quinta-feira, 28 de maio de 2009

Todos os Poderes terão de expor seus gastos na web

Brasília, 27/05/2009 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acabou de assinar a Lei Federal que obriga publicar todas as contas públicas (receitas e despesas) na Internet. Já chamada de Lei Capiberibe, de autoria do ex-senador João Capiberibe, será agora publicada no Diário Oficial da União e passa a vigorar imediatamente. A solenidade, no Centro de Cultural do Banco do Brasil, que abriga o Gabinete Presidencial, reuniu lideranças nacionais do PSB e do PSOL.
“As contas públicas ainda não são tão públicas. Com a lei, sancionada pelo presidente Lula, todas as contas públicas estarão ao olho do contribuinte. A novidade é que ela mantém tudo o que está previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal e obriga a publicação em tempo real na Internet. Agora, as contas serão realmente públicas”, disse o ex-senador Capiberibe, autor da nova lei federal, logo após a assinatura presidencial.
Histórico – O Governo do Amapá foi o primeiro ente público que divulgou todas as contas na Internet, em tempo real, por decisão política do governador João Capiberibe, há oito anos (www.amapa.gov.br/gestao). Em 2003, no Senado Federal, Capiberibe apresentou a proposta que foi aprovada por unanimidade pelos Senadores, em 2004. Dia 05 de maio passado foi aprovado por 389 votos favoráveis e apenas uma abstenção pela Câmara dos Deputados.
Acesso livre – De acordo com a Lei Capiberibe, todas as informações sobre a movimentação financeira dos órgãos públicos deverão ser detalhadas para qualquer pessoa que tenha acesso à Internet. Será publicado todo o detalhamento da nota fiscal, o bem comprado ou o serviço prestado, o número do processo, quem recebeu e quanto foi o pagamento. Ainda será publicada toda a arrecadação dos governos.
Exemplo – A compra de macarrão para a merenda escolar por uma secretaria de educação. Na hora que a nota for emitida confirmando a intenção de comprar esse produto, no mesmo instante poderá ser vista na tela do computador, conectado a Internet, por qualquer cidadão.
Ele vai saber o número da nota de empenho, a quantidade de macarrão que a secretaria pretende comprar, qual a marca, o peso do pacote, quanto custa cada pacote, o valor total da compra e quem é a empresa que está vendendo para a secretaria.
Com esses dados na mão, o cidadão contribuinte pode comparar se o macarrão comprado pela secretaria está no preço de mercado, ou se está mais barato ou mais caro do que aquele que o consumidor compra na venda. Se estiver mais caro, com indício de superfaturamento, poderá fazer uma denúncia ao Ministério Público e a compra pode ser suspensa já que ainda não foi paga.
Prazos – A União, os estados, o Distrito Federal e os municípios com mais de cem mil habitantes têm um ano se adequar à Lei. As cidades com população entre 50 mil e 100 mil pessoas terão dois anos e os municípios com até 50 mil habitantes terão prazo de quatro anos a partir da publicação da Lei. Se não forem publicadas as contas dentro desses prazos, o município ou estado poderá ser impedido de receber transferências voluntárias.
Diferenças – A Lei Capiberibe representa uma evolução significativa se comparado com os portais que divulgam algumas contas públicas na Internet. A primeira: todos os órgãos públicos – prefeituras, câmaras municipais, governos estaduais, assembléias, governo federal, Câmara, Senado, tribunais, ... serão obrigados a expor suas contas na Internet.
Agora há uma lei para isso. Hoje, só publica as contas o administrador público que quiser. A segunda: Pela Lei Capiberibe, a exibição na Internet ocorre em tempo real, automaticamente, no momento em que a nota de empenho é lançada no sistema de administração de gastos dos órgãos públicos. Nos demais não é em tempo real. No Portal Transparência, do Governo Federal, por exemplo, a atualização ocorre a cada 30 dias, mas há desatualizações de mais de 60 dias. A Terceira: A Lei Capiberibe obriga a publicação da compra antes de ser concluído o pagamento, o que torna possível cancelá que uma denúncia ao Ministério Público, por exemplo, até cancelá-la. Nos portais atuais, publica-se depois que a compra e o pagamento já estão finalizados. A Quarta: o detalhamento proporcionado pelo Projeto Transparência chega até o custo, marca e volume unitário do produto comprado em determinada nota fiscal, além do volume total, data da compra e nome do fornecedor, permitindo a fiscalização pela comparação.
No Portal Transparência, do Governo Federal, por exemplo, é publicado apenas o valor total da nota, a data da compra e o fornecedor. Não é possível saber o que e quanto foi comprado, o custo e o volume unitário e total nem a marca do item comprado. Essa falta de detalhamento dificulta ao cidadão comum comparar dados referentes à compra para detectar, por exemplo, o superfaturamento.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Geddel não descarta ser vice de Jacques Wagner em 2010


Geddel analisa todas as hipóteses

Geddel analisa todas as hipóteses


Podem até me chamar de maluco, mas andei sabendo que, apesar de todas as rusgas, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, não descarta a possibilidade de vir a ser candidato a vice-governador numa chapa encabeçada pelo governador Jaques Wagner (PT). Em conversas reservadas, que não assume de público, o ministro tem dito que esta é uma das possibilidades que estão postas na mesa, embora ainda não tenha sido convidado ou sequer sondado pelo governador para integrar a chapa da reeleição.

Uma das considerações feitas no sentido de fortalecer esta hipótese é que tal chapa seria muito forte - quase imbatível, sob o ponto de vista da atual situação política - e atenderia aos apelos feitos pelo presidente Lula e pela direção nacional do PT, pela manutenção das alianças entre as duas principais legendas da base aliada. E Geddel, pela sua trajetória, ainda tem tempo para aguardar ser candidato a inquilino do Palácio de Ondina, seu maior sonho.

A questão do momento é que, com a série de encontros regionais que começa neste domingo, em Itapetinga, o nome de Geddel tende a ganhar mais força ainda, no âmbito interno do PMDB, para postular a candidatura ao governo. Não há dúvida de que o clima visto no lançamento dos encontros, na segunda-feira passada (dia 18) em Salvador, será repetido nos eventos que acontecerão em todas as regiões da Bahia, o que deve aumentar o fosso entre PMDB e PT.

Mas, como política é a arte de fazer o impossível, ninguém duvide da capacidade de reaglutinação das lideranças, de ambos os lados, envolvidas neste processo. O fato é que, ante a distância que ainda existe em relação às eleições, tudo pode acontecer nesta história.

E até lá, muitas possibilidades estarão sendo postas na mesa. E a situação final pode até nem refletir qualquer uma delas, de tal natureza é dinâmico e volúvel o jogo da política.

Leandrinho chega para reforçar o Leão no Brasileirão


Depois de experiências fracassadas, lateral esquerda do Leão finalmente ganha um dono: Leandro
Depois de experiências fracassadas, lateral esquerda do Leão finalmente ganha um dono: Leandro

Ainda com o nome no diminutivo, Leandrinho tinha 20 anos quando chegou ao Vitória, vindo do América do Rio. Logo em sua primeira temporada pelo Leão, faturou a Copa do Nordeste e participou da segunda melhor campanha da história do clube no Campeonato Brasileiro: terceiro lugar. Só não foi mais longe porque foi eliminado na semifinal, pelo Atlético Mineiro.


O ano era 1999 e o Vitória completava seu centenário. Nesta terça-feira, 26, na apresentação do novo reforço, o gestor Jorge Sampaio, que fez questão de discursar antes do atleta, disse que a contratação é um marco para o clube: a mais cara e esperada do 110º ano de vida do rubro-negro.

Já conhecido como Leandro, depois de construir uma carreira relativamente bem-sucedida, o carioca se considera humilde o suficiente para dizer que, em relação àquele jogador que defendeu o Vitória entre 99 e 2002, só o que mudou foi a idade.

