quinta-feira, 31 de março de 2011

Você educa os seus filhos?

Postado por Forquilha
Mais uma vez a fragilidade das famílias, base da sociedade, é exposta por decisões judiciais. Nota no jornal Tribuna da Bahia informa que o juiz da Vara Crime e da Infância de Santo Estevão, aqui na Bahia, baixou a Portaria nº 02/11 criando o Toque Educativo. A medida do juiz José Brandão "veda a prática do bullyng, inibe assédio a meninas nas escolas e proíbe vadiagem ao redor de escolas e ainda obriga presença de pais em reuniões escolares." De acordo com a TB, a violência nas escolas é o crime mais recorrente em Santo Estevão.

Minha confabulação mais uma vez é: o que está acontecendo com as famílias? Por que pais e mães não estão conseguindo educar os seus filhos para serem pessoas com responsabilidade, com tolerância, com solidariedade? Por que não conseguem educá-los para serem cidadãos, pessoas que saibam que os seus direitos terminam quando começam os dos outros?

Fico preocupada com o círculo vicioso que tem girado nas três últimas décadas, período médio em que filhos que cresceram sob exagerada disciplina resolveram dar total liberdade aos seus filhos. Estes, por sua vez, cresceram sem saber o que significa limites em uma relação social e também deixaram seus filhos "soltos", livres para agirem como bem entendessem.

A questão do bullyng, por exemplo, é cometida dentro dos próprios grupos familiares, praticados por irmãos, primos ou tios, sem nenhuma interferência dos pais - nem mesmo pela mãe, que é considerada naturalmente uma leoa na defesa da sua cria.

Em uma família amiga que acompanhei o crescimento das crianças, vi muito isso. E muito contestei e tentei reverter. "Fizeram isso com a gente; agora fazemos com ele. É normal", me respondiam os "agressores", enquanto as crianças choravam. Não havia piedade nem mesmo para a criança que fosse especial. "A gente tá só brincando", argumentavam.

Se na família não é corrigida essa prática cruel, como essas crianças vão ter consciência que o que fazem é errado? Se dentro do lar é costume pais incentivarem os filhos machos a "pegarem" as meninas, como eles terão consciência do que é assédio ou violência sexual? Se os filhos não são cobrados para o cumprimento das suas tarefas escolares, nem mesmo supervisionados, como crescerão distinguindo o que é estudar e o que é vadiar?

O que você pensa sobre isso? Se tem filhos, como os educa? Como foi educado? Venha confabular comigo.

Augusto Castro cobra mais segurança para Itabuna

                                                 Foto – Maurício Barbosa e Augusto Castro
Augusto Castro (PSDB) reivindicou do secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, maior investimento para a região Sul, em especial Itabuna e Ilhéus, que tem apresentado altíssimo índice de violência. O deputado tucano pediu mais recursos, um maior efetivo e melhor infraestrutura para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), além de novos módulos policiais e mais viaturas.
O secretário Maurício Barbosa, durante a audiência com o deputado, informou que iniciará uma série de visitas aos maiores municípios do Estado, começando por Feira de Santana, na próxima semana. Há previsão de que Itabuna e IIhéus sejam os próximos na agenda. A proposta feita por Augusto Castro é que o secretário aproveite a visita para se reunir com a sociedade civil itabunense para apresentar as propostas que tem de combate à violência.
O deputado também solicitou que Itabuna fosse incluída no projeto que a Secretaria de Segurança Pública está finalizando para a criação de Unidade Pacificadora, a exemplo da unidade piloto que está sendo implantada no bairro do Calabar, em Salvador.


Vanda Amorim
Assessora de Comunicação
(71) 9972-2724
(71) 3115-4004
e-mail alternativo: vandaamorim@gmail.com

BAMIN – MINA DE TALENTOS CONVOCA.

Postado Por O SARRAFO

Mina de Talentos: selecionados para os cursos da primeira fase

Confira datas e horários para realizar a matrícula nas primeiras 742 vagas do programa de capacitação profissional

A Bahia Mineração (Bamin) e o SENAI divulgaram, nesta quarta-feira (30/03), a lista de selecionados para os cursos da primeira fase do programa Mina de Talentos, que irá capacitar gratuitamente moradores das regiões de Caetité e Ilhéus para as fases de construção e operação do projeto Pedra de Ferro, da Bamin.

Confira os selecionados para as primeiras turmas, por curso e cidade:

CAETITÉ


·         Auxiliar Civil
·         Carpintaria
·         Marcenaria
·         Operador de Escavadeira
·         Operador de Motoniveladora
·         Técnicas Administrativas

GUANAMBI

·         Auxiliar Civil
·         Carpintaria
·         Marcenaria
·         Operador de Trator
·         Técnicas Administrativas

ILHÉUS

·         Auxiliar Civil
·         Carpintaria
·         Marcenaria
·         Técnicas Administrativas

Atenção: Os candidatos que participaram da entrevista de seleção do curso “Técnicas Administrativas”, no dia 27 de março – e que não estão classificados para a primeira turma do curso – poderão ser chamados para compor futuras turmas do referido curso.

