terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ADÉLIA ASSUME REITORIA DA UESC

Postado por  Blog do Thame
Adélia Pinheiro, pronta pra fazer história na Uesc

A  professora Adélia Pinheiro toma posse quinta-feira (2) como reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz. A posse será às 19;30, no auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto.  

Os secretários estaduais de Educação, Osvaldo Barreto, e de Planejamento, Zezéu Ribeiro, prestigiarão a posse de Adélia, profunda conhecedora das dos problemas e demandas da Uesc e que tem tudo para fazer história à frente da Uesc.

Adélia sabe, também, que continuidade não significa continuísmo e tem tudo para imprimir sua marca numa universidade que, a despeito de sua grande importância para a região, ainda tem uma certa dificuldade em romper os muros do campus.

SALÁRIO DE DEZEMBRO E 1/3 DE FÉRIAS

SEGUNDO A SECRETARIA DA FAZENDA, HOJE, 31/01, ESTARÁ DISPONÍVEL NA CONTA CORRENTE O RESTANTE DO SALÁRIO DE DEZEMBRO DOS EFETIVOS E 1/3 DE FÉRIAS  CORRESPONDENTE A ATÉ R$ 846,00.
CONTINUAREMOS NA COBRANÇA DO SALÁRIO DE DEZEMBRO DOS CONTRATADOS.

Sai resultado do Vestibular da UESC

 

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dilma elogia Ministro Negromonte em cerimônia em Camaçari

Em cerimônia em Camaçari (BA) nesta segunda-feira (30), a presidente Dilma Rousseff elogiou o ministro das Cidades, Mário Negromonte, que é baiano, pela sua atuação para o desenvolvimento da Bahia.
O ministro é alvo de denúncias de irregularidades. Na semana passada, o chefe de gabinete do ministério foi exonerado por conta das denúncias. No sábado (28), o jornal "Folha de S.Paulo" afirmou que Mário Negromonte pode entregar o cargo nos próximos dias.
Ao começar a discursar na cerimônia de início das obras de urbanização da Bacia do Rio Camaçari, a presidente disse: "Quero cumprimentar o ministro Negromonte, que, no meu governo, tem sido responsável pela política de urbanização de favelas e proteção das encostas. Quero cumprimentar também Afonso Florence [Desenvolvimento Agrário] e Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade. Em nome desses ministros, eu queria cumprimentar os demais. Destaco esses porque têm tido envolvimento com a Bahia."
Depois, ao comentar a importância da obra para o desenvolvimento da Bahia, ela afirmou: "Fico feliz de estar lançando esse projeto. O governador (Jaques Wagner), o prefeito (Luiz Caetano) e o ministro Negromonte estão de parabéns por esse esforço."
Fonte: G1 globo

DIvisão territorial entre Ilhéus e Itabuna pode voltar a ser discutida pela SEI.

SEI REALIZA ESTUDO PARA ATUALIZAÇÃO TERRITORIAL, cinco equipes da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) iniciam nesta terça-feira, 31, os estudos relativos à atualização dos limites territoriais entre municípios do sul do Estado. Uma reunião na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), às 15h30min, marcará o começo dos trabalhos.

Estarão no encontro desta terça o presidente da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa, João Bomfim, e o diretor-geral da SEI, Geraldo Reis. Na pauta, a possibilidade de alteração nos limites dos 26 municípios que integram o Território de Identidade do Litoral Sul , a exemplo de Ibicaraí, Itajuípe e, no caso que talvez seja o mais delicado, a pendenga sobre a linha que divide Ilhéus e Itabuna.

A previsão é de que as equipes da SEI realizem trabalho de campo na região durante 15 dias. Serão necessários ainda mais 45 dias para a organização dos dados coletados.

Negromonte deve sair na próxima semana, diz jornal

Postado por Agravo Ilheense




Escrito por Política Livre   
jpg/mario-negromonte.jpgO ministro Mário Negromonte (Cidades) deve entregar o cargo na semana que vem. O líder do PP na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PB), é o favorito para a vaga. A presidente Dilma Rousseff informou ao comando do PP que baterá o martelo sobre o novo titular quando voltar da viagem à Cuba no final da semana. Negromonte sofre um processo de desgaste no Executivo que culminou, na semana passada, com a revelação da Folha de que o ministro participou de reunião com o lobista de uma empresa de informática interessada em contratos da pasta. Ele nega favorecimento. O PP é palco de uma disputa entre dois grupos. E o de Negromonte hoje é minoria. Além das suspeitas, o ministro perdeu apoio partidário. Apontado como preferido para o cargo, Ribeiro está em campo oposto ao de Negromonte. Sua nomeação representaria uma tentativa de pacificar a bancada do PP, mas a divisão deve continuar. Ribeiro foi chamado ontem a Brasília pelo Planalto. Na véspera, Dilma fez chegar ao PP o desejo de que o ministro peça demissão. Emissária da presidente, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), sugeriu que o partido tomasse a frente da substituição. (Folha)

Jardim Atlantico - No dia do seu aniversário, voce não paga

Jardim Atlântico Beach Resort - Day Use

Vagas na rede municipal de Ensino

 Utilidade Pública

A ESCOLA CAIC DARCY RIBEIRO, localizada no Bairro Hernani Sá, Dispõem de vagas na Educação Infantil para crianças de 04 e 05 anos, também para jovens e adultos no turno noturno, procurem a secretaria do CAIC das 07:30 as 11:30 horas.

DIA MUNDIAL DA NÃO VIOLÊNCIA - 30 DE JANEIRO

Desde o ano de 1948, por virtude do assassinato do líder pacifista Mahatma Gandhi, o mundo celebra o dia 30 de janeiro como o Dia Mundial da Não Violência. O Dia Mundial da Não-Violência é uma iniciativa  da ONU - Organização das Nações Unidas voltada à educação para a paz, à solidariedade e o respeito pelos direitos humanos, por isso, é necessário chamar atenção do mundo para a não violência em qualquer contexto social. É bom refletirmos com as palavras deixadas por Gandhi.

"O que quer que façam conosco, não iremos atacar ninguém, nem matar ninguém.
Estou pedindo que vocês lutem, que lutem contra o ódio deles, não para provocá-los.
Nós não vamos desferir socos, mas tolerá-los! 
E, através do nosso sofrimento, faremos com que vejam suas próprias injustiças.
E isso irá ferí-los, como todas as lutas ferem.
Mas não podemos perder, não podemos...
Eles poderão torturar o meu corpo, quebrar os meus ossos, até me matar.
Então, terão meu corpo inerte, mas não a minha obediência".

http://colunistascufamg.blogspot.com/2011/01/dia-da-nao-violencia.html

Governo reage sobre episódio no show de Rita Lee; vídeo mostra cenas tristes

Postado por  A Guilhotina
image
O episódio envolvendo a cantora Rita Lee, neste sábado (28), na praia de Atalaia Nova, no município de Barra dos Coqueiros, vizinho a Aracaju, fez o governo do Estado a emitir nota para a imprensa.