Logo depois de deixar o Leão, ele foi campeão brasileiro pelo Cruzeiro e ainda defendeu Porto/POR e Palmeiras, onde jogou um bom Campeonato Brasileiro no ano passado.

Em 2009, começou mal no Fluminense. A torcida chegou até a ameaçá-lo, mas Leandro explica o real motivo de não ter atuado bem. Pressão de torcedores tem em qualquer lugar. Na verdade, eu não me sentia bem naquele clima pesado do Fluminense. E não sou só eu. Vários outros jogadores que passaram por lá pensam assim, desabafou Leandro, que diz ter voltado a ficar feliz logo que passou pelos portões do Barradão.

Ambicioso, o lateral acha que o Vitória pode repetir o feito de 99 e conseguir uma campanha tão boa que leve o time para a Libertadores. Temos plantel para conseguir esse objetivo. Queremos o título também, afirmou.

Sobre o terceiro lugar conquistado há dez anos, ele conta que aquele time tinha a vontade coletiva de fazer sucesso e isso o fazia especial. Depois de pensar bastante e titubear em alguns setores, Leandro lembrou da escalação sem erros: Fábio Costa, Rodrigo, Moisés, Elói e ele; Otacílio, Baiano e Fernando; Artur, Cláudio e Tuta.

eandro assegura que, quando saiu do Vitória, disse que voltaria um dia e está cumprindo a promessa. Podem procurar aí nos arquivos, provocou.

incero, quando questionado sobre como está fisicamente, ele responde sem pestanejar: Mal. Há muito parado e precisando treinar. Vou conversar com os profissionais daqui para saber quando poderei jogar. A última partida dele foi em abril, no Fla-Flu da semifinal da Taça Rio.

Novo voo para Ilhéus promete aquecer turismo

Pettinati, da Abih, defende ampliação de voos para Ilhéus
Pettinati, da Abih, defende ampliação de voos para Ilhéus

A malha aeroviária da Bahia ganha mais um voo, nesta quarta-feira, 27, que ligará Vitória, Ilhéus e Salvador de segunda a sexta-feira. Os empresários do setor turístico na região têm a expectativa de que a nova alternativa de acesso aqueça o fluxo de turistas, mas apontam a necessidade de uma integração maior entre as companhias aéreas e as operadoras de viagens para viabilizar a montagem de pacotes.

Com este voo, com passagens a partir de R$ 99, a Trip totaliza quatro rotas regionais para a Bahia. A companhia também promove ligações de Salvador com Vitória da Conquista, Petrolina PE e Lençóis.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-Bahia), Ernani Pettinati, defende a ampliação do número de voos para Ilhéus argumentando que o aeroporto já se encontra em condições ideais de operação. “Todas as determinações da Anac Agência Nacional de Aviação Civil foram atendidas. Ilhéus é um destino que coloca o turista próximo a Itacaré e Barra Grande, na Península de Maraú, locais com hotelaria desenvolvida, inclusive de luxo”, disse.

Úrsula Montes, empresária do setor em Maraú, revela que, a partir da disponibilidade do voo Vitória-Ilhéus-Salvador, a operadora Tour Line já está montando pacotes para comercializar o destino a partir do próximo dia 2 de junho.

A expectativa é levar turistas de Vitória, São Paulo e do Centro-Oeste para a região no período de férias escolares entre junho e agosto. Esperamos que o fluxo de turistas cresça até 38%. Estamos muito animados porque passamos por um período de baixa ocupação, com redução de 40% em relação ao mesmo período do ano passado, apontou.

O voo semanal da Trip ligando Salvador e Lençóis, inaugurado recentemente, é alvo de críticas de empresários justamente pela falta de horários diferenciados que facilitem a criação de pacotes turísticos mais flexíveis. Hoje, um voo ligando Salvador e Lençóis aos sábados. A restrição de horários dificulta conexões com voos de outros estados.

Muitos turistas vêm à Bahia interessados em dois destinos. Em uma semana, querem praia e serra. Com apenas um voo semanal para a Chapada, fica difícil montar pacotes dividindo o tempo entre dois destinos. A pessoa tem de esperar o sábado seguinte para voltar a Salvador. É preciso haver horários no meio da semana, avaliou Marcos Pedreira, empresário do setor.

Sylvia Verônica, do A TARDE

Polícia Civil para pela 3ª vez este mês

Delegacia de Homicídios, no Vale dos Barris, amanheceu de portas fechadas
Delegacia de Homicídios, no Vale dos Barris, amanheceu de portas fechadas


Os policiais civis param nesta quarta-feira, 27, pela terceira vez no mês de maio. Nesta paralisação, eles suspendem as visitas aos presos, que também não poderão receber alimentos enviados por familiares. A categoria vai manter nas próximas 72 horas apenas os registros de flagrante e homicídios, de acordo com Bernardino Gayoso, diretor do sindicato dos policiais civis.


Nesses três dias do movimento, 30% do efetivo de seis mil policiais vão trabalhar. Eles pedem 100% de reajuste em três anos enquanto o governo oferece 40%. A categoria tem assembleia marcada para o próximo dia 20 de junho, onde pretendem votar estado de greve.

Partidos discutem estratégia para derrubar voto em lista

Brasília - Partidos contrários ao voto em lista se reúnem hoje para definir estratégias contra a aprovação da proposta, discutida no âmbito da reforma tributária.
Os partidos PSB, PDT, PTB, PR, PP, PSC, PMN e PRB argumentam que a proposta é antidemocrática, pois afasta o eleitor do processo político e fortalece a burocracia partidária. O grupo, que reune 168 deputados, deve obstruir as votações a partir desta terça-feira (26) exigindo votação nominal.
Em reunião de líderes na semana passada, ficou acordado que seria apresentado um requerimento de urgência à proposta de reforma política na sessão plenária de quarta-feira. Com isso, a matéria teria uma tramitação mais rápida na Câmara. O requerimento precisa de 257 votos, a maioria dos deputados, para ser aprovado.

Aliados só votarão pontos consensuais da reforma política




Brasília - Partidos aliados do governo decidiram que só votarão pontos consensuais da reforma política. Com essa decisão, o pedido de urgência para votar os projetos da lista fechada (4636/09) e do financiamento público (4634/09) não será votado hoje. Com o entendimento, os partidos não devem mais obstruir a pauta de votações.
A principal queixa dos partidos PSB, PR, PP, PDT, PTB, PSC, PMN e PRB é que o voto em lista é antidemocrático, pois afasta o eleitor do processo político e fortalece a burocracia partidária. Também participaram da reunião o PMDB, PT e o líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS). As legendas devem aprofundar a discussão em torno dos demais pontos da reforma política, além de discutir uma reforma eleitoral.
O líder do PSB, deputado Rodrigo Rollemberg (DF), anunciou que os dez partidos que estavam reunidos discutindo a reforma política decidiram só votar pontos da proposta que sejam consensuais, como a PEC deputado José Genoíno (PT-SP) que propõe uma revisão constitucional em temas ligados à reforma política em 2011, o deputado do PT ainda está conhendo assinaturas para apresentar da proposta. "A base se manterá unida e só votará o que for consenso", disse Rollemberg.
Rollemberg afirmou ainda que não haverá obstrução nas sessões do Plenário, como chegou a ser cogitado antes.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Especialista alerta: tragédias climáticas no Brasil refletem aquecimento global



Brasília – Durante a audiência pública da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas para discutir o Programa Nacional de Mudanças Climáticas, o coordenador do Programa Nacional Rede Clima do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Inpe, Carlos Nobre, disse que as situações extremas do clima, no Brasil e no mundo, já são consequência do aquecimento global. Ele citou as enchentes no norte e no nordeste como efeitos "certos" das alterações do clima no planeta.

As previsões, segundo o especialista, é de que até 2040 a temperatura mundial suba 2°C, mas as tragédias climáticas da atualidade já são reflexo do que vai acontecer com o mundo. "Com a elevação do nível do mar em até um metro, a baixada fluminense, por exemplo, vai desaparecer", afirmou.

