terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Surpresa Prevista

 Nesta semana, quem perguntou aos policiais militares do Brasil o que eles pensavam sobre os eventos em Vitória (ES), provavelmente ouviu como resposta a expressão: “é um aviso”; e a explicação: “o que acontece ali pode se espalhar por todo o país”; e ainda: “não podemos aceitar o atraso de salários, nem a perda de direitos em nossas aposentadorias”.
Para eles, foi lembrado que diante do esgotamento das finanças estatais, do aumento na esperança de vida e da queda na taxa de natalidade, não é mais possível manter antigos direitos que se transformam em privilégios dos adultos de hoje contra os brasileiros do futuro. Mas o parlamentar que lembrou isto aos PMs, ouviu uma sugestão: “cortem primeiro os privilégios dos parlamentares, juízes e altos funcionários, os altos salários, o valor das verbas indenizatórias, carro oficial, seguro de saúde ilimitado, ajudas de aluguel mesmo morando na cidade; cortem isto e depois conversamos sobre nossos privilégios". Quando ouviu que essa medida economizaria muito pouco, ele retrucou: “É porque vocês não percebem o exemplo e o respeito que teriam se fizessem isso”.
Foi isto que escutei e também: "talvez sejam necessários ajustes para equilibrar as irresponsabilidades fiscais dos últimos anos e fazer reformas que equilibrem gastos e receitas. E por que não começar cobrando mais impostos dos mais ricos e menos dos mais pobres; taxando as grandes fortunas; suspendendo as mordomias no setor público e impedindo que no setor privado elas sejam pagas com recursos públicos; iniciando a austeridade por aqueles que provocam desperdícios; por que não diminuir o gasto de quase um bilhão de reais por ano com fundo partidário; querem nos obrigar a trabalhar 45 anos para ter aposentadoria integral, então acabem com a aposentadoria integral e pelo teto para os outros”.
Quando lembrado que trabalhador armado não deve fazer greve, os PMs disseram: “então parem a fábrica de bandidos em que se transformou o Brasil e que armados estão nos assassinando”, “querem cumprir a Constituição sobre nós, mas por que o presidente do Senado não respeitou um mandato judicial do Supremo, ou por que a presidente da república foi cassada, mas não perdeu os direitos civis. Eu escutei: "parem de driblar a Constituição para beneficiar a vocês e aceitaremos que ela seja aplicada contra nós".
Todo encontro hoje nas ruas com o povo serve para sentir o humor da população. O brasileiro sente frustração com o clima de guerra civil, o excesso de privilégios e gastos, as obras inacabadas, o legado frustrado da Copa e das Olimpíadas, o roubo em forma de propinas e superfaturamentos. Mas ao mesmo tempo que se faz os ajustes fiscais, a pergunta é: por que continuamos com a mesma maneira de fazer política, repetindo o que criticávamos no passado. Há anos estão avisando e esperando, descontentes e descrentes, indignados e dispostos a romper as regras. Faz anos que o povo avisa e sugere. Por não os ouvir temos a estranha sensação de surpresa diante do fato anunciado e esperado: como na semana passada, em Vitória.
Por Cristovam Buarque
Senador da Republica 

DEPUTADO PROPÕE A GOVERNO CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DO SUL DA BAHIA
















Para atender a urgência da melhoria dos serviços públicos da região Sul da Bahia, o Deputado Estadual Augusto Castro propôs ao Governo do Estado a criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia. O parlamentar elaborou minuta de Projeto de Lei sobre o tema, que foi protocolado nessa segunda-feira, 20/02, na Secretaria da Mesa da Assembleia Legislativa da Bahia.

O documento sugere a composição por agrupamento dos municípios de Almadina, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itapé, São José Da Vitória e Uruçuca. São 13 ao total, tendo Itabuna por cidade pólo, como já instituído na Constituição do Estado. O parlamentar reconhece o desafio, mas acredita que a criação da RMS Sul da Bahia estimulará atividades econômicas, através da autonomia administrativa de recursos e planejamento de interesse comum da região cacaueira. “A criação da Região Metropolitana Sul demandaria um maior planejamento estratégico das ações governamentais, unificação de políticas públicas, renovação de equipamentos urbanos e elevação da qualidade de vida da população com a melhora nos serviços públicos”, argumentou.