O vídeoabaixo mostra o momento em que a cantora Rita Lee dá o seu espetáculo à parte, desafia e xinga os policiais, joga-os contra o público e ainda faz apologia à droga e coisas que tais. Lamentável, principalmente por ser o último show desta artista, que muito colaborou para o enriquecimento do rock brasileiro.  Assista o video http://www.youtube.com/watch?v=QGSpHoGq5lA&feature=player_embedded

 Segundo a nota, o pedido da artista para que os policiais militares se retirassem do local, o Governo de Sergipe, através da Secretaria da Cultura de Sergipe (Secult/SE), esclarece que:
1 - Um evento da dimensão do Verão Sergipe, em que ela se apresentou,  gratuito e que atrai dezenas de milhares de pessoas, depende diretamente da Polícia Militar para que a segurança de quem participa da festa seja garantida. O comando da PM cumpriu seu papel com louvor, tanto é que o número de ocorrências nos dois primeiros dias do evento foi considerado muito baixo, e a instituição tem o reconhecimento do Governo pelos bons serviços prestados;
2 - Não foi registrada nenhuma ação dos policiais militares presentes na festa que justificasse os insultos proferidos pela cantora Rita Lee durante sua apresentação. Os profissionais da segurança pública cumpriram com seu papel, inclusive na escolta da artista em seu trajeto do hotel em que estava hospedada até o local do show, atendendo a uma solicitação da produção de Rita Lee;
3 - A Polícia Militar agiu com sensatez ao não interromper a apresentação de Rita Lee no momento em que foi insultada e desafiada pela artista, afinal, outra reação poderia provocar manifestações violentas na plateia, atrapalhando o clima de paz e tranquilidade registrado até então no evento;
4 - O Governo de Sergipe lamenta que em seu último show da carreira, como ela mesma anunciou, a cantora Rita Lee tenha provocado um mal-estar com uma instituição como a Polícia Militar de Sergipe, que ali estava presente para zelar pela segurança do público, dos profissionais envolvidos no evento e da própria Rita Lee.
Secretaria de Estado da Cultura / Governo de Sergipe

OAB do Rio defende Conselho Nacional de Justiça com poderes de punir e afastar juízes‏

28/01/2012 - 15h05
Rio de Janeiro - O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Wadih Damous, disse hoje (28) que todo cidadão brasileiro precisa de um Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com poderes de punir e afastar juízes corruptos e não “um órgão praticamente inútil como querem transformá-lo as associações de magistrados”.
Na opinião de Damous, “o Judiciário é o mais fechado Poder da República. A luz do sol não chega a seu interior. O Judiciário está precisando de um banho de democracia e de transparência”.
Na próxima terça-feira (31), o presidente da OAB participa em Brasília de ato público que o Conselho Federal da entidade promove contra a tentativa das associações de juízes de reduzirem a competência do CNJ, evitando dessa forma análises de processos e julgamentos de questões ético-disciplinares envolvendo magistrados. “O poder de punir disciplinarmente juízes em desvio de conduta é o principal dos poderes do CNJ”.
Para Damous, a maioria esmagadora dos juízes e servidores do Judiciário é honesta. “O que amplifica essas denúncias é a resistência de boa parte da magistratura a dar satisfações e a ser investigada”.
A Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) ajuizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que questiona os poderes do CNJ para investigar e punir juízes por desvios ético-disciplinares, pode ser julgada, no mérito, a partir de fevereiro na volta do recesso.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Convite para a 2° Reunião Nacional do Partido dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores da Iniciativa Privada do Brasil.






                      DIRETÓRIO ESTADUAL DA BAHIA – BA

Convidamos Vossa Senhoria para participar da 2°Reunião Nacional do PSPB, No dia 04 DE FEVEREIRO, das 09:00  as 13:00 hs na Estrada Intendente Magalhães nº287 - Bairro:  Campinho - RJ, Churrascaria e pizzaria GR, RIO DE JANEIRO, onde iremos discutir a formação do nosso partido. Não falte, sua presença é fundamental para o crescimento do PSPB NO BRASIL.

Atenciosamente.

Marco Aurélio Moreira

Presidente Estadual do Partido dos Servidores Publicos e dos Trabalhadores da Iniciativa Privada do Brasil
Email: pspbbahia@hotmail.com
Blog: www.pspbbahia.blogspot.com
Ilhéus Ba
73 8835-1590/9132-1590/8124-2220/9907-7385

Zé virou Galinha

Certo dia Zé foi dormir.
Deu boa noite a sua mulher, e dormiu.
 Quando acorda, Zé se sente leve demais, olha pra frente e dá de cara com um sujeito barbudo e pergunta: 
 - Ei!! Quem é você?? O que tá fazendo no meu quarto?
 - Eu sou São Pedro e você não está no seu quarto, está no céu.
Zé fica desesperado:
 - NÃO é possível, eu não posso morrer!! 
Por favor São Pedro faça eu voltar! 
 - Meu filho, você só poderá voltar se for na forma de cadela ou galinha.
 Zé fica pensativo ... 

 
"Cadela é foda, na Época do cio vários cachorros enrrabam ela, já a galinha...eu nunca vi pinto de galo, deve ser pequeno..."
e responde rapidamente: 
 - Eu quero voltar como galinha! 

Num piscar de olhos... BUUUMMM!
 Zé se vê num galinheiro, olha para si e tem a confirmação:
 - CARALHO!!! virei galinha! 

 
Quando Zé olha pra frente,vê o galo vindo na sua direção: 
 - Putz! O que que eu faço agora? 

 
E o galo pergunta:
 - Você é nova aqui no galinheiro, certo?
 - Sim, sou sim.
 - Bom.. aqui só tem duas opções... ou vc vai para a ala das reprodutoras ou para a ala das poedeiras.

 
Zé pensa ...
 "Se eu for para a ala da reprodução vou ter que dar para esse fdp. Mas também não sei botar ovo..."
- Bom, seu galo... eu não sei botar ovo! 

 
E o galo prontamente se dispõe a ensinar Zé (a galinha) a botar ovo: 
 - Bom... o negócio é o seguinte... senta aí, levanta a asinha esquerda duas vezes e faz cocorocó!!
 Zé segue os passos que o galo lhe disse e... PLOC, sai um ovinho...
 Zé se empolga . tenta mais uma vez e.... PLOC, sai outro ovinho. 
 - Porra! Tô começando a ficar bom nesse negócio!!