De acordo com as observações do Inpe, a região sul do país deve ser atingida por períodos de chuvas cada vez maiores, o que pode causar doenças antes só encontradas na região norte, como a malária. Na Amazônia devem ocorrer mais cheias e grandes áreas devem ser submersas. Para o nordeste a previsão é de aumento da desertificação, chegando a impossibilitar a vida em muitos estados.

Na avaliação do pesquisador, a dificuldade de adaptação do ser humano às novas condições climáticas e a consequente exposição aos perigos, podem aumentar ainda mais o impacto e a vulnerabilidade humanas na Terra. Segundo o especialista, a influência da humanidade no planeta nos últimos séculos tornou-se significativa a ponto de ser considerada uma nova era geológica, denominada antropocentro.

Segundo Carlos Nobre, a proposta da Rede Clima, criada em 2007, é apresentar um modelo brasileiro do sistema climático global, o que vai permitir um salto na capacidade de oferecer novos cenários para tomadas de decisão no planeta. Ele anunciou também a compra de um supercomputador avaliado em R$ 25 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico que vai contribuir com as pesquisas realizadas pelos institutos nacionais de mudanças climáticas. Ele disse que a Rede Clima vai apresentar, num período de dois anos, um Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, cujos relatórios vão especificar todos os detalhes das mudanças climáticas no país. "O objetivo é apresentar soluções para que as previsões da ciência possam ser revertidas".

O líder do PSB, deputado Rodrigo Rollemberg, ressaltou que as pesquisas e as políticas públicas são as saídas para encontrar soluções em energias limpas para o Brasil. Segundo o parlamentar, o foco deve ser a redução da mitigação das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação às mudanças climáticas. Rollemberg salientou que o Brasil deve aproveitar a oportunidade de uma nova economia que deverá emergir da crise econômica e da preocupação da humanidade com as emissões de carbono. O Brasil pode agregar indústria, pode gerar renda, pode gerar empregos dentro de uma nova concepção de um novo modelo de desenvolvimento chamado economia verde, disse.

O PSB promove nesta quarta-feira 20 um seminário para debater as propostas de economia verde, com as presenças do senador Cristovam Buarque e do pesquisador Carlos Nobre, no auditório Freitas Nobre da Câmara, às 14 horas.

Câmara aprova a criação do cadastro positivo de consumidores


A inclusão de dívidas em bancos de dados de proteção ao crédito, também tratada pelo projeto, terá de ser comunicada, por escrito e com aviso de recebimento, ao devedor.
O Plenário aprovou, nesta terça-feira, o Projeto de Lei 836/03, do deputado Bernardo Ariston PMDB-RJ, que cria o cadastro positivo de consumidores, com informações sobre os pagamentos feitos em dia pelos cadastrados. A proposta, que também regulamenta a atuação dos bancos de dados particulares de proteção ao crédito como o SPC e o Serasa), segue para o Senado.
A abertura de cadastro positivo dependerá de autorização por escrito, com assinatura de termo específico, tanto no caso de pessoa física quanto de pessoa jurídica.Embora o texto dispense os bancos de dados de comunicar, ao cadastrado, a inclusão de informações sobre os pagamentos em dia, ele poderá proibir os gestores de fornecerem seu histórico positivo. Isso vale tanto para a pessoa física quanto para a jurídica, que também poderão determinar o cancelamento do cadastro positivo a qualquer tempo, desde que não haja operação de crédito com pagamento pendente.
A proibição de fornecer dados não atinge, entretanto, as análises de risco feitas com base neles.
Inadimplência - Para incluir informações sobre inadimplência, o gestor do banco de dados não precisará de autorização do devedor, mas deverá comunicá-lo se a transação for com o setor privado. Essa comunicação deverá conter vários detalhes, como: identificação completa de quem pediu a inclusão do devedor no cadastro; tipo do título e data de emissão; vencimento; valor; e telefones para contato com o banco de dados e o informante.
O Plenário aprovou, com 300 votos a 32, emenda determinando que a comunicação, ao cadastrado, de que será incluída informação de inadimplência sobre ele seja feita com aviso de recebimento ou serviço similar.
Os deputados aprovaram ainda um destaque do PSB que incorporou, ao texto, um artigo do Projeto de Lei 2798/03, da deputada Perpétua Almeida PCdoB-AC, O PL determina que dívidas ou parcelas de até R$ 60 (sem contar multas e outros encargos) não serão incluídas nos registros de inadimplência.

Telefone - O texto aprovado também proíbe incluir dados relativos a transações feitas por telefone, ou por outro meio, como a internet, que gere dúvida sobre a identidade do devedor. O projeto abre uma exceção para a hipótese de a identidade ser confirmada por qualquer meio, mas não especifica quais seriam as formas admitidas para isso.
Também foi retirado do texto a possibilidade de ser registrado o atraso no pagamento de contas de água, luz, telefone ou gás.

TAM admite erro na emissão de passagens para Ciro Gomes


Brasília - Em nota, a companhia aérea esclarece que houve erro na emissão de passagens para o deputado federal Ciro Gomes (PSB/CE). Matérias divulgadas nas últimas semanas apontavam que a Câmara dos Deputados teria bancado passagens da mãe do parlamentar, Maria José Gomes, em viagem de São Paulo para Nova Iorque, em abril do ano passado.

Leia íntegra da nota.
Esclarecimento
A TAM esclarece que houve uma inversão entre os documentos de crédito particulares (pessoa física) da família do deputado federal Ciro Gomes e aqueles emitidos com recursos da sua cota parlamentar de passagens. O deputado e sua mãe, Maria José Gomes, embarcariam no mesmo voo, na mesma data, para Nova York. No momento da emissão dos bilhetes, a loja da companhia em Fortaleza trocou, inadvertidamente, os documentos de crédito, emitindo as passagens de Ciro Gomes com créditos particulares da família e os bilhetes de Maria José Gomes com documentos de crédito oriundos da cota parlamentar.
A TAM, no intuito de esclarecer o fato e garantir a integridade das informações prestadas, informa que enviará ofício ao Ministério Público Federal – autoridade que requisitou à companhia as informações relativas às passagens emitidas com uso da cota parlamentar dos deputados federais – com as devidas explicações.
TAM Linhas Aéreas

Prefeitura de Ilhéus tem dificuldades de resolver situação do lixão do CAIC na Zona Sul de Ilhéus


Fotos do Lixão do CAIC antes da Limpeza

Fotos do local após a Limpeza feita pela prefeitura



Placa de Conscientização dos moradores local

Há anos que o Lixão do CAIC é um problema para os alunos e profissionais do CAIC e comunidade do Bairro Hernani Sá e circunvizinhos, tudo por que existem 06 lotes de terrenos particulares, 05 desses da família de Afonso Mattos e o ultimo de uma pessoa moradora da cidade de Camacan-Ba, que insistem em não cumprir com a lei, que exige que donos de terrenos devam murar seus lotes localizados em área urbana. Isso vem trazendo transtornos para aqueles que ali convivem e transitam diariamente.
Esses terrenos baldios sem murar vêm sendo utilizado por carroceiros, moradores, e outros que procuram jogar diariamente todo tipo de lixo e entulhos naquele local criando um verdadeiro lixão no local e problemas para quem ali residem. Moradores, alunos e funcionários do CAIC – escola de ensino fundamental e educação infantil do município vêm sendo exposto a todo tipo de doenças.

Lixo Causa Doenças, é responsável por uma série de problemas a humanidade, pois agride violentamente o planeta em que vivemos causando a Poluição da Água, a degradação dos mananciais e do solo, enfim, o lixo é prejudicial ao Meio Ambiente sendo responsável pela morte de espécies da flora e da fauna. Mas o lixo também causa problemas diretamente ao ser humano, pois o Lixo Urbano causa doenças sérias na população.