A recente articulação de empresários da região nesse sentido confirma essa necessidade”, sinalizou o parlamentar. Essa semana empresários e representantes do Sebrae, CDL e Sindicom de Ilhéus, ACI de Ilhéus e Itabuna, Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), Desenbahia, Fundação Regina Cunha criaram uma comissão para solicitar um estudo técnico para criação da RMS.

Em 2015, Augusto Castro já havia enviado a Indicação 20.927/2015 ao Governador tratando do mesmo tema.

A deselegância da Ceplac com Nazal e com Ilhéus


José Nazal

Crédito: Arquivo
A direção da Ceplac foi, no mínimo, deselegante com Ilhéus nas comemorações dos 60 anos da instituição. Designado pelo prefeito Mário Alexandre Sousa para, oficialmente, representar o município na solenidade, o vice-prefeito José Nazal foi desrespeitado pelo cerimonial.

Primeiro, é preciso lembrar que a Ceplac fica localizada em território ilheense o que, em qualquer cerimonial decente, o colocaria na lista das primeiras autoridades a compor a mesa dos trabalhos e a falar aos presentes. Hoje, Nazal foi um dos últimos a ser convidado. Mesmo assim, graças a um servidor mais atento que chamou a atenção e "lembrou" aos dirigentes da gafe que estaria se estabelecendo com a ausência da autoridade municipal na mesa principal. 

Em seguida, caberia à Nazal uma fala de cinco minutos. No entanto, pelo andar da hora, foi cancelado o seu pronunciamento, sem que, sequer, ele fosse avisado da mudança.

A deselegância foi tão grande que, depois, ofereceram-lhe a palavra, num momento já descontextualizado da solenidade, o que, naturalmente, foi dispensado pelo vice-prefeito de Ilhéus.

A Ceplac comemora 60 anos em um momento em que quase nada tem a comemorar. A instituição agoniza, sem apoio, sem recursos para pesquisa ou extensão. Hoje não passa de uma sigla que caminha em direção ao abismo sem força e parca de representação política.

Mas a sua pobreza de espírito não pode vencer as suas dificuldades nem deixar de reconhecer a contribuição de Ilhéus nesta sua trajetória.

E hoje, Ilhéus era Nazal presente à solenidade.

Postado por Jornal Bahia Online

VAMOS FERVER TUDO SALVADOR!!!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

CIRCUITO DE XADREZ EM ILHEUS


Inscrição no local

Divulgação Wagner Santana

Rui pode perder partidos da base aliada em 2018 via articulação nacional

Rui pode perder partidos da base aliada em 2018 via articulação nacional
A mudança do comando do Palácio do Planalto, agora sob a tutela do PMDB, provocou uma reorganização das forças políticas de maneira que partidos que compõem a base aliada do governador Rui Costa (PT) podem ter um caminho diferente para a eleição em 2018. Pelo menos duas legendas, PP e PSD, aliadas desde a formação da chapa de Rui em 2014, integram a base de Michel Temer em Brasília e começam a dar sinais, no plano federal, de aproximação com oposicionistas do PT na Bahia. 

Emissários do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), virtual adversário de Rui, se reúnem com frequência com representantes das bancadas do PP e do PSD na Câmara dos Deputados para cortejar uma relação. Por enquanto, o quadro segue favorável ao governador, já que os diretórios nacionais dão liberdade para que interesses regionais sejam discutidos por cada direção estadual. 

Entretanto, o gargalo da disputa pela sucessão de Temer pode embaçar o relacionamento entre os caciques na Bahia. Para além de PP e PSD, outra legenda que integra a base de Rui e pode ter futuro decidido no plano federal é o PSB. A legenda, declarada independente em âmbito federal, pode aderir a um projeto que a aproxime do PSDB ou até mesmo seguir numa carreira solo, o que distanciaria a sigla da eventual permanência como apoio de Rui. Tanto que integrantes do partido mantêm laços, ainda que distantes, de aliados do prefeito de Salvador. O governador baiano deve, desde sempre, manter-se atento para as mobilizações nacionais, para evitar ser surpreendido no futuro.

