sexta-feira, 29 de abril de 2011

SALÁRIO DO MÊS DE ABRIL - Trabalhadores em Educação

Segundo o secretário da Fazenda da Prefeitura Municipal de Ilhéus, o salário dos Trabalhadores em Educação, do quadro efetivo, estará disponível em conta corrente, amanhã, 30 de abril de 2011.

Câmara fortalece participação popular no processo legislativo

Agencia da Câmara

A Câmara vai inaugurar, no próximo dia 10, um programa que buscará fortalecer a participação popular no processo legislativo. O objetivo é consolidar as manifestações recebidas pela Casa – em seus diversos canais de interatividade – em documentos temáticos, que serão distribuídos aos deputados ligados a cada assunto e colocados para consulta na internet. A TV Câmara e a Rádio Câmara também vão promover, de maneira conjunta e ao vivo, um programa mensal de debates sobre esses temas com deputados, convidados e populares.
O primeiro programa será sobre a reforma politica em discussão na Casa e deverá contar com a participação do presidente da Comissão Especial  da Reforma Política, deputado Almeida Lima (PMDB-AL), e com o relator do colegiado, deputado Henrique Fontana (PT-RS).
“Queremos que a opinião e as sugestões da população cheguem à área legislativa de forma organizada e sistematizada”, explicou a coordenadora do projeto, Patricia Roedel, que também é diretora-adjunta de Comunicação da Câmara. “Hoje o deputado precisa ter uma postura proativa para acessar os instrumentos de participação popular que existem; nós queremos facilitar isso, fazer com que as propostas cheguem até ele”, acrescentou.
Entre os instrumentos de interação existentes, ela lista as redes sociais (Twitter, Facebook e Orkut), enquetes, chats, comentários de leitores nas notícias divulgadas pela Agência Câmara e a participação popular sob mediação dos deputados em audiências públicas.
A TV Câmara produz ainda dois programas com foco na opinião da população sobre temas em discussão na Câmara: Expressão Nacional e Participação Popular. As ligações feitas para o Disque-Câmara (0800 619 619) também serão incluídas no projeto.
Reportagem – Rodrigo Bittar
Edição – João Pitella Junior

Estradas distritais de Ilhéus pede socorro








Distritos da Zona Sul de Ilhéus  se encontram em calamidade diante das chuvas que caem na região, as estradas sem manutenção devida é quem traz mais transtornos á aqueles que ali habitam.
Sem poder escoar seus produtos, os compradores não se habilitam a ir buscá-las, os pequenos agricultores perdem tudo e vão acumulando prejuízos.
Há necessidade urgente de uma intervenção por parte do poder público.
Os hortifrutigranjeiros já começam subir na zona urbana por falta de escoamento dos produtos pelos distritos.

Moradores do vilarejo conhecido por Cururutinga se encontram sem transporte a duas semanas, tendo que andar a pé quase que duas horas para pegar o onibus, a empresa que atende o transporte local alega que a estrada está muito mal, segundo depoimento de alguns moradores e não querem correr riscos com seus ônibus. 

Ante ontem diz a moradora Erisvalda "minha mãe veio num ônibus que atolou e só conseguiram tirar o ônibus depois de oito horas da noite, assim fica dificil" concluio ela.

Veja abaixo fotos do transporte coletivo atolado nas precárias estradas desses distritos, até quando vai perdurar essa situação.

DEFESA CIVIL DE ILHÉUS PEDE SOCORRO!!!‏

 Postado por Urbis Noticias
A defesa civil é o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar a moral da população e restabelecer a normalidade social.

A Estrutura de Defesa Civil de Ilhéus foi instituída nos moldes do Sistema Nacional de Defesa Civil apenas a partir da Lei nº. 3.519, de 02 de fevereiro de 2011, PASMEM, 02 de fevereiro de 2011. Mesmo com tantos casos de quedas de barrancos, 02 crianças mortas, por queda de barranco em conseqüência de ocupação desordenada de encosta na 8ª Travessa da Av. Esperança em 2009. Somente em 2011 é que o Executivo Municipal aprovou através de Lei a organização da Defesa Civil do Município de Ilhéus como preconiza a Legislação Nacional.