O lixo oferece água, abrigo e principalmente alimento para o desenvolvimento de varias formas de vida, especialmente de insetos, e animais consideradas pragas urbanas, como ratos, cobras, urubus, pombos, baratas, moscas e cães, que são transmissão de doenças e de agentes que podem causar infecções como vermes, vírus, bactérias e fungos. São muitas as doenças relacionadas ao acumulo de lixo e a sua falta de tratamento, entre elas as principais são a febre tifóide, peste bubônica, tifo, leptospirose, além de alergias, infecções intestinais e outras doenças.

Entre os dias 13 e 15 de maio a Prefeitura de Ilhéus através da Secretaria de Serviços Urbanos realizou mutirão para limpar esses terrenos (particulares) que abrigava esse lixão, retirando mais de 60 caçambas de entulho e lixo, amenizando a situação do local, mais isso só não basta, é preciso que se tomem medidas mais agressivas, para que o lixão não volte como sempre voltou.

Ai vai algumas dicas: Notificar os donos destes lotes para que murem seus lotes, realizar infra-estrutura no local, urbanizando a rua que ali passa como colocação de meios fios e calçamento, e em ultima estância desapropriar os lotes e transformar numa praça e jardim para a comunidade, ou vamos ficar vendo nosso dinheiro sendo gasto com a limpeza de lotes particulares e a cidade com outros locais precisando destes recursos.

VEREADOR TARCÍSIO ENTREGOU UMA VIATURA E UM NOVO MÓDULO DA PM







O salobrinho viveu um clima de festa . A comunidade recebeu das mãos do vereador Tarcísio Paixão uma viatura e um novo Módulo da Polícia Militar. A iniciativa do vereador, contou com as parcerias da UESC e Prefeitura Municipal. É um sonho realizado, tanto meu, como da população do Salobrinho, que sempre almejou por uma viatura e um módulo localizado na Praça Principal, disse o nobre edil. Vale destacar ainda o aumento do efetivo, que agora poderá oferecer aos munícipes daquela região, segurança com mais qualidade. Estiveram presentes na solenidade de entrega o prefeito Newton Lima, o vice Mário Alexandre, o comandante do 2º Batalhão Ten. Cel. Júlio Filho, o presidente da Câmara Municipal, vereador Jaílson Nascimento, vereador Dinho Gás, oficiais, dentre os quais vale destacar o papel da 1ª Tenente Elaine, e diversas lideranças da comunidade ilheense. Segundo o comandante do 2° Batalhão, Ten. Cel. Júlio, a iniciativa do vereador Tarcísio é um marco referencial na história de Ilhéus, que deve ser seguido pelos demais vereadores e pelo executivo municipal. Na oportunidade, o prefeito Newton fez questão de enfatizar o apoio ao vereador Tarcísio e à comunidade do Salobrinho, no sentido de atender as necessidades e a realização de melhorias naquela localidade.Revelou o vereador Tarcísio Paixão, que novas ações estão sendo desenvolvidas para entregar à comunidade do Salobrinho e também à cidade de Ilhéus, um conjunto de ferramentas que venham propiciar uma qualidade de vida digna a toda população ilheense, principalmente às comunidades mais carentes.Em apenas quatro meses de mandato, Tarcísio mostra comprometimento com a sociedade ilheense e nos devolve a confiança de que o legislativo municipal dá um salto de qualidade, ao incorporar ao seu quadro pessoas dessa categoria.
PSB debate caminhos para uma economia verde
Com o objetivo de aprofundar a discussão acerca de um modelo de desenvolvimento econômico que seja sustentável do ponto de vista ambiental, a Liderança do PSB na Câmara promove, hoje 20 de maio, o seminário Por uma Economia Verde: Caminhos do Desenvolvimento Sustentável.

Projeto Berimbau Social é implantado em Itajuípe



A promoção da cultura afro-brasileira ganhou força em Itajuípe, com a implantação do projeto Berimbau Social. A iniciativa foi lançada no último dia 14, reunindo autoridades municipais, comunidade local, além das crianças e adolescentes que serão acompanhados pela iniciativa. Entre as atividades previstas, estão aulas de capoeira, maculelê e samba de roda, que serão ministradas pelo Grupo Capoeira Escola (CAES).

A proposta do projeto Berimbau Social é promover a inclusão social e a consciência de cidadania, desenvolvendo ações que visem à inclusão social e promoção da saúde física e mental dos 50 jovens que serão acompanhados. “Esperamos que os alunos vivenciem os conhecimentos adquiridos, crescendo como cidadãos mais conscientes e saudáveis”, afirmou o prefeito de Itajuípe, Marcos Dantas.

A execução do Berimbau Social é acompanhada por uma equipe do Departamento de Cultura e oito monitores. Ao longo do ano, serão ministradas aulas teóricas e práticas sobre os aspectos histórico, filosófico, físico e musical da capoeira, do samba-de-roda e do maculelê, além de oficinas musicais com instrumentos percussivos,

A realização do projeto conta com a parceria da Prefeitura de Itajuípe, através das Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Social, Grupo CAES, Vinícius Guimarães e Posto Beira Rio. Os resultados das atividades do Berimbau Social serão expostos em uma feira cultural. Para o evento, também estão previstas palestras abertas à comunidade e graduação dos alunos.

Itacaré será representada em evento turístico internacional

Secretária Diana Quadros

Itacaré já tem lugar confirmado em um dos eventos mais importantes do país, a 15ª edição da BNT – MERCOSUL Bolsa de Negócios, que acontece nesta sexta-feira e sábado (22 e 23), em Santa Catarina. O município será vendido como destino a mais cinco mil profissionais do setor turístico, entre agentes, operadoras e imprensa especializada do Brasil e exterior.

A 15ª BNT – MERCOSUL será dividida entre a Feira de Negócios Turísticos, que acontece no Castelo das Nações do Beto Carrero World, em Penha, além de encontros de negócios e visitas técnicas, em Balneário Camboriú. Em um espaço comprado pela Associação dos Comerciantes e Empresários do Ramo Turístico de Itacaré (ACERTI), o município estará representado entre 420 empresas nacionais e internacionais, dividias em 160 estandes.

Uma das ferramentas de divulgação de Itacaré no evento internacional será a nova folheteria, confeccionada através de parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e empresários locais. O novo material de divulgação reúne informações institucionais - dados sobre a cidade e principais pontos turísticos - e comerciais. No estande, também serão distribuídas cocadas de cacau, balas e licores de jenipapo.

De acordo com a secretária municipal de Turismo, Diana Quadros, a presença de Itacaré em eventos como a 15ª BNT – MERCOSUL é imprescindível para firmar ainda mais o município enquanto destino turístico. “Contamos com o apoio da ACERTI e demais empresários que entendem a necessidade de divulgar a nossa cidade e estimular contatos com profissionais do trade”, complementou.

Cadastro de empreendimentos

Além de garantir a representação de Itacaré em eventos de grande relevância, a Secretaria Municipal de Turismo está trabalhando para que o município continue sendo classificado pelos governos estadual e federal como indutor turístico. Para isso, estão orientando os empresários locais sobre as vantagens de regularizar seus empreendimentos e seguir a Lei Geral do Turismo. “Recolhendo os impostos, a Prefeitura terá mais recursos disponíveis para melhorias na infraestrutura da cidade”, disse Diana Quadros.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Prefeitura de Ibicaraí leva Gabinete Itinerante aos distritos

A fim de estreitar a relação entre os moradores dos distritos e o governo municipal, a Prefeitura de Ibicaraí criou o Gabinete Itinerante. Além de ouvir a comunidade rural, a iniciativa também leva diversos serviços de infraestrutura e assistência social. “Ouvir as necessidades das pessoas e acompanhar de perto suas realidades são as principais metas do serviço”, informou o prefeito Lenildo Santana.

Através do Gabinete Itinerante, o prefeito de Ibicaraí e sua equipe ficam disponíveis para receber, exclusivamente, a comunidade do distrito visitado. A média de atendimentos é de 50 pessoas, que apresentam suas reivindicações aos membros do governo municipal. As solicitações são avaliadas para que, posteriormente, possam ser atendidas.