Postado por http://rapazoi.blogspot.com.br/2017/02/rui-pode-perder-partidos-da-base-aliada.html

Alegria marcou o segundo dia do Ilhéus Folia




A alegria do folião foi tônica do segundo dia do carnaval antecipado, o Ilhéus Folia 2017. O público da noite de sábado superou a da sexta-feira e deixou a Avenida Soares Lopes, palco da folia, ainda mais colorida. O evento foi acompanhado pelo prefeito Mário Alexandre, e o vice, José Nazal Soub, que recepcionaram no camarote oficial o novo presidente da Assembleia Legislativa, Ângelo Coronel, o deputado federal, Paulo Magalhães, e a deputada estadual, Ângela Sousa.

Prefeitos de diversos municípios da região prestigiaram o Ilhéus Folia como os de Itabuna, Fernando Gomes, de Buerarema, Vinícius Ibrainn,de Coaraci, Jadson Albano,de Uruçuca, Moacir Leite, ede Ibicuí, Marcos Galvão. O comandante geral da Polícia Militar na Bahia, Ancelmo Brandão, também compareceu à festa. Por volta das 20 horas, ele encontrou-se com a tropa da PM que atua no carnaval antecipado de Ilhéus e fez uma preleção para soldados e oficiais, na Biblioteca Municipal, localizada no circuito da festa.

No camarote e fora dele, todo o secretariado municipal participou da grande noite de festa popular.  O evento é uma realização da Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria de Turismo, e conta com o patrocínio do Governo da Bahia, através da Bahiatursa, órgão estadual ligado à Secretaria de Turismo do Estado.
Atrações - O público deu show a parte cantando e dançando ao som das atrações do sábado, 18, no circuito do Ilhéus Folia 2017. À tarde, os blocos pediram passagem e os foliões se divertiram muito com “As Curicas”, “Os Traíras” e “20 Comer”, além das bandas Jane Poeta e Cartão Postal.  A participação dos tradicionais blocos afro foi garantida e trouxe o ritmo diferente e o brilho especial para o carnaval antecipado, com destaque para a Levada da Capoeira, Guerreiros de Zulu e Mini Kongo.

O clima de descontração aumentou com os trios elétricos, que contou com as atrações Alana Lima e Banda, O Nippe, Tony Canabrava e Duas Medidas. Depois, o comando da emoção foi da Patchanka, seguido de Mil Verões, Liu Menezes, Trio da Huanna, Circuito Fechado e Filipe Scandurras. A festa avançou a madrugada e a população pode contar com o sistema de transporte público até às 3 horas nos três dias.

O circuito da folia, que compreendeu o trecho da Avenida Soares Lopes entre a Unimed e a praça da Catedral de São Sebastião, registrou recorde histórico de público, algo que não se via há muito no Carnaval de Ilhéus e que animou bastante os organizadores do evento.


Secretaria de Comunicação Social –Secom

Som percussivo e coreografias marcam desfile de Blocos Afro no Ilhéus Folia

  



 O público presente no circuito do Ilhéus Folia 2017, no início da noite sábado, 18, segundo dia da festa, pode acompanhar a criatividade do som percussivo e das coreografias que embalaram o desfile dos blocos afro. A Avenida Soares Lopes ganhou brilho com a passagem do grupo Levada da Capoeira, tradicional agremiação do carnaval ilheense.

Coordenado pelo mestre Ramiro, a Levada desfilou com cerca de 60 componentes, de várias idades, em homenagem à cultura afro descendente. O bloco é composto, em maioria, por crianças praticantes de capoeira e da chamada ‘dança dos pauzinhos’. Mestre Ramiro destacou que o grupo tem atividades durante todo o ano e atende a 150 crianças de diversos bairros,com o auxílio do programa Mais Educação.

O desfile contou também com o bloco Guerreiros do Zulu, formado quase totalmente por moradores da comunidade do Alto Soledade, na zona norte da cidade. Com roda de capoeira e ala infantil, Guerreiros de Zulu apresentaram enredo de homenagem à paz.

O terceiro bloco afro que passou pela Avenida foi o Mini Congo, após descer o Outeiro de São Sebastião, onde fica a sede da entidade. Este ano, o Mini Congo homenageou os 70 anos do fundador do bloco, o professor Atanagildo Ribeiro, que inclusive participou de todo o desfile. Ele criou o bloco há 38 anos. O destaque foi a bateria de 60 componentes liderada pelo mestre Sandro Márcio.

Conselho – O desfile dos blocos afro foi acompanhado de perto pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura, Nei Rodrigues. “É de suma importância a participação dos blocos afro no carnaval como forma de manter viva a tradição afro cultural descendente em nosso município”, declarou o militante negro.