As demais pessoas que se inscreveram para o curso “Técnicas Administrativas” e não foram chamadas para a entrevista de seleção do dia 27 de março, poderão se inscrever em outros cursos do Programa Mina de Talentos quando novas inscrições forem abertas.

As pessoas que se inscreveram nos demais cursos, poderão ser convocadas para formar turmas futuras, exceto para o curso de Marcenaria, que possui turma única.

Matrícula – Os candidatos classificados no Processo Seletivo devem realizar suas matrículas nos horários de 9h às 12h e 14h às 20h, apresentando RG e CPF, nos seguintes locais e datas:

CAETITÉ
Data: 05 e 06/04
Local: Núcleo de Formação Mina de Talentos – Escola Manoel Lopes Teixeira, localizada na Praça Benjamim Teixeira s/nº – Bairro: Ovídio Teixeira (atrás do Posto de Saúde do bairro) – Caetité (BA)

GUANAMBI
Data: 07 e 08/04
Local: Núcleo de Formação Mina de Talentos, localizado na Avenida Governador Nilo Coelho, nº 595 – Bairro: São José – Guanambi (BA)

ILHÉUS
Data: 07 e 08/04
Local: SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, localizado na Av. Ferroviária, 315 – Bairro Iguape – Ilhéus (BA)

O início das aulas será informado no ato da matrícula.

Maior da Bahia – Segundo o SENAI, o Mina de Talentos já pode ser considerado o maior programa de qualificação profissional realizado pela iniciativa privada na Bahia, neste início de década. Além disso, figura entre os cinco maiores do Brasil.

O programa irá capacitar gratuitamente mais de seis mil pessoas, ao longo de todas as fases do programa de qualificação, nas regiões sudoeste e litoral sul do estado. O objetivo é que a maioria seja aproveitada nas fases de construção e operação do projeto da Bamin. Serão mais de cinco mil vagas em cursos capacitantes para a fase de construção e em torno de mil vagas para os cursos voltados para a fase de operação.

Saiba mais sobre o Mina de Talentos em www.bamin.com.br/minadetalentos

Itacaré é escolhido para ser destino indutor do turismo

 
Itacaré acaba de ser incluído na lista dos 50 municípios brasileiros que serão capacitados como destino padrão de qualidade internacional e será vendido como um dos principais atrativos para Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016). As ações para aumentar o fluxo de turistas, nos próximos anos, começaram a ser debatidos nesta quarta-feira, 30.
         Visando preparar o município para atender a demanda de turistas estrangeiros, prevista principalmente para depois da Copa do Mundo, está sendo implantado em Itacaré o plano de Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos.
Ele é desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Marca Brasil, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O plano prevê a capacitação dos atores locais e ampliação dos conhecimentos sobre planejamento estratégico.
        
Etapas
O planejamento para que o município se torne um dos destinos indutores do turismo no Brasil foi iniciado com a realização de workshop, que será encerrado ao meio dia desta quinta-feira, 31. O evento reúne empresários, associações, organizações não governamentais e representantes do poder público municipal.
         O plano prevê execução de cinco módulos e este primeiro será destinado à formação de grupo gestores. Ele debate assuntos como inteligência e capacitação, planejamento e gestão, empreendedorismo e gestão de projetos e sistema de inteligência e competitividade.
         O workshop é coordenado pela consultora do Instituto Marca Brasil, turismóloga Delma de Andrade, que é especialista em gestão de marketing e mestre em antropologia pela Universidade Federal de Brasília. Ela explica que o evento visa elaborar um plano de ação para que Itacaré alcance competitividade internacional.

Bom cenário
Delma de Andrade afirma que na Bahia foram poucos os municípios escolhidos para integrar a lista dos locais indutores para o turismo. “O fortalecimento da governança local e a ampliação dos conhecimentos sobre o planejamento estratégico, conhecer os pontos fortes e fracos, são fundamentais para fazer de Itacaré um dos indutores do turismo internacional no Brasil”.
Delma explicou que a preocupação do Ministério do Turismo não é apenas oferecer os destinos durante a Copa e Olimpíadas, mas depois da realização desses eventos, quando fluxo de turistas estrangeiros deve aumentar 40%. “O município terá um retorno muito bom nos próximos anos”.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou que o município será um grande parceiro do Ministério do Turismo nas ações para fortalecer o turismo da cidade. Ele criticou o fato do trabalho para fortalecer o turismo não ter contado com apoio da administração municipal no passado. “Não posso entender como o município não tenha sido incluído neste planejamento desde 2008”.

Ascom Itacaré
73-9981-2000
73-8866-2913

Você participa da vida escolar do seu filho?

