domingo, 31 de maio de 2015

ONZE PESSOAS FORAM ASSALTADAS APÓS SHOW EM OLIVENÇA; EQUIPAMENTO DE FILMAGEM FOI ROUBADO

Pelo menos onze pessoas foram assaltadas por dois homens armados após a apresentação da banda Scambo, numa casa de shows em Olivença. As abordagens aconteceram no distrito ilheense, por volta das 4h desse domingo (31).

Entre celulares e outros pertences pessoais, os assaltantes levaram ainda equipamentos de filmagem de duas estudantes do curso de comunicação social da UESC, que gravavam imagens para um documentário.

A polícia Militar foi acionada, mas não conseguiu localizar os criminosos. Boletins de ocorrência foram registrados na delegacia de furtos e roubos.

Postado por O tabuleiro

Meta da Sesab é zerar fila de espera para tratamento de doenças do coração e AVC

Estratégia visa zerar a espera de pacientes com infarto do miocárdio e AVC. O secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, antecipou o anúncio da iniciativa para esta sexta-feira (29), durante o 27º Congresso Baiano de Cardiologia, que acontece em Salvador, e contou com a presença de profissionais de saúde de todo o Estado.
Números: Até em março de 2015, mais de 12,3 mil pessoas foram internadas com doenças do aparelho circulatório como hipertensão, isquemia, cerebrovascular, arteriais, entre outras. Já durante o ano de 2014, foram mais de 75 mil internamentos na Bahia.
Postado por ASCOM SESAB

Câmara entrega prêmio a entidades de destaque na promoção da saúde da mulher

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, participou na quarta-feira (27) da entrega do prêmio do Prêmio Dr. Pinotti – hospital Amigo da Mulher – deste ano, concedido pela 2ª Secretaria da Câmara dos Deputados.

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Cerimônia de entrega do Prêmio Dr. Pinotti, homenagem às instituições que se destacam pelos serviços voltados à saúde da mulher. Agraciados do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (RJ)
Cunha entrega a premiação a quem se destacou na defesa da saúde feminina.
O prêmio é dedicado a instituições, indicadas por membros do Congresso Nacional, que se destacam pela qualidade de serviços de saúde dedicados à mulher. Neste ano, concorreram mais de 80 entidades ligadas à área da saúde.

“Com esse prêmio, o Congresso afirma, em harmonia com a sociedade, o apoio indispensável à observância de diretos humanos fundamentais na prestação de cuidados à saúde”, disse Cunha, ao discursar na solenidade de entrega dos prêmios.

“Temos visto falhas e omissões inaceitáveis. Dr Pinotti já denunciava há quase 30 anos, por exemplo, o excesso de partos cirúrgicos e o ônus financeiro que traziam para o País”, disse.

Cunha destacou ainda o compromisso da Câmara de apoiar o empoderamento das mulheres e a proteção da família. “Isso é atestado pelas inúmeras propostas em tramitação na Casa e ainda pela criação da Secretaria da Mulher, que defende brilhantemente a causa feminina”, finalizou Cunha, em cerimôminia que contou com a presença do governador do Rio de Janeiro, Luis Fernando Pezão. 

Durante a solenidade, a filha de Dr. Pinotti, Marianne Pinotti, também médica, disse que seu pai foi um dos profissionais que mais lutaram pela saúde da mulher no Brasil. “Ele mudou o foco do recém-nascido e colocou o foco na mulher, desde o nacimento até sua velhice”, disse Marianne. “Mudou o paradigma de que a mulher existia apenas para colocar filho no mundo. A mulher passou a ser vista como partipante da vida social”, disse ela. 

O prêmio
O prêmio Dr. Pinotti homenageia entidades cujos trabalhos ou ações mereçam destaque por promoverem acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher. O evento é realizado no mês de maio, na semana em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna.

