltou o socialista.

Para o parlamentar, a candidatura de Aldo Rebelo à presidência da Câmara é importante para o Legislativo e para o Governo Federal. Além de fortalecer o Legislativo com uma agenda positiva, o candidato do PCdoB dará oportunidades a todos os partidos. “Não podemos deixar o PMDB presidir as duas Casas (Senado e Câmara). Isso seria um erro, uma concentração de poderes”, disse Rollemberg. O socialista lembrou que hoje, a maioria das relatorias de projetos importantes para o país está concentrada nas mãos de deputados do PMDB e do PT. “Aldo garantirá uma participação proporcional para todos os partidos na relatoria das matérias”.

Quanto ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), Rodrigo Rollemberg tem convicção de que os socialistas irão votar unidos em Aldo Rebelo. "Além da boa relação com o Governo Federal, o candidato tem experiência para enfrentar este momento de crise financeira mundial”.

Pequenos produtores dialogam com integrantes da Prefeitura de Itacaré


Seguindo o compromisso de manter o contato permanente com a comunidade, o prefeito de Itacaré, Antônio Damasceno, esteve reunido com representantes de associações de pequenos produtores rurais de Toco Preto, Quirinos e Cajueiro. Em clima descontraído, o encontro aconteceu na manhã e tarde do último domingo (11). “Através do diálogo constante, realizaremos uma administração participativa, que atenderá aos reais anseios do povo”, disse o prefeito, também conhecido como Antônio de Anízio.
Além do prefeito, a reunião com os pequenos produtores contou ainda com a presença do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ricardo Brazão, e das secretárias de Educação, Juliana Delmont, e de Desenvolvimento Urbano, Ana Guerra. Na ocasião, os representantes do governo municipal apresentaram as propostas das ações emergenciais e ouviram o que o grupo considerava prioritário. Houve ainda a presença do presidente da Câmara, Milton Ramos, e os vereadores Genivaldo do Sindicato e Fernando de Água Fria.
De acordo com Ricardo Brazão, a reunião com as associações de pequenos produtores serviu para reforçar o diagnóstico que estão levantando da situação do município. “Estreitando a relação com a comunidade, podemos conhecer as reais necessidades, o que proporcionará ações direcionadas e eficazes”, complementou o secretário.
Entre os primeiros atos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o titular da pasta disse que estão a instalação do programa de hortas urbanas, comunitárias e escolares; desenvolvimento de estudos para implantação da cooperativa agrícola e implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em parceria com o Governo Federal. Para aprofundar os debates sobre os dois últimos itens, foi marcada uma nova reunião para o próximo dia 18.

I Duathlon de Verão de Itacaré incentiva prática de esportes entre a juventude



Natação e corrida de rua serão as duas provas que irão compor o “I Duathlon de Verão de Itacaré”, que será realizado no próximo dia 26, a partir das 9 horas. A saída será da Praia da Concha e a chegada na Praça do Canhão, onde haverá a solenidade de entrega das premiações. O público-alvo são os jovens de 15 a 20 anos, que podem se inscrever na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, organizadora da iniciativa. O valor simbólico cobrado pela inscrição são dois quilos de alimentos não perecíveis.
O “I Duathlon de Verão de Itacaré” integra as comemorações do aniversário da cidade, que completará 277 anos de fundação. Dividido nas categorias masculina e feminina, serão premiados os três melhores atletas com troféus e em dinheiro. O primeiro colocado terá direito a R$ 200,00, o segundo R$ 150,00 e o terceiro R$ 100,00. Independente da posição alcançada, todos os inscritos receberão medalhas.
Segundo a secretária de Esporte e Juventude, Irley Novais, o Duathlon será uma forma de incentivar a prática esportiva entre os jovens. “Com o apoio do prefeito Antônio de Anízio, procuraremos realizar atividades que estimulem não apenas os mais novos, mas também os cidadãos de todas as idades a terem uma vida mais saudável”, afirmou.

Tonho de Anízio e Wagner definem novos investimentos para Itacaré


O prefeito Antônio de Anízio e o governador Jaques Wagner mantiveram encontro, na manhã desta quarta-feira (14), no Resort Villas de São José, em Itacaré. Eles discutiram ações conjuntas que poderão ser tocadas pelo município e governo do Estado para fortalecer um dos principais destinos turísticos da Bahia.
Tonho de Anízio reivindicou de Wagner recursos para obras de saneamento básico, apoio para a realização do carnaval de Itacaré e sinalização turística dos acessos ao município. O prefeito também defendeu o asfaltamento da estrada estadual que liga a sede de Itacaré ao distrito de Taboquinhas, localidade que está entre as três melhores corredeiras do mundo para a prática de esportes radicais aquáticos.
O governador disse ao prefeito Tonho de Anízio que o estado está investindo em infra-estrutura turística e reconheceu o potencial do município sul-baiano. O governador também se mostrou sensibilizado com as reivindicações de construção de aterro sanitário, revitalização da orla e a instalação de viveiro de mudas clonais da Biofábrica de Cacau.
O encontro informal, no resort itacareense, ainda definiu uma visita do governador ao distrito de Taboquinhas, para conhecer as trilhas ecológicas, as corredeiras do Rio de Contas e a culinária da localidade, onde se destaca a moqueca de pitu e de curuca. “O governador passou alguns dias na cidade para descanso e mostrou-se ainda mais encantado com as belezas naturais de Itacaré. Wagner garantiu voltar em breve e reafirmou que será parceiro da nossa administração”.
Ainda participaram do encontro com Wagner, o vice-prefeito, Rosival Bispo Oliveira (“Ró”), o empresário Cléber Isaac Filho, e o diretor de turismo rural de Itacaré, Dalmo Marques dos Santos.