Postado por Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus - comiteducacao.blogspot.com

Você ensina seu filho a gostar de estudar?

Ofereça sempre ajuda. Filhos estimulados pelos pais a fazer as lições de casa têm um desempenho melhor. Atenção: estimular não é fazer as lições por ele, mas ajudá-lo a descobrir as respostas por conta própria.

Quando seu filho erra, você conversa com ele?

Errar, já diz o ditado, é humano. E faz parte da aprendizagem. Se você tiver certeza de que seu filho está errado, peça para ele ler a resposta de novo ou tirar a prova. Nunca, nunca o chame de burro, de lento, de lerdinho. Cada pessoa tem um tempo para aprender – respeite isso.

Você elogia o esforço do seu filho?

Olhe os cadernos e as apostilas dele e mostre interesse pelos trabalhos. Ao perceber que ele se dedicou, dê valor. Afinal, este é o trabalho dele nesta fase da vida.

Você acompanha o aprendizado dele?


Nas reuniões de pais e mestres, pergunte qual conteúdo será desenvolvido em cada matéria. A escola precisa ter um plano curricular, e você e outros pais devem cobrar isso.

Você sabe quais são as notas do seu filho?

Sabe o ditato “não chore pelo leite derramado”? Pois vale aqui. Quanto antes você e o professor virem uma dificuldade, mais cedo poderão providenciar o reforço.

Você lê para o seu filho?

Pesquisas mostram que, quanto antes as crianças tiverem acesso a histórias, melhor será o desempenho delas na escola, por a leitura é base para todas as matérias. Atenção: não obrigue seu filho a ler. A leitura tem de ser um momento de lazer e de prazer.


Cartilhas sobre Educação


Essas dicas foram extraídas da cartilha Guia da Educação em Família, do Movimento Educar para Crescer do Grupo Abril, e fazem parte de uma série que vem sendo reproduzida pelo Blog da Mobilização.

Além de servir de reflexão para mudança de comportamento pelas próprias famílias, pode ser divulgado pelos mobilizadores sociais pela educação em seu trabalho junto aos pais e mães de alunos de escolas públicas.


Leia mais:
Cartilhas sobre Educação do Educar para Crescer/Grupo Abril

quarta-feira, 30 de março de 2011

Prazo para prestação de contas da merenda escolar encerra amanhã

Postado por Cia da Noticia 
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que no dia 31 de março termina o prazo para que Municípios e Estados enviem ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) os documentos que comprovam a utilização dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) no ano passado.
Antes do envio ao FNDE, a documentação deve ser analisada pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE), responsável por elaborar o parecer sobre as despesas efetuadas com os recursos do programa.
Caso a prestação de contas não seja encaminhada dentro do prazo, o FNDE poderá transferir os recursos às unidades executoras das escolas durante 180 dias, com risco de suspensão dos repasses após esse período.
Para a CNM, é importante que os gestores municipais estejam atentos e providenciem o envio da documentação que comprova a utilização dos recursos dentro do prazo, para evitar a inadimplência e a suspensão dos repasses financeiros do programa.





Máquina não é entregue à prefeitura por falta de certidão

Postado Por Cia da Noticia

Alcides Kruschewsky tem uma missão difícil pela frente: liberar a máquina

Uma patrol destinada à Prefeitura de Ilhéus encontra-se até hoje no pátio da CAR, em Salvador, e somente através de uma ação judicial poderá vir trabalhar nas estradas vicinais do município.

A máquina, transferida pelo Governo Federal para o Estado, que repassaria ao Município, não pode ser entregue porque a Prefeitura de Ilhéus não dispõe de certidão negativa no Cauc/Siaf.
Enquanto isso, as obras de cunho social ficam sem ser executadas até que a Justiça Federal conceda uma medida liminar dispensando da apresentação do documento.

A motoniveladora foi destinada a Ilhéus através da então deputada federal Lídice da Mata (hoje senadora) e para tentar liberar o equipamento, o secretário de Governo de Ilhéus, Alcides Kruschewsky, foi a Salvador para manter entendimentos com o diretor da CAR, José Vivaldo Mendonça.

Ainda em Salvador, o secretário Alcides Kruschewsky será recebido pela senadora Lídice da Mata para tratar de outras duas Emendas Parlamentares destinadas o desenvolvimento do turismo, no valor de R$ 760 mil, para infraestrutura em Olivença e o Corredor Gastronômico do Banco da Vitória.

Na mesma reunião, o secretário solicitará a intervenção da senadora para agilizar a liberação dos recursos da emenda para a Construção de obras de infraestrutura para a praia do Marciano, no valor de R$ 640 mil.