Receberam o prêmio neste ano:
  • Hospital do Câncer de Pernambuco, que iniciou suas atividades no Recife, em 1945, e hoje é referência no Norte e no Nordeste na prevenção e na assistência a pacientes com câncer - Prêmio recebido pelo superintendente-executivo, Dr. Filipe Bitu, e pelo superintendente-geral, Dr. Hélio Fonseca - Indicado pelos deputados Luciana Santos (PCdoB PE) e Mendonça Filho (DEM PE);
  • Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, no Rio de Janeiro, que é especializado em neurocirurgia de alta complexidade e oferece atendimento moderno e avançado - Prêmio recebido pelo diretor-médico, Dr. Paulo Niemeyer Filho, pelo diretor-executivo, José Donizetti Stoque; pelo diretor-operacional Pró-Saúde (RJ) Jocelmo Pablo Mews, e pela diretora Jurídica e de Filantropia da sede Pró Saúde (SP), Wanessa Portugal. - Indicado pelos deputados Eduardo Cunha (PMDB RJ) e Felipe Bornier (PSD RJ);
  • Hospital Sofia Feldman, que disponibiliza atenção humanizada e incentivo ao parto normal - Prêmio recebido pelo gestor José Moreira Sobrinho - Indicado pelo deputado Adelmo Carneiro Leão (PT MG);
  • Hospital Estadual Carlos Chagas, no Rio, que foi fundado em 1937 e atingiu a marca de mil cirurgias bariátricas, atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) moradores de 30 municípios do estado - Prêmio recebido pelo coordenador estadual de Cirurgia Bariátrica, Dr. Cid Araújo Pitombo - Indicado pelo deputado Leonardo Picciani (PMDB RJ); e
  • o Hospital da Mulher Maria José de Santos Stein, que faz parte da Rede Cegonha, tem o título de Hospital Amigo da Criança e garante atenção especial às mamães com o Projeto Mãe Canguru - Prêmio recebido pelo diretor técnico, Dr. Gilberto Palma - Indicado pela deputada Keiko Ota (PSB SP).
Dr. Pinotti
Médico ginecologista, professor universitário e político, José Aristodemo Pinotti graduou-se pela Universidade de São Paulo (USP), onde construiu parte significativa de sua carreira.

Dr. Pinotti teve mais de 1.300 publicações, entre livros científicos e artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros. Na política, foi deputado federal eleito por três mandatos e dedicou esforços a melhorar o acesso à Saúde pública e o atendimento à população. Faleceu em julho de 2009, aos 74 anos.
Reportagem - Murilo Souza
Edição - Natalia Doederlein


Postado por Agencia da Câmara

Brasil reduz mortes por desnutrição, mas assassinatos levam adolescentes

Postado por Agencia da Cãmara


Afirmação é da secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ela participou de audiência pública da CPI da Violência contra Jovens Negros e Pobres
Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados
Audiência Pública e Reunião Ordinária. Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Angélica Moura Goulart
Angélica Goulart: as crianças não estão mais morrendo de desnutrição no início da vida; suas vidas estão sendo prolongadas. Mas elas têm um encontro marcado com a morte a partir da adolescência
Nas últimas décadas, o Brasil reduziu a morte de crianças por desnutrição, mas ainda não conseguiu impedir que elas morram vítimas da violência na adolescência.
A constatação foi feita nesta quinta-feira (28), na Câmara dos Deputados, pela secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, Angélica Moura Goulart.
Ela participou de audiência pública realizada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência contra Jovens Negros e Pobres.
Segundo Angélica, 42 mil adolescentes, de 12 a 18 anos, poderão ser vítimas de homicídio nos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes entre 2013 e 2019, caso o ritmo atual de assassinatos não sofra uma redução.
Estudo
Os números fazem parte de estudo divulgado em janeiro pela organização civil Observatório de Favelas, em parceria com a SDH, a Unicef e o Laboratório de Análise da Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (LAV/Uerj), que mediu o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA).

“As crianças não estão mais morrendo de desnutrição no início da vida; suas vidas estão sendo prolongadas. Mas elas têm um encontro marcado com a morte a partir da adolescência”, disse Angélica.
De acordo com o estudo, em 2012, 36,5% de todos os adolescentes falecidos na faixa dos 10 aos 18 anos perderam a vida em decorrência da violência. Isso é quase oito vezes mais do que o percentual de mortes violentas para a população total (4,8%).
“Esse índice é assustador e acho que ele é uma demonstração de que não há como a gente não tratar mais essa situação, não trazê-la como uma prioridade”, afirmou Angélica Goulart.
Programa
A secretária está à frente do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), que foi apresentado aos integrantes da CPI durante o debate. Feito por meio de convênios com os estados, o programa fornece proteção para crianças, jovens e seus familiares que estão sob ameaça de agressão. A proteção é feita por organizações da sociedade civil contratadas pelos estados, por licitação, para fazer o serviço.