Reforma administrativa de Itacaré é aprovada por unanimidade



A Câmara de Vereadores de Itacaré aprovou, na última terça-feira (13), a reforma administrativa apresentada pelo prefeito Antônio de Anízio. A votação ocorreu de forma tranquila, já que os representantes do legislativo municipal entenderam que as adaptações propostas serão benéficas ao município.
A nova estrutura da Prefeitura de Itacaré cria as secretarias de Turismo. da Juventude, que estará ligada a de Esportes, e a de Transporte e Trânsito. Também serão disponibilizados serviços que irão facilitar o contato com a população, como a ouvidoria. De acordo com o presidente da Câmara, Milton Ramos (PSC), “o projeto foi bem visto pelos vereadores e a aprovação dará celeridade ao início dos trabalhos.”
O vereador Pedrão (PCdoB) também elogiou a reforma administrativa e disse que a nova administração comprovou a boa aceitação através dos primeiros trabalhos realizados. Segundo ele, o ordenamento do trânsito feito pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, que antes não existia, foi uma das atitudes mais positivas adotadas pelo governo.
O prefeito Antônio de Anízio ficou satisfeito com a aprovação unânime da reforma administrativa uma vez que o projeto foi elaborado com base no que é necessário para o bom funcionamento do município. “Os novos setores e secretarias foram criados a fim de prestar um melhor serviço à comunidade. Esperamos que, ao longo do governo, os vereadores continuem avaliando e fiscalizando as ações do Executivo enquanto representantes dos interesses do povo”, afirmou o prefeito de Itacaré.

Prefeitura de Itacaré busca apoio da Secretaria Estadual do Turismo


O estabelecimento de parcerias para a realização de projetos está entre os pontos que o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, irá tratar com o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli. A audiência está marcada para esta sexta-feira (16), às 17 horas, em Salvador. “Itacaré é um dos principais destinos turísticos da Bahia e foi citada pelo jornal americano The New York Times como um dos 53 lugares do mundo para conhecer. Mas o município precisa da ajuda do estado para oferecer a estrutura adequada aos visitantes e moradores”, disse o prefeito.
O encontro com o secretário estadual de Turismo também servirá para apresentar o projeto do calendário anual de eventos de Itacaré e solicitar apoio para sua execução. Com isto, o objetivo é atrair os turistas não apenas durante o verão, promovendo iniciativas culturais. Segundo a secretária municipal do turismo Diana Quadros, que acompanhará o prefeito na reunião, “é preciso acabar com a sazonalidade, pois o município tem capacidade para oferecer atrativos ao longo de todo o ano”.
A audiência com o secretário Domingos Leonelli será um novo contato entre o município e o governo estadual. O encontro foi articulado pela deputada federal Alice Portugal, do PC do B, partido de Antônio de Anízio. Na última quarta-feira (14), o prefeito conversou informalmente com o governador Jaques Wagner e apresentou algumas reivindicações para a sede e zona rural de Itacaré.

Itacaré - Água Fria realiza novena em homenagem a santo padroeiro

Começa nesta sexta-feira (16), a festa em homenagem a Jesus Cristo Senhor do Bomfim, padroeiro do povoado de Água Fria, zona rural de Itacaré. Até o dia 24, será realizada uma novena na igreja local, cujo tema central é “Discípulos missionários de Cristo em defesa da vida”. No dia 25, consagrado ao santo, haverá alvorada festiva, às 5 horas e missa solene às 9 horas, seguida de procissão e batizados.
Em cada noite da novena será abordado um assunto diferente, baseado em uma leitura bíblica. As celebrações serão conduzidas pelo padre Eliseu, contando sempre com um grupo responsável e personalidades convidadas. Para iniciar as reflexões, foi escolhido o sub-tema: “A vida - dom de Deus”. Os convidados da atividade de abertura são familiares da comunidade, o setor de educação e funcionários públicos. Paralelamente à atividade religiosa, será realizado um bingo na praça de Água Fria.
Os festejos em honra a Jesus Cristo Senhor do Bomfim contam com o apoio da Prefeitura de Itacaré e da Câmara Municipal, através do vereador Fernando de Água Fria, morador da localidade. “Será a primeira vez após mais de 10 anos que o Executivo Municipal colabora com a festa do padroeiro”, disse o administrador Dielson da Lapa.
Com boa parte da Mata Atlântica preservada, Água Fria é bastante frequentada por moradores de cidades vizinhas, principalmente Ubaitaba e Aurelino Leal. O rio e a cachoeira são as atrações principais do povoado que pertence ao distrito de Taboquinhas e fica a cerca de 25 quilômetros da sede do município.