O último distrito visitado pelo Gabinete Itinerante foi Vila Santa Izabel. Além dos atendimentos realizados pelo prefeito Lenildo, a Secretaria de Infraestrutura realizou serviços de iluminação nas ruas e praças, limpeza de esgotos e recuperação do calçamento das ruas. Já a Secretaria de Assistência Social realizou o recadastramento do programa Bolsa Família e inscrições para o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Itajuípe lança prêmio em homenagem aos professores

Como forma de valorizar e incentivar os profissionais da rede Municipal de ensino, a Prefeitura de Itajuípe lançou o prêmio “Professor Cidadão Itajuipense 2009”. Até o dia 31 de julho deste ano, os educadores que desejarem concorrer à premiação devem inscrever trabalhos relatando sua experiência a partir do projeto “Escola Cidadã em Foco”. Os finalistas serão conhecidos em 15 de outubro, nas comemorações do Dia do Professor.

O lançamento do prêmio “Professor Cidadão Itajuipense 2009” aconteceu no último dia 30 de abril, no Rotary Club da cidade. Segundo a secretária municipal de Educação, Márcia Lima, a premiação foi criada para incentivar as ações dos educadores comprometidas com o valor social, seguindo as políticas da educação pública. “O direito pleno de aprender do aluno para o exercício da cidadania é essencial. Através do prêmio, conheceremos as experiências pedagógicas que obtiveram maior sucesso em sala de aula”, disse.

A expectativa da Secretaria de Educação de Itajuípe é que o prêmio venha a contribuir com a qualidade de aprendizagem dos alunos da rede Municipal. Como os concorrentes irão relatar suas as experiências educativas a partir do projeto “Escola Cidadã em Foco”, espera-se que a aplicabilidade dos trabalhos em sala de aula gere resultados positivos para os estudantes, escola e comunidade em geral.

O prêmio “Professor Cidadão Itajuipense 2009” será dividido em quatro categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos. Cada educador poderá participar com apenas um trabalho, que deverá ser enviado à sede da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer no prazo estabelecido. Para manter a isonomia da premiação, a escolha dos finalistas será feita por uma comissão julgadora composta por membros sem vínculos com a rede Municipal de ensino.

Os três melhores trabalhos de cada categoria serão divulgados na solenidade do Dia do Professor. Os classificados em primeiro lugar terão seus projetos publicados em um jornal especial sobre o concurso, que será veiculado em todas as escolas da rede Municipal. Como premiação especial, as escolas dos vencedores do “Professor Cidadão Itajuipense 2009” receberá um acervo de 20 livros para uso do corpo docente e também dos alunos.

De acordo com o prefeito Marcos Dantas, a premiação dos professores será um estímulo para que se empenhem ainda mais e também se sintam elementos fundamentais não apenas para a sala de aula, mas também para toda a comunidade. “Entre 2007 e 2008, Itajuípe foi classificada como o município cuja gestão era referência em educação pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc). E, com iniciativas como essas, pretendemos elevar ainda mais a qualidade do ensino municipal, beneficiando alunos e professores”, declarou o prefeito.

Hernani Sá Pede Socorro






O Bairro Hernani Sá pede socorro, visto a quantidade de lixo que se acumula ao lado do CAIC, Escola de ensino Fundamental e Educação Infantil, nos ultimos dias o que se ver é muito lixo acumulado aguardando a manutenção da area, crianças sendo obrigado a conviver com o mau cheiro e aguas parada ao redor do lixo, sem que ninguem tome providencias para solucionar o problema.
Em conversa com o novo administrador do CAIC, ele frizou bem que o CAIC já tem problemas demais e o lixão proximo a escola é responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos, como se houvesse diferenciação de secretarias e o governo não tivesse uma só linguagem. pior para os alunos e moradores daquele local que não poderá contar com o administrador do estabelecimento de ensino nessa luta para tornar o local mais limpo e digno para alunos e a comunidade conviver.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Discursão Sobre Igualdade Racial Atrai Varios Seguimentos da Sociedade em Salvador







Dia 24 e 25 de maio ultimo no America Towers em Salvador, dirigentes sindicais, movimento afro, sociedade civil organizada e representante da imprensa ilheense participaram de Seminário pela igualdade racial, promovido pelo INSPIR – instituto Sindical Interamericano Pela Igualdade Racial e as Centrais Sindicais CUT, UGT, Força Sindical e a UGT.

Participaram também dirigentes de diversos segmentos da Sociedade Civil Organizada, Movimento Negro, representante do Comitê de Equidade da Embasa (Feira de Santana), Fenasdetran, Diretora regional da APEASP, também esteve presente a Secretária Municipal da Reparação Drª Maria Alice (A Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR) da Prefeitura Municipal de Salvador é a instância responsável por articular, junto às instituições governamentais e não governamentais políticas públicas de promoção da igualdade racial, em nível local.) representante do Conselho Nacional de Saúde e Sindicato dos Radialistas de São Paulo e Ilhéus, Sindicatos dos Rodoviários de Ilhéus, Seguimentos Afros ilheense, Sindfeira, lideranças comunitárias de Ilhéus e representante do Conseguisul. Na oportunidade foram discutidos assuntos como Equidade, Adversidade, Ações afirmativas, selo da diversidade étnico racial, também foi abordado política de postura, comportamento, sistema de cotas, limites e argumentação mínima aceitável para concessões numa conciliação trabalhista com palestras e oficinas monitoradas por renomados representantes das centrais sindicais, CUT, CGT, Força Sindical e UGT alem de representantes de seguimentos da comunicação e Conselho Nacional de Saúde.

Palestrantes: Magno Lavigne Secretario Geral da União Geral dos Trabalhadores do Estado da Bahia – UGT e também Presidente do Diretório Municipal de Ilhéus do Partido Socialista Brasileiro- PSB, Arnaldo Marculino representante do Sindicato dos radialistas de São Paulo e também Membro do Conselho Nacional de Saúde, Telma Lúcia Sarsus diretora Regional do APEASP, Drª Maria Alice da Semur-Secretaria Municipal da Reparação, Cleonice Representante nacional da UGT – União Geral dos Trabalhadores e Dirigentes da CUT e Força Sindical.

Participantes de Ilhéus, Mario Conceição do Sindicato dos Comerciarios, Roberto Corsário do Conseguisul e Lider Comunitário Zona Sul de Ilhéus, Delmo e Bobinha da Banda Raízes, Jackson do Movimento Afro de Ilhéus, Boaventura (Boinha) Sindicato dos Rodoviários Ilhéus, Iris Sindicato dos Radialistas Ilhéus, Representantes do Dilazenze entre outras representatividades do Movimento Afro em Ihéus.

Wagner e Lenildo inauguram obras em Ibicaraí nesta quinta (07)

O governador Jaques Wagner e o prefeito Lenildo Santana inauguram, nesta quinta-feira, 7, as obras de recuperação do trecho Ibicaraí-Floresta Azul, da rodovia BR-415. A solenidade acontecerá às 13h, no portal que dá acesso ao município sul-baiano. Logo após, o governador, acompanhado de Lenildo, inaugura a quadra poliesportiva do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (Celem), que atende a mil alunos. A entrega da quadra poliesportiva está programada para as 14h. Ainda em Ibicaraí, Wagner anunciará o início das obras de reurbanização do principal acesso de Ibicaraí à BR-415. O prefeito Lenildo Santana considera a recuperação do trecho Ibicaraí-Floresta Azul como uma grande conquista para os dois municípios e a comunidade regional, que dependem da rodovia para acessar os principais centros econômicos do sul da Bahia. Essa foi uma luta iniciada por nós e prefeitos regionais ainda em 2007. Lenildo antecipa que o governo estadual acelera os estudos para que comecem logo as obras de recuperação do trecho Itabuna-Ibicaraí da rodovia. Essa obra será complementar ao projeto que o governo federal e estadual já desenvolve para duplicar a rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna), diz, acrescentando que este é um pleito de todos os prefeitos sul-baianos. O prefeito ibicaraiense chama a atenção para a relação que o governador Jaques Wagner construiu com os antigos e os atuais gestores municipais baianos. A ação dele não fica restrita a gabinete, pois ouve os prefeitos e tem ido aos municípios. A recuperação do trecho Itabuna-Ibicaraí depende da liberação de empréstimo da ordem de R$ 500 milhões que o estado negocia com o Banco Interamericano (BID). O prefeito diz que a atenção dispensada pelo governador ao sul da Bahia trará um novo ciclo de desenvolvimento econômico regional. Todos os municípios vão se beneficiar de obras de vulto como o Complexo Intermodal Porto Sul e o pólo têxtil sul-baiano, observa. Ibicaraí será uma das cidades beneficiadas pelo pólo têxtil, que atrairá fabricantes de artigos para vestuário. Temos indústrias interessadas em se instalar no município e investidores já nos visitaram, em fevereiro, com este objetivo diz.