De 2003, ano de sua criação, até 2014, o PPCAAM atendeu 8.090 pessoas. Dessas, 3.005 foram crianças e adolescentes, e o restante (5.085), seus familiares.
Política de Estado
O presidente da CPI, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), elogiou o programa federal, mas defendeu a sua transformação em política de Estado. Segundo ele, da forma como hoje é feito, por meio de convênios, o programa encontra fragilidades, principalmente orçamentárias.

Lopes lembrou que são comuns os bloqueios de repasses para convênios por problemas como falta de recursos ou a burocracia da prestação de contas. “Não dá para ter programa dessa natureza por convênio. Perde-se na burocracia e não tem continuidade, porque você pode, por questões orçamentárias ou por prestação de contas, inviabilizar”, afirmou.
Ele e a relatora da comissão, deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ), defenderam também que a CPI aprove uma legislação específica os programas de proteção a pessoas. Tramita na Câmara, desde 2007, um projeto de lei do Executivo que cria o Programa Federal de Proteção Especial às Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (5234/05). O texto nunca foi votado na Casa.
Para Lopes, a proposta pode ser o embrião de uma legislação mais ampla voltada à proteção de pessoas ameaçadas.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Janary Júnior 
Edição – Newton Araújo

Câmara aprova cláusula de desempenho para acesso ao Fundo Partidário

Postado Por Agencia da Câmara

Terão direito aos recursos do fundo e ao tempo gratuito de rádio e TV apenas as siglas que elegerem ao menos um representante no Congresso

Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Sessão para análise e discussão da Reforma Política
Deputados aprovaram mais um tema da proposta de reforma política, que está sendo votada em primeiro turno no Plenário
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (28), por 369 votos a 39 e 5 abstenções, a cláusula de desempenho segundo a qual o acesso dos partidos aos recursos do Fundo Partidário e a tempo gratuito de rádio e TV dependerá da eleição de, ao menos, um representante em qualquer das Casas do Congresso Nacional.
O partido também deverá ter concorrido com candidatos próprios à eleição para a Câmara dos Deputados.
O texto aprovado faz parte do substitutivo do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a proposta de emenda à Constituição da reforma política (PEC 182/07). Os deputados continuarão a votação da reforma, tema a tema, na segunda semana de junho.
Como é hoje
Atualmente, o acesso ao Fundo Partidário é disciplinado em lei e garante o rateio de 5% dos recursos do Fundo Partidário a todos os partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os outros 95% são distribuídos segundo a votação obtida para a Câmara dos Deputados.

Quanto ao acesso ao rádio e à TV, a Lei 9.504/97 prevê a distribuição de maneira semelhante. Nos anos de eleições, 2/3 do tempo destinado à campanha é dividido proporcionalmente à bancada de cada partido na Câmara, permitindo-se a soma do tempo dos partidos em coligação.

Do tempo restante, 1/3 é dividido igualitariamente entre os partidos e outros 2/3 proporcionalmente ao número de representantes eleitos no pleito anterior. A norma procura beneficiar a fidelidade partidária.
Se a regra constitucional for promulgada, a lei terá de disciplinar uma nova forma de divisão do tempo e dos recursos do Fundo Partidário.
Coligação eleitoral
Em outra votação realizada nesta quinta-feira, o Plenário rejeitou, por 236 votos a 206 e 5 abstenções,destaque do PSDB que pretendia acabar com a coligação eleitoral nos cargos para o Legislativo (deputados federais, estaduais e vereadores).

O texto defendido pelo partido assegurava coligações eleitorais nas eleições majoritárias (prefeito, governador, presidente da República, senador).
Duração de mandatos
A maior polêmica das votações ficou por conta do primeiro item, a duração de mandatos eletivos, que acabou ficando para junho. Inicialmente, o Plenário começou o processo de votação de emenda do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que fixa em cinco anos os mandatos executivos e de vereadores, deputados estaduais, distritais e federais.