Prefeitura de Itacaré faz levantamento dos espaços esportivos do município


A Prefeitura de Itacaré, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, está realizando um levantamento sobre as condições dos espaços esportivos do município. A atividade foi iniciada no último dia 06, com visitas de uma equipe técnica a quadras poliesportivas, campos de futebol, escolas e associações das zonas urbana e rural.
Segundo a secretária Irley Novais, a classificação dos espaços destinados à prática de esportes serve para conhecer quais condições estão sendo oferecidas à população. Através da documentação das situações encontradas, são registradas as deficiências e adequações necessárias para a inserção dos locais no projeto de manutenção que está sendo elaborado.
Além da visita e pesquisa, os técnicos da Secretaria de Esporte e Juventude também procuram dialogar com as comunidades que usufruem dos espaços esportivos. “A orientação do prefeito Antônio de Anízio é manter o contato direto com o povo, ouvindo sempre suas reivindicações para que possamos atender às reais necessidades”, disse a secretária Irley.
A maioria dos locais classificados pela Secretaria não oferece condições seguras e nem estrutura básica para a prática de atividades. Um exemplo é o Ginásio de Esportes, que está com as obras paralisadas e deixadas em fase inicial. Com o levantamento, o objetivo é fortalecer o esporte em Itacaré, disponibilizando espaços adequados para a promoção de competições e lazer.

Antônio de Anízio assegura apoio para melhoria da segurança pública


Como forma de contribuir para a melhoria da segurança pública em Itacaré, o prefeito Antônio de Anízio garantiu a parceria entre o governo municipal e a Polícia Civil. Na última quarta-feira (14), ele esteve reunido com a delegada Lisdeilli Nobre, quando assegurado apoio para alimentação e local de repouso aos policiais que vêm de outras cidades.
De acordo com o prefeito, apesar de a segurança pública ser atribuição do estado, o município também pode ajudar a garantir a tranqüilidade tanto dos moradores de Itacaré quanto dos milhares de turistas que visitam a cidade. “Estamos dispostos a fazer o que estiver ao nosso alcance para colaborar com ações que beneficiem a comunidade”, declarou Antônio de Anízio.
A reunião em que foi estabelecida a parceria entre a Prefeitura de Itacaré e a Polícia Civil contou ainda com a presença da secretária municipal de Turismo, Diana Quadros, e do secretário de Governo, Joselito Vieira (Litinho). O resultado esperado com o auxílio é que, oferecendo maior comodidade aos profissionais, o serviço oferecido possa ter sua qualidade elevada e ser ainda mais produtivo.

ORLA SUL - O Prefeito Newton Lima assina ordem de serviço para obras na zona sul da cidade

O Prefeito Newton Lima assinou no dia de ontem 15/01/2009 ordem de serviço no valor de R$ 3,7 milhões para inicio das obras do projeto orla sul 1ª etapa, segundo o Prefeito esse é o primeiro de uma serie de projetos que vem para Ilhéus, conforme o Secretario Paulo Goulart dar-se-á inicio as obras do orla sul imediatamente, concluindo que apartir da segunda feira próxima as maquinas já estarão no local. O Prefeito Newton Lima disse ainda que verbas estavam perdidas e houve muito esforços dos seus secretários e aliados para a recuperação de cerca de R$ 17 milhões, acrescentou ainda que a falta de responsabilidade com o erário público por maus gestores que passaram pelo palácio Paranaguá fazia com que Ilhéus perdesse muito em obras e crescimento, mais ele hoje já busca as regularizações necessárias para reverter essa situação trazendo como fruto disso o primeiro projeto de uma serie de muitos que virão em sua gestão.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Noticias do Mundo Político das Três Ilhas Ilheos

Você soube que o prefeito neutão nomeou um aliado pela manhã e o aliado devolveu a nomeação pela tarde? Mil e setecentos motivos, realmente é pouco.
Você ta sabendo que o ouriço das olivenças quer ser o dono de tudo? Mais não goza de prestigio junto à neutão.
E o bicho pegou naquela sigla, como é mesmo o nome? Começa com P tem uma S ena no meio e termina achando que todo mundo é B esta.
E Salomé vai ser mesmo o que no governo de neutão? Chefe de gabine ou limpador nasal?
Não podemos deixar passar em branco o que dois vereadores fizeram no dia da posse, trocaram a solenidade pela cobrança já. será que é vontade de trabalhar ou para não chegar atrasado?
Voltaremos em breve com mais noticias das três ilhas ilheos

Será que já Estão Pensando em 2010

Gilmar Mendes manda soltar Marcos Valério

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinou hoje a libertação do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, que foi preso em outubro durante a Operação Avalanche da Polícia Federal. O presidente do STF também ordenou a soltura do advogado Rogério Lanza Tolentino, dos delegados Silvio Salazar e Antônio Hadano e dos agentes Daniel Ruiz Balde e Paulo Endo.

Mendes concluiu que as prisões não estavam devidamente fundamentadas. Segundo ele, as prisões foram baseadas em "vagos termos". Eles são suspeitos de participar de um suposto grupo criminoso, formado por empresários e funcionários públicos, que em tese praticava extorsão, fraudes fiscais e corrupção. Recentemente, Mendes mandou soltar o advogado Ildeu da Cunha Pereira Sobrinho e os policiais federais Antônio Vieira Silva Hadano e Fábio Tadeu dos Santos Gatto, que também foram presos na Operação Avalanche.

No despacho de hoje, Mendes criticou a decisão que mandou prender o grupo. "Assim como entendi na decisão que culminou com o deferimento da liminar a Ildeu da Cunha Pereira Sobrinho, também no que diz respeito a Rogério Lanza Tolentino e Marcos Valério Fernandes de Souza observa-se, novamente, o uso de argumentos fortemente especulativos, expondo simples convicção íntima do magistrado, supondo que Rogério e Marcos poderão tumultuar as investigações em base em suspeitas sobre fatos passados, sem necessária indicação de ato concreto, atual, que indique a necessidade de encarceramento ou manutenção do cárcere em caráter provisório", concluiu o presidente do STF.