Ele enfatizou, por outro lado, que “a gente continua lutando por uma política de fomento cultural que dê condições de construir um trabalho contínuo, que possibilite o aperfeiçoamento de nossas ações e que, assim, possamos contribuir de forma eficiente para a cultura afro, para a comunidade e com as festas populares.”

Secretaria de Comunicação Social –Secom

Prefeito Mário Alexandre comemora a realização do Ilhéus Folia




Camarotes - foto: Clodoaldo Ribeiro 

O carnaval antecipado Ilhéus Folia 2017 começou oficialmente na sexta-feira, 17, com o tema “Carnaval da Alegria” e a presença de um grande público, na maior animação, organização e paz. O prefeito Mário Alexandre, ao lado da primeira dama, Soane Galvão, e do vice-prefeito José Nazal, comemorou entusiasmado o sucesso e a tranquilidade no primeiro dia da festa. E agradeceu o apoio recebido do Governo do Estado da Bahia para garantir a realização do evento.

“Muito melhor do que a gente esperava. Como é bom ver o povo se divertir com alegria, com paz, as pessoas trabalhando, gerando emprego e renda para o município. Com ajuda do Governo do Estado, podemos fazer o resgate do carnaval de Ilhéus. Estamos no caminho certo, trazendo a alegria de volta para o nosso povo”, declarou Marão.

O prefeito recebeu autoridades, políticos e amigos no camarote oficial, a exemplo do secretário de Turismo do Estado da Bahia, José Alves Peixoto, o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, e a primeira dama Sandra, a deputada estadual Ângela Sousa, vereadores, secretários municipais e outros convidados. Antes de se dirigir ao camarote, Mário Alexandre foi conferir de perto a estrutura montada no corredor da folia.

Sob a coordenação da Secretaria de Turismo e Esportes, a infraestrutura na Avenida conta com um sistema de sonorização, iluminação, ornamentação, posto de atendimento médico, espaço de acessibilidade, barracas e serviço ambulante de bebidas e comidas e um esquema de segurança e trânsito.

Para o prefeito Mário Alexandre, “é um carnaval de alegria como Ilhéus e nossa região merecem. Precisamos mostrar o que nós somos para a Bahia e para o Brasil. Acho extremamente importante esse povo de Ilhéus que é tão receptivo e agora com um prefeito que o representa com muito amor que temos por essa terra.”

Organização – A infraestrutura montada para que todos os participantes possam brincar e se divertir na Avenida Soares Lopes foi um destaque no primeiro dia do Ilhéus Folia. Isso foi o que enfatizou o vice-prefeito José Nazal. “O bacana é a organização, a estrutura muito boa para atender ao povo. E espero que seja um carnaval de paz, para que possamos terminar os três dias com muita tranquilidade, com o povo gostando, se divertindo. É tempo de alegria, a cidade tá mudando sua cara, um povo alegre, ordeiro, feliz e recuperando a auto estima que merece ter”, declarou.

Outro destaque deste carnaval é o camarote da rádio Gabriela FM, na mesma estrutura do camarote oficial, que comemora 25 anos no ar com uma programação eclética. No espaço, localizado na praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião, a emissora recebeu convidados, ouvintes  e o público em geral, estruturado com shows de bandas locais e DJS. Outro camarote montado na praça é o da própria  Igreja Católica, que faz campanha para arrecadar recursos que contribuam com a reforma da Igreja Matriz de São Jorge.

Secretaria de Comunicação Social - Secom

CORSÁRIO NEWS : Escola e posto de saúde fechados

CORSÁRIO NEWS : Escola e posto de saúde fechados: Escola e posto de saúde fechados, assim amanheceram após o carnaval antecipado em Ilhéus, segundo informações colhidas por pais de alunos e...

CORSÁRIO NEWS : Posto de Saúde e Escola Fechados

CORSÁRIO NEWS : Posto de Saúde e Escola Fechados: Posto de Saúde  e Escola fechados, assim amanheceram após o carnaval antecipado em Ilhéus, segundo informações o motivo foi um decreto do g...

domingo, 19 de fevereiro de 2017

CORSÁRIO NEWS : MPF recomenda a 33 municípios baianos que utilizem...