PASMEM que somente depois das chuvas ocorridas nos dias 21 e 22 de março, em que vários barrancos caíram, casas foram danificadas, 112 mm de chuva, é que o Executivo Municipal de Ilhéus nomeou como Coordenador da Coordenação Municipal de Defesa Civil (COMDEC), o competentíssimo Engenheiro Plínio da Hora, que tem que se virar para desempenhar suas funções na Secretaria de Trânsito e como Coordenador de Defesa Civil.

PASMEM em saber que ele não tem uma sala, auxiliar, nem computador, nenhuma estrutura ou condições para desempenhar essa missão. A Defesa Civil se resume a um engenheiro, que por mais que seja competente e entenda do assunto, não pode fazer nada além de visitar os locais onde por causa das chuvas dos últimos dias, tem se tornado área de risco para moradores nos morros de Ilhéus.

PASMEM em saber que apesar das chuvas intensas que tem caído, desde ontem feriado, como amanhã sábado e no domingo, cidadão algum terá a Assistência da Defesa Civil de Ilhéus, em o Prefeito, nem o Vice, nem os seus parentes e amigos (será que lembraram disso), pois como não há nenhuma estrutura, o telefone de contato que é da Secretaria de Serviços Urbanos, não funciona nos feriados e finais de semana, somente em dias úteis. 32342500/3234 5083. O funcional de Plínio é 8854 6947.

Durante o expediente administrativo, quem tiver conhecimento desses números, que não foi informado para a população, vai ser atendido por uma funcionária muito simpática que vai anotar os dados e informar para os nossos queridos Carlinhos Freitas ou Dema, que ligarão para o Plínio, que tentará conseguir um veículo para verificar a situação.

Durante uma entrevista em uma rádio Carlinhos Freitas, em dia útil, falando sobre o assunto, desafiou o entrevistador que ligasse para o número indicado por ele como sendo da Defesa Civil, quando o entrevistador ligou, chamou e nada! Se for final de semana...

Pela definição legal as ações de Defesa Civil compreendem 4 fases: Preventiva, de socorro, Assistencial e recuperativa.

Pela Lei, a competência sobre Defesa Civil recai sobre a União, Estados e Municípios.

A União coordena o Sistema Nacional, o Estado tem seu órgão que é a CORDEC, cada Município deve criar os seus, que são o COMDEC e o NUDEC.
Aos municípios cabem as quatro ações: Preventiva, de socorro, Assistencial e recuperativa.

Salvador tem a CODESAL com toda estrutura para funcionar, toda a População sabe o número do telefone de emergência 24h, que é 199. Qual é o de Ilhéus?
Ao Corpo de Bombeiros cabem as ações preventivas e de socorro (salvamento ou resgate), ao Estado da Bahia através da CORDEC, que tem sua estrutura própria, as ações preventivas assistências e recuperativas, nos casos que os desastres assumam proporções catastróficas como enchentes secas incêndios florestais que ultrapassem a capacidade das estruturas dos municípios. E de socorro em parceria com o Corpo de Bombeiros.

A Prefeitura de Ilhéus tem gastado dinheiro fazendo propaganda de que está realizando obras de contenção, que é ação preventiva, porém, em decorrência de não ter se agido preventivamente para impedir a ocupação desordenada de encostas. Salientando que a verba é Federal. Onde está verba para Defesa Civil no Orçamento?
Gasta-se dinheiro com propaganda. Quanto se gastou em ação preventiva através de material educativo para a população na área de Defesa Civil? ou para informar ao povo o telefone do serviço?

É preciso uma gestão de recursos, um planejamento estratégico público, uma política pública de governo, e não uma política de governo, que se resume a enfrentar e tentar resolver crises, o povo tem que cobrar do poder executivo e legislativo isso.
Há necessidade de um Planejamento Estratégico de longo prazo, deixando de lado esses planos de governo que não priorizam nada e só visam mostrar serviço para a reeleição ou a eleição do candidato do Prefeito.

Tenho dito

Bombeiro Militar

“VIDAS ALHEIAS E RIQUEZAS SALVAR" "A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR“

O PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO (PRB) convida V.Sª. a participar de um encontro com vista às eleições de 2012.