Marcos Valério estava preso na Penitenciária II de Tremembé, no interior paulista. O publicitário foi um dos principais personagens do escândalo do Mensalão. De acordo com informações divulgadas pelo STF, o grupo foi preso sob a alegação de que poderia atrapalhar as investigações se ficassem soltos.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Prefeitura de Itacaré investe em regularização da limpeza



Ao assumir a Prefeitura de Itacaré em 1º de janeiro, Antônio de Anízio encarou diversos problemas na infra-estrutura do município. A limpeza pública era um deles, uma vez que não estava sendo feita de forma adequada e gerava o acúmulo de lixo em vários locais, inclusive praias. “A coleta de lixo foi uma de nossas ações emergenciais, pois a situação era crítica”, declarou o prefeito. Desde o seu primeiro dia de governo, o novo administrador municipal investiu na regularização do serviço e, a partir da próxima segunda-feira (12), os trabalhos serão intensificados.
Efetuado pela empresa MC Ambiental, o serviço de limpeza de Itacaré contará com um caminhão compactador, que percorrerá três rotas diferentes das 5 às 10 horas, de segunda a sábado. Aos domingos, ele atenderá o centro e a feira. A coleta de lixo também contará com duas caçambas trabalhando das 7 às 13 horas nos bairros Santo Antônio e Passagem, além da Praia da Concha.
A retirada de lixo acumulado, podas e limpeza das demais praias de Itacaré serão feitas em dias alternados por uma terceira caçamba. O serviço acontecerá sempre das 7 às 9 horas e terá o auxílio de uma pá carregadeira. Para facilitar os trabalhos, os barraqueiros deverão acondicionar os resíduos de forma correta, evitando que sejam espalhados.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Ana Guerra, a regularização da limpeza apenas será eficiente com a parceria da comunidade. “É preciso que todos observem o horário do caminhão e coloque o lixo em sacos. Em relação ao entulho, ele deverá ser posto em contêiner ou retirado pelo responsável da obra”, aconselhou a secretária.

Projeto vai injetar 150 mil na economia de Ibicaraí



Lançado nesta sexta-feira (9) o Projeto de Aquisição de Alimentos (PAA) vai injetar em sua fase inicial R$ 150 mil na economia de Ibicaraí. Ele vai atender 45 agricultores familiares do município sul-baiano que terão a garantia de compra de seus produtos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Ibicaraí o projeto prevê a compra dos produtos dos pequenos agricultores familiares e sua doação às entidades assistenciais do município e para a merenda escolar.



Os pequenos produtores terão um teto de compra de até R$ 3.500 em até 8 meses que, após atingido o limite, será automaticamente renovado. O lançamento do PAA em Ibicaraí atraiu a atenção de outros municípios a exemplo de Itororó. O secretário de Agricultura Virginio Figueiredo esteve em Ibicaraí para ouvir a exposição do projeto realizado por Epifânio Soares Neto, articulador do PAA em Coaraci e em outros municípios regionais. Também participaram o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Coaraci, Venâncio Leal.



O prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana que fez a abertura do lançamento do projeto disse que ganhou muita experiência na relação com os pequenos agricultores familiares. Ele que passou 18 meses como diretor do Instituto Biofábrica de Cacau assegurou que um dos objetivos da sua gestão é desenvolver parcerias para execução de projetos que possam injetar recursos para quem mais precisa. Lenildo garantiu que vai reforçar o corpo técnico da secretaria da Agricultura com a contratação de engenheiro agrônomo e veterinário para prestar uma melhor assistência ao homem do campo.



O articulador do projeto Soares Neto, disse que Ibicaraí vai experimentar um salto administrativo de governo nos próximos quatro anos, com a administração de Lenildo. Neto como é mais conhecido, informou que o PAA injetou 22 milhões na economia baiana em 2008.Ele disse que em Coaraci o projeto ampliou a renda do produtor.Um dos exemplos mostrados pelo articulador de como o PAA pode melhorar a vida do produtor: uma caixa de cajá que normalmente vendida por R$ 4 reais é comprada por até 12 reais pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Almada (Cooafba).



A chegada do projeto já traz esperança a pequenos produtores ibicaraienses. Roberto silva Santos da Associação Comunitária Feira Verde acredita que o PAA vai ajudá-lo a garantir uma renda fixa todos os meses. "Temos motivação agora para trabalhar na terra e vamos poder investir mais", disse ele.O projeto lançado já no início do governo de Lenildo traz alento para os pequenos produtores. "Cansei de bater na porta da prefeitura e não ser recebido", disse. Já José Ivan Alves assentado na região de Cajueiro e Ibicarai disse que "o projeto é muito bom agente agora pode plantar e sabe a quem vender", disse ele que pretende comercializar banana.



Participaram ainda do lançamento do Projeto o diretor da Superintendência da Agricultura Familiar da Secretaria da Agricultura do Estado (Suaf), o diretor da Ebda Joel Pimenta, Sérgio Fraire vice-prefeito de Coaraci o Coordenador Regional do Programa Todos pela Alfabetização, Noel Costa dos Santos e dezenas de pequenos produtores familiares de Ibicarai e região.