Aprovada Lei Capi, que institui transparência dos gastos públicos





O Plenário aprovou, por 389 votos, o Projeto de Lei Complementar 217/04, do Senado. O projeto determina a liberação de informações, em tempo real, sobre a execução de despesas e receitas dos governos nos meios eletrônicos de acesso público. A regra vale para a União, o Distrito Federal, os estados e os municípios. A matéria será enviada à sanção presidencial.

Na avaliação do líder do PSB, deputado Rodrigo Rollemberg (DF), o projeto Transparência se aproxima da opinião pública e contribui para o Brasil ter um lugar de maior destaque no que se refere à transparência das contas públicas. "
O controle social e o movimento da opinião pública, aliada às tecnologias de comunicação e informação, permitem hoje que os administradores públicos disponibilizem em tempo real todos os procedimentos, sejam contratos, convênios, empenhos ou pagamentos, dando a oportunidade do cidadão comum, através da internet, fiscalizar o gasto do dinheiro público", explica.

De acordo com o projeto, as informações deverão ser detalhadas e de livre acesso a pessoas físicas ou jurídicas. No caso da despesa, deverão ser divulgados todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer de sua execução, com dados sobre o bem fornecido ou o serviço prestado, o número do processo respectivo, o beneficiário do pagamento e, quando for o caso, informações sobre o procedimento licitatório realizado.
Em relação à receita, deverão ser informados os dados relativos ao lançamento e ao recebimento de toda receita das unidades gestoras, inclusive os de recursos extraordinários.

Democracia - Para a deputada Luiza Erundina, a aprovação do Transparência é uma contribuição à consolidação da democracia. "Sem transparência, sem abertura plena para a sociedade a respeito de tudo que acontece nos espaços institucionais, certamente, ficamos a dever do ponto de vista da democracia", disse.
Implementação - O projeto estabelece prazos para o cumprimento das determinações. A União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios com mais de 100 mil habitantes têm até um ano para implementar a medida, já os municípios que tenham entre 50 mil e 100 mil habitantes têm até 2 anos, municípios com até 50 mil habitantes têm prazo de 4 anos para cumprir a nova lei a partir da sanção presidencial.

O Projeto Transparência foi idealizado e implantado em 2001, durante o governo do Desenvolvimento Sustentável do Amapá, pelo então governador João Alberto Capiberibe. Em 2003, já no Senado Federal, Capiberibe apresentou um projeto de lei para implantar a transparência nas contas públicas em todo o país. Em 2004, o projeto foi aprovado pelo Senado e enviado à Câmara.
Apoio - Desde de 2007 formou-se uma mobilização nacional, incentivada pela deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) favorável ao Transparência. Inúmeras entidades manifestam apoio ao projeto. Entre elas estão a Controladoria Geral da União, a Procuradoria Geral da República, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, a Confederação Nacional da Indústria - CNI, a Fecomércio do Distrito Federal, a Associação dos Juízes Federais – AJUFE, a Associação dos Procuradores da República - ANPR, a Polícia Federal, a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, a Associação Brasileira de Imprensa - ABI, a Associação dos Membros do Ministério Público – CONAMP e a ONG Transparência Brasil. A Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, com 150 deputados, escolheu o Transparência como proposta prioritária para ser aprovada pela Câmara.

Galera de Cristo Apresenta Levada da Paz na Conquista-Ilhéus

Galera de Cristo Apresenta A 2ª Levada da Paz Dia 31 de maio de 2009 - domingo de Pentecostes 15:00 horas – Conquista Vamos levar para as ruas a alegria da musica Cristã e Paz Espiritual com a participação da comunidade católica. O comando da festa será do ministério de louvor ABRAÇO DE PAI grupo de musica Católica sediado na Igreja de Santa Rita, na Conquista. Adquira logo sua camisa você não pode ficar de fora desse momento de alegria com JESUS. Maiores Informações:Galeradecristo2008@hotmail.com Fones: (73)9134-5088/8819-7134 End: Rua Água Preta, 286 – Conquista - Ilhéus

segunda-feira, 4 de maio de 2009

O formador de opinião, a sinceridade e o limite.

04 de maio de 2009.
Elias Reis
eliasreis.ilheus@gmail.com


A SINCERIDADE É UMA QUALIDADE DAS PESSOAS HONESTAS E ÉTICAS. QUEM DISSER O CONTRÁRIO PODE ESTAR SENDO TUDO, MENOS SINCERO... Mas há diferenças entre sinceridade e rudeza. O homem de comunicação, sincero de verdade, fala e escreve com lisura e respeito. Já ser sincero com rudeza é desrespeitar o outro. Há pessoas que são ferinas alegando ser sinceras. Na vida, principalmente no campo profissional, devemos sempre falar e escrever a verdade, porém a verdade não existe para humilhar ninguém e sim para construir. Há ‘formas’ e ‘formas’ de ser sincero. Existe sempre um jeito de ser sincero sem destruir, e isso faz parte da arte do bom inter-relacionamento pessoal e profissional. Sendo mais claro: é a educação pessoal, a formação ou o jeito de trabalhar as palavras que separa o joio e o trigo, o sincero e o rude, o sensato e o ignorante. Até que ponto muitos blogs e sites irresponsáveis deste país, continuarão atacando as pessoas, invés dos problemas? Até quando jornais, emissoras de rádios e televisões permanecerão destruindo imagens de pessoas de bem, invés de dar um norte preciso nos seus noticiários e uma cobertura isenta? O formador de opinião precisa re-pensar seus conceitos, suas atitudes e seus posicionamentos. As opiniões e discussões em qualquer área são frutíferas apenas no campo das idéias. Fora isso, é mera aberração. Um detalhe: A mídia nem sempre é a dona da verdade!
Uma regrinha para um bom convívio pessoal/profissional é usar de sinceridade e também guardar certa reserva. É necessário saber dosar o que falamos e o que escrevemos, cautelosamente, evitando dar conotação de cunho pessoal, tipo implicação com fulano ou beltrano. É claro que nós, imprensa, somos respaldados por lei pertinente e consagrados pela própria Constituição Federal, porém, não nos dar o direito de entrar na vida privada de ninguém, aliás tal ato, é passivo das leis penais deste país. Ataque pessoal é algo sempre fora do foco.
Não pense os senhores que estou pregando a dissimulação, a hipocrisia ou mesmo a ditadura. Não! Aliás, a Lei de Imprensa da época dos militares, acaba de ser derrubada em quase sua totalidade. O que quero dizer é que tudo tem limites. Quem quiser ter sua opinião respeitada acerca de um assunto ou fato, precisa respeitar a do outro. E isso não implica em concordar ou discordar dos outros nas suas ações e opiniões. Mas, dar limite às nossas falas e escritas, principalmente da vida particular alheia! Podemos até criticar o homem público, o gestor, o parlamentar, a autoridade judicial, o policial, etc. Mas, jamais o cidadão, o pai de família, a pessoa física. A imprensa precisa se preocupar apenas com o público. Já é o bastante. Opiniões com ataques pessoais dar uma conotação de limitação, incapacidade e falta de senso critico. Falta de espírito público e fraqueza opinativa.
A imprensa precisa dar a notícia e não criar a notícia, contestando de todas as formas os boatos, as especulações e principalmente a indústria da fofoca. Podemos e somos capazes de ceifar de vez me disseram, soube na esquina, estão falando por ai, e tantas outras bobagens!
Muita gente neste país já se arrependeu por ter falado ou escrito coisas verdadeiras de forma bruta, sem pensar, sem buscar a fonte e sem se certificar. E o que sai de errado da boca ou do teclado, geralmente termina em confusão, ou na pior das hipóteses para um profissional de imprensa, falta de credibilidade.
Profissionais de tv, weber, rádio, jornal e tantos outros canais de informações são sujeitos comuns como médicos, engenheiros, publicitários e advogados. São profissões diferenciadas e regulamentadas por leis próprias, com seus registros legais. Portanto, a importância da criação dos seus regimentos internos e aplicação do seu Código de Ética. Tudo como manda a lei em vigor. Aliás, o Código de Ética inibe profissionais de imprensa criticar até mesmo os próprios colegas, se utilizando da mídia. E, isso não é corporativismo, mas, ética.