 
Quando Zé começa a botar outro ovinho, ouve o grito da sua mulher: 

 - PORRA Zéééé ! ! !

"ACORDA, SEU FILHO DA PUTA ... BÊBADO DO CARALHO ... TÁ CAGANDO A CAMA TODA"

Oficinas de Redes Sociais na Educação em Itabuna e Santa Luzia alcançam seus objetivos.

Cumprindo mais uma etapa do Programa O MP e os objetivos do milênio: saúde e educação de qualidade para todos,  as oficinas realizadas nos dias 26, 27 e 28  de janeiro em Itabuna e Santa Luzia alcançaram seus objetivos de conscientizar  educadores, gestores,  alunos, conselheiros muncipais, profissionais liberais dentre outros,  para a importância das redes sociais na Educação, capacitando-os e mobilizando-os para a ação cidadã.

Com turmas de alunos e alunas interessados e motivados, os conteúdos foram compartilhados trilhando-se o  caminho entre a descoberta, a curiosidade e a aplicação efetiva dos conhecimentos, como já vimos em postagens assinadas por alguns dos parceiros que fizeram a oficina. 

Agradecemos às Professoras Régia Valléria e Cláudia Nunes, do SENAC Bahia  e  à economista  Ana Grasielle Costa pela generosidade, profissionalismo e dedicação ao Programa, ao viabilizar a realização dos eventos voluntariamente.

Nosso muito obrigado à FTC Itabuna, nas pessoas dos Professores  Cristiano Lôbo, Raildes Pereira e do assistente Mateus Feitosa, pela cessão do espaço em mais uma de tantas ações sociais e de cidadania realizadas por aquela honrada  Instituição de Ensino Superior. .

Em Santa Luzia, nosso agradecimento  à colega Mayanna Ribeiro, à professora e estudante de Direito Luciana Sertório, à  toda a direção da Colégio Estadual Jorge Amado; ao Secretário de Educação, Gervásio Correia; ao, de Saúde Giberto Loureiro, a parceira Goretti, aos alunos da oficina e à comunidade que nos recebeu de forma tão carinhosa e participativa.



7 segredos para sua caminhada dar certo

Acerte o passo, reduza a barriga, emagreça, ganhe mais qualidade de vida e saúde

Por Renata Menezes

Se você já experimentou caminhar, mas está longe do resultado deseJado, não desista, pois algo deve estar emperrando o seu sucesso com a atividade. Afi nal, esse é sim um exercício capaz de provocar grandes mudanças no seu corpo. Estudos não param de comprovar que essa atividade aeróbica é uma das mais efi cientes para ganhar saúde e disposição. O último deles, feito pelos pesquisadores da Universidade de San Diego, garante que cem passos por minuto, durante 30 minutos, são sufi cientes para fortalecer o sistema cardiovascular (coração e pulmão) e espantar o mau colesterol. Outro, da Louisiana State University, também nos Estados Unidos, revela que o exercício é tiro e queda para acabar com a chamada gordura visceral — aquela que fi ca depositada na barriga, próxima a órgãos vitais como fígado, intestino, rins e pâncreas, causando hipertensão arterial. Nesse estudo, os pesquisadores afirmam que duas horas e meia de caminhada por semana com uma dieta pouco calórica pode diminuir até 2,5 centímetros de barriga, em quatro semanas. Não são boas notícias? Só que, antes de comemorar, saiba que para garantir todos os benefícios deste exercício poderoso você terá que levá-lo a sério. “Andar de qualquer jeito, sem prestar atenção no movimento, não leva a lugar nenhum”, alerta o especialista em Informações Técnicas, Culturais e Desportivas da Prefeitura de São Paulo, fisiologista do exercício e personal trainer Fábio Bernardo. Veja tudo o que você deve fazer para andar direitinho e garantir muitos benefícios.

1- Tem que “bater cartão”
O difícil não é caminhar. Afinal, este movimento simples aprendemos logo nos primeiros anos de vida! O mais complicado, na verdade, é transformar a atividade em um hábito. Há quem acredite que andar aos finais de semana no parque com o cachorro já emagrece. Puro engano! Para conseguir todos os benefícios da caminhada é preciso que a atividade seja frequente. Não é à toa que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda pelo menos 30 minutos de atividade por dia. É que a regularidade promove resultados constantes e progressivos, portanto, se você ficar um tempo sem praticar, pode perder tudo o que conquistou. “Funciona como escovar os dentes. Se a higiene é realizada diariamente, ela evita cáries. Caso contrário, as bactérias fazem a festa e o problema aparece” exemplifica Fábio Bernardo. Então, nada de caminhar quando sobrar um tempinho. Coloque de uma vez por todas o exercício na sua vida para não ficar doente, acabar com cerca de 300 calorias por hora e melhorar sua vida em todos os aspectos. Comece praticando, no mínimo, três vezes por semana até conseguir andar todos os dias da semana, descansando apenas no sábado e domingo.

2 - Faça no ritmo certo
Outro fator importante e que influencia (e muito!) nos seus passos é a intensidade. “Andar no mesmo ritmo não traz mudança significativa porque o corpo se acostuma com o esforço, que é sempre o mesmo. Conclusão? Você não tem ganhos na parte cardiovascular porque não evolui e também não emagrece, pois não consegue acelerar o metabolismo”, fala o professor de ginástica da Fórmula Academia, Samuel Ferraz, de São Paulo. Por isso, é preciso variar a intensidade do treino para conseguir bons resultados, ou seja, fugir da fórmula clássica: aquecer nos primeiros minutos, fazer 15 minutos rápidos e, nos minutos finais, desacelerar (confira nosso plano no final da matéria). “A atividade intervalada faz com que a Frequência Cardíaca Máxima (FCMax) fique sempre elevada a 60%, que é o percentual que mais queima gordura”, fala Fábio Bernardo. Portanto, nada de começar com uma frequência e ir até o final do treino nesse mesmo passo. Varie sempre!

3 - Caminhe sob medida
Não é porque a caminhada é simples de fazer que todos acertam a posição. O ideal é que você dê um passo médio, nem muito curto, nem longo. O seu calcanhar deve ser o primeiro a plainar no solo, depois vem a planta do pé. E, apenas quando o pé que está à frente tocar o solo é que você deve flexionar a perna detrás. O abdômen deve ficar o tempo todo contraído para manter a coluna retinha. Os braços ficam semiflexionados paralelos ao corpo. Quando estiver andando, procure olhar para o horizonte e nunca para os lados, para não desviar a atenção nem sua concentração do movimento. Se sua única alternativa for andar por ruas movimentadas, tenha cuidado redobrado com os carros, pedestres e obstáculos que aparecerem no meio do caminho. Mas nunca desvie do seu foco: caminhar do jeito certo!