CORSÁRIO NEWS : MPF recomenda a 33 municípios baianos que utilizem...: Verbas foram repassadas pela União e devem ser obrigatoriamente utilizadas no desenvolvimento do ensino básico O Ministério Público Feder...

Avatim no Bloco Crocodilo


Neste Carnaval, os foliões do Bloco Crocodilo serão presenteados com sachê da fragrância Xêro – Sinta Salvador, identidade olfativa criada pela Avatim exclusivamente para a capital baiana. Além do cheirinho oficial da cidade, o kit do abadá será acompanhado de cupom de desconto para ser usado nas lojas Avatim de todo o Brasil. "Misturar o cheiro de Salvador, o cheiro do carnaval e o cheiro do abadá do Crocodilo com o Xêro de Salvador, feito pela Avatim, está sendo uma delícia. Malu gosta tanto dessa fragrância que perfumou a casa toda!", revela a Rainha do Axé, Daniela Mercury, que puxa o bloco Crocodilo no domingo e segunda-feira.

Com fábrica em Ilhéus, no Sul da Bahia, há quase 15 anos a Avatim busca inspiração nos aromas da biodiversidade brasileira para desenvolver os mais de 450 produtos de seu portfólio. A marca combina suas essências com um grande leque de produtos para cuidados pessoais e com a casa voltados para o bem-estar, como hidratantes, esfoliantes, sabonetes, colônias, difusores, perfumes para interiores, entre outros. Hoje, a Avatim – cujo nome significa cheiros da terra, em tupi-guarani – tem mais de 90 lojas em 22 estados brasileiros e cerca de 1.000 revendedores porta a porta e distribuidores em todo o país.

Lívia Cabral
Assessoria de Imprensa
Jornalista - DRT/BA 2372
(73) 9 9168-3694
liviacabral.assessoria@gmail.com

Reforma trabalhista: comissão discute direito coletivo de trabalho

A Comissão Especial da Reforma Trabalhista (PL 6787/16)  volta a se reunir na terça-feira (21) para tentar cumprir o cronograma de aprovação da proposta neste semestre.

Para o relator do projeto, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), é preciso organizar o cronograma porque há mais de 90 pedidos de audiências formulados por deputados, e ele mesmo quer ouvir muitos setores.
"Vamos propor um calendário de reuniões ao longo de março e princípio de abril. Eu certamente terei que primeiro ouvir todo mundo, as centrais sindicais, as centrais ligadas aos empresários, os órgãos técnicos que têm interesse em contribuir para o debate", afirmou. 
Na terça-feira, os deputados vão discutir o Direito Coletivo do Trabalho, que trata da representação dos trabalhadores, organização sindical, e de direitos como greve.
Além de um representante do Tribunal Superior do Trabalho (TST), foram convidados o advogado José Eduardo Pastore, ligado à Confederação Nacional da Indústria (CNI) e à Fiesp, e o procurador Renan Bernardi Kalil, que coordena a área sindical do Ministério Público do Trabalho.
A audiência está marcada para as 14h30, no plenário 2.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem- Marcello Larcher
Edição - Rosalva Nunes