O Esporte Ainda é a Saida para as Drogas - Lenildo defende criação da Copa do Cacau

O prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, candidato a presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira(Amurc), tem entre suas propostas o incentivo à prática de esportes, atividade saudável, que reduz o risco de envolvimento com drogas, além de servir como fator de integração entre as cidades sul-baianas. Ele pretende articular a realização da Copa do Cacau, torneio nos moldes do Campeonato Intermunicipal de Futebol, mas de caráter regional.

"Como as prefeituras praticamente bancam as despesas com o Intermunicipal, que incluem longas viagens e despesas com transporte e hospedagem, os custos se tornam elevados", explica Lenildo. Segundo ele, "a Copa do Cacau terá custos menores, mas a empolgação será a mesma, já que existe o desejo de cada seleção municipal em se destacar". "Poderemos ter grandes clássicos regionais, como Itabuna x Ilhéus, Ibicaraí x Floresta Azul, Itajuipe x Coaraci, Eunápolis x Porto Seguro, apenas para citar alguns exemplos", diz.

A Copa do Cacau, além de movimentar a economia com a movimentação em torno das partidas, servirá para revelar talentos para o Itabuna, o Colo Colo. "Temos grandes valores que podem ser revelados e se firmarem como craques, é só uma questão de oportunidade", ressalta. Caso seja eleito, Lenildo Santana pretende discutir com os prefeitos filiados à Amurc, a realização da Copa Cacau já a partir deste ano. "Como incentivo aos atletas e para valorizar ainda mais a competição, Lenildo Santana sugere que o campeão da Copa Cacau jogue uma partida amistosa contra uma equipe profissional, na entrega das faixas. "Podemos trazer o Bahia, o Vitória ou mesmo uma equipe do Sul do País, o que seria um prêmio não apenas à equipe campeã, mas a todos os esportistas sul-baianos", finaliza.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Descaso ou Falta de Fiscalização






As empresas distribuidoras de cervejas do município de Ilhéus apenas querem vender seus produtos. Não se preocupam com a qualidade das suas embalagens nem com o cumprimento de horários nas suas entregas, conforme os donos de bares e restaurantes da cidade de Ilhéus as distribuidoras chegam tarde com seus respectivos pedidos e ainda trazem os engradados sujos e manchados conforme fotos acima tirada do bar de Pitta, comerciante da Urbis, que alegou que os engradados não sofre quaisquer tipo de limpeza por parte das distribuidoras e os comerciantes é quem sofrem as penalidades por parte dos clientes que reclamam da imundice que vem as caixas de engradados.

Jajá é confirmado como novo reforço do Vitória

Francisco Jaílson de Souza (JAJÁ)tem 22 anos e foi contratado pelo Cruzeiro em 2006, quando era destaque das categorias de base do Bahia. Esteve emprestado a Ipatinga, Cabofriense, Náutico e Guarani-MG, antes de voltar à Toca da Raposa, em abril de 2008. O cearense Jajá disputou 17 partidas com a camisa celeste e não marcou gol.

- Eu estou muito feliz por isso. Para mim tanto fazia ficar ou sair. Se eu ficasse estaria feliz do mesmo jeito até porque confio no meu futebol. O cruzeiro foi uma grande experiência para mim e todos queriam a minha presença em campo e falaram que eu não ia render porque a torcida gostava, cobrava muito de mim, mas foi tudo ao contrário - afirmou o atacante em entrevista na Toca, nesta quarta-feira.

Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, André Luís defendeu o Grêmio em 2008 e já está liberado para acertar com o Vitória-BA. Já Reina se apresentará ao novo clube após defender a Colômbia no Sul-Americano Sub-20 da Venezuela, que será disputado entre 19 de janeiro e 9 de fevereiro.

Confira a ficha de Jajá

Nome completo: Francisco Jailson de Souza

Posição: atacante

Data de nascimento: 29/11/1986

Local de nascimento: Itapipoca (CE)

Altura: 1,70 m

Peso: 63 kg

Carreira: Itapipoca-CE (2002); Bahia (2002 - 2005); Cruzeiro (2006); Ipatinga (2006); Guarani-MG (2007); Cabofriense (2007); Náutico (2007); Guarani-MG (2008); Cruzeiro (2008); Vitória-BA (2009)

Títulos: Campeonato Baiano Juvenil 2003; Campeonato Baiano Júnior 2004; Campeonato Baiano Júnior 2005

Artilharia: Campeonato Baiano Juvenil 2003 – 26 gols Campeonato Baiano Júnior 2004 – 20 gols Campeonato Baiano Júnior 2005 – 10 gols; Campeonato Mineiro 2008 - 7 gols

Feito: Eleito pela Federação Baiana de Futebol como o melhor jogador do Campeonato Baiano Júnior 2005

Os Distritos Que se Cuidem o Fantasma vem ai

Ex-prefeito Jabes Ribeiro quer indicar Secretário no governo de Newton Lima.
O namoro entre o PMN e o PP ilheense é mais uma artimanha do ex-prefeito Jabes Ribeiro em tentar se aproximar de uma secretaria. O ex-prefeito está jogando e tentando emplacar seu ex-secretário de interior, Henrique Almeida, (filiado ao PMN) na secretaria municipal de agricultura, pesca e interior, já que ele(Jabes) sabe que será muito difícil o PP ocupar uma secretaria dentro do governo Newton Lima.
.
Jabes arma toda mídia com holofotes com ajuda do PMN em Henrique Almeida, e depois o trabalho fica por conta de algum araponga “Jabista” fazer o lobby com o prefeito Newton Lima.O que posso afirma é que o PMN vem fazendo o jogo político.
.
O PSDC que provavelmente vai indicar o secretário de agricultura observa a tudo calado, sem se pronunciar, porém pelo comentário do Blog Agravo de propriedade do secretário do PSDC, Jamesson Araujo, a armação foi pega no ar “ na entrevista do presidente do PMN “ .