4 - Escolha um terreno desafiador!
Para andar não importa o lugar, basta querer! Só que, dependendo do tipo de solo que você escolher para a atividade, o resultado pode ser diferente. O asfalto, por exemplo, exige mais da musculatura da panturrilha por causa do chão duro. Já a grama absorve mais o impacto, sendo ótima para quem está acima do peso. A areia fofa, por sua vez, exige mais dos músculos das pernas. A areia batida é o terreno mais power. Embora este tipo de solo absorva mais o impacto, o atrito cansa demais. “Mesmo a areia batida afunda quando pisamos, por isso o esforço para tirar o pé do chão e dar a passada é grande”, explica o professor Fábio. Em compensação, suas pernas e barriga ficam durinhas. Andar na água também é uma ótima opção por conta da pressão hidrostática, que favorece a circulação sanguínea, acelerando o metabolismo. Vale a pena ainda apostar nos percursos variados que mesclam áreas planas com subidas e descidas. Eles aumentam a intensidade da caminhada, deixando o exercício mais forte e completo.

5 - Expire e inspire direitinho
Se você sente aquela famosa dor no baço quando passa a andar em um ritmo mais forte, saiba que ela é fruto da sua respiração. “Isto acontece quando a pessoa vai com uma amiga do lado conversando ou faz uma respiração curtinha, não inspirando e expirando o ar devagar e profundamente”, alerta Fábio. Neste caso, o ideal é que você respire naturalmente, inspirando pelas narinas e soltando o ar pela boca. Jamais fique segundos sem respirar para não dificultar a oxigenação do seu corpo e provocar problemas mais sérios. Depois de um tempo observando a sua respiração, você perceberá que a dor vai passar. “Quando profunda e benfeita, ela fortalece o sistema respiratório e dá mais fôlego. Se antes você ficava esgotada em 30 minutos de atividade, alguns meses mais tarde, este cansaço só vai dar sinal de graça depois de horas”, fala Fábio.

6 - Utilize bons acessórios
Com o avanço da tecnologia, descobriu-se que quanto mais conforto, amortecimento e estabilidade o calçado tiver, mais longe você consegue chegar. “Não dá para caminhar longos percursos com um calçado duro e desconfortável”, confirma Fábio. Invista em um modelo que seja adaptado para o seu tipo de pisada. Se você pisa para dentro (pronador), por exemplo, e escolhe um modelo ideal para quem pisa para fora (supinador), pode agravar o seu problema e provocar até uma lesão, acredita? O amortecimento também é importante principalmente se o terreno escolhido for o asfalto. Tecidos leves que favorecem a secagem rápida não é nenhum luxo. Eles evitam bolhas, odores característicos e até a proliferação de fungos.

7 - Alimente-se muito bem
Comer uma bela macarronada minutos antes de andar certamente fará você não aguentar nem chegar à metade do caminho. Por isso, consuma alimentos leves e que sejam fontes de carboidratos 1 hora antes de colocar o pé na estrada, para ter mais energia. Evite alimentos gordurosos e que “pesam” no estômago. “Durante a caminhada beba um copo de água a cada 20 minutos, para repor os minerais perdidos com o suor”, fala Samuel Ferraz. Depois de 15 minutos, faça refeições balanceadas com um grupo de cada nutriente, para recuperar o fôlego e “alimentar” o músculo.

Use o pedômetro
O aparelhinho que conta o número de vezes que o seu pé toca o solo é um bom medidor de passos para saber se você está no ritmo certo. ele regula a distância percorrida, alguns marcam até a quantidade de calorias. antes de encaixá-lo no elástico do seu shorts ou calça você precisa programá-lo com seu peso, distância que quer percorrer, entre outros, para que ele dê informações mais precisas sobre o seu treino.

Caminhe feliz - a nossa seleção eclética deixará suacaminhada muito mais animada!
> “Wanted dead or alive” Bon Jovi (5:07)
> “The dolphin’s cry” Live (5:08)
> “Family affair” Mary J. Blige (4:25)
> “The refugee” U2 (3:40)
> “Ana Júlia” Los Hermanos (3:28)
> “December” Collective Soul (4:45)
> “All these things that I’ve done” The Killers (5:01)
> “Bola de sabão” Babado Novo (3:07)
> “Principles of lust” Enigma (3:08)
> “Beautiful liar” Beyonce e Shakira (3:27)
> “Puro êxtase” Barão Vermelho (3:31)
> “Shut up and drive” Rihanna (3:32)
> “Voodoo” Spice Girls (3:11)
> “Smiley faces” Ginarls Barkley (3:05)
> “Love generation” Bob Sinclar (3:35)
> “Já sei namorar” Tribalistas (3:16)
> “Express yourself” Madonna (4:48)
TOTAL: 60:34

sábado, 28 de janeiro de 2012

Playboy quer ver os "particulares" de Luiza que veio do Canadá

Postado por Cariri do São João


A revista ‘Playboy’ anda sondando a paraibana Luíza que estava no Canadá para que esta venha ilustrar suas páginas futuramente.
A estudante que ganhou fama repentina na Internet completa 18 anos em fevereiro. A informação é do Jornal ‘O Globo’
No entanto, o pai da jovem, colunista Gerardo Rabelo, descartou essa possibilidade. Segundo o jornalista, isso não aconteceria “por dinheiro nenhum”.
"Somos equilibrados, não precisamos dessas coisas", destacou Gerardo Rabelo.  
Ainda segundo o jornal, Luíza tem cobrado R$ 15 mil de cachê de presença de duas horas em evento.  
Nesta quarta-feira, a adolescente cobrou esse mesmo valor para ir a um hotel chique de São Paulo. A morena também vai gravar um comercial com Fernanda Lima na semana que vem.
Blog do Tião Lucena

A revista ‘Playboy’ anda sondando a paraibana Luíza que estava no Canadá para que esta venha ilustrar suas páginas futuramente.
A estudante que ganhou fama repentina na Internet completa 18 anos em fevereiro. A informação é do Jornal ‘O Globo’
No entanto, o pai da jovem, colunista Gerardo Rabelo, descartou essa possibilidade. Segundo o jornalista, isso não aconteceria “por dinheiro nenhum”.
"Somos equilibrados, não precisamos dessas coisas", destacou Gerardo Rabelo.  
Ainda segundo o jornal, Luíza tem cobrado R$ 15 mil de cachê de presença de duas horas em evento.  
Nesta quarta-feira, a adolescente cobrou esse mesmo valor para ir a um hotel chique de São Paulo. A morena também vai gravar um comercial com Fernanda Lima na semana que vem.
Blog do Tião Lucena

HOMEM QUE MATOU RICARDÃO TAMBÉM MORREU EM TROCA DE TIROS COM A POLICIA

Zé ( foto ), foi morto semana passada merendando a mulher de Marcelo, que morreu ontem.

