sábado, 24 de fevereiro de 2024

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

 Por Jamesson Araújo do Blog Agravo.

A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam os candidatos a prefeito, mas agora, em 2024, a situação está completamente diferente. Tanto a oposição quanto a situação estão em stand by, ansiosos para descobrir quem serão os candidatos que irão brigar pelo palácio Paranaguá.

Na oposição, temos uma frente ampla, também conhecida como “frente fria” pelo Blog Agravo. Dois nomes estão se destacando como favoritos: o empresário Valderico Júnior (União Brasil) e o ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP). Ainda não há uma definição de quem será o candidato principal, mas nos bastidores, o grupo do ex-prefeito está espalhando que Júnior será o vice.

Por outro lado, o grupo de Júnior alega que o grupo de Jabes está jogando sujo e que Valderico será o candidato, com ou sem o apoio de Jabes e do PP. O Blog Agravo conversou com algumas pessoas próximas a Valderico Júnior, e há rumores de um possível rompimento antes mesmo de uma definição. Alguns dizem que esse rompimento pode isolar politicamente o ex-prefeito, que atualmente só conta com o seu partido, o PP.

Enquanto isso, na oposição, o pré-candidato do PL, Coronel Resende, está se mantendo distante do grupo da “frente fria” e está caminhando em busca de viabilidade eleitoral. A turma do PL está animada com a recepção dos ilheenses.

Já na situação, que é base do governo estadual, ainda não foi decidido quem será o candidato apoiado por Jerônimo e Lula em Ilhéus. Estão na disputa o vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB), Bento Lima, Augustão (PT), Adélia Pinheiro (sem partido), Marcos Flávio (PSD) e o vereador Aldemir Almeida (PP), vereador Jebson Moraes (PSD). A decisão será tomada pelos partidos da base, mas principalmente pelo prefeito Mário Alexandre (PSD) e pelo governador Jerônimo (PT), e só será anunciada em março.

Com todas essas informações, fica claro que a eleição ainda está em aberto. A definição do candidato da base será crucial para saber se a oposição terá vida fácil ou difícil, enfrentando um nome competitivo. O certo é que a base trará um nome novo, com o apoio da máquina municipal, estadual e federal, e automaticamente será o favorito.

O cenário é tão complexa que alguns analistas políticos acreditam que o ex-prefeito pode ficar de fora do jogo, dependendo de quem for o candidato escolhido pela base.

A ex-reitora da UESC, professora e médica Adélia Pinheiro, atualmente a preferida do governador Jerônimo, seria uma escolha que se encaixa perfeitamente no desejo dos ilheenses por renovação política. O apelo é forte!

Mas, como mencionamos antes, a decisão final está nas mãos dos caciques políticos, vindo de cima para baixo, e cabe ao prefeito atual participar da decisão, acalmar e organizar o grupo dos insatisfeitos.

Agora, a pergunta que não quer calar: em quem você apostaria na bolsa de apostas?

Fonte: https://www.agravo.com.br/2024/01/24/oposicao-versus-situacao-o-cenario-politico-em-ilheus/#:~:text=Na%20oposi%C3%A7%C3%A3o%2C%20temos%20uma%20frente%20ampla%2C%20tamb%C3%A9m%20conhecida,%28Uni%C3%A3o%20Brasil%29%20e%20o%20ex-prefeito%20Jabes%20Ribeiro%20%28PP%29.


segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

21/02/2024 - Jornada Pedagógica 2024, com o tema: "Território Educativo: Instrumento de Transformação dos Sujeitos na Sociedade".

 Você é um educador comprometido com a transformação social? Então esta postagem é para você!

🚀 Estamos animados para convidá-lo para a nossa Jornada Pedagógica 2024, com o tema: "Território Educativo: Instrumento de Transformação dos Sujeitos na Sociedade".

✔️ Serão dias agradáveis, repletos de experiências positivas, enquanto exploramos juntos como o ambiente educativo pode moldar o futuro e empoderar nossos alunos.