Como antes da série de votações da reforma política os líderes entraram em acordo para não propor mudanças no mandato de senador, com a contrapartida por parte do Senado em relação aos deputados, a emenda não estende os cinco anos para senadores, que continuariam com mandato de oito anos.
Entretanto, devido ao aumento do mandato dos deputados para cinco anos, o mandato de oito anos dos senadores não coincidiria com a legislatura de cinco.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

Jovem de Itabuna foi barbaramente assassinada em Salvador e vídeo do assassinato é divulgado no WhatsApp


IMG_3912


July Pires, moradora do bairro São Pedro, em Itabuna, mas com residência fixa em Salvador atualmente, foi brutalmente assassinada na Capital Baiana. Os amigos itabunenses souberam na quinta feira (14/05), após o vídeo do assassinato ter sido divulgado pelo “WhatsApp”. As imagens são tão fortes que, profissionais ligados à área de segurança pública não suportaram assistir o material até o final. A jovem é levada para um matagal por três elementos, amordaçada, amarrada e brutalmente assassinada com golpes de faca e fação.

Postado por A Porrada

DEPUTADOS SÃO FLAGRADOS ASSISTINDO PORNOGRAFIA DURANTE VOTAÇÃO DA REFORMA POLÍTICA

O SBT Brasília, por meio sua página no Facebook, denuncia que um grupo de deputados assistia vídeos com conteúdo pornográfico durante a votação da reforma política, que ocorreu na última quarta-feira (27). De acordo com a Folha de S.Paulo, João Rodrigues (PSD-SC) é o responsável pelo vídeo.

“Nesses grupos de WhatsApp que eu tenho, todo mundo tem, tem muitos amigos que mandam muita sacanagem”, afirmou o deputado à Folha.

Em determinado momento é possível ver um grupo com mais de quatro deputados assistindo aos vídeos.
Chama a atenção também que na mesa do parlamentar que mostra o vídeo para os colegas está um convite para uma missa a ser realizada na CNBB pela Frente Parlamentar Católica.

Nas imagens, é possível ver que o convite para a missa é assinado pelo deputado Givaldo Carimbão (PROS-AL), que não é nenhum dos parlamentares ávidos para ver o vídeo.

Basicamente, o que você tem de saber é que na sessão onde os vivaldinos aí estão vendo vídeo de sacanagem, estava sendo decidido como o Brasil vai eleger seus políticos nas próximas décadas.

Vale dizer que o nosso Congresso já vetou o voto distrital misto – que permite que o eleitor fique muito mais próximo do seu parlamentar, inclusive na hora de fiscalizá-lo.

A Reforma Política é tranquilamente o mais importante conjunto de votações de 2015 e provavelmente o mais relevante do segundo mandato de Dilma Roussef. Mas, como é possível ver nas imagens, os parlamentares têm preocupações mais ‘mundanas’.

Postado http://www.otabuleiro.com.br/blog/

EMPRESÁRIO MORRE NO SALOBRINHO

Radar Notícias:

Na noite de sábado (30) Tiago Barreto (foto), mais conhecido como “Tiago Jabá” sofreu uma parada cardíaca e veio a óbito.

Segundo informações de populares, Tiago estava em um motel próximo ao Salobrinho fazendo o uso de drogas. O jovem teria saído correndo em direção a pista, sofreu uma parada cardíaca e caiu na rodovia.

O Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus fez o levantamento cadavérico. A causa da morte ainda será confirmada pelo Instituto Médico Legal.

O corpo só será liberado para sepultamento neste domingo (31). Thiago era proprietário da Aysó Aromas, era muito conhecido e querido na cidade.
Postado por O tabuleiro

Policiais são capacitados para atendimento à população LGBT


Cerca de 120 agentes da segurança pública do Estado, entre policiais militares, civis e bombeiros, participaram, na quinta-feira (28), no Auditório de Departamento de Polícia Técnica, nos Barris, do Seminário ‘Violência LGBT: qualificando o atendimento policial’. A capacitação é fruto da parceria entre as secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e de Segurança Pública (SSP). O evento integra a programação do Maio da Diversidade, agenda de atividades e ações afirmativas realizada pela SJDHDS, com o intuito de dar maior visibilidade e chamar a atenção para o preconceito e crimes de natureza homofóbica na Bahia.