Ilhéus- Marcelo Silva Ramos, 24 anos, foi morto na noite de ontem, em Ilhéus, ao trocar tiros com policiais militares do Peto 68. A guarnição da viatura 6803 da 68ª CIPM, foi solicitada por uma mulher, que estava sendo ameaçada pelo ex marido, Marcelo Ramos, de lhe agredir fisicamente e lhe matar. Ao chegar no local, zona Norte, os policiais foram recebidos a balas, mais o elemento acabou baleado. Levado para o Hospital Luiz Viana Filho, não suportou os ferimentos vindo a falecer.Marcelo era acusado de ter matado na semana passada em Rio do Egenho, Carlos dos Santos e Silva, 45 anos, o Zé. Segundo informações chegadas na polícia, Zé estava faturando a mulher de Marcelo, e quando os dois estavam no maior love, Marcelo entrou furioso, com uma faca tipo peixeira nas mãos e desferiu vários golpes em José Carlos, que morreu na hora. 
 

A NOVA FUNCIONÁRIA DA BAMIN

Postado por  Blog do Gusmão

Filha do prefeito Newton Lima.

Carolyna Tavares, bacharela em direito e filha do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, é a mais nova contratada da empresa Bahia Mineração (Bamin).

Dotada de um QI (quem indica) altíssimo, ela assumirá suas funções na mineradora, já elevada ao posto de funcionária executiva.

Viva o poder!

PREFEITURA DE ILHÉUS ENTREGA CASAS PARA OS MORADORES DO TEOTÔNIO VILELA

Postado por O tabuleiro.com

Edilene Francisca, Ari Santos e Alisson Mendonça
A Prefeitura de Ilhéus entregou na tarde da última quinta-feira (26) a primeira etapa das casas populares do Programa Habitar Brasil BID no bairro Teotônio Vilela. Nessa primeira etapa foram entregues as chaves de 22 novas casas para os moradores da rua José Petrúcio, beneficiando famílias carentes que viviam em barracos construídos nos mangues e nas encostas. Mas o prefeito Newton Lima já adiantou que mais 104 novas casas do Programa HBB, que já estão praticamente prontas, serão entregues nos próximos dias para os moradores do Alto São João, também no bairro Teotônio Vilela.

Participaram da solenidade de entrega das casas os secretários municipais Alisson Mendonça (Governo), Paulo Goulart (Infraestrutura) e Ari Santos (Assistência Social), além de lideranças comunitárias do bairro e técnicos da Prefeitura de Ilhéus responsáveis pelo processo de cadastramento dos beneficiados e acompanhamento das obras. Todos os beneficiados com as casas foram cadastrados pela equipe da Prefeitura, que comprovaram as condições subnormais em que viviam as famílias, morando em barracos improvisados nas encostas dos morros e nas áreas de preservação ambiental.

Uma das beneficiadas foi a dona de casa Edilene Francisca dos Santos que morava em um barraco construído no mangue. Emocionada por receber as chaves de sua nova casa, ela disse que o imóvel, no nome dela, construído de blocos, representa a realização de um sonho. “Eu nunca que ia ter condições de construir uma casa dessa”, disse a dona de casa, que está desempregada. Outra beneficiada com as casas populares foi a também dona de casa Josiane Coelho Santana, que morava de aluguel numa encosta do morro, em um barraco de madeira onde não havia banheiro, saneamento básico e muito menos calçamento na rua. “Agora a minha vida melhorou muito”, disse ela.

Programas habitacionais – O secretário de Governo, Alisson Mendonça, explicou que a entrega dessas casas significa mais uma etapa dos programas sociais desenvolvidos pelo Governo Municipal, em parceria com os governos Estadual e Federal buscando garantir melhores condições de vida para os ilheenses. Além dessas 128 casas que estão sendo entregues através do Programa Habitar Brasil BID, outras 272 casas já estão sendo construídas também no bairro Teotônio Vilela através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). Ainda nessa área de habitações populares, Mendonça adiantou que a Prefeitura de Ilhéus vem buscando viabilizar a construção de centenas de casas através do programa Minha Casa, Minha Vida.

As casas entregues pela Prefeitura de Ilhéus são todas construídas de blocos e alvenarias, cobertas com telhas de cerâmica e com sala, copa/cozinha, quarto e banheiro. Além disso, elas contam com água encanada, esgotamento sanitário, instalações elétricas prontas para a ligação pela Coelba e ainda com um quintal e área lateral para a ampliação dos imóveis. No Alto São João também já foi feita a obra de pavimentação de toda a rua, além da construção de um centro comunitário para a realização de eventos, encontros e reuniões dos moradores.

O Programa Habitar Brasil BID tem como objetivo beneficiar a comunidade com moradias populares residentes em situação de risco ou em áreas de preservação ambiental, como é o caso dessas pessoas do Alto São João e rua José Petrúcio. E nessa área de intervenção onde foi desenvolvido o programa habitacional, além das obras está sendo desenvolvido um trabalho técnico social com as famílias. O objetivo, segundo explicou o secretário Alisson Mendonça, é não somente propiciar uma moradia melhor, mas garantir à comunidade mais cidadania e uma melhor qualidade de vida.

Negromonte confrontou lei e acumulou cargo remunerado

Postado por Agravo Ilheense


Contrariando lei, o ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP), acumulou cargo remunerado além da função no ministério, onde recebe R$ 26,7 mil. De janeiro a outubro de 2011, ele foi membro do Conselho de Administração da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa ligada à pasta, embora haja orientação para que ministros não ocupem tais cargos. O jeton chega a R$ 2,1 mil por mês. Até sexta-feira (27), seu nome ainda constava no site da CBTU. Negromonte infringiu os artigos 54, 55 e 56 da Constituição Federal, que proíbem um parlamentar de acumular cargos e rendimentos. ( Congressoemfoco)

Direc 6: Exoneração de Ednei Mendonça sai, mas substituto continua indefinid


Postado por Agravo Ilheense
Foi publicada no Diário Oficial do Estado a exoneração de Ednei Mendonça Oliveira da Diretoria Regional de Educação de Ilhéus - DIREC 6. Mas segundo informações fidedignas, a provável nomeação da pedagoga Ana Maria Oliveira, uma das diretoras da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), para o cargo foi suspensa.