Junte-se a nós nesta jornada rumo a uma Educação mais inclusiva e transformadora! 💫

🗾 Território educativo:
Instrumento de transformação dos sujeitos na sociedade

Para Novos Tempos,
a força do trabalho 

Fonte: https://www.instagram.com/p/C3bR1wMRrPc/?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Aulas especiais marcam início do ano letivo da rede estadual nesta segunda feira

                                              Foto- https://twitter.com/Jeronimoba13/status/1759217333917082081/photo/1

Foto: Mateus Pereira/GOVBA


De Feira de Santana, o governador Jerônimo Rodrigues transmitirá uma mensagem ao vivo para a comunidade escolar da capital e outros municípios do interior

O ano letivo 2024 da rede estadual de ensino vai começar nesta segunda-feira (19) para mais de 650 mil estudantes matriculados nas 1.082 escolas e 674 anexos. Para marcar a data, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, vai realizar aulas inaugurais simultâneas em 11 escolas, da capital e do interior, com a presença de autoridades.

Às 8h30, o governador Jerônimo Rodrigues marcará presença na aula que será ministrada em Feira de Santana, no novo Colégio Estadual de Tempo Integral Georgina e Melo Erismann, de onde transmitirá uma mensagem, ao vivo, para estudantes e professores de instituições de outras cidades. Na ocasião, serão anunciadas ações a serem desenvolvidas ao longo do ano letivo, visando aumentar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, que contam com novas unidades escolares construídas, reformadas e adaptadas. 

Para completar o ciclo especial de boas-vindas à comunidade escolar, o vice-governador Geraldo Júnior estará presente, no mesmo horário, em Salvador, no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão, Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito. Já em Ilhéus, a secretária da Educação, Adélia Pinheiro, estará no Colégio Estadual do Iguape.

“Começamos o ano de 2024 já anunciando entrega de várias novas unidades. Somente no primeiro dia de aula, o governador estará inaugurando uma unidade e eu também entregarei uma outra escola reformada. Além disso, continuaremos o nosso programa de valorização do professor, no reconhecimento do seu trabalho, mas também nos cuidados à saúde e ao ambiente escolar”, destacou Adélia.

Também nesta segunda-feira, outros municípios contarão com a presença de autoridades nas aulas inaugurais: Lapão, Juazeiro, Barreiras, Itaberaba, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Eunápolis e Camaçari.

Fonte: https://www.trbn.com.br/materia/I100760/aulas-especiais-marcam-inicio-do-ano-letivo-da-rede-estadual-nesta-segunda

Vitória ganha do Bahia no primeiro Ba-Vi da temporada


Foto: Victor Ferreira/ECV

No primeiro Ba-Vi de 2024, o Vitória saiu vitorioso em um duelo emocionante realizado neste domingo (18), no Estádio do Barradão, correspondente à sétima rodada do Campeonato Baiano.

A partida foi repleta de reviravoltas, com duas viradas, mas o Leão conquistou os três pontos ao finalizar o jogo com um placar de 3 a 2.

Osvaldo foi o destaque do confronto ao marcar o primeiro gol, seguido pelo empate de Thaciano para o Bahia e a virada protagonizada por Everton Ribeiro.

No segundo tempo, o Vitória manteve o controle do jogo, aproveitando a vantagem numérica após a expulsão de Rezende pelo Tricolor. Os gols de Osvaldo e Alerrandro garantiram a vitória para o Leão.  

Fonte: Postado por - https://www.trbn.com.br/materia/I100777/vitoria-ganha-do-bahia-no-primeiro-ba-vi-da-temporada

domingo, 18 de fevereiro de 2024

ADÉLIA PINHEIRO - Hoje domingo, 18 de fevereiro, amigos e simpatizantes de sua pré-candidatura realizam encontro com uma Big Feijoada em Ilhéus.




Professora Adélia Pinheiro


Fotos - Ascom do Evento
           

            Hoje domingo, 18 de fevereiro, amigos e simpatizantes da pré-candidatura da Professora Adélia Pinheiro recém filiada ao Partido dos Trabalhadores –PT que faz parte da federação PT, PV e PC do B participaram de uma big feijoada entre amigos no clube da Apcef na zona sul de Ilhéus. Ato esse que contou com a presença de várias autoridades estaduais, federais e municipais que logram pelo nome da Professora Adélia Pinheiro como proposição a candidatura a Prefeita de Ilhéus em 2024. Uma vez que a mesma desenvolve já um trabalho entre esses pares na gestão do PT estadual no governo do Estado da Bahia.

Professora e Doutora Adélia Pinheiro é professora concursada da Universidade Estadual Santa Cruz (UESC), onde foi reitora por duas gestões consecutivas. Na sua vida acadêmica é graduada em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); mestre em Saúde Coletiva também pela UFBA e Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).