A realização do seminário partiu de uma demanda do próprio segmento LGBT que provocou o Estado para uma qualificação dos agentes da segurança nos atendimentos dos casos a grupos vulneráveis que são vítimas de sucessivos casos de violência. A superintendente de Apoio e Proteção aos Direitos Humanos, Anhamona de Brito, ressaltou a importância do preenchimento do campo de identidade de gênero nas ocorrências policias como forma de enfrentar a ‘invisibilidade’ sofrida por esse segmento. "Quando passamos a alimentar a base de dados podemos acompanhar os casos de violência sofrido por esse público", disse.

Durante o seminário, que contou com a participação de Paulette Furacão, a primeira trans a ocupar um cargo público no Estado, os agentes aprenderam formas de abordagem e tratamento ao público LGBT, bem como a diferença conceitual entre identidade de gênero e orientação sexual. "Esse curso será importante, vai poder preparar o policial para entender como servir a esse público", comentou o tenente Guiais.

O respeito à identificação social feminina ou masculina e o respeito à intimidade da pessoa abordada foram alguns dos assuntos discutidos durante o encontro que contou com a presença maciça de policiais que atuam na região da orla, local em que se concentra um grande número de transexuais e travestis profissionais do sexo. "Com esse seminário esperamos prevenir práticas que se configurem homofobia institucional", explicou Paulette Furacão.

Distribuição de kits

Kits para atendimento de policiais à população LGBT, com banners destacando a mensagem ‘Segurança Pública contra a Homofobia’, bem como folders com texto orientador para este público foram entregues durante o seminário. O material também será entregue em delegacias da capital como forma de sensibilizar para a importância de garantir o direito de um atendimento policial digno à comunidade LGBT. A entrega faz parte da campanha do 3º Maio da Diversidade, iniciada no dia 4 de maio, com o tema ‘Zero violência LGBT, por uma Bahia que respeite a diversidade sexual e de gênero’.

Confira a galeria de fotos desta notícia:

Postado por http://www.secom.ba.gov.br/2015/05/125907/Policiais-sao-capacitados-para-atendimento-a-populacao-LGBT.html

Jamil antecipa campanha de olho na Câmara de Vereadores

Jamil ocke

O secretario de Assistência Social de Ilhéus e pré-candidato a vereador, Jamil Ocke (PP), teve uma agenda de compromissos intensa neste sábado, 30, segundo o seu assessor de imprensa, Andrei Sansil.
A primeira atividade com a presença do futuro vereador ocorreu logo cedo, numa ação social promovida pelos servidores do CAIC, na zona sul. Foi oferecida a comunidade serviços de corte de cabelo, manicure e pedicure, sorteios de prêmios, informações e cadastro do Minha Casa, Minha Vida e orientação jurídica.
Logo em seguida, Jamil visitou alguns distritos e por fim, marcou presença no evento de tatuagem que está ocorrendo no Centro de Convenções de Ilhéus. A equipe de comunicação não forneceu à imprensa agenda de domingo.
Postado por : http://diariodopovo.blog.br/jamil-antecipa-campanha-de-olho-na-camara-de-vereadores

Carmelita na prefeitura, Enilda Mendonça na Câmara de Vereadores

enilda e josias
O tabuleiro da política ilheense está literalmente pegando fogo nos bastidores. Um dos exemplos é o PT. Conforme um filiado e colaborador do D.P, o partido está trabalhando para assegurar o nome da ex-vereadora e professora, Carmelita Ângela, na disputa à prefeitura de Ilhéus, em 2016.
Mas não é só isso: A cumpanheirada do “13” liderado pelo cacique, Ednei Mendonça, busca emplacar a sindicalista e professora, Enilda Mendonça, para ocupar uma das 19 cadeiras no legislativo ilheense. Enilda, que tem a confiança e credibilidade dos trabalhadores em educação, não encontrará dificuldades para o pleito, e, segundo analistas de plantão, tem tudo para ser uma das mais bem votadas da história de Ilhéus.
Postado por http://diariodopovo.blog.br/carmelita-na-prefeitura-enilda-mendonca-na-camara-de-vereadores

#CORRUPÇÃONÃO: MPF/BA adesiva sede com mote da campanha

O adesivo pode ser visto por todos que passam na avenida Paralela, sentido centro ou aeroporto