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Prefeitura de Itacaré sorteará computadores entre alunos matriculados na rede municipal

A Prefeitura de Itacaré encontrou uma forma de estimular um maior número de matrículas. A Secretaria Municipal de Educação irá sortear três computadores entre os alunos das escolas: Centro Educacional de Itacaré, Manoel Castro e Maria Benjamina. “Com esta estratégia, nossa meta não é só atrair mais estudantes, mas também mantê-los em sala de aula”, declarou a secretária municipal, Juliana Delmont.
O prefeito de Itacaré, Antônio Damasceno (Antônio de Anízio) aprovou a idéia de aliar o aumento das matrículas com a oportunidade de alunos de baixa renda ter seus próprios computadores. O vice-prefeito e secretário de Finanças, Rosival Bispo (Ró), também apoiou a iniciativa por entender que esta será uma forma de despertar o interesse dos estudantes.
Para concorrer aos computadores, os alunos precisarão estar devidamente matriculados nas três escolas municipais que abrangem turmas do Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio. Os ganhadores serão escolhidos no dia da aula inaugural, em 02 de Março, através do sorteio dos seus nomes, que estarão em uma urna.
Além das escolas que irão sortear os computadores, a matrícula da rede municipal segue em todos os estabelecimentos ligados à rede municipal de ensino de Itacaré. Na zona rural, a atividade começará na próxima semana, logo após a visita da equipe da Secretaria Municipal de Educação, que acontece nestas quinta e sexta-feira (08 e 09).
De acordo com dados da Secretaria de Educação de Itacaré, no último ano, a rede municipal efetuou cerca de 3.500 matriculas, somando as zonas urbana e rural. “Esperamos receber, neste ano, ainda mais crianças, adolescentes, jovens e adultos que não concluíram os estudos”, enfatizou o prefeito Antônio de Anízio.

Aproximação com a comunidade
Além de estimular a matrícula com o sorteio dos computadores, a Prefeitura de Itacaré pretende estreitar a relação entre os pais e responsáveis dos alunos. Para isso, em fevereiro, será realizada uma Assembléia Pública a fim de apresentar a equipe de diretores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais da Secretaria Municipal de Educação. Segundo a secretária Juliana, “esta será uma oportunidade para ouvirmos o que a comunidade deseja”.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Cartórios de Ilhéus tem seu servidor (provedor) subordinado ao Estado do Paraná






Os cartórios são necessários a tudo que se diz respeito a documentações, para se dar entrada em qualquer repartição pública ou privada com documentos diversos é necessário que se passe pelos serviços cartorários, mais o que se ver é um descaso total pelo cidadão que busca esse essencial prestador de serviço. Cobra se caro e presta se um péssimo serviço de atendimento. Sem que ninguém tome providencia.
Até as 15h30min do Dia 05 do mês de janeiro de 2009, o que se viam nos cartórios da cidade de Ilhéus eram imensas filas de pessoas tentando autenticar, abrir firmas, reconhecer sinal ou qualquer serviço que dependia de autenticação, tudo por que até aquela hora o sistema de autenticação dos documentos não tinham sidos atualizados. Como se não bastassem à falta de responsabilidade do pessoal do Paraná em atualizar o sistema, a telefonista do fórum Epaminondas Berbert de castro até as 12h30min não tinha chegado conforme informações dos funcionários que tentavam contatar o provedor que fica no Estado do Paraná para atualizar o sistema. Tudo por que apartir do dia 1º de janeiro de 2009 as tarifas cartorárias estariam sendo majoradas (tarifas básicas sofreram aumentos de 20%) RS 1,00 para RS 1,20. Será que o primeiro dia útil do ano foi dia 05?

Conselho comunitário de segurança da zona sul de ilhéus – Conseguisul retoma trabalhos em 2009 com novidades







Com muita descontração No ultimo Dia 05 de janeiro de 2009 em sua primeira reunião mensal o Conseguisul retomou os trabalhos após as festas de final de ano com suas forças renovadas e com grande novidade para 2009, a vitória em 05 de outubro de 2008 de um dos seus membros conselheiro para a câmara de vereadores do município de Ilhéus, o vereador eleito Dinho Gás, que faz parte do Conseguisul, fortaleceu mais ainda a instituição. Tem entre seus membros ainda os ex-candidatos a vereador na ultima eleição, o Sr. Roberto Corsário, Guinom Batista, o ex candidato a vice -prefeito pelo PR – O Sr. Eduardo Lima e por ultimo o ilustre Presidente do PSDC - Sr. Jorge Farias. Querem mais força política dentro de uma única instituição?
O Conseguisul, tendo a frente Eliene Ribeiro – presidente da instituição; lideres comunitário e os membros natos das policias militar, civil, e federal. Iniciam os trabalhos já com preocupações com suas respectivas comunidades, já marcando para sábado dia 09 de janeiro uma caminhada de trabalho pelo os bairros aos quais representam, buscando a participação popular para discutir sobre a segurança. O Conseguisul hoje representa uma interlocução entre a comunidade e as autoridades de segurança no município de Ilhéus, com reconhecimento através da Federação dos Conselhos Comunitário do Estado da Bahia, também registrado no ministério da Justiça em Brasília. O Conseguisul vem trabalhando em pró de uma política de conscientização comunitária, buscando discutir assuntos pertinentes a erradicação da violência na cidade de Ilhéus, mantendo contatos diretos com o Governo do Estado para a falta de equipamento e aparelhamento das policias que atendem o município como um todo, cobrando também aumento do efetivo para o município.
Nesta primeira reunião do Conselho se fez Presente os seguintes Conselheiros: Eduardo Lima, Jorge Farias, Roberto Corsário, Aidê (pretinha), Sargtº Adilson Almeida, Helvécio, Dinho Gás, Zé Reis, e Eliene Ribeiro.