O evento contará com a presença do Presidente Regional, Deputado Federal Marcio Marinho, o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, Deputados Estaduais, Deputados Federais (Acelino POPÓ), Vereadores e Lideranças Políticas. Na oportunidade, será realizado o ato de filiação de importantes personalidades políticas da sociedade ilheense, dentre elas o Dr. Ruy Carvalho.

Local: Câmara Municipal de Ilhéus

Data: 30 de abril de 2011

Hora: 9h

Itacaré prepara atletas para as Paraolimpíadas de 2016

  Legenda: Marta Ferreira (à direta) recebe elogios do presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.

Os canoístas de Itacaré poderão se preparar melhor e terão muito mais chance de ocupar o lugar mais alto do pódio nas competições nacionais e internacionais nos próximos anos. A expectativa de uma evolução ainda maior do esporte no município é por conta da implantação de dois núcleos de iniciação esportiva.
Um dos núcleos será destinado à preparação de atletas para as Paraolimpíadas de 2016. A outra unidade será para Canoagem de Velocidade, categoria que o município tem vários atletas de ponta. A presidente da Associação de Canoagem de Itacaré, Lucilene Oliveira, afirma que os investimentos chegam em boa hora.
Além de canoístas de ponta como Marta Ferreira, Eliac dos Santos, Maico Ferreira, Rodrigo dos Santos, Arildo da Conceição, Jadson de Jesus, Jeferson de Jesus, Márcio  Barbosa e Vilson Conceição, a Associação de Canoagem de Itacaré tem 90 atletas em formação.
São crianças e adolescentes que sonham em conquistar medalhas nas Olimpíadas de 2016.  Hoje, apenas 12 canoístas são beneficiados como o Bolsa Atleta, uma ajuda financeira concedida pelo governo federal. Para Lucilene Oliveira, os novos investimentos anunciados para a canoagem vão significar melhores condições de treinamento. “Vendo o BNDES colocando esse programa nosso município como um dos prioritários gratifica mais ainda”.

Paracanoagem
Nesta semana o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, comentou que a paracanoagem brasileira tem conquistas importantes, mas ainda está carente de atletas de ponta. Para ele, essa realidade será mudada com o investimento de cerca de R$ 3 milhões na modalidade, que está ganhando cinco núcleos, sendo um em Itacaré.
Tomasini Schwertner destacou que o Brasil conta com dois grandes atletas na paracanoagem que, com os investimentos, serão ainda mais competitivos. Um deles é Marta Ferreira. “Temos dois campeões mundiais: Fernando Fernandes e a Martinha - a Martinha é de Itacaré. Então, todo esse trabalho que já foi feito, tá sendo melhorado”.
A canoísta a qual o presidente da Confederação Brasileira se refere é considerada a melhor atleta em sua categoria. Ela é pentacampeã brasileira, campeã sul-americana e campeã mundial, entre outras conquistas importantes. Outro atleta da paracanoagem de alto nível é Arildo da conceição.
 
Acesse o site www.itacare.ba.gov.br
--
Ascom Itacaré
73-9981-2000
73-8866-2913

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Vereador Jose Reynaldo pede atenção para os moradores dos distritos abandonados de Ilhéus

Jose Reynaldo, Pescador Vereador, súdito, acima de tudo, exerce o mandato do povo para o povo, ontem na câmara de Vereadores de Ilhéus retratou sua preocupação com os irmãos que acreditaram nele, aqueles que se adentram nas mais longínquas moradias do nosso município, munícipes que habitam as pontas dos Ilhéus, que não são assistidos pelo seu patriarca maior, e que são enxergados pelos co-irmãos, seja na infra - estrutura, seja na assistência educacional, saúde, e social. Zé Neguinho como é chamado e conhecido usou da tribuna da câmara para lamentar a falta de compromisso do executivo para com essas comunidades que sobrevivem por encontrarem nos municípios vizinhos, apoio, portanto a evasão de títulos eleitorais para as cidades circunvizinhas de Ilhéus. Zé acredita que através do seu pronunciamento na câmara de vereadores possa sensibilizar aqueles que não querem saber de quem mora no Serrado, Inema, Pimenteira, Banco Central, etc... por que os apadrinhadores irão sempre recorrer sem ganhar nada em troca. Parabéns Zé neguinho, se a casa tivesse, em todos, comportamento ilibado como o que você demonstrou, bastavam apenas os Zés, os manés deixaríamos de fora.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Até quando as escolas de Ilhéus irão conviver com lixões ao seu redor


          Esse é o mais novo lixão da cidade, sabe onde fica? ao lado da Escola e Fundação Fé e Alegria,  no Bairro nossa Senhora das Vitórias, e que tambem é administrada pelo município.

