segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Ilhéus tem Sete de Setembro diferente de todos os anos.

Sete de Setembro em Ilhéus inicia comemoração na Soares Lopes segue em atividades de entrega de Praça no Nelson Costa, com o Prefeito Valderico Junior assinando Ordens de Serviços contemplando quase toda cidade.

No último domingo, dia 7, brasileiros foram as ruas comemorar a Proclamação da República, dia da Independência do Brasil, data magma que nos remete aos anos de 1822, data que é lembrada com desfiles em todas as capitais e maioria das cidades brasileiras.

Organizado por Estados e Municípios com apoio logístico e participação das forças Armadas brasileira, Escolas das redes estaduais, municipais e privadas, além de contar com outros setores desde seguimentos sindicais as organizações não governamentais, todos participativos ao ato cívico em homenagem a passagem do dia que marcou a emancipação Politica do Brasil, Independência ou Morte! frase proferida as margens do Rio Ipiranga por Dom Pedro, que a época marcou a desvinculação colonial entre Brasil e Portugal.      

O contexto da época

No início do século XIX, o Brasil ainda era colônia de Portugal. Entretanto, os ventos da independência já sopravam sobre a América Latina, impulsionados pelos ideais iluministas e pelos movimentos de libertação em países vizinhos, como Argentina e Venezuela. A vinda da família real portuguesa ao Brasil, em 1808, após a fuga das tropas napoleônicas, trouxe transformações profundas: a abertura dos portos às nações amigas, a criação de instituições culturais e políticas e a elevação do Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves, em 1815.
Com a Revolução Liberal do Porto, em 1820, os portugueses exigiram o retorno de Dom João VI a Lisboa, o que aconteceu em 1821. O rei deixou o filho, Dom Pedro, como príncipe regente no Brasil, mas as pressões de Lisboa para rebaixar novamente o território a uma colônia provocaram insatisfação entre elites locais e parte da população.

O “Grito do Ipiranga”
O ponto decisivo ocorreu em 7 de setembro de 1822. Após receber ordens das Cortes Portuguesas que limitavam sua autoridade, Dom Pedro decidiu pela separação. Às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, teria proclamado a célebre frase: “Independência ou morte!”.
Esse ato simbolizou a emancipação política do Brasil, embora o processo tenha se consolidado ao longo dos anos seguintes, com conflitos armados em diferentes províncias e o reconhecimento internacional apenas em 1825, mediante acordo com Portugal.

A construção da memória nacional
O 7 de setembro passou a ser celebrado oficialmente em 1826, ainda durante o reinado de Dom Pedro I. Desde então, a data é marcada por desfiles cívico-militares, atos culturais e manifestações patrióticas em todo o país.
Ao longo dos séculos, o Dia da Independência ganhou diferentes significados: símbolo de soberania nacional, momento de reflexão política e, para muitos brasileiros, oportunidade de reforçar a identidade, democracia e o orgulho de pertencer ao país.

O 7 de setembro hoje
Atualmente, a data continua sendo lembrada com desfiles em capitais e cidades do interior, além de atos cívicos nas escolas. Em Brasília, o tradicional desfile de 7 de Setembro reúne autoridades e o público em celebrações que misturam tradição, cultura e a lembrança do marco histórico da independência.

Fonte: https://www.folhabv.com.br/comportamento/curiosidades/7-de-setembro-curiosidades-sobre-a-historia-da-independencia-do-brasil/

7 de Setembro em Ilhéus

Foi diferente das outras localidades, onde o Prefeito atual, Sr. Valderico Júnior do Partido UNIÃO eleito em 2024 com 41.567 votos, representando 43,24% do eleitorado Ilheense, complementou o dia entregando algumas obras a sociedade ilheense e assinando Ordens de Serviços de outras tantas com pretensão de entregas até o final do ano.

Para o Prefeito Valderico Junior datas comemorativas como esta, são exemplares para a cidadania e estimulo do brasileiro a aculturação sofrida e deixada a suas memorias, mais também oportuniza deixar a contento da população feitos, a entrega da revitalização da praça da Mangueira aqui no Nelson Costa, equipamento que vinha abandonado há tempos pela gestão passada e que hoje é entregue a população todo recuperado e ainda agregamos outros equipamentos para a sociabilidade de jovens e a comunidade em geral, disse o prefeito Junior.

Temos como plural esses momentos e datas como essas não podem passar sem o devido registro, Importante que o dia 7 de setembro está sendo de muitas alegrias na avenida Soares Lopes, local do desfile cívico e militar, foi possível observar nos semblantes dos ilheenses em comemoração à essa data magma que havia algo diferente, avenida lotada, mais também com extensão da nossa agenda de poder está entregando e assinando ordens de serviços para a cidade e a comunidade do Nelson Costa. Esse espaço público de socialização e que agrega a juventude desse Bairro, que sempre fui presente nos babas aqui divididos com os jovens da minha época, lembrando que ainda continuo jovem, é um grande feito, novos virão”, finalizou o Prefeito Valderico Junior.

O evento na cidade aconteceu com a participação de várias autoridades entre eles, secretários da municipalidade e vereadores, além da presença do Deputado Federal Leur Lomanto Junior que garantiu presença entre os ilheenses no dia sete de setembro, oportunidade que garantiu apoio a gestão de Valderico Junior, que colocou como seu grande amigo e parceiro, que irá continuar lutando por emendas parlamentares para Ilhéus e região, que Valderico e sua equipe pode contar sempre com esse Parlamentar garantiu Leur Lomanto Junior.

Abaixo imagens que traduz bem o que a Praça da Mangueira estava antes da recuperação e revitalização, também imagens de como ficou e o ato de entrega da Praça da Mangueira totalmente revitalizada. Créditos de imagens: Gilvan Santos, Elias Reis e Roberto Manta.







Créditos de Imagens - Gilvan Santos








Créditos de Imagens - Elias Reis/Jornal do Radialista

Um encontro de lembranças em bons momentos no sitio São Bento em Jequié, ao lado da família de Lomanto e Detinha (avós), meus padrinhos do coração (in memoriam)  Roberto Manta e Leur Lomanto Junior - Dep. Federal.

     Descerramento de placa alusiva a entrega neste domingo (7) de setembro de 2025 da Praça da Mangueira totalmente revitalizada aos moradores e autoridades presentes.
Apresentação e assinatura das Ordens de Serviço de obras para a Cidade - Prefeito Valderico Junior , Vereadores e secretários municipais.
Discurso Dep. Federal Leur Lomanto Junior - Evento Praça da Mangueira no Nelson Costa
Discurso do Secretário de Serviços Urbano do Munícipio - Cacá Colchões
                Discurso Prefeito Valderico Junior - Evento Praça da Mangueira no Nelson Costa

Por Roberto Manta.





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024

Autor: Ivana Barreto (Ncom Seduc)    Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024 O pagamento ser...