Antônio de Anízio investe em reforma da sede da Prefeitura


Deixada em estado precário, a sede da Prefeitura de Itacaré está passando por uma reforma emergencial. Assim, a primeira portaria assinada pelo prefeito Antônio de Anízio foi suspender o atendimento ao público no prédio pelo período de 30 dias. “Enquanto o local não fica pronto ou arrumamos um imóvel para alugar, o expediente interno continua acontecendo normalmente”, informou o chefe do Executivo, que despacha da Câmara Municipal.
Apesar da pintura externa recente, os danos no prédio histórico que abriga a Prefeitura de Itacaré colocavam em risco a integridade física das pessoas. Vazamentos, paredes com infiltrações, equipamentos e mobiliário sucateados integram as avarias encontradas pela atual administração. A porta frontal, há cerca de cinco anos fechada, será reaberta após ter sua estrutura reparada.
De acordo com o secretário de Administração, Cid Brandão, a reforma emergencial do prédio da Prefeitura está sendo realizada por funcionários municipais. “Nosso objetivo é oferecer a estrutura mínima para que os serviços sejam prestados com conforto e segurança aos funcionários e à comunidade”, afirmou. Entre as intervenções estão: pintura interna, reparo de rachaduras, conserto do telhado, novo cabeamento de internet e instalação de ar condicionado em todas as salas.
Paralelamente à reforma da Prefeitura de Itacaré, estão sendo mantidas conversas com arquitetos a fim de que seja realizado estudo para a construção de um centro administrativo nos fundos da sede municipal. O local concentrará secretarias e serviços, o que proporcionará economia aos cofres públicos com a redução de gastos em aluguéis de imóveis.

Prefeitura de Itacaré rescinde contratos para realizar investigação de legalidade

Objetivando a averiguação de como estão sendo aplicados os recursos municipais, o recém-empossado prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, rescindiu todos os contratos temporários de trabalho e prestação de serviços firmados pela administração anterior. “Iremos investigar todos os acordos assinados pelo ex-gestor para examinar se tudo está como determina a Lei”, expôs Antônio de Anízio.
Outro decreto assinado por Antônio de Anízio determinou ainda a exoneração de cargos comissionados nomeados pela gestão finalizada em 31 de dezembro de 2008. Os servidores concursados que detinham funções comissionadas tiveram que retornar, imediatamente, a seus postos de origem. De acordo com o prefeito, estas medidas deveriam ter sido adotadas pela antiga administração, uma vez que a firmação dos contratos e a nomeação dos cargos comissionados foram de responsabilidade dos ex-gestores.
Um dos motivos do atual prefeito ter assinado os decretos foi o não cumprimento da transição de governo conforme determina o Tribunal de Contas dos Municípios. Ao invés de permitirem o início do processo de transmissão de poder a partir do dia 15 de outubro, o antigo governo apenas permitiu o acesso da nova equipe em 18 de dezembro do ano passado. Por isso ainda estamos tomando conhecimento dos atos públicos”, disse Antônio de Anízio.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Posse de Antônio de Anízio reúne centenas de pessoas em Itacaré




O Sol forte não impediu que mais de 500 pessoas comparecesse à posse do prefeito Antônio Damasceno (Antônio de Anízio) e dos nove vereadores de Itacaré. Realizada na manhã da última quinta-feira, a solenidade aconteceu em um palanque montado em frente à Câmara de Vereadores e contou com a presença de moradores da sede e zona rural do município.

A solenidade de posse foi iniciada com a bênção do padre Eliseu, acompanhado de representantes do grupo da renovação Carismática. Em seguida, o pastor Cirilo Santos convidou ao palco outros seis sacerdotes para abençoar o novo governo municipal. O presbítero Jota Alves também integrou as celebrações em ação de graças e cantou um louvor a Deus.

Na seqüência, a Filarmônica de São Miguel executou o Hino Nacional, antecedendo o início da sessão de posse dos candidatos eleitos em 05 de outubro. O grupo também marcou o final da solenidade, que contou ainda com o Clube da Melhor Idade Alegria de Viver, que homenageou as primeira e segunda damas. Entre as autoridades presentes estava o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, representando o Governo Estadual e o PC do B, partido do prefeito Antônio de Anízio.

Após serem empossados, os nove vereadores iniciaram a eleição da presidência da Câmara. Concorrendo em chapa única, o eleito foi Milton Ramos (PSC), que obteve apenas dois votos contrários. Ele terá como vice-presidente Nego (PPS), primeiro secretário Genivaldo do Sindicato (PC do B) e segundo secretário, Tonho do Bicho (PMDB).

Dando seqüência à solenidade, os vereadores deram posse aos chefes do Poder Executivo Municipal. Em seu discurso, o vice-prefeito Rosivaldo Bispo reforçou que o perfil do governo será o contato direto com o povo, com ações que reforcem o prazer de ser itacareense. "Iremos servir a comunidade com humildade e simplicidade, sem qualquer tipo de omissão", disse o vice-prefeito, também conhecido como Ró.