Prefeitura e APPI marcam nova rodada de negociação

Postado por Brasilvitrine.com

   Acordo possui divergências em relação aos salários dos servidores
 

Como ainda não houve um acordo entre a Prefeitura de Ilhéus e a APPI/APLB – Delegacia Sindical Costa
do Cacau em relação à pauta de reivindicações da campanha salarial 2001, uma nova rodada de negociações foi agendada para a próxima quarta-feira (6), às 8h30min, com a presença do prefeito Newton Lima. O acordo não foi firmado na sua totalidade devido a divergências nos percentuais de reposição aos servidores da Educação.

Segundo a secretária municipal da Educação, professora Lidiney Campos, o Poder Executivo já concordou em pagar os índices relativos ao reajuste dos salários dos professores, no percentual de 15,85, bem como do ticket alimentação cujo índice será majorado em 6,47%. Esses reajustes serão aplicados a partir de janeiro de 2011 e pagos em folha complementar.
O acordo possui divergências em relação aos salários dos servidores lotados na Secretaria da Educação, cuja reivindicação da categoria é de 15% e o município ofereceu contraproposta de 3,28%, recomposição pelo índice do INPC no período compreendido entre maio e dezembro de 2010. O Poder Executivo também ofereceu um reajuste de 5,91 para o ticket alimentação.

Explica o secretário municipal da Administração, Antônio Bezerra, que vários estudos foram realizados e a contraproposta apresentada está em conformidade com a disponibilidade orçamentária e financeira do Município. “Fizemos diversas simulações do impacto do reajuste nas despesas da Prefeitura e chegamos aos índices que consideramos viáveis dentro da disponibilidade orçamentária”, ressaltou o secretário.

Antônio Bezerra explica que na negociação realizada nesta terça-feira (29) a APPI-APLB apresentou uma nova proposta, para que os servidores fossem contemplados com um reajuste de 10% nos seus salários bem como que o ticket alimentação fosse reajustado no percentual de 6,47%, que corresponde a atualização da inflação calcada no INPC de 2010. Outra proposta feita pelo sindicato é que o Plano de Cargos e Salários dos servidores da Educação seja remetido à apreciação do Poder Legislativo até o dia 20 de abril.

terça-feira, 29 de março de 2011

Alencar deixa exemplo de dignidade e coragem, disse líder do PSB

Por Agencia da Câmara
Arquivo ABr   
José Alencar 1931 - 2011

O ex-vice-presidente da República e empresário José Alencar morreu nesta terça-feira (29), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A morte do político, que lutou durante mais de dez anos contra o câncer, provocou comoção nacional.

Em nota, a líder do PSB na Câmara, deputada Ana Arraes (PE), disse que Alencar deixa o legado de um homem público que deu exemplos de dignidade e coragem. A líder também destacou a contribuição de José Alencar para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Leia a nota:

“José Alencar deixa o legado de um brasileiro e de um homem público que deu exemplos de dignidade e coragem, sobretudo diante das adversidades, sem nunca se entregar à doença, sempre acreditando na vida. Político coerente e dedicado ao trabalho, manteve-se fiel ao propósito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Fica aqui a nossa homenagem a esse grande cidadão, cuja história muito honra a todos os brasileiros.”
Letícia Alcântara/ Repórter