Adélia tem passagens na Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) no governo de Rui Costa, titular da pasta na Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), cargo que ocupou desde fevereiro de 2022 até o final de governo de Rui. Com a vitória de Jerônimo Rodrigues (PT) ao Governo do Estado da Bahia, seu nome foi mantido para assumir a Secretaria Estadual de Educação (SEC), cargo que Adélia Pinheiro ocupa até a presente data.

Adélia a frente da SEC tem como função a formulação de políticas para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio regular e o indígena. Em articulação com os sistemas de ensino e participação social, também planeja, orienta e coordena a implementação dessas políticas por meio da cooperação didático-pedagógica, tecnológica, técnica e financeira. (Dados colhidos no Portal do Bahia Notícias)

Professora e Doutora em Saúde Pública, Adélia Pinheiro traz na sua formação acadêmica e experiência de vida pública referenciais em seu portfólio que lhe qualificam para gerir uma cidade como Ilhéus.   Portanto Adélia Pinheiro tem a seu favor a oportunidade de ser a primeira mulher a governar a cidade de Ilhéus desde quase seus 500 anos de fundação.   

Essa vasta experiência na vida pública também tem a seu favor uma referência política que vai desde a penetração no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva através do ex-governador Rui Costa, que foi a expressão maior em toda a história do desenvolvimento da cidade de Ilhéus, paixão incondicional entre Rui e os ilheenses,  pairando pela relação e confiança depositada pelo Governador Jerônimo Rodrigues nessa nova filiada petista que nasce como um novo horizonte para as fileiras vermelhas na cidade de Ilhéus, que juntamente com seus partidos de composição da Federação PV e PC do B,  acoplam o nome de Adélia Pinheiro para lançar como pré-candidatura ao Palácio Paranaguá no próximo pleito eleitoral em outubro.

Como candidata Adélia ver na educação, saúde e inovação para Ilhéus, cidade que conta sua história de forma econômica social cultural e turística, que traz e que tem no seu povo a história da construção da Bahia e do Brasil, e que precisa ver esses valores sendo reconduzidos como forma de reconhecimento de que valeu a pena pelos seus antecessores parentes ancestrais a luta por uma devolutiva através do desenvolvimento estrutural, cultural, turístico, mobilidade urbana, habitação e integração dos seus distritos a zona urbana.

Essa é a visão que pudermos perceber nas narrativas de formatação dos seus discursos nos coletivos com a sociedade ilheense nos últimos tempos em que a pré-candidata petista Adélia Pinheiro vem discorrendo por onde passa em Ilhéus.

Podemos observar que o sentimento de esperança ainda vive, a luta desde seus ancestrais e que até hoje ainda não contempla o povo, principalmente os das camadas mais populares considerada o (povão), esses que vivem e dependem da atenção pública, considerados em situação difícil, com pouco ou quase nenhum acesso aos serviços públicos.

Povo esse que vem recebendo de braços abertos e muita confiança no nome da Professora Adélia Pinheiro como primeira mulher a ter reais chances de protagonizar pela primeira vez na história de Ilhéus, município conhecido pelos seus cabrestos eleitorais arraigados ao coronelismo local, uma candidatura de esperança por uma Ilhéus voltada para o seu povo.

Adélia Pinheiro, oportunidade de um avanço necessário para que o povo de Ilhéus acredite que vale a pena, ter a frente da gestão uma mulher vencedora, guerreira, que leva à Bahia e quem sabe ao Brasil, que, a mulher é essa, tem poder e sabe gerir poder, lhe falta a outorga desse poder, que emana do povo, a caminhada está aberta.

Por Roberto Manta

                   Fonte -  https://www.bahianoticias.com.br/noticia/275540-saiba-quem-e-adelia-pinheiro-a-secretaria-de-saude-que-foi-realocada-para-educacao


sábado, 17 de fevereiro de 2024

A empolgação da turma petista em Ilhéus com o nome de Adélia.

 

Adélia Pinheiro ao lado da vereadora Enilda Mendonça, visitando Santo Antônio de Pádua e Hernani Sá. Foto redes sociais. 

A receptividade nas ruas à pré-candidata a prefeita, Adélia Pinheiro (PT), está deixando a galera do PT de Ilhéus nas nuvens com a possibilidade de finalmente conquistar o Palácio Paranaguá. O clima político está esquentando e os petistas estão confiantes de que o nome da ex-reitora e atual secretária de educação do estado vai causar um impacto.

Recentemente, foi criado um grupo no whatsapp para os apoiadores de Adélia, e está sendo organizado uma feijoada voluntária para reunir a galera. Em um piscar de olhos, o grupo já conta com mais de duzentas pessoas.