Postado por Agencia da Câmara

Multidão brinca com alegria e paz na abertura do Ilhéus Folia




 A alegria tomou conta do primeiro dia do Ilhéus Folia, na noite desta sexta-feira, quando milhares de foliões dançaram e cantaram ao som de bandas como Adão Negro, Timbalada e Lordão, na Avenida Soares Lopes, circuito da festa. O clima de tranquilidade, durante o evento, contribuiu para a abertura de um carnaval organizado e de paz. Mesmo com chuvas ocasionais, a programação dos trios elétricos começou cedo, como combinado, pouco antes das 21 horas. A primeira atração a entrar na Avenida foi Leonardo Léo e Banda, que fez o povo curtir ao som do pagode.
A banda Adão Negro arrastou foliões admiradores do estilo Reggae. O vocalista Serginho elogiou a receptividade e a alegria do púbico ilheense. As cantoras da banda Elétricaz passaram em seguida, com muito suingue, e logo após a energia do grupo local Via de Acesso, com o talento do vocalista Ed.
 A Timbalada foi o grande destaque da noite e arrastou uma multidão com seus grandes sucessos, carisma e alta interatividade com o público presente. Em frente ao camarote oficial, na Praça Dom Eduardo, o vocalista Deni agradeceu ao convite do prefeito Mário Alexandre e elogiou a infraestrutura do Ilhéus Folia.
O prefeito deixou o palanque e foi para a pista contagiado pela alegria da Timbalada.
 A madrugada começou animada com as passagens das bandas Sem Censura e Lordão - que tradicionalmente arrasta muitos foliões no carnaval de Ilhéus. A Patrulha do Samba esquentou a chuva que caiu na Avenida.  As bandas Papazoni e Pretu fizeram milhares de foliões pular atrás dos trios elétricos até depois das 2 horas.
Clima de Paz – Prepostos da Polícia Militar admitiram que a festa transcorreu com tranquilidade no circuito do Ilhéus Folia, com registro de ocorrências abaixo do esperado. O comandante de Operações da Polícia Militar, tenente coronel Idilceu Bastos, concordou com a avaliação. Ele acrescentou que a Polícia adotou medidas preventivas nos acessos à cidade.
 O clima de harmonia foi ratificado pela gerente Técnica e de Planejamento da Secretaria de Saúde, enfermeira Sonilda Melo. Segundo ela, o posto médico montado na Avenida Soares Lopes realizou apenas 11 atendimentos, sem gravidade, durfante a primeira noite de folia.
Sábado - A festa prossegue neste sábado. A partir das 15 horas, a Avenida está liberada para os blocos alternativos e outras  manifestações populares do carnaval antecipado de Ilhéus. O desfile dos blocos afro deve ser iniciado a partir das 17 horas, com Filhos de Ogum, Levada da Capoeira, Guerreiros de Zulu e Mini Congo. Em seguida, animam aos foliões as bandas de Alana Lima, Circuito Fechado, Tony Canabrava, Duas Medidas, Trio da Huanna, Liu Menezes, Mil Verões, Filipe Escandurras, Patchanka e O Nippe.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Prefeito de Ilhéus decreta ponto facultativo na manhã de segunda-feira, dia 20



O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou decreto que estabelece ponto facultativo na próxima segunda-feira, 20 de fevereiro, no turno matutino, nos setores administrativos das repartições internas e externas da administração municipal. A medida considera a programação oficial do carnaval antecipado ‘Ilhéus Folia’, uma realização da Prefeitura de Ilhéus, que começa hoje e acontece até a madrugada de domingo, dia 19.

O Decreto Nº 030/2017 já foi publicado no Jornal Oficial do Município, que pode ser acessado através do endereço eletrônico www.ilheus.ba.gov.br. De acordo decisão do gestor, o expediente público na segunda-feira, 20, será das 12 às 18 horas, “ressalvados os serviços e as atividades considerados de natureza essencial, bem como as áreas da saúde, educação, limpeza urbana, iluminação e da segurança pública”.

Secretaria de Comunicação Social – Secom

CORSÁRIO NEWS : Hoje grande arrastão na Soares Lopes, BANDADIPATRÃ...

CORSÁRIO NEWS : Hoje grande arrastão na Soares Lopes, BANDADIPATRÃ...: Mingo Show - Foto divulgação Está todo mundo convidado, neste domingo a partir dás 16 horas, Mingo Show e a Bandadipatrão vão estar faz...

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

CORSÁRIO NEWS : Campanha do IPTU de Ilhéus inova e faz reflexão so...

CORSÁRIO NEWS : Campanha do IPTU de Ilhéus inova e faz reflexão so...: A Prefeitura de Ilhéus lançou na sexta-feira (10), às 16 horas, no Teatro Municipal, a nova campanha institucional do Imposto Pre...

Guardas Municipais de Ilhéus elegem comandante por voto direto


Em um evento inédito no município, os guardas civis da Prefeitura de Ilhéus realizaram eleição para indicação, ao prefeito Mário Alexandre, do novo comandante da corporação. O pleito aconteceu neste domingo, 12 de fevereiro, na sede do comando da Guarda Municipal de Ilhéus, na Avenida Soares Lopes. O guarda Leonardo Bandeira obteve a grande maioria dos votos, 115.

O prefeito Mário Alexandreincentivou e compareceu ao local da votação, acompanhado pelos secretários municipais de Administração, Bento Lima, e de Relações Institucionais, Alisson Mendonça. Na oportunidade, o prefeito reafirmou o compromisso de valorização do servidor e de mudanças que pretende realizar na guarda municipal.