Quanto descaso pelos nossos filhos, quanta falta de respeito ao jovem que um dia será o cidadão dessa terra, em quem eles irão se espelhar ambientalmente falando? Triste Ilhéus, triste estou, voce, nossos filhos, nossos netos, nossas sementes. Que podemos fazer para dizer que te amamos Ilhéus, que voce é dos nossos filhos, e que precisamos pensar nos filhos do amanhã.

Aqui o primeiro lixão "CAIC" mais de 05 anos prejudicando a saude das crianças da Educação Infantil sem que o poder público tome nenhuma providencia para acabar com os lixões.

                                        Esses dois jovens estudantes tem direito vamos respeitar.


Escolas têm até 26 de abril para aderir ao programa Mais Educação

Do Blog comiteducacao.blogspot.com

 Postado por Blog da Mobiização

As escolas públicas de educação básica pré-selecionadas para participar, em 2011, do programa Mais Educação podem aderir ao programa e apresentar planos de trabalho até 26 de abril. Em todo o país, foram pré-selecionadas 16 mil escolas para receber recursos do programa, e a proposta do Ministério da Educação é atender 15 mil escolas e oferecer educação integral a cerca de 3 milhões de alunos neste ano. Até o momento, em torno de 14,3 mil estabelecimentos públicos de ensino aderiram.

O principal objetivo do Mais Educação é garantir às crianças da educação básica outros espaços e oportunidades de aprendizado. Para que seja aceita no programa e receba recursos do MEC — em média, R$ 37 mil por unidade escolar —, a escola precisa informar o número de alunos a serem atendidos, indicar as atividades oferecidas, apontar quantos monitores serão necessários e quem vai coordenar a educação integral.

Os dados devem ser registrados no sistema de informações integradas de planejamento, orçamento e finanças do MEC (Simec), ao qual a escola tem acesso por meio de senha.

Com base na quantidade de estudantes informada pela escola, o MEC determina o valor dos recursos a serem enviados. O repasse, em cota única, cabe ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Criado em 2007, o programa Mais Educação começou a funcionar efetivamente em 2008. Desde então, passou de 386 mil para 2,2 milhões de estudantes atendidos em tempo integral, especialmente no ensino fundamental urbano.   

Confira a relação de municípios e escolas que podem incluir estudantes no programa.

Destino Itacaré é divulgado no Brazil Internacional Tourism

                  Itacaré participa de evento internacional no Rio de Janeiro.
Os atrativos de Itacaré foram apresentados para operadores de turismo, jornalistas, investidores, empreendedores internacionais, executivos do mercado coorporativo e de congressos dos cinco continentes durante a oitava edição do Brazil Internacional Tourism Exchange (BRITE).
O evento foi realizado de 15 a 17 deste mês no Rio de Janeiro e Itacaré foi o único município do interior da Bahia a participar. Salvador foi o outro destino no estado divulgado no estande montando pela Secretaria de Turismo da Bahia (Bahiatursa).
A secretária de Turismo de Itacaré, Diana Quadros, aproveitou o BRITE para manter contato com 80 operadores/agências de turismo, que a partir de agora receberão notícias do destino com regularidade. A secretária também trocou informações com gestores de oito estados, abrindo possibilidade para o intercambio.
Além de outras regiões do Brasil, o destino Itacaré foi divulgado para o mundo. O estande do município do sul da Bahia foi um dos mais visitados, sendo que mais de 4 mil pessoas passaram pelo local em três dias.