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) adesivou a fachada da sua sede, em Salvador, com o mote da campanha #CORRUPÇÃONÃO. Lançada no dia 25 de maio em todo o país, a campanha é realizada em parceria com a Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos (AIAMP).
Para que haja o alcance do público durante os dois meses de duração, foram criadas diferentes estratégias de engajamento. Adesivos, faixas e banners com a inscrição #CORRUPÇÃONÃO estão sendo afixados nas sedes das Procuradorias da República nos estados, das Procuradorias Regionais da República e da Procuradoria-Geral da República, em Brasília. É o MPF unido na luta contra a corrupção, com o objetivo de engajar cada vez mais pessoas ao movimento e mobilizar jovens nas redes sociais para unirem-se ao MPF no combate à corrupção.
Além do adesivo, a campanha, que tem como foco a comunicação digital, contará com um hotsite, uma fanpage no Facebook, conta no Twitter e banners web. Acesse o hotsite e conheça a campanha http://corrupcaonao.mpf.mp.br.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia
Tel.: (71) 3617-2295/ 2296/2299/2474/ 2200
E-mail: prba-ascom@prba.mpf.gov.br
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia
Tel.: (71) 3617- 2295/2296/2200
E-mail: prba-ascom@mpf.mp.br
www.twitter.com/mpf_ba

Depois de ameaçar Marcelo Nilo, Félix pede desculpas aos eleitores

001

Em post feito na última quinta-feira, 28, em sua página no Facebook, o deputado federal Félix Mendonça Jr. pediu desculpas aos eleitores por causa do bate-boca que recentemente protagonizou com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Marcelo Nilo, com quem disputa o comando do PDT na Bahia. Da minha parte a guerra pelo comando da sigla está encerrado, afirmando que, a partir de agora, preferirá responder a “ofensas e provocações” pela Justiça.
“Quero pedir desculpas a todos pelas discussões improdutivas que tenho tido em público com o senhor Marcelo Nilo. Ninguém tem obrigação de aguentar uma briga que só diz respeito a nós dois. Peço desculpas às famílias da Bahia por esse bate-boca”, disse Félix Jr. Aliás, tá na hora de Lupi chamar os brigões as rédeas, porque o negócio está ficando feio.

Postado por http://diariodopovo.blog.br/depois-de-ameacar-marcelo-nilo-felix-pede-desculpas-aos-eleitores/

Confirmado: Tuka é pré-candidato a prefeito de Ilhéus

tuka rapazoi

Quem vem comendo pelas beiradas é Tuka Rapazoi. Semanalmente vem visitando as comunidades. E, não é bom subestimar, pois, com o desgaste da maioria dos políticos do nosso município, que se intitulam lideres e infalíveis, a tendência são esses nomes acabarem tendo um retorno negativo dos eleitores.

Numa conversa com Tuka, recentemente, ele afirmou categoricamente que é pré-candidato a prefeito e aproveitou para soltar o verbo. “a nossa cidade é como uma casa suja com a vassoura atrás da portaram esta ”, numa analogia aos bichos preguiças que sempre governaram esta cidade.
Com um discurso forte e bem elaborado, Tuka vem agradando muita gente, principalmente os que já conhecem a sua luta no combater a desigualdade e as injustiças sociais, pregando o desenvolvendo sustentável, a qualidade de vida, a geração de renda e principalmente o apoio às comunidades carentes e à margem da sociedade.
Tuka Rapazoi é evangélico há trinta anos. É radialista profissional e vem prestando relevantes serviços de apoio à socialização de jovens dos bairros do Teotônio Vilela e distritos do município de Ilhéus. Atualmente apresenta o programa Paz no Vale, na Rádio Bahiana de Ilhéus. Quanto ao partido que irá trilhar, Tuka já recebeu vários convites, mas, vai aguardar até outubro próximo para decidir, prazo este limite pelo TSE.
Para os que gostam de menosprezar as lideranças, é melhor abrirem os olhos, pois muitas águas ainda vão rolar debaixo dessa ponte até as eleições de 2016.