GRANDE SHOW BENEFICENTE EM PROL DO HOSPITAL SÃO JOSÉ

Ilhéus precisa de orações


29 de março de 2011.
*Elias Reis

   Convidamos o povo de Ilhéus a orar pela cidade. A oração deve ser feita de uma forma bem persistente (Lucas 18:1); com ação de graças (Filipenses 4:6); em fé (Tiago 1:5), de acordo com a vontade do supremo (Mateus 6:10), para a glória do Pai (João 14:13-14) e de um coração correto diante do Altíssimo (Tiago 5:16).
   De acordo com a Bíblia, o poder da oração é simplesmente o poder de Deus, o qual escuta e responde às orações. Ele nos manda orar, e promete escutar nossas orações. “Na minha angústia, invoquei o SENHOR, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos” (Salmos 18:6).
   OREMOS: Ó meu pai, livra nossa cidade dos famintos e espertalhões, que eles entendam que o bem público não é pessoal; Ó senhor do universo daí força ao prefeito da cidade para exonerar os secretários preguiçosos, sujos e imorais; Ó senhor fazei que as licitações não sejam orquestradas; Ó Deus do infinito daí luz a Policia Federal para prender os moleques de colarinho-branco envolvidos com a operação vassoura de bruxa; Ó altíssimo daí juízo ao PT ilheense, que a cada dia joga sua história de luta no lixo; Ó papai do céu, intercedei perante a saúde de Ilhéus, caótica e falida; Ó meu rei, iluminai nossos estudantes, carentes de uma educação de qualidade; Ó filho de Maria, fazei que a lei Maria da Penha funcione em Ilhéus; Ó painho, dê sabedoria aos vereadores ilheenses -, que apresentem projetos importantes, que pensem nos munícipes e não apenas nos seus próprios bolsos; Ó mestre dos mestres, tornai nossa imprensa mais séria e menos rastejante ao poder; Ó arquiteto, daí juízo ao vice-prefeito -, que cresça; Ó meu Deus fazei que a ouvidoria da Câmara de Ilhéus funcione; Ó pai eterno que realmente a 2ª ponte, Ilhéus x Pontal, torne-se realidade; Que o Colo - Colo se livre do rebaixamento; Que o Hospital São José se salve; Que a estrada Ilhéus x Buerarema seja recuperada; Que a secretaria de turismo de Ilhéus tenha independência financeira; Que a secretaria de bem-estar social de Ilhéus pague o 13º salário 2010 aos seus servidores; Que o próximo recadastramento da prefeitura municipal de Ilhéus, seja sério e responsável; Que a secretaria de administração de Ilhéus convoque imediatamente os 37 guardas civis aprovados.
   Ó meu querido pai, fazei com que o secretario de transportes do município resolva o problema dos engarrafamentos e cumpra o que prometeu em sua posse; Que nossos religiosos falem menos de dízimo; Que a Bamin cumpra resolver o problema do desemprego em Ilhéus e região; Que Jamil Ocké seja respeitado no PP como presidente; Que o PRB decida com quem vai caminhar -, Dr. Ruy Carvalho ou Newton Cruz; Que o povo tenha vergonha na cara e não vote em políticos aproveitadores; Que o suplente de vereador Marcelo Trotta, tem coragem e busque seus direitos na Justiça; Que a “vereadora” Maria de Lourdes procure aprender qual o papel de uma parlamentar; Que os Promotores de Justiça justifiquem seus altos salários; Que a Maramata pare de se preocupar somente com curso sobre moqueca de robalo.
   Ó filho do Espírito Santo, fazei que Ângela Sousa entenda que ela é deputada e, não vereadora; Que o vereador Paulo Carqueija se manifeste sobre o contrato entre a Prefeitura de Ilhéus e suas lojas, Construir; Que o posto do INSS em Ilhéus pare de maltratar os segurados; Que a Justiça interceda contra a fábrica de fazer dinheiro em Ilhéus, os pardais; Que o vereador Valmir Freitas saiba que ele é vereador de Ilhéus e, não somente de Inema e Newton Lima.
   Ó senhor dos senhores, que a Embasa tenha vergonha na cara e resolva o problema da falta de água em alguns bairros da cidade; Que o Ministério do Trabalho em Ilhéus, cumpra o seu papel fiscalizador; Que os ecos-chatos parem de hipocrisia. Que São Jorge e Nossa Senhora das Vitórias interceda por nós!
   O Senhor todo-poderoso pode agir em qualquer situação; não há nada impossível para Ele (Lucas 1:37).
   AMÉM!

 *Elias Reis é articulista e Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus.
eliasreis.ilheus@gmail.com

segunda-feira, 28 de março de 2011

CAE REPROVA RELATÓRIO DA MERENDA ESCOLAR, ALUNOS DE ILHÉUS PODERÁ PERDER A COMPLEMENTAÇÃO FEDERAL

No ultimo dia 22, as 09:00 horas na Fundação Cultural de Ilhéus, o Conselho da alimentação Escolar do município de Ilhéus se reuniu para avaliação do relatório de 2010 da merenda Escolar dos alunos no município, e reprovaram por unanimidade, por indicios de irregularidades, conforme relatório o município admite que só houve 150 dias de merenda escolar na rede, atribuindo a falta dos 50 dias as paralisações por parte de assembléias de professores, e tambem pela desorganização no calendário escolar daquele ano. Também atribuiu a falta de merenda aos fornecedores que não entregavam. Segundo o CAE o municipio alega que as cooperativas da agricultura familiar também foram culpadas da entrega da merenda das crianças. O fato é que segundo informações que serão divulgadas no relatório que seguirá para o FNDE o municipio de Ilhéus não fechou os convenios com essas cooperativas da agricultura familiar para fornecer as respectivas merendas, que por lei deve ser 30% do consumo das crianças.

I circuito ilheense de Duathlon aconteceu no Bairro Hernani Sá





























Aconteceu sábado, 26/03 no Bairro Hernani Sá o 1º circuito ilheense de Duathlon, com as distâncias de 1,6 km de corrida, 16km de ciclismo e 1,6km de corrida.
O I circuito ilheense de Duathlon é uma realização da superintendência de esportes do muncípio de Ilhéus que nesse evento contou com  o apoio da Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá, a comunidade no entanto parece não valorizar muito esse tipo de evento, haja visto a falta de participação no evento.

Para o superintendente de Esportes da Prefeitura, Alberto Kruschewsky, a primeira etapa do circuito de Duathlon ilheense foi de alto nível, agradando a organização, os competidores e o público presente ainda que em poucos numeros o evento, acredita que no próximo circuito que acontecerá no Bairro do teotônio Vilela o público compareça e valorize essa iniciativa da superintendência de esportes do muncípio. 