Feira
O BRITE contou ainda com uma feira de turismo para o mercado interno, um Fórum de Capacitação Profissional e uma rodada de negócio com players internacionais/buyers interessados em investir no setor e pré-tours contemplando os principais destinos brasileiros.
Os organizadores explicaram que o objetivo do evento foi mostrar a diversidade de destinos turísticos brasileiros e promover o intercâmbio comercial de turismo receptivo envolvendo todo o trade turístico brasileiro e operadores estrangeiros.
Durante o BRITE também foram debatidas as ações que estão sendo implantadas para a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. De acordo com o Ministério do Turismo, Itacaré será um dos municípios escolhidos para sediar um dos seminários sobre a Copa do Mundo. Itacaré também quer servir de base para uma das delegações estrangeiras.

ASCOM: ITACARÉ

Melhor idade de Camamu tem um dia de recreação em Itacaré

                        Idosos participam de dia recreativo em Itacaré.
A presidente do Clube da Melhor Idade Alegria de Viver, Ametista Maria Gomes dos Reis, e a Secretária de Desenvolvimento Social de Itacaré, Flávia Oliveira, recepcionaram nesta quarta-feira, 27, 150 idosos que participam do Programa Hiperdia desenvolvido pela Prefeitura de Camamu em parceria com o Ministério da Saúde.
Pela amanhã os idosos participaram de diversas atividades recreativas no Clube Municipal de Pirajá e tomaram café oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Itacaré. À tarde eles fizeram city tour por Itacaré e participaram de atividades físicas em uma pousada da cidade.
Ametista Maria Gomes destacou a importância das atividades proporcionadas aos amigos de Camamu. “São momentos como estes, de muito lazer, que nos fazem mais felizes, que nos livram de muitas complicações de saúde”, observou.  Ela contou que em Itacaré são cerca de 80 pessoas cadastradas no Clube da Melhor Idade Alegria de Viver.
Ametista informou que o clube tem um calendário de eventos que são realizados em datas comemorativas e que no próximo domingo, Dia Mundial do Trabalho, será promovido um café da manhã para os associados. “Estamos trabalhando para, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, ofertar vários serviços para as pessoas com mais de 60 anos”.

Qualidade de vida
A coordenadora do Programa Hiperdia da Prefeitura de Camamu, Charlene Moreno, disse que o dia de recreação em Itacaré faz parte da estratégia para promover qualidade vida para as pessoas com mais de 60 anos. Charlene disse que o encontro também serviu para reunir as pessoas da sede e distritos de Camamu.  
Ela explicou que Camamu tem 700 pessoas da melhor idade cadastradas no Hiperdia, programa que oferece atividades como hidroginástica, massagem, palestras, jogos e serviços de saúde para os idosos. “Tudo isso visando o combate a doenças como Diabetes e Hipertensão. Sempre promovemos eventos como estes de hoje”, finaliza.

Acesse o site www.itacaré.ba.gov.br

--
Ascom Itacaré
73-9981-2000
73-8866-2913

terça-feira, 26 de abril de 2011

Prefeitos pedem votação de projeto que adia proporcionalidade do FPM

Agencia da Câmara

Cerca de 50 prefeitos ligados à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) estiveram na Câmara nesta terça-feira para pedir a líderes e ao presidente da Casa, deputado Marco Maia, a inclusão na pauta do Plenário do Projeto de Lei Complementar 141/07, que adia a redução de repasses da União para as cidades que perderam população de acordo com o Censo de 2010. Pela legislação atual, a redução dos repasses dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será aplicada imediatamente. Os prefeitos das cidades que perdem recursos querem que a redução seja gradual – de 10% ao ano, por dez anos.

O coordenador parlamentar da CNM, Zulmir Rach, disse que dez líderes assinaram o requerimento de urgência do projeto, que deverá ser votado nos próximos 15 dias.

"No caso do meu município, que vai perder R$ 3,6 milhões neste ano, só perderemos 10% se o projeto for aprovado. No próximo ano, 20%. Isso daria tempo pra gente ajustar as contas públicas. No meu caso, estamos em dia com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Acontece que, com essa perda, a gente já vai começar neste semestre a não cumprir o coeficiente da lei relativo ao gasto com pessoal, porque houve queda na receita, e o gasto com pessoal se manteve. Então, esse projeto é muito importante para que os municípios possam se adequar a essa nova realidade", disse o prefeito de Cumaru (PE), Eduardo Tabosa.
O PLP 141 já tramitou pelas comissões e pode ser votado a qualquer momento pelo Plenário, se houver acordo entre os líderes.