Postado por jornaldoradialista.com.br - Luciano Amaral, free-lancer, 30/05/2015.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Voltem para terminarem o serviço não concluido

A Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento) realizou um serviço sobre vazamento em canos estourados na calçada de uma ponte que fica Rua Bandeira Filho, cruzamento com Avenida Agamenon Magalhães, no bairro do Derby. Para segurança dos pedestres e motoristas que passam pelo local, deixaram sobre o buraco formado uma fita adesiva Mas, assim que os funcionários foram embora e horas após, um dos canos voltou à apresentar problema e está jorrando o precioso líquido sem parar novamente. Contribuinte pedem a presença da estatal no local novamente, para terminar o serviço não concluído e urgente. Enquanto isso, haja calor e muita água sendo desperdiçada em tempo de racionamento e falta de água nas torneiras do povo. Foto: Firmino Caetano Junior. Recife/PE 

SENAI ABRE VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS EM ILHÉUS E ITABUNA

Imagem: Alfredo Filho/Secom Ilhéus.
Imagem: Alfredo Filho/Secom Ilhéus.

Ilhéus e Itabuna estão entre os municípios baianos contemplados pelo edital do processo seletivo do SENAI para os cursos gratuitos de aprendizagem industrial básica. 

O curso oferecido em Ilhéus é o de assistente administrativo, com 39 vagas, no turno vespertino, para pessoas com idade entre 14 e 21 anos.

Os cursos de Itabuna são três: eletricista de rede e distribuição de eletricidade (25 vagas/matutino), assistente administrativo (40/vespertino) e mecânico de manutenção (40/vespertino). Os programas de mecânica e eletricidade exigem idade mínima de 18 anos e máxima de 21.

O processo seletivo também abriu vagas em outros municípios baianos. A relação completa está aqui. Acesse o edital neste link.

As inscrições ficarão abertas até 28 de julho (inscreva-se aqui), mas, podem ser encerradas antes caso a quantidade máxima de 10 candidatos por vaga seja atingida. Não há taxa de inscrição.

Postado por Blog do Gusmão

HOMEM É ASSASSINADO NA LADEIRA DO PACHECO EM ILHÉUS

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.

Por volta das 22:30h desta quinta-feira (28), um homem, identificado pelo apelido de Bigode, foi assassinado na subida do Pacheco, na avenida Canavieiras em Ilhéus.

Segundo informações da polícia, a vítima era envolvida com a facção criminosa raio A, e foi alvejado com três tiros no rosto.

Segundo populares, o suposto traficante estava indo para casa, quando foi surpreendido pelos assassinos.

Clique AQUI para ver outra foto. A imagem é forte!

Postado Por http://www.ilheus24h.com.br/v1/2015/05/28/homem-e-assassinado-na-ladeira-do-pacheco-em-ilheus/

Alteração no sábado letivo de 30 de maio

Por conta da paralisação geral que acontecerá nesta sexta-feira, dia 29, o sábado letivo de Rede Municipal de Educação em Ilhéus foi transferido do dia 30 de maio para o próximo sábado, dia 06 de junho.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Ilhéus sedia, em junho, Seminário de Economia Criativa e Legislação Cultural

O que seria economia da cultura para os pequenos produtores informais da cultura e como transformar criatividade em negócio serão alguns temas do debate
  Com o objetivo de propor ideias e buscar soluções para democratizar e descentralizar os recursos públicos da cultura e desenvolver ações que representem as necessidades do setor, Ilhéus sedia o seminário Economia Criativa e Legislação Cultural, Desburocratizando o Acesso. O evento acontece no dia 12 de junho, a partir das 19h, no 2º andar do Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães, na Avenida Soares Lopes. A inscrição é gratuita e pode ser feita no endereço eletrônico www.comunidadetiamarita.blogspot.com. Serão disponibilizadas 100 vagas.
A realização é da Comunidade Tia Marita e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), e participação da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Cultura (Secult), Imapel, TV Santa Cruz e do Festival de Chocolate. A palestrante será Cláudia Leitão, antropóloga, especialista em economia criativa e ex-secretária de Economia Criativa, do Ministério da Cultura.
Após a palestra, ocorrem quatro mesas redondas, das 8 às 12h30min e 13h30min às 17h. Os temas são voltados para economia criativa, lei 8.666/93, legislação cultural e conselhos de Cultura, discutindo, dentre outras questões, como transformar a criatividade em negócio. Complementam a programação discussões sobre a economia da cultura para os produtores informais e a inexigibilidade na área cultural.
Para Pawlo Cidade, curador do seminário, o encontro tem a pretensão de propor ideias e soluções para a desburocratização e descentralização dos recursos públicos da cultura e desenvolver ações e atividades que representem as necessidades reais das comunidades culturais.
Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Prefeitura de Ilhéus convoca professores aprovados em seleção pública

