segunda-feira, 5 de abril de 2010

Igreja Católica promove discussão sobre o Porto Sul em Ilhéus

Ilhéus (BA), 31 de março de 2010 – A Cáritas Diocesana de Ilhéus realiza no próximo dia 9 de Abril um encontro de reflexão sobre o Porto Sul. O evento faz parte da programação da Campanha da Fraternidade deste ano cujo tema é “Fraternidade e Economia: Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24). O debate será no auditório da Justiça Federal, localizado no centro de Ilhéus, a partir das 19h, onde serão discutidos temas relacionados aos impactos sociais, ambientais e os riscos deste projeto para o meio ambiente. O encontro é aberto a toda a comunidade.

A Cáritas é um serviço da Igreja Diocesana que tem o objetivo de promover a ação social, através da criação e funcionamento de serviços paroquiais para o melhor conhecimento dos problemas que afligem a comunidade. A Cáritas quer participar da transformação social tendo como base o desenvolvimento solidário.

O que é o Porto Sul? Porto Sul é um projeto dos Governos Federal e da Bahia que prevê a construção de um porto no município de Ilhéus, na Ponta da Tulha, principalmente para o embarque de minérios. O principal beneficiário identificado até o momento é a Bahia Mineração (BML), uma empresa que detém os direitos de exploração de minério de ferro na região de Caetité (BA).

Segundo os ambientalistas, a região onde o governo pretende construir o porto é Reserva da Biosfera da Humanidade, onde a Mata Atlântica se apresenta em todo seu esplendor. A biodiversidade da região está entre as maiores do mundo, com grande número de espécies encontradas apenas neste bioma. Isto representa um enorme potencial de desenvolvimento de descobertas para a humanidade. É também habitat de espécies animais e vegetais que estão ameaçados de extinção, como o mutum do sudeste, preguiça de coleira, suçuarana e o macaco prego do peito amarelo.

O projeto do Porto Sul também traz forte impacto para a vasta variedade de corais e vida marinha presentes nesta região, por conta de afundamento médio de cerca de 5 metros do fundo do oceano necessário para a construção do píer de embarque.

Além dos impactos ambientais, o projeto de uma nova zona portuária em Ilhéus tem outras consequências econômicas e sociais para as pessoas que vivem e trabalham na região, especialmente no setor turístico.

Sobre a Rede Sul da Bahia Justo e Sustentável:

A Rede Sul da Bahia Justo e Sustentável é uma mobilização de organizações locais e nacionais/internacionais que atuam na região. Seu objetivo é apoiar e estimular iniciativas de desenvolvimento para o sul baiano, baseado nos pilares da sustentabilidade – desenvolvimento econômico, respeito ao meio ambiente e à cultura, e justiça social. Criada em outubro de 2009, a Rede já soma mais de 130 associados, com ações nos campos da economia e geração de renda, da saúde, da educação, do meio ambiente, do turismo, entre outros. Mais informações e formas para associação, pelo site http://redecoalizaosulba.ning.com/

Mais informações sobre o encontro de reflexão sobre o Porto Sul

ilhéus@caritas.org.br

caritasilheus@yahoo.com.br

Assessoria de Imprensa da Rede Sul da Bahia Justo e Sustentável:

P2comunicacoes@gmail.com

redesuldabahia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...