Os prefeitos defendem, entretanto, a aprovação de uma emenda com conteúdo equivalente ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 605/10, do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS). Essa proposta foi elaborada a partir de sugestão da CNM.

Os prefeitos argumentam que, para apressar a tramitação, preferem a aprovação do PLP 141 com emenda, em vez do PLP 605 (cujo texto defendem). Em ambos os casos, a proposta precisará ser votada novamente pelo Senado.
* Matéria atualizada às 13h50
Da Reportagem
Edição - Wilson Silveira

Ministro prestará esclarecimentos sobre fraudes na educação

Agencia da Câmara
A Comissão de Educação e Cultura realizará audiência pública com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para prestar esclarecimento sobre as fraudes e falhas na fiscalização do sistema de educação. A iniciativa de convidá-lo foi do deputado Rogério Marinho (PSDB-RN).

O ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage Sobrinho, admitiu, em reportagem publicada pelo jornal O Globo no último dia 29, que “a educação e a saúde têm a pior fiscalização” do setor público. Segundo ele, esses ministérios não agem para coibir irregularidades. Só na saúde, foram desviados R$ 662 milhões em quatro anos, como mostrou a reportagem.

Para resolver o problema, a CGU propõe a criação de um portal capaz de unificar informações cadastrais e controlar todos os repasses financeiros aos municípios e às prefeituras. Assim, a sociedade teria acesso a todo o movimento do dinheiro usado na educação e na saúde, e isso evitaria fraudes, segundo o órgão.
A audiência ainda não tem data marcada.
Da Redação/JPJ

Ações de inspeções nas escolas municipais de Ilhéus,

Texto extraido da publicação em 18/04/2011 do O MP e os Objetivos do Milênio, fotos por Editor do Tresilhasilheos.


                                 O monte de barro ficou colado ao muro, dando contraste a pintura






                                              Janela só existe a grade de proteção

                        Essa outra mesmo fechada as crianças apreciam a natureza lá fora
                                                        Ventilador decorativo

                                                  Rachaduras no reboco da parede
                                         Luminária queimada pelo salitre
                                                      Janela meia banda



                                         Tanque desativado no chão oferecendo perigo as crianças

                             vaso interditado com fita adesiva desde a primeira visita da fiscalização


      Funcionário do Ministerio Público a procura de 02 tanques de fibra azul  para armazenamento de agua potável.

                               Ao fundo os tanques de amianto que abastece a escola Jose Haroldo


                                    Tanque encontrado em uma sala, sem ainda ser instalado
                           O outro tanque jogado ao lado de um quarto lateral area verde da Escola

                                    Apartir daqui são fotos da Escola IME da Princesa Isabel



             Deposito de alimentos bem cuidado e com gestão de responsabilidade, respeito ao que é público



    Trasformador da Coelba se encontra a pouco mais de um metro de uma sala de aula - IME da  Princesa Isabel
 Em 18-04-2011, outras três escolas municipais de Ilhéus foram inspecionadas pela Juíza da Vara da Infância e da Juventude de Ilhéus, Sandra Magali Brito Silva Mendonça. Foram elas: Odete Salma, Nova Jerusalém e Batista Memorial, todas no Bairro Malhado.
Os parceiros do Programa O MP e os Objetivos do Milênio acompanharam a inspeção, notadamente Conselho de Acompanhamento do Fundeb, Conselho de Alimentação Escolar, CREA/BA, Comissão Permanente de Educação da Câmara de Vereadores, Secretaria de Educação, Procuradoria Geral do Município, 68ª Companhia de Polícia Militar, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Ministério Público da Bahia.
Apesar do prazo concedido judicialmente, somente as escolas Princesa Isabel e José Haroldo foram reformadas. O Município de Ilhéus alega que reformou outras escolas e pede que sejam consideradas, em substituição ao Caic, Centro Comunitário Dr. Nelson D´Oliveira, Odete Salma, Nova Jerusalém e Batista Memorial.