Aprovados foram convocados devido à desistência de outros candidatos, e devem se apresentar em até cinco dias
 A Prefeitura de Ilhéus, por meio das Secretarias de Administração (Sead) e Educação (Seduc) de Ilhéus convoca candidatos aprovados na seleção pública simplificada para contratação de professores e intérpretes de libras. Os convocados devem se apresentar à Gerência de Recursos Humanos, situada no segundo andar do Anexo de Secretarias, à Rua Santos Dumont, s/n, centro, das 8h às 12h e das 13h30min às 18h, no prazo de cinco dias, para apresentar a documentação.
De acordo com a portaria assinada pelo titular da Sead, Ricardo Machado, a convocação foi necessária devido à desistência de candidatos que já deveriam estar atuando nas escolas da rede municipal de ensino.
A lista dos convocados está disponível neste link http://goo.gl/tNGCIo do diário oficial do município.

Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Plano Municipal de Educação é debatido em Ilhéus




O PME atende a 20 metas, é exigência do Governo Federal e discutido em conjunto com a sociedade
 A Secretaria de Educação (Seduc) de Ilhéus está em processo de elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), que contém os direitos, objetivos, metas e estratégias dessa área para o período de dez anos. A iniciativa é uma exigência prevista em lei federal, e deve atender às 20 metas, que tratam, por exemplo, da erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, superação das desigualdades educacionais e valorização dos professores.
De acordo com Simone Dias, chefe do setor de Programas e Projetos da Seduc, a iniciativa conta com suporte técnico do Programa de Apoio aos Municípios (Proam), e é discutido em conjunto com o Conselho Municipal de Educação, sindicato dos professores, Conselho do FUNDEB, poder legislativo, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), representantes da educação privada e indígena, e com o Núcleo Regional de Educação.
A iniciativa tem o compromisso de assegurar a participação e democratizar a sistematização do PME. O processo de discussão foi iniciado com a realização de análise da situação do município, considerando os aspectos históricos, geográficos, demográficos, socioeconômicos, culturais e de infra-estrutura. Com base nessa realidade, é possível definir as diretrizes, metas, estratégias, estabelecer prioridades, propor ações capazes de solucionar os problemas identificados e melhorar a qualidade do trabalho.
O relatório está em fase final de sistematização. De acordo com Simone Dias, com o trabalho sendo finalizado no dia 10 de junho, o plano será posto em consulta pública para apreciação da sociedade e, posteriormente, será enviado à Câmara de Vereadores.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Prefeito de Ilhéus defende novo Pacto Federativo na XVIII Marcha a Brasília

De acordo com o prefeito Jabes Ribeiro, o maior objetivo dos gestores municipais, hoje, é rever o pacto federativo e assegurar maior repasse de verbas aos municípios
 O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, participa, desde terça-feira, 26, das atividades da XVIII Marcha Nacional dos Prefeitos a Brasília, iniciada dia 25, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O gestor ilheense defendeu a imediata formalização do novo pacto federativo pelo equilíbrio na distribuição das receitas entre os governos federal, estadual e municipal.
De acordo com o prefeito, o principal meio para alcançar esse objetivo é rever o pacto federativo, que determina os compromissos de estados, municípios e união. Para ele, com o acúmulo cada vez maior de responsabilidades dos entes municipais, ante a queda de arrecadação, torna-se praticamente inviável manter programas básicos, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da área de assistência social.
Ribeiro lembra uma das vitórias recentes do movimento municipalista, que foi o aumento, no ano passado, de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Ainda assim, o governo federal, que é a parte com maior arrecadação, exige dos municípios a execução da grande maioria dos serviços, ao mesmo tempo em que oferece um subfinanciamento para mantê-los, e essa conta tende sempre a não fechar”, argumentou o prefeito.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...