Antônio de Anízio iniciou sua fala como prefeito apresentando a equipe do primeiro escalão do governo. Ele apresentou os titulares das secretarias da estrutura montada para sua administração. O prefeito ressaltou que a meta dada a cada membro é oferecer o melhor tratamento a todos os itacareenses. "Cada um foi escolhido de acordo com sua competência e estarão a serviço da comunidade", declarou.

Com mais de 20 anos de vida política, Antônio de Anízio falou um pouco da experiência adquirida durante seus cinco mandatos de vereador. "Procurarei manter as qualidades de cada prefeito que acompanhei enquanto fiz parte do Poder Legislativo", afirmou. Ele também enfatizou a importância da união com a Câmara de Vereadores para oferecer o melhor serviço, representando os desejos da população e fiscalizando os atos públicos.

Assumindo um dos principais destinos turísticos da Brasil, Antônio de Anízio disse que a prioridade será a estruturação dos serviços essenciais. De acordo com o novo prefeito, as ações emergenciais serão voltadas ao povo da zona rural e das periferias, que necessitam de maior atenção. "Trabalhando a base, os demais setores serão beneficiados", assegurou.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Inicio de Ano Novo! Descontração a Parte

O cocô


- Desde sábado?! Mas hoje é quinta!
A frase cortou a mesa de jantar como a barbatana desse tubarão otário que andou fazendo sucesso nas telas e na imaginação de nossos mais representativos mentecaptos.
- Tu ficou muda, mulher? Hoje é quinta!
- Eu sei, Aderbal, mas o Júnior só me falou hoje e eu pensei. . .
- Pensou? E desde quando tu pensa? Cadê o Júnior? Adentra o recinto Aderbal Júnior, sete anos, anêmico,magricela e chato. Obviamente, como todo garoto anêmico, magricela e chato, o Júnior tinha problemas intestinais. Pra sermos exatos, borrava-se freqüentemente. Nada
mais compreensível, portanto, que a aflição de Aderbal Pai ao saber que o Júnior há seis dias não fazia cocô.
- Telefona pro Doutor Waladão!
Enquanto a família aguardava o esculápio, uma prestativa vizinha, tendo ouvido apenas um berro do Aderbal do tipo "tá entupido", chamou Iná, a desvairada mãe, pelo muro e sugeriu:
- Põe soda cáustica, minha filha.
- Bota na tua velha!
O Aderbal, normalmente tão educado, tido na Rua dos Artistas como "um doce de
côco", tava um bocado nervoso. Tanto que destratou também a Dona Otília, outra ótima
vizinha, que após atravessar a rua para averiguar o motivo dos gritos aconselhou com sua peculiar sabedoria:

- Ora, enfia a pontinha de um talo de couve molhado no azeite.
E o Aderbal, aparvalhado.
- Enfia aonde?
- Ué, no cuzinho. . .
- Talo de couve a senhora enfia na sua horta. No meu garoto, não!
Choviam sugestões:
- Chama a Heronda pra benzer a barriguinha dele.
- Manda comprar limonada purgativa.
Os priminhos do Júnior, cândidas e adoráveis crianças, não compreendendo a gravidade da situação, entoavam em coro:
- Saco de bosta! Saco de bosta!
Aderbal, pai extremoso, tomou a defesa do filho:
- Ou essas pestes param com a cantoria, ou eu arrebento um! Eu arrebento um!
Tio Odorico, pai do menino que regia o coro, não gostou:
- Olha aqui, Aderbal! Se tu encostar a mão no meu garoto, quem vai precisar de médico é você!
Aderbal, que já tava exasperado, deu prodigioso salto até a mesa onde jazia o jantar e arremessou uma travessa cheia de risoto de camarão em tio Odorico.
Felizmente errou o alvo.
Infelizmente acertou em cheio a cara da esposa.
Houve um tumulto dos diabos, contornado graças à diplomacia do meu avô Aguiar:
- Noêmia, traz o meu revólver.
Mas a paz durou pouco, porque o Penteado, tremendo gozador, fez uma piada infeliz:
- O menino com prisão de ventre e os adultos fazendo cagada!
Recomeçaram imediatamente as sugestões, os berros, o choro da Iná, o corinho de saco de bosta. Aderbal, momentaneamente ensandecido, gritava a esmo:
- Bota na velha! Arrebento um!
Dizem até que meu avô chegou a disparar duas vezes para o alto.
Toda a rua na janela. Frases chocavam-se nos oitis como pássaros malucos.
- Dá um chazinho de erva cidreira.
- Chama a radiopatrulha!
- Eu boto a tropa na rua!
Até Isolda, que morava quase em frente, pediu a Rodolfo que interrompesse as pancadas, e vieram os dois abraçados, pro portão.
Nesse instante, saltou de um Citroen o Doutor Waladão, recebido com aplausos e gritos dos moradores:
- Graças ao bom Deus!
- Aí, mocinho!
- Fala, ô roto-ruter!
Doutor Waladão ouviu o caso com semblante de águia, aproximou-se do Júnior, e, com a frieza dos grandes discípulos de Hipócrates, sibilou:
- Não há mais nada a fazer.
Acocorado num cantinho do sofá, o Júnior, anêmico, magricela e chato como sempre, estava, como sempre, todo borrado.