Neto Baiano Escreveu a sua História no Vitória

Com mais um gol marcado, Neto Baiano se tornou o maior artilheiro do Brasil

Com mais um gol marcado, Neto Baiano se tornou o maior artilheiro do Brasil


Com um carisma muito grande entre os torcedores do vitória, Neto Baiano leva o vitoria ao Tri campeonato, chegou ao vitoria meio devagar, mais foi pegando ritmo e entrosamento quando embalou ninguem mais conseguiu pegá-lo, hoje é o artilheiro do campeonato e lidera a artilharia no brasil com Com 21 gols, Neto Baiano consagrou-se como artilheiro do País até aqui.

CORINTHIANS CAMPEÃO PAULISTA 2009

Ronaldo marca dois e Corinthians vence Santos na Vila

Em tarde inspirada, o Corinthians ficou muito perto da conquista do Campeonato Paulista neste domingo. Jogando na Vila Belmiro, o time de Mano Menezes fez uma grande partida no primeiro jogo da final e bateu o Santos por 3 a 1. Ronaldo, mais uma vez, foi a estrela do confronto, com dois gols.

O resultado positivo deixa os corintianos em situação confortável, pois pode perder por até dois gols de diferença no próximo domingo, no Pacaembu, para se sagrar campeão pela 26ª vez na história. Já o Santos precisará superar o rival por pelo menos três gols para faturar o 18.° título estadual.

Destaque principal da decisão, Ronaldo fez o segundo gol corintiano na etapa inicial e deu números finais ao placar com um golaço no segundo tempo, quando os visitantes estavam em situação delicada, já que os mandantes haviam diminuído a vantagem adversária e buscavam o empate a todo custo.

JOGO - O Corinthians, que venceu seu último Paulistão em 2003, iniciou o confronto deste domingo com espírito de decisão. Mesmo atuando fora de casa, partiu para cima do adversário e logo aos 10 minutos inaugurou o marcador, em boa cobrança de falta de Chicão, da entrada da área.

Em desvantagem, o Santos tentou reagir, mas o velho problema no sistema defensivo da equipe voltou a aparecer aos 25 minutos. No meio de campo, Chicão deu um chute para frente e encontrou Ronaldo livre, na cara do gol. Com tranquilidade, o Fenômeno esperou a saída de Fábio Costa para tocar a bola longe do alcance do goleiro.

Atordoado em campo, o time da casa só começou a esboçar uma reação nos minutos finais do primeiro tempo, mas esbarrou em Felipe, que teve grande atuação e se tornou um dos principais nomes da partida ao evitar vários gols dos mandantes.

O primeiro a tentar foi Kléber Pereira, aos 36 minutos, mas o goleiro corintiano evitou o drible do atacante e na sequência fez defesa espetacular em arremate na cara do gol de Neymar. Aos 40, foi a vez de espalmar finalização de Triguinho. Em seguida, Fabão finalizou após cobrança de escanteio e novamente Felipe apareceu para afastar o perigo.

Sem ter mais nada a perder na partida decisiva, o Santos partiu para cima no segundo tempo para pelo menos tentar diminuir a boa vantagem construída pelo clube da capital.

Após Kléber Pereira desperdiçar mais uma bela oportunidade, de cabeça, aos nove minutos, Triguinho, melhor santista em campo, deixou a sua marca aos 16. O lateral-esquerdo tentou cruzar para a área e Felipe, em saída errada, colocou a bola para dentro do gol com o pé.

Mano Menezes, que no intervalo havia tirado o contundido Jorge Henrique para a entrada de Fabinho, viu seu time perder espaço e resolveu colocar Boquita no lugar de Douglas, que estava lento em campo. No Santos, Mancini colocou Roni e Robson nos lugares de Kléber Pereira e Paulo Henrique, mas não conseguiu melhorar a eficiência do setor ofensivo.

Mas o momento mais marcante da partida ainda estava por vir. Aos 31 minutos, Ronaldo recebeu passe de Elias e mostrou porque já foi eleito o melhor jogador do mundo. Em um lance de genialidade, ele viu Fábio Costa adiantado e encobriu o goleiro para dar números finais ao marcador.

O golaço do atacante corintiano praticamente aniquilou as forças santistas, que não conseguiu mais chegar com perigo ao gol de Felipe. No fim da partida, festa da pequena parcela da torcida do Corinthians que ocupou pouco mais de mil lugares na Vila Belmiro neste domingo.

MENGÃO É CAMPEÃO CARIOCA 2009

CAMPEONATO CARIOCA (SATIRO SODRÉ/AGIF/AE)

O Flamengo arrancou um empate por 2 a 2 com o Botafogo, neste domingo, no Maracanã, no primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca. E, mais uma vez, o personagem do clássico foi o zagueiro Emerson, responsável pelo segundo gol flamenguista.


Na final da Taça Rio, no domingo passado, ele fez um gol contra, a equipe da Gávea venceu por 1 a 0 e o time de General Severiano perdeu a chance de conquistar o título do Campeonato Carioca por antecipação.

Neste domingo, o defensor saiu novamente do Maracanã como vilão para os botafoguenses e herói para os flamenguistas. Emerson salvou o Flamengo da derrota - num lance de puro azar.

Eram 39 minutos do segundo tempo, e o Botafogo vencia por 2 a 1. Na base da raça, o volante Willians ganhou uma dividida perto da linha de fundo, cortou para o meio e chutou cruzado. A bola desviou no zagueiro botafoguense, não permitindo ao goleiro Renan qualquer tipo de reação: 2 a 2, resultado final do clássico.

Com isso, quem vencer o jogo do domingo será campeão. O Flamengo, no caso, conquistaria o quinto tricampeonato de sua história e deixaria o rival com a ingrata fama de tri vice - o Botafogo perdeu as duas últimas finais do Estadual do Rio, justamente para o clube da Gávea.

Além do empate com o sabor de derrota, o time do técnico Ney Franco tem duas preocupações a mais para o próximo embate - em caso de nova igualdade no placar, a decisão vai para os pênaltis. O atacante Reinaldo e o meia Maicosuel deixaram o campo contundidos e podem desfalcar o time.

Eles são os principais jogadores do Botafogo e jogaram muito bem neste domingo. O primeiro tempo foi movimentado e emocionante, embora fraco tecnicamente. O Flamengo fez 1 a 0, em pênalti sofrido e convertido pelo lateral-esquerdo Juan, quando o jogo estava totalmente equilibrado. Logo depois, poderia ter ampliado o placar, mas o goleiro Renan salvou o Botafogo com duas defesas difíceis, em chutes de Leonardo Moura e Emerson.