As redes sociais têm sido outro termômetro do apoio à candidatura de Adélia, com matérias sobre sua filiação ao PT alcançando números surpreendentes e recebendo uma grande quantidade de comentários favoráveis à petista.

A liderança do PT está organizando um evento político de grande impacto para a filiação de Adélia. De acordo com fontes confiáveis, a presença de importantes figuras políticas do cenário estadual e nacional é aguardada.

Postado Por  https://www.agravo.com.br/2024/02/17/a-empolgacao-da-turma-petista-em-ilheus-com-o-nome-de-adelia/


sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Projeto cria programa no SUS para monitorar saúde e prevenir doenças em idosos

 Proposta será analisada por quatro comissões da Câmara

Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Deputado Marx Beltrão (PP-AL) no Plenário da Câmara dos Deputados
Marx Beltrão: objetivo é criar um programa de avaliações regulares em idosos

O Projeto de Lei 6178/23 cria no Sistema Único de Saúde (SUS) o programa Exames da Melhor Idade, com o objetivo de prevenir e diagnosticar doenças e problemas de saúde em pessoas idosas. O texto está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.

O projeto, que altera o Estatuto da Pessoa Idosa, determina que os exames sigam protocolos clínicos cientificamente comprovados e considerem o histórico e o quadro clínico do paciente. O programa deverá avaliar ainda a saúde psicológica e a situação vacinal da pessoa idosa.

O texto garante à pessoa idosa o direito de se recusar a passar por qualquer exame proposto, com exceção dos definidos como obrigatórios pela autoridade sanitária competente.

“O objetivo é criar um programa de avaliações regulares em idosos, permitindo a detecção precoce de doenças e de condições de saúde, favorecendo intervenções preventivas eficazes”, explica o autor, deputado Marx Beltrão (PP-AL). “Essa estratégia aumenta o contato da pessoa idosa com os serviços de atenção primária e cria oportunidades para a promoção da saúde", conclui.

Tramitação
O projeto será analisado, em 
caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Marcia Becker

Fonte: Agência Câmara de Notícias

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Servidores da Prefeitura de Ilhéus poderão aderir ao Gympass; veja como funciona

 Os servidores receberão um e-mail do RH da empresa explicando o passo a passo da inicialização no Gympass


gympass

Pela primeira vez em Ilhéus, os funcionários públicos terão acesso ao Gympass, programa que funciona como passaporte para atividades de promoção da saúde física e mental. Com uma simples assinatura mensal, é possível acessar diferentes academias e centros de treinamento. Inicialmente, o auxílio será demandado para funcionários efetivos e comissionados, mas a possibilidade de beneficiar estagiários e contratados, dependendo dos termos do contrato, já está sendo requisitada e analisada.

Os servidores receberão um e-mail do RH da empresa explicando o passo a passo da inicialização no Gympass. Em caso de não recebimento, é preciso entrar em contato com o RH da Prefeitura. Conforme o Município, o propósito do convênio é manter os colaboradores mais saudáveis e motivados.

Lançado em 2012, o Gympass inovou o mercado fitness com uma solução para empresas interessadas em oferecer atividades de bem-estar como benefício corporativo a seus funcionários.

Por Sucom

terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Carta aberta a Ivete Sangalo

Querida Ivete Sangalo, já passa da meia noite. Parei para te escrever. Este Carnaval te trouxe uma série de imprevistos que estão testando a sua força, seu coração e sua resiliência de maneiras que poucos podem compreender. 


Vivemos, e você bem sabe, em uma sociedade totalmente adoentada, desunida, desesperada em mais protestar do que escutar, mais ávida em reagir do que se entender. Onde os mais próximos esperam uma escorregada para escancarar o dentes. Enfim…


Atrasos, a surpreendente e desconcertante interação com Baby do Brasil, que tem lá o jeito dela e com microfones em mãos todos podem se expressar. Você foi pega de supresa, ela não. Deus é bom o tempo todo e tudo tem um sentido. Acho que a Baby só errou em dizer que o apocalipse será em 5 ou 10 anos. Eu já vejo ele acontecendo diariamente na deformação dos senso de humanidade dos hipócritas de plantão. As almas estão já se ardendo e batendo com os dentes. 


Jesus, a meu ver, deve estar sorrindo falando: “vocês ainda não sabem o que fazem mesmo depois de 2000 anos”. Pois, ainda cuspimos em ódio e torcemos pela queda de nossos irmãos. 