O presidente do Sindguardas/Ilhéus, Pedro de Oliveira, declarou que “este é um momento histórico para a corporação”. Ele elogiou a iniciativa do atual prefeito de Ilhéus, que acatou a solicitaçãoda categoria para indicar, por meio do voto, o comandante da Guarda Municipal. “Numa demonstração de diálogo e democracia, mais uma vez, o governo demonstrou boa vontade ao permitir esta modalidade de escolha”, afirmou.

De acordo com Pedro de Oliveira, a eleição direta para escolha do Comandante Civil é uma tendência que vem sendo constatada em alguns municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia. A solenidade de posse do novo comandante da Guarda Civil de Ilhéus ocorrerá na próxima quarta-feira, 15 de fevereiro, às 19 horas, no Ginásio Municipal de Esportes Herval Soledade.

 Secretaria de Comunicação Social – Secom

NOTA DE PESAR


A comunidade de Uruçuca recebeu, com profundo pesar, neste domingo, dia 12, a notícia de falecimento do jornalista e empresário José Adervan de Oliveira, sócio-proprietário e um dos fundadores do Jornal Agora, de Itabuna. Adervan era um dos maiores entusiastas e incentivadores do desenvolvimento regional e sua vida está ligada às mais nobres causas da política. 

A morte de José Adervan de Oliveira, de 74 anos, deixa uma lacuna não apenas na comunicação regional, mas no bom debate de ideias no campo da política e do desenvolvimento socioeconômico regional. Era, reconhecidamente, uma pessoa caridosa e que tinha devoção e amor pelo sul da Bahia. 

Nosso fraterno abraço e desejo de conforto aos familiares e parentes de José Adervan, neste momento. Em reconhecimento à sua contribuição ao sul da Bahia e à comunicação baiana, Uruçuca decretará luto oficial de três dias.


Moacyr Leite Júnior
Prefeitura de Uruçuca

NOTA DE PESAR

O prefeito do município de Ilhéus, Mário Alexandre, e o vice-prefeito José Nazal Soub, vêm, por meio desta, manifestar profundo pesar pelo falecimento do jornalista e empresário JOSÉ ADERVAN DE OLIVEIRA, aos 74 anos, ocorrido neste domingo, dia 12, no Hospital Santa Cruz, em Itabuna. Como proprietário e diretor do Jornal Agora, José Adervan exerceu um papel de destaque no contexto da comunicação no Sul Bahia, nas últimas décadas, sendo um incansável defensor dos interesses da Região e do Município de Ilhéus.   Nesse momento de imensa dor, externamos o sentimento de solidariedade aos seus familiares e amigos.

Ilhéus, 13 de fevereiro de 2017.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Chacina de Porto Seguro ganha destaque na pauta da Câmara Federal



A chacina que deixou oito mortos e um ferido na noite do último domingo (05), em Porto Seguro, município do sul da Bahia, foi um dos destaques de pauta na sessão plenária de terça-feira (07) da Câmara Federal, em Brasília. Na oportunidade, o deputado Uldurico Júnior (PV/BA) utilizou a tribuna da casa legislativa para cobrar ações mais efetivas no enfrentamento ao crime organizado na cidade do descobrimento.

"A cidade de Porto Seguro encontra-se assustada. Como representante da região, tenho a obrigação de cobrar, como já cobrei à prefeitura municipal e governo estadual, venho aqui publicamente cobrar, em especial, ao presidente da república, Michel Temer, apoio da Força Nacional. A cidade Terra Mãe do nosso país chaga ao quinto município mais violento do Brasil com taxa de mortalidade nas alturas e convivendo diariamente com guerras entre facções", explicou o parlamentar.

Ainda em discurso, Uldurico pediu empenho das autoridades na apuração crime e punição exemplar para os responsáveis pela barbárie. "Oito jovens foram assassinados onde os autores do crime utilizaram fuzis só usados pelo Exército Brasileiro. E mais grave e assustador em tudo isso, são as autoridades públicas acharem que fatos como esse são normais. Portanto, cumpro meu papel como deputado daquela cidade cobrando comprometimento na investigação dos fatos para que possamos viver numa cidade com dias melhores", finalizou o verde.

Segundo a Polícia Civil, as vítimas foram mortas após voltarem de uma festa conhecida como "paredão", que ocorreu na orla de Porto Seguro. Elas estavam em uma casa no bairro de Porto Alegre I, quando foram surpreendidas por homens fortemente armados.Os bandidos mandaram as mulheres saírem da casa e atiraram nas vítimas. Entre os mortos, há filhos de policiais civis e militares.