Ana Maria é indicação do deputado estadual Rosemberg Pinto e do federal Geraldo Simões, mas não teria os requisitos exigidos pela secretaria de Educação do Estado para ocupar o cargo.
Por enquanto a vaga continuara em aberto, até a indicação de outro nome por parte dos deputados.

Campanha de volta às aulas - Para a educação melhorar, todos devem participar!


Clique nos links abaixo e confira como a sociedade está sendo mobilizada pela educação em todo o Brasil:
E mais: Leia mais e saiba como você pode contribuir para a melhoria da qualidade da educação em sua comunidade no site: http://mse.mec.gov.br/ e no blog da Mobilização: http://familiaeducadora.blogspot.com/.

Siga a o Twitter da Mobilização: @familia_escola

Gilmar Bonfim Mostra que tem visão macro, que tem os pés no chão além de muita humildade

A primeira impressão é a que fica

Postado na Guilhotina
Foi assim com nós do Blog A Guilhotina e agora com o co-irmão Guy Valério do Blog O Sarrafo.

Como Guy publicou no seu blog (confira aqui), basta um simples bate bapo para termos uma idéia de quem é a pessoa e principalmente o político.

O pastor Gilmar mostra que tem uma visão macro, que tem os pés no chão além de muita humildade.

Com esses adjetivos e sem o famoso “calcanhar de Aquiles”, coisas que muitos políticos tem na cidade, ele vai conquistando muita gente e que vai ser um “osso duro de roer” no próximo pleito eleitoral.
É só esperar para crer.

Imagem: O Sarrafo

Policiais militares e bombeiros marcam mobilização para dia 31 de janeiro

Publicada em iBahia

A assembleia deve discutir questões referentes ao salário da categoria


Os Policiais Militares e Bombeiros da Bahia fazem uma mobilização no dia 31 de janeiro no Ginásio dos Bancários, nos Aflitos, a partir das 15h. A assembleia deve discutir questões referentes ao salário da categoria.

Na pauta estão o cumprimento da lei 7.145 de 1997, com pagamento imediato da GAP V, incorporação da GAP V ao soldo, regulamentação do pagamento de auxílio acidente, periculosidade e insalubridade, cumprimento da lei da anistia e a criação do código de ética, além da criação de uma comissão para discutir um plano de carreira para a categoria.

A categoria ainda não fala em greve.

Um banho de chuva e democracia na abertura do FST 2012‏


Por: Samir Oliveira, do Sul21

Identificados por camisetas e bordões, os militantes disputavam no grito a possibilidade de cravarem suas mensagens no público (Foto: Ramiro Furquim/Sul21)
Porto Alegre - A avenida Borges de Medeiros, no centro de Porto Alegre (RS), verteu democracia na tarde de terça-feira (24). Por toda a sua extensão, desde o Largo Glênio Peres até a avenida Ipiranga, circularam mais de 20 mil pessoas com diferentes bandeiras nas mãos, mas ancoradas num mesmo ideal: o de que um novo mundo é possível.

O relógio da praça Montevidéu, em frente à prefeitura, marcava 16h40. E o termômetro informava que a Capital vivia sob um calor acachapante de 34 graus. Ali, ciclistas, militantes partidários, ambientalistas e integrantes de diversas ONGs se organizavam para acompanhar a marcha de abertura do Fórum Social Temático – nascido da costela do Fórum Social Mundial que movimentou Porto Alegre em 2001, 2002, 2003 e 2005.

No mesmo momento em que uma multidão esperava inerte a caminhada seguir seu rumo, outra parte já estava chegando ao viaduto com a rua Duque de Caxias. O fluxo era vivo, formado de energia pura. Seguia seu próprio ritmo, com avanços e solavancos repentinos. Praticamente uma alegoria para o progresso das causas defendidas pelos manifestantes.

A aglomeração de distintas centrais sindicais e partidos políticos – que pouco se misturavam em suas fileiras, assim como em suas ideologias e práticas – fazia da marcha quase um desfile de carnaval, onde cada escola tem sua vez. Identificados por camisetas e bordões, os militantes disputavam no grito a possibilidade de cravarem suas mensagens no público.

“Capitalismo nunca foi de quem trabalha”, bradava uma voz que saía do caminhão de som da Central Única dos Trabalhadores (CUT), enquanto, não muito distante, uma imensa faixa do PSTU acusava Dilma, Tarso e Fortunati de governarem ao lado dos patrões.

Na calçada e nas janelas dos edifícios, a população alheia ao evento se amontoava para tentar entender o que estava acontecendo. Enquanto o asfalto era dominado pelo cortejo a passos lentos, um grupo de jovens rasgava a calçada aos pulos com um brado que caía bem ao momento: “A juventude! Não abre mão! Do socialismo! E da revolução!”.
A dianteira da marcha apresentava uma coloração diferente. Os tons de vermelho e laranja dos partidos e das centrais sindicais cediam lugar ao roxo e ao verde.

Militantes de movimentos sociais distribuíam mudas de plantas aos pedestres e, logo atrás, simulavam o funeral da flora brasileira. O recado da faixa não deixava dúvidas e dava uma ordem à presidente da República. “Dilma, desligue a motosserra”, criticavam os integrantes de grupos ambientalistas, numa clara referência ao novo código florestal aprovado pelo Congresso e que ainda aguarda sanção — ou veto — do Palácio do Planalto.

Logo atrás, feministas empunhavam o roxo para exigir igualdade. “ Somos mulheres, não mercadoria!”, gritavam, sob o som animado de tambores. Na mesma linha, ONGs que defendem o direito dos homosssexuais desfraldavam a bandeira do arco-íris e exigiam “o fim da heteronormatividade”.

Como em todos os fóruns sociais que se realizaram em Porto Alegre – desde o primeiro, em 2001 –, os representantes políticos também se fizeram presentes.

Misturados à multidão, o governador Tarso Genro (PT), o vice Beto Grill (PSB), o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde (PT) e o prefeito da Capital, José Fortunati (PDT), marchavam atrás de uma faixa que convocava para a reunião Rio +20 – encontro das Nações Unidas que discutirá mudanças climáticas.

Apesar de estarem distantes do aparato oficial, os políticos dificilmente passavam despercebidos. A profusão de câmeras e flashes que se amontoava em volta deles denunciava que não se tratavam de desconhecidos.

“Mira! Allá hay alguien importante”, apontava uma senhora, ao que outra lhe respondia, orgulhosa da informação: “Aquél és el gobernador”. Ouvir conversas em espanhol não era incomum no ambiente, onde traços faciais denunciavam a descendência e bandeiras de outros países, como Chile e Argentina, envolviam alguns manifestantes.

