quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Secretaria de Saúde de Itacaré promove ações durante carnaval

Além de muita música, dança e alegria, o Itacaré Folia 2010 terá também ações educativas a fim de prevenir a transmissão de doenças. A Secretaria Municipal de Saúde está organizando atividades específicas para proteger e informar os foliões que estarão na cidade curtindo o carnaval. “Os vendedores ambulantes e barraqueiros também fazem parte do nosso público-alvo”, complementou a secretária Viviane Lopes.

A folia carnavalesca em Itacaré começa a partir deste sábado (13), mas equipes da Secretaria Municipal de Saúde começam seus trabalhos antes. hoje quinta-feira (11), os vendedores ambulantes que trabalharão no circuito da festa participarão de palestra ministrada pela coordenação de Vigilância Sanitária. A conferência está marcada para as 15 horas, na Câmara de Vereadores, e abordará técnicas para evitar a transmissão de doenças por alimentos e bebidas.

Na sexta-feira (12), os agentes da dengue de Itacaré promovem atividades educativas nas praias urbanas. Durante o dia, eles irão da Concha até a Ribeira orientando banhistas e comerciantes. Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Carolina Anunciação, apesar de Itacaré ter registrados índices de infestação baixos no ano passado, a comunidade não pode baixar a guarda ao mosquito transmissor. “Nossa meta é conscientizar todos sobre uma medida simples, que é não acumular lixo. Com recipientes que acumulam água a céu aberto, o Aedes aegypti encontra o ambiente ideal para se reproduzir”, informou.

Durante os quatro dias de festa, equipes da Vigilância Sanitária também intensificarão os trabalhos de orientação técnica e vistoria das barracas de praia. No circuito da folia, serão distribuídos, aproximadamente, 15 mil preservativos masculinos, além de panfletos sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Para a secretária Viviane Lopes, a realização de atividades educativas durante festas populares ajudam a manter a população consciente sobre como cuidar melhor de sua saúde. “A informação é uma das principais ferramentas para a prevenção de doenças. Esperamos que os foliões aproveitem o carnaval colocando em prática medidas simples que ajudam a salvar vidas”, disse a secretária de Saúde de Itacaré.

Estrutura do Itacaré Folia 2010

O Itacaré Folia 2010 acontece deste sábado (13) até terça-feira (16), com atrações variadas. A festa é realizada pelo governo municipal com apoio da Bahiagás. Em frente à Praça São Miguel, será montado o palco por onde passarão quatro bandas por noite. Entre elas estão “O Troco” e “Diamba”, de Salvador. Quem curte música eletrônica, poderá aproveitar a Tenda Mix, que traz estrutura de boate, com sistemas som e iluminação especiais. A animação dos blocos locais e da pipoca será puxada por um mini trio elétrico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...