Ontem (07), sete dos oito jovens vítimas da chacina foram sepultados em diferentes cemitérios da cidade onde aconteceu o crime e, também, nos municípios de Itabuna e Mascote, na mesma região do estado. O jovem Igor Lélis dos Santos Santana (filho de um policial militar) já havia sido enterrado na segunda-feira (6), um dia após o ataque. A vítima que ficou ferida na chacina segue internada no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. De acordo com a equipe clínica da unidade hospitalar, o estado do jovem é grave.

Investigação
Após ouvir testemunhas, a polícia já teria identificado alguns dos suspeitos, que não tiveram os nomes revelados para não atrapalhar a investigação. O grupo é suspeito de ter executado outras vítimas e de ter participado de outra chacina, há dois anos e meio, quando seis pessoas foram mortas. Nenhuma das vítimas tinham passagem pela polícia.

Assessoria de Comunicação 

Na foto das vítimas, Athos Moura (boné preto) segue internado em estado grave 
Fotos: Reprodução e de Taísa Moura / TV Santa Cruz

Golden Assessoria de Comunicação

BAHIA: AUGUSTO CASTRO SE ENCONTRA COM SECRETÁRIO E INTERCEDE POR BUERAREMA


Imagem inline 2

Na manhã da última terça-feira, o Deputado Estadual Augusto Castro levou o prefeito de Buerarema, Vinícius Ibrann, e seus assessores para uma reunião deliberativa com o Secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, Cássio Peixoto, em busca de alternativas para a situação hídrica da cidade.

Em reunião, o prefeito solicitou um abastecimento simplificado na zona urbana e rural para distribuição direta de água nas unidades habitacionais. O secretário manifestou o compromisso de fazer um estudo técnico da região para execução de projetos de infraestrutura antes do final do primeiro semestre deste ano. “O Saneamento Básico é uma questão de dignidade humana. O prefeito Vinícius encontrou esse problema elementar logo que chegou para gerir o município e viemos buscar soluções para isso aqui hoje”, disse o parlamentar. 

Assim que abordado pelo prefeito Vinícius, de prontidão, Augusto Castro facilitou o encontro. “O Deputado nos ajudou, abriu todos os caminhos. Ter esse encontro pessoal com o Secretário Cássio Peixoto viabilizado pelo Deputado Augusto nos dá muita esperança para que a gente consiga de maneira breve melhorias para nossa cidade, para a zona rural e para o Distrito Vila Operária, que mais carece de atenção nessa área”, avaliou o prefeito de Buerarema, Vinícius Ibrann.

ASCOM - AUGUSTO CASTRO

Ilhéus terá nova Feira de Adoção de Animais dia 12 de fevereiro



 Ilhéus terá nova Feira de Adoção de Animais dia 12 de fevereiro - Foto divulgação
No próximo domingo, dia 12 de fevereiro, das 10 às 16 horas, em espaço localizado na praça principal do bairro Hernâni Sá (Urbis), será realizada a Feira de Adoção de Cães e Gatos Adultos. É a segunda Feira do ano de 2017, organizada pelo Instituto de Proteção Animal “Planeta dos Bichos”, sediado na rua H, número 102, bairro Nelson Costa, na zona sul. O primeiro evento, realizado em 29 de janeiro, apenas com filhotes de cães e gatos, foi um sucesso e todos os animais foram adotados.

A novidade da feira nesta edição é a distribuição de amostras grátis da ração Magnus (Super Premium), gentilmente fornecida pelo representante da empresa, Flávio Moraes, para quem adotar um animal de estimação durante o evento.

Os interessados em adotar um animal de estimação, nas feiras ou na própria instituição precisam ter 18 anos completos e apresentarem o RG (carteira de identidade) e comprovante de residência. No momento da adoção é assinado o termo de posse responsável, com uma via ficando com o novo tutor do animal e a outra com o instituto.

Organização não governamental que não possui fins lucrativos, o Instituto de Proteção Animal “Planeta dos Bichos” sobrevive graças a doações e o trabalho de voluntários. Para maiores informações, o contato deve ser feito por meio do telefone (73) 99119-2101.

 Secretaria de Comunicação Social - Secom