O time alvinegro, então, se recompôs, soube controlar os nervos e contou com o talento do meia Maicosuel para reagir. O zagueiro Juninho, em cobrança de falta, sofrida pelo meia, deixou tudo igual no Maracanã. O Flamengo sentiu o golpe e pagou caro. Levou a virada em seguida. Gol de cabeça do atacante Reinado, cria da Gávea.

No segundo tempo, o Botafogo perdeu Reinaldo e Maicosuel por contusão e, apesar disso, poderia ter definido a partida em contra-ataques. No entanto, falhou na pontaria e sofreu o castigo. Graças a Emerson.

Políticas falham e crime avança no Nordeste de Amaralina

Bairro que reúne Chapada, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas, perde módulos e projetos sociais
Bairro que reúne Chapada, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas, perde módulos e projetos sociais

O Nordeste de Amaralina (complexo populacional com 2.040 m² e que engloba o Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho e Santa Cruz, com 100 mil habitantes) vive o paradoxo de abrigar um povo guerreiro e com forte apelo artístico-cultural, mas vítima da ausência do poder público – com políticas sociais ineficazes e ineficientes. Neste quadro, agrava-se o problema do crime organizado na região.


Passam os anos, e o complexo enfrenta dura realidade: moradores acuados por bandidos armados, que andam pelas ruas matando rivais e demonstram poder para manter espaço no tráfico de drogas. Os criminosos já expulsaram a polícia comunitária da região (dois dos três módulos foram fechados), e, segundo líderes comunitários e comerciantes, um traficante conhecido como Beto Babão, que recentemente teria deixado a prisão, reestruturou o tráfico como crime organizado, após as baixas da disputa entre gangues dos traficantes Eberson Santos, o Piti (morto) e Genilson Lino da Silva, o Perna (recluso na Penitenciária de Catanduva, de segurança máxima, no Paraná).


Segundo relatos a A TARDE, traficantes vêm ameaçando mobilizadores sociais e dificultando ações de resgate da cidadania. Como o projeto Oi Kabum! Salvador, parceria da ONG Cipó – Comunicação Interativa com o Instituto Oi Futuro, que deixou o bairro. Não foi o único motivo, porque já havia um estudo da ONG e do apoiador para mudarmos para o Centro Histórico, mas não podemos negar que o problema existe, relata a coordenadora do projeto, Isabel Gouvêa.


Resta à comunidade de bem, 99% dos moradores, como diz a delegada Jussara Souza (titular da 28ª CP), o estigma de morar em área discriminada, inclusive pelo mercado de trabalho, que estaria sonegando vagas a quem declara ali residir. Empresas de entrega em domicílio recusam pedidos à noite, assim como taxistas, que dispensam clientes.


Rede social – Sem a presença do Estado onde o bairro mais precisa, as localidades estão à mercê das gangues, que, ao sofrer baixas, precisam ser renovadas. Recrutam adolescentes não assistidos pelo governo, prefeitura e famílias, denuncia a diretora do Colégio Santo André (Vale das Pedrinhas), Clarice Pereira dos Santos. Nascida no bairro, professora há 25 anos, ela aponta que é absurda esta falta de atenção. Vale das Pedrinhas e Santa Cruz não têm sequer colégio de ensino médio.


E não falta só colégio. Não temos posto dos Correios, pois alegam que, se abrir, vai ser assaltado, nem Cesta do Povo, sequer campo de futebol ou ginásio de esporte com estrutura decente, acrescenta o padre Renato Filho, há um ano na Paróquia de Santo André. Ele vem tentando construir uma capela na comunidade Nova República (atrás do Parque da Cidade). A Cesta do Povo mais próxima fica fora do bairro, ao lado do Hospital Aliança.


Como a professora e o padre, Gil de Leon, líder comunitário da Chapada, adverte: A Oi Kabum, criada com o Viva Nordeste, foi fechada, entrou em recesso quando um aluno de lá foi morto, ano passado. Não reabriu. Perdemos o Balcão de Justiça e Cidadania, que a Faculdade Ruy Barbosa mantinha, e nunca vi uma viatura da tal ronda escolar.


Sem lazer – Um comerciante de 53 anos diz que o lazer se resumiu a jogar dominó em casa: Gosto de certo bar, mas não o frequento mais por causa do risco, na troca de tiros entre bandidos ou quando a polícia chega. Segundo ele, a ausência de PMs da companhia do bairro (40ª CIPM) nas ruas – que saberiam diferenciar moradores de bandidos – faz com que solicitações (via 190) sejam atendidas pela Rondesp ou Choque: Apontam fuzis para todos e agridem. Quem foi humilhado anteriormente corre ao ver viaturas e pode ser morto, pois ao correr se torna suspeito.


Teria sido assim a morte do porteiro Gilson Barreto, 29, em 17 de outubro. Ao sair de uma festa com amigos, Gilson teria sofrido abordagem de PMs e correu. Em frente do módulo, no Areal, foi morto com oito tiros, de dentro do módulo. Policiais foram avisados pelo rádio, contou o comerciante Agnaldo Santos. Gilson Barreto não tinha ficha criminal nem foi provado que cometia crimes, como acusou a Polícia Militar. Em resposta, parte da comunidade incendiou o módulo, que acabou desativado. Eu mesmo perdi meu filho, Thiago, de 18 anos, em de maio de 2008, morto por PMs lamenta Agnaldo.


Colaborou Luiz Lasserre


Vitoria Campeão, 2009

Vitória foi campeão baiano oito vezes nesta década
Vitória foi campeão baiano oito vezes nesta década

Durante 20 minutos de uma tarde chuvosa, nervosa e violenta, a história do futebol baiano dava ares de que quebraria a rotina de títulos rubro-negros. Foi esse o tempo em que o Bahia esteve vencendo a finalíssima do Campeonato Baiano, no Barradão.
Mas aos 19 minutos do segundo tempo Neto Baiano interrompeu o sonho tricolor de voltar a levantar a taça, o que não faz desde 2001. E no final Ramon sepultou de vez uma ilusão. O Vitória conquistou o oitavo campeonato nesta década.
O empate por 2 a 2 dá bem o tom da drama em que se transformou a partida assistida por quase 30 mil torcedores. E no encerramento, fato lamentável: jogadores brigaram como nos velhos tempos e sobrou pancadaria para muitos coadjuvantes.
Mas, apesar do sangue derramado, o Vitória comemorou a conquista da Taça João Havelange, ex-presidente da FIFA, que não apareceu. Com 21 gols, Neto Baiano consagrou-se como artilheiro do País até aqui.
A partir do próximo final de semana, Vitória e Bahia estarão iniciando a campanha no Brasileiro: O Bahia joga em Pituaçu contra o Paraná; o Vitória vai até Curitiba enfrentar o Atlético.

Incerteza - A chuva que caiu em Salvador desde cedo chegou a lançar dúvidas sobre a confirmação do jogo. Mas esse foi apenas um ingrediente dramático do confronto dirigido pelo gaúcho Leandro Pedro Vuaden.

Como tem ocorrido nos últimos confrontos, o Bahia se sentiu à vontade no Barradão. Construiu o placar de 2 a 0 e chegou bem perto do terceiro. Era a luta de um necessitado de conforto contra outro que se via momentaneamente em apuros.

Pelo lado do Bahia, o técnico Gallo apresentou novidades na escalação que deram resultado: Paulo Roberto apareceu no lugar de Beto e foi dele o passe para o gol de Reinaldo. Ávine entrou na vaga de Rubens Cardoso e marcou o segundo.

Mas enfim a justiça tardia entrou em campo. E de tanto atacar finalmente o Vitória diminuiu com Neto Baiano. Restava manter o placar. Para o Bahia, faltava um novo Raidinei.

Foi então surgiu um novo personagem da partida. Cadu. O atacante reserva não poderia ter escolhido momento menos oportuno para tentar ajudar o time a sair do buraco.

Cadu havia entrado na vaga de Alagoano e no primeiro lance que disputou foi expulso por jogada violenta.