Apesar dos diferentes matizes ideológicos da marcha – que abrigava desde a centro-esquerda até os anarquistas -, apesar das muitas bandeiras e cores, apesar dos múltiplos brados que insistiam em reivindicar avanços na democracia brasileira, foi das nuvens que despencou o exemplo maior de igualdade.

Como não se via há muito tempo, uma chuva torrencial caiu sob o centro de Porto Alegre. O temporal deu uma aula de democracia: encharcou os ponderados e os radicais, os apartidários e os filiados, os governados e os governantes. Tarso, Villaverde e Fortunati ficaram tão ensopados quanto o resto do grupo. E, mesmo assim, continuaram.

A cada trovoada, aumentava o ânimo dos manifestantes, como se os pingos grossos lhes dessem energias para buscar um modelo alternativo ao capitalismo. Não havia onde se abrigar, e a própria imprensa, incluindo este que vos fala, ensopou seus pés, seus blocos, suas canetas e suas narrativas.

Apesar de intensa, a chuva durou pouco. Logo que a marcha chegou ao Anfiteatro Pôr-do-Sol, foi brindada pelo mesmo astro que lhe dá nome. Ainda sob protestos de alguns pingos que teimavam em cair, o sol recepcionou os integrantes do Fórum Social Temático, que se iniciava banhado de democracia.

Postado por Blogger no URBIS NOTICIAS

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Recursos da Merenda Escolar

Proposta regulamenta fiscalização de repasses financeiros às escolas

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2667/11, do deputado Artur Bruno (PT-CE), que estabelece critérios para a fiscalização dos repasses do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), mantidos pelo governo federal. O PDDE destina recursos para a melhoria da infraestrutura física e pedagógica das escolas estaduais e municipais de educação básica. Já o PNAE repassa verbas para a compra de merenda escolar.
Arquivo/ Beto Oliveira
Artur Bruno
Artur Bruno: população poderá acompanhar repasses para merenda escolar.
 
O projeto determina que o cardápio da merenda escolar seja definido e divulgado mensalmente, no site de estados e municípios, com a especificação das quantidades e espécies de produtos adquiridos (por fornecedor) e distribuídos (por escola).
O deputado Artur Bruno afirma que as movimentações financeiras e as aquisições dos produtos utilizados no preparo e no fornecimento dos alimentos precisam ser divulgadas de forma que qualquer cidadão seja capaz de fiscalizar a aplicação dos recursos.
“Daí a preocupação em monitorar todo o ciclo, que começa pelos repasses efetuados, passa pela definição dos cardápios e relaciona as aquisições dos produtos com a sua utilização para o fornecimento da alimentação nas escolas”, explica o autor do projeto.
Fiscalização do PDDE
Pelo projeto, os estados e os municípios também serão obrigados a fornecer aos membros do Poder Legislativo, sempre que solicitado, a documentação sobre os recursos repassados pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), inclusive os comprovantes de pagamentos efetuados.
Atualmente, a Lei 11.947/09 já exige que esses documentos sejam entregues, se requisitados, ao Tribunal de Contas da União (TCU), ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ao sistema de controle interno do Poder Executivo federal e ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
A fiscalização da aplicação dos recursos financeiros relativos à execução do PDDE é de competência do FNDE e dos órgãos de controle externo e interno do Poder Executivo da União. Segundo o projeto, essa fiscalização será feita com base na discriminação e divulgação prévia dos repasses por escola.
Conselhos escolares
O projeto inclui, entre os integrantes dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), um representante indicado pelos conselhos profissionais de economia, ciências contábeis ou administração.
Os conselhos escolares são órgãos colegiados de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento, instituídos pelos estados e pelos municípios.
Atualmente, compõem os conselhos um representante indicado pelo Poder Executivo do respectivo ente federado, dois representantes de entidades de trabalhadores da educação, dois representantes de pais de alunos e dois representantes indicados por entidades civis organizadas.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

DISPUTA EM ILHÉUS: Josias Gomes escreve Mensagem aos petistas

Postado por Agravo  Ilheense
Aos Companheiros de Ilhéus

Na política é importante manter a calma para não prejudicar entendimentos. Sendo a disputa incontornável convém não provocar feridas que não possam ser cicatrizadas a tempo. Tais conveniências se tornam ainda mais prementes quanto mais próxima esteja uma campanha. Contaminar o campo amigo próximo a uma peleja é perigoso demais. Qualquer vitória num ambiente assim tende a ser vitória em terra arrasada. Uma vitória de Pirro.

É importante guardar essas ponderações diante do quadro que se apresenta em Ilhéus. Neste momento, ocupa a Diretoria Regional de Educação 6, o companheiro Ednei Mendonça, esposo da combativa vereadora Carmelita Ângela. No interior da nossa legenda alguns companheiros pugnam pela sua substituição. Nada demais, não fosse a disputa interna em torno da indicação do candidato a prefeito pelo PT. Ao final, deverá haver a escolha entre o meu nome, a do companheiro e vereador Alysson, ou outro companheiro que eventualmente deseje representar o partido nas eleições deste ano, no município de Ilhéus.

Não fica bem para uma unidade futura do PT, qualquer que seja o escolhido, transformar a peleja atual numa guerra. Interessados em tocar fogo nessa disputa tão natural procuram atribuir a minha pessoa o desgaste pela substituição do companheiro Ednei. Sinceramente, não acredito que exista no PT essa necessidade de ter alguém derrotado ou outro vencedor. Volto a dizer que o ambiente da disputa atual deve ser o mais camarada possível a fim de não se transformar numa divisão incontornável amanhã.

Creio que ficaria bem melhor a todos nós, que fazemos o PT, deixar para depois da disputa eleitoral a solução de pendências desse porte. E, neste sentido, dirijo-me aberta e fraternalmente aos companheiros Geraldo Simões e Rosemberg Pinto, que tão bem representam o partido na Câmara dos Deputados e na Assembléia Legislativa, neste sentido. Reafirmo que não estamos exatamente em guerra. Apenas, disputamos posições. Assim mantenho meu entendimento. Espero que os companheiros, também.



Workshop de Procuradores e Promotores de Justiça da Bahia definirá plano de trabalho para 2012 do Programa O MP e os objetivos do MIlênio

Com o objetivo de avaliar e planejar as atividades do Programa O MP e os objetivos do milênio, ocorrerá no dia 07.02.2012, das 08:00 às 17:00 h,  na sede do Centro de Aperfeiçoamento Funcional do MP/BA - CEAF, em Salvador  um workshop  integrado das áreas de Saúde e Educação, com  Procuradores e Promotores de Jusitça da Bahia para definição de um plano de trabalho para o ano de 2012 do referido Programa..