Destaque para os Campeões do circuito

Masculino
1º lugar para João
2º lugar para João Paulo
3º lugar para Antonio Marcos

Feminino
1º lugar para Andreza Mota
2º lugar para Rita Marcia
3º lugar para Nashua
Próxima etapa do Circuito ilheense de Duathlon será Bairro Teotônio Vilela em data a ser marcada.

Texto Roberto Corsário
 

sábado, 26 de março de 2011

Prefeito de Ilhéus tem contas rejeitadas

Postado por Agravo Ilheense


Escrito por Ascom   
images/jpg/newtonlima.jpgO Tribunal de Contas dos Municípios concedeu provimento parcial ao pedido de reconsideração das contas da Prefeitura de Ilhéus, da responsabilidade de Newton Lima Silva, relativas ao exercício de 2009.
O relator, conselheiro Paolo Marconi, acatou parcialmente o recurso apenas para modificar trechos do decisório, mantendo a rejeição das contas, a determinação de formulação de representação ao Ministério Público contra o gestor e a multa imputada no valor de R$ 32.153.
A rejeição deu-se em razão do descumprimento da Lei Federal n° 8.666/93, item em que o prefeito é reincidente nos exercícios 2007 e 2008, notadamente, pela execução de despesas de R$ 1.989.862, sendo R$ 1.888.870 por ausência de licitação, em casos legalmente exigíveis, e fragmentação de despesa de R$ 100.992, com fuga ao devido procedimento licitatório, além da reincidência na prática de diversas irregularidades, inclusive no descumprimento de determinação imposta por este tribunal.
No pedido de reconsideração, o gestor conseguiu comprovar a realização de procedimentos licitatórios na ordem de R$ 143.987, restando ainda o pagamento de despesa em desacordo com a Lei nº 8.666/93, no montante de R$ 1.818.206, sendo R$ 1.717.214 por ausência de licitação e R$ 100.992 por fragmentação de despesa.
Em relação à contratação de pessoal sem concurso público, argumentou o prefeito que isso aconteceu para que fossem supridas deficiências do quadro de pessoal na área de saúde e educação e que as contratações ocorreram em situações excepcionais, visando o interesse público, o que não foi suficiente para descaracterizar a irregularidade.
Quanto a divergência no total das receitas orçamentárias de R$ 162.653.398 escriturado na demonstração das variações patrimoniais – DVP e o valor de R$ 162.635.398 contabilizado nos demais anexos exigidos pela Lei nº 4.320/64, não procedem as alegações do gestor de que teria ocorrido erro na análise realizada por esta relatoria, vez que se amparou em nova demonstração das variações patrimoniais com o valor de R$ 162.635.398 que não corresponde com o documento originalmente constante na prestação de contas.
Quanto às outras ressalvas consignadas no parecer, a exemplo do descumprimento da Resolução TCM nº 1.060/05, omissão na cobrança da dívida ativa municipal, ausência do parecer do Conselho Municipal de Educação, relatório deficiente de controle interno e audiências públicas para avaliação do cumprimento das metas fiscais do 1º, 2º, e 3º quadrimestres realizadas fora do prazo legal, não foi encaminhado nenhum documento que comprovasse a regularidade. 

CONSELHO DO FUNDEB VISITA A ESCOLA SONHO MEU

O Conselho Municipal do fundeb, visitou "in loco", a Escola Sonho Meu, no dia  24, que,  apesar de ser uma escola particular, recebe benefícios do município (sublocação de aluguel, funcionários e segurança eletrônica) custeadas com verbas do FUNDEB. Esta visita foi para subsidiar os conselheiros na  hora do parecer ano base 2010. Sendo que para realizar o acompanhamento  dos recursos do Fundeb, o conselho tem atribuição de verificar todos os aspectos relacionados à aplicação dos recursos, podendo requisitar ao Poder Executivo cópia dos documentos que julgar necessário ao esclarecimento de quaisquer fatos relacionados à aplicação dos recursos do Fundo, especialmente sobre: convênios firmados com instituições que não são públicas(comunitárias, confessionais ou filantrópicas, sem fins lucrativos), que oferecem atendimento na educação básica. Os conselheiros confirmaram que a Escola Sonho Meu , apesar de fazer um trabalho social muito importante para a sociedade ilheense, não poderia receber custeio do Fundeb,  por ter também  o caráter privado, já que de modo geral os recursos do Fundo não podem ser aplicados em: educação oferecida por insituições de ensino de natureza privada (cobra-se mensalidade de alguns alunos) que não atendam alunos da educação especial, de creches e pré-escola, e não sejam comunitárias, confessionais ou filantrópicas, sem fins lucrativos e conveniadas com o poder publico. Com relação a parcela vinculada à remuneração do magistério, essa parcela não pode ser destinada ao pagamento de profissionais: integrantes do quadro de magistério do ensino superior ou de etapas da educação básica de responsabilidade de outro ente governamental ou do setor privado(mesmo que de instituição comunitária, confessional, ou filantrópicas convenidas com o poder público).