A atividade proposta pela equipe composta dos Promotores de Justiça Márcia Teixeira,   Maria Helena, Mária Pilar Menezes, Clodoaldo Anunciação, Rogério Queiroz e Mayanna Ribeiro, com apoio dos CESAU, CEDUC, GEDEM, CEAF, e Gestão Estratégica,  faz parte também do curso de adaptação à carreira dos 22  Promotores de Justiça empossados no dia 13.01.2012 e terá apresentações, mesas-redondas, painéis, visando ouvir as propostas e sugestões para o aperfeiçoamento  e fortalecimento do Programa O MP e os objetivos do Milênio conforme Plano Estratégico  2011-2023 do MP/Ba.

Estão convidados também Procuradores e Promotores de Justiça das áreas de educação saúde, cidadania, infância e juventude da capital e do interior.

Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones (71) 3103 64 26 com José Carlos ou (71) 3103 6811 com a Promotora Maria Pilar Menezes.

Justiça afasta funcionários de Itacaré e MPF também quer saída do prefeito

Credito: Jornal Bahia on line

Itacaré na mira da justiça

Crédito: Ascom
Atendendo parcialmente uma liminar requerida pelo Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus/BA, a Justiça Federal determinou o afastamento imediato do secretário de Finanças de Itacaré/BA, Breno Hudson Rodrigues Gomes, do tesoureiro do município, Antônio Souza dos Santos, e de Jéferson da Silva Santana e Neila Palafoz Barreto, também funcionários da prefeitura. Os quatro, juntamente com o prefeito da cidade, Antônio Mario Damasceno, e Valdirene Pereira de Souza ME, nome fantasia Supermercado Gigantão, foram acusados pelo MPF de improbidade administrativa por participação em um esquema de superfaturamento de notas fiscais da merenda escolar.
A Justiça em Ilhéus não condenou o prefeito por considerar não haver indícios da participação direta dele no esquema, mas os quatro funcionários do município e a empresa tiveram os bens bloqueados em 120,7 mil reais. Na última quarta-feira, 25, o MPF interpôs agravo de instrumento perante o Tribunal Regional Federal da 1ª Regiao, pedindo o afastamento também do prefeito.

O valor corresponde ao que foi desviado do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a merenda das crianças.

No ano passado, a prefeitura de Itacaré pagou 202,3 mil reais à empresa Valdirene Pereira de Souza para fornecer parte da merenda escolar do município. Do valor, menos da metade corresponde aos pedidos feitos pela nutricionista responsável pela composição do cardápio da merenda escolar. O restante, cerca de 120,7 mil reais, foi desviado por meio de superfaturamento das notas e gasto por meio de “vales” apresentados ao supermercado, emitidos e assinados por funcionários da prefeitura.
Entre os itens adquiridos com os “vales” estão incluídas bebidas alcoólicas para uso em confraternização – o que viola completamente o destino da verba federal. Os produtos retirados com os “vales” não tinham qualquer relação com a merenda escolar, o que caracteriza o desvio de verbas públicas.

Como se não bastasse o superfaturamento, a ação do MPF ajuizada em outubro do ano passado também destaca o descaso da prefeitura em relação ao fornecimento da merenda aos alunos.
Embora tenha recebido repasses regulares do FNDE desde março do ano passado, a licitação para fornecimento dos itens da merenda foi realizada em maio e o fornecimento, iniciado apenas em junho. Para o procurador da República Eduardo El Hage, a fraude afetou não só os cofres públicos, mas a saúde de crianças que vivem num município com um dos piores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (2.8) do país. “Se mais da metade do dinheiro destinado à merenda escolar foi desviado, não podemos deixar de nos indagar o quanto a alimentação das crianças do município foi prejudicada”, afirmou.

Vixe Maria: Lei do Pai Nosso não teria passado pela Procuradoria Jurídica

É preciso mesmo orar muito

Crédito: Arquivo
Credito Jornal Bahia On line

A polêmica Lei do Pai Nosso aprovada pela Câmara de Ilhéus e que ganhou repercussão no país inteiro pelo fato de ser inconstitucional, não teria passado pela análise da Procuradoria Jurídica da Prefeitura. A denúncia foi feita nesta sexta-feira (27) pelo radialista Vila Nova. De acordo com o profissional de comunicação, um dos procuradores municipais - são muitos os contratados pelo governo - teria lhe informado pelo telefone que, após ter sido aprovada na Câmara, a Lei foi encaminhada diretamente para o Gabinete do prefeito Newton Lima, que a sancionou, burlando a sua tramitação normal. Em resumo: A Procuradoria saiu de baixo e jogou o problema para o chefe, o prefeito Newton Lima.

A Lei do Pai Nosso, apelidada como Lei da Guritada, numa alusão ao seu autor, o vereador Alzimário Vieira Belmonte, conhecido popularmente como "Gurita", determina que todos os alunos da rede municipal de ensino participem da oração em sala de aula. Apesar de a oração passar a ser considerada obrigatória, o vereador afirma que, quem não quiser participar, "pode sair da sala de aula". A Lei, segundo análise de especialistas, fere a Constituição brasileira, já que o país vive um estado laico.

Esta não é a primeira polêmica que envolve a procuradoria, criticada pela maioria dos setores da administração municipal. Recentemente, ao dar um parecer favorável à empresa que realizou concurso público para servidores em Ilhéus, um dos procuradores plagiou o conteúdo do parecer. Trechos retirados da internet, montados provavelmente às pressas, resultaram em um documento que serviu para julgar improcedente um recurso apresentado por uma outra empresa, a Serviço de Processamento de Dados Ltda (Seprod), que se sentiu prejudicada durante a escolha que terminou dando à S&R a condição de vencedora do pregão.

Apesar de copiada e assinada por um subordinado de Luíz Carlos, o conteúdo é, na origem, de autoria do advogado, mestre e doutor em Direito Tributário, Marçal Justen Filho, um ex-professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, autor de diversos livros jurídicos. Parágrafos inteiros, que representam pelo menos a metade do parecer emitido pela procuradoria, foram retirados de um blog (para ler, clique aqui) que contém notícias e opiniões jurídicas e cita o trabalho do doutor Marçal.
Clique aqui e relembre a denúncia feita com exclusividade pelo JBO.

Resultado de tudo isso: a empresa vencedora realizou um concurso onde foram registradas duas fraudes, até hoje apuradas pela Polícia Federal. Além disso, parte dos recursos arrecadados pela empresa deveria retornar aos cofres municipais. A Prefeitura recebeu um belo calote. E os procuradores? bem, estes se deram bem: ganharam aumento salarial do prefeito Newton Lima. Vai que merecem, né!

É preciso mesmo orar muito