21º Seminário de Marketing e Propaganda do Sul da Bahia

Inscri��o

sexta-feira, 25 de março de 2011

BAMIN – CONVOCADOS DA MINA DE TALENTOS.

Postado por O Sarrafo

MINA DE TALENTOS: Convocados para entrevista de seleção do curso TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS
Convocados devem comparecer no domingo (27/03) ao local onde fizeram inscrição para participar das entrevistas

A Bahia Mineração (Bamin) e o SENAI divulgaram, nesta sexta-feira (25/03), a lista de convocados para ENTREVISTA DE SELEÇÃO das primeiras vagas do curso de TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS, referentes à 1ª fase do programa de capacitação profissional Mina de Talentos, que irá qualificar gratuitamente os selecionados.
O resultado geral com os convocados para ocuparem as primeiras 742 vagas da 1ª fase do programa – incluindo a lista de aprovados na entrevista de seleção do curso de Técnicas Administrativas – será divulgado no dia 30 de março.
Conheça os convocados para a ENTREVISTA de seleção do curso de TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS de acordo com a cidade onde será ministrado o curso:
Convocados para entrevista em CAETITÉ
Convocados para entrevista em GUANAMBI
Convocados para entrevista em ILHÉUS
Para participar da ENTREVISTA, os convocados devem comparecer, no DOMINGO (27/03), ao mesmo local onde fizeram sua inscrição e no horário indicado na lista.
Primeira fase – Nesta 1ª fase do Mina de Talentos, para o curso de Técnicas Administrativas, serão oferecidas 36 vagas em Caetité; 18 vagas em Guanambi e 54 vagas em Ilhéus.
Até o final do programa, serão oferecidas 100 vagas para este curso, em cada uma das três cidades.
O total de vagas para os cursos oferecidos na 1ª fase do Mina de Talentos é de 742, divididas entre os cursos de Auxiliar Civil, Carpintaria, Marcenaria, Técnicas Administrativas, Operador de Escavadeira, Operador de Motoniveladora – Patrol e Operador de Trator. As listas com os convocados serão divulgadas no dia 30 DE MARÇO.
Saiba mais sobre o programa Mina de Talentos em www.bamin.com.br/minadetalentos

Fonte: http://www.bamin.com.br/noticia.php?cod=83

Projeto incentiva fabricação artesanal de instrumentos musicais

 Agencia da Câmara

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7973/10, da deputada licenciada Maria do Rosário (PT-RS), que isenta artesãos, luthiers, microempresas e empresas de pequeno porte do pagamento do Imposto de Importação e das contribuições sociais para o Pis/Pasep e Cofins incidentes sobre matérias-primas e ferramentas usadas na fabricação artesanal de instrumentos musicais e de seus acessórios.
Luthier é o profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância, como violinos, violas e violoncelos.
Segundo o projeto, a isenção só será concedida às matérias-primas e ferramentas fadquiridas por cidadãos residentes e domiciliados no Brasil e por microempresas e empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e com sede no País. O projeto altera a Lei 10.865/04.
Estímulo à produção
Maria do Rosário explica que o objetivo da proposta é estimular a produção de bens de valor cultural. "A música brasileira e o talento de nossos artistas são reconhecidos internacionalmente, tanto nos seus gêneros populares - samba, MPB - como no erudito. Porém, o mesmo não ocorre com os instrumentos musicais nacionais", afirma a autora. Ela lembra que diversos artistas brasileiros utilizam instrumentos musicais importados pela qualidade ou pela relação custo/benefício.
Com as isenções das contribuições sociais, segundo Maria do Rosário, o talento brasileiro para fabricação de instrumentos musicais também será valorizado. Ela afirma que a medida vai facilitar a aquisição de instrumentos musicais de qualidade, já que o custo de produção será reduzido. Outra consequência positiva, segundo ela, será o estímulo ao surgimento de novos artistas.
Em relação à isenção do imposto de importação, o objetivo principal é reduzir o desequilíbrio na concorrência com o produtor estrangeiro, principalmente o chinês. "Alguns instrumentos necessitam de madeiras disponíveis apenas em regiões frias, o que torna obrigatória a importação de matéria-prima. O mesmo ocorre com algumas das ferramentas", diz Maria do Rosário.
Tramitação
O projeto tramita em conjunto com o PL 3623/08, que reduz a tributação de instrumentos musicais. As propostas tramitam caráter conclusivo e serão analisadas pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Pierre Triboli

CATEGORIA DELIBERA POR PARALISAÇÃO












 
Os trabalhadores em educação da rede municipal de ensino deliberaram, em assembleia, na manhã de hoje, por paralisar as atividades nos próximos dias 28 e 29 de março.
A categoria não aceitou a proposta de reajuste de 3,28% para os servidores de escola, assim como o reajuste de 5,91% do ticket alimentação.
Quanto ao Plano de carreira, os servidores querem o envio imediato à Câmara de Vereadores do projeto de lei que já foi consensuado entre o Executivo e a APPI.

PRÓXIMA ASSEMBLEIA: 29/03, ÀS 15 H., NO IME. 
 

Em encontro com Dilma, estudantes defendem mais dinheiro para a educação

Credito: InfoMoney

SÃO PAULO – Em encontro com a presidente da República, Dilma Roussef, representantes da UNE (União Nacional dos Estudantes) e da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) defenderam mais investimentos na educação.
Segundo publicado pela Agência Brasil, as duas entidades pedem a mudança de alguns pontos no PNDE (Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação), que prevê o investimento de 7% do PIB (Produto Interno Bruto) no setor até 2020. Os estudantes querem que esse percentual seja de 10%, conforme deliberado na Conferência Nacional de Educação.
Além disso, as lideranças estudantis pediram à presidente a ampliação para 50% do percentual do Fundo Social do Pré-Sal que será destinado à educação.

Simpatia
De acordo com os representantes dos estudantes, a presidente Dilma não se comprometeu diretamente com as reivindicações, mas manifestou simpatia pelas ideias, o que deu esperanças aos participantes do encontro.
“Saímos confiantes em relação ao pré-sal. Se conquistamos isso no Congresso Nacional, acreditamos que ela não vetará”, disse o presidente da UNE, Augusto Chagas.

Deputado critica proposta do governo de financiamento para educação

 Agencia da Câmara

 

Definição dos integrantes da comissão especial que analisará o projeto do novo Plano Nacional de Educação deve ocorrer na semana que vem.
Leonardo Prado
Ivan Valente
Valente: Brasil precisa de menos R$ 180 bilhões para cobrir deficit educacional.
 
O deputado Ivan Valente (Psol-SP), autor de uma das propostas debatidas para o último Plano Nacional de Educação (PNE), que vigorou até 2010, criticou a intenção do governo de aumentar o investimento público na área de 5% para 7% do PIB até 2020. A meta está prevista no Projeto de Lei 8035/10, do Executivo, em análise na Câmara, que estabelece o novo PNE, com objetivos para o setor de 2011 a 2020. O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou ontem, na abertura dos trabalhos da Comissão de Educação e Cultura, que o custo total para o cumprimento do novo plano será de R$ 80 bilhões. Conforme Valente, seriam necessários pelo menos R$ 180 bilhões “para cobrir o passivo educacional brasileiro”.
Veja as principais metas previstas na proposta do governo
Haddad disse também que organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), recomendam um investimento entre 6% e 8% do PIB. Mas, para Valente, esses parâmetros não valem para o Brasil. “Os países que hoje precisam aplicar esse percentual em educação já cumpriram etapas que ainda não cumprimos. Aqui, temos de universalizar a educação básica, erradicar o analfabetismo, melhorar a remuneração dos professores, expandir muito mais o ensino superior. O deficit educacional é muito grande”, argumentou.
Brizza Cavalcante
Angelo Vanhoni
Vanhoni: custos serão analisados ao longo do debate sobre o PNE.
 
Na opinião do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), que está cotado para a relatoria do projeto, não há como avaliar neste momento se o valor proposto pelo governo é suficiente, já que as políticas previstas no PNE e seus custos serão examinados ao longo dos debates na Câmara. “O importante é que o Congresso, pela primeira vez na história, está tendo a chance e a responsabilidade de discutir e decidir metas qualitativas, quantitativas e o suporte financeiro necessário para as políticas de educação”, destacou.
Já o líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), acredita que os valores investidos pelo governo em ações de educação não devem ser o tema principal das discussões sobre o novo PNE. “Não adianta fixar em 7% ou 10% do PIB o valor a ser aplicado pelo Estado se não houver aprimoramento na execução do plano”, afirmou. Segundo Nogueira, as estratégias para o alcance das metas é que devem pautar as discussões do Congresso.
Comissão especial
Arquivo - Brizza Cavalcante
Duarte Nogueira
Nogueira: definição de estratégias para o alcance das metas deve pautar discussões.
 
O novo PNE será discutido por uma comissão especial criada na última terça-feira (22), antes de seguir para o Plenário. Até a próxima semana, os partidos indicarão seus representantes para o colegiado. No total, serão 30 titulares, que deverão eleger o presidente do grupo. Só então a comissão decidirá como será a relatoria do projeto – se haverá um só relator para toda a proposta ou se o texto será subdividido em temas, com relatores específicos para cada um deles. A expectativa de Angelo Vanhoni é a de que essas etapas estejam concluídas até o final de março.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Marcelo Oliveira