Ivete, mesmo com estes incidentes em energia de caos com o trio elétrico nesta segunda-feira, veja: é nas adversidades que nossa verdadeira força é revelada. As energias do mundo podem, às vezes, convergir em um ponto de caos, nos testando de formas inimagináveis. Mas é precisamente nesse caos que reside a oportunidade para o crescimento, para a transformação, mudança de fase e para a afirmação de nossos valores e propósitos mais profundos.


Seus desabafos e lágrimas são um testemunho da sua humanidade, da sua paixão pela sua arte, legado e pelo seu público. Permita-se sentir essas emoções, pois elas são válidas. A escuridão que você sentiu é a sombra de uma luz ainda mais forte que inegavelmente você tem. Todos temos, poucos a permitem. 


Como uma árvore que, após enfrentar a tempestade, lança raízes ainda mais profundas, você também emergirá desta experiência mais forte, mais sábia e ainda mais conectada com a essência do que significa ser Ivete Sangalo. Somos mais iguais do que diferentes. 


Com todo carinho;


Jordan Campos 

@ivetesangalo

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Prefeitura leva assistência em saúde aos desabrigados pelas chuvas e atualiza situação no município

De acordo com o último boletim informativo, as chuvas já deixaram 24 pessoas desalojadas e 79 desabrigadas


saúde; sesau; chuvas; assistência

A Prefeitura de Ilhéus segue prestando assistência às vítimas das chuvas registradas na semana passada, com o objetivo de garantir a oferta dos serviços básicos de promoção à saúde e orientar os moradores que residem em áreas de risco. De acordo com o último boletim informativo, as chuvas já deixaram 24 pessoas desalojadas e 79 desabrigadas. Nesta segunda-feira (29), a Secretaria de Saúde levou atendimento às famílias que estão abrigadas na Escola Municipal Herval Soledade, no Banco da Vitória.

Foram ofertados atendimento médico; vacinação; atendimento de Enfermagem; dispensação de medicamentos e vacinação antirrábica. A Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) realizou inspeção sanitária e coleta de amostra da água para análise da portabilidade nos abrigos temporários. Já nesta terça-feira (30), a equipe realizará coleta de exames laboratoriais e testes rápidos de Covid-19, Sífilis, HIV e Hanseníase.

saúde; sesau; chuvas; assistência

As secretarias de Serviços Urbanos e Infraestrutura intensificaram as ações de reparo e manutenção pela cidade e seguem atendendo de forma prioritária as ocorrências nos bairros afetados. Com volume de chuva superior a 250 mm, a Defesa Civil atendeu até o sábado (27) cerca de 100 ocorrências. O trabalho de prevenção inclui limpeza de canais, bueiros e vias públicas, além da aplicação de lonas em áreas historicamente de risco (Alto do Amparo, Nerival, Basílio, Legião, Coqueiro, Socorro, Tapera, Cascalheira, Coqueiro, Princesa Isabel e Alto da Gamboa).

As equipes desenvolveram as ações no Teotônio Vilela; Avenida Soares Lopes; Condomínio Faelba; Loteamento Santo Antônio de Pádua; Ilhéus ll; Nossa Senhora da Vitória; Avenida Itabuna; Avenida Canavieiras; Praça Cairu; Rua Maria Quitéria; Avenida Princesa Isabel; Avenida Esperança; Centro; Rua Osvaldo Cruz; Rua Visconde Mauá; Rua Bento Berilo; Avenida Ministro José Cândido e Avenida Lomanto Júnior.

chuvas; reparo; vias; defesa civil

Recomendações – A Defesa Civil segue orientando a população que reside em áreas de risco a sair de suas residências e procurar abrigo em caso de situação de perigo iminente, bem como evitar áreas de inundação. A previsão aponta 70 mm até o dia 7 de fevereiro, conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Em caso de emergência, os munícipes podem acionar o órgão através do número: (73) 97400-7521 ou ligar para o Corpo de Bombeiros Militar pela Central 193.



por Sucom

domingo, 28 de janeiro de 2024

Ilhéus abre seleção para contratação temporária de professores e profissionais da Educação

As inscrições são gratuitas e serão realizadas de forma presencial, no período de 29 a 31 de janeiro de 2024, das 9h às 12h, na Escola Municipal Heitor Dias


estudante; seduc; sala de aula; educação

A Prefeitura de Ilhéus abriu as inscrições para o processo seletivo simplificado voltado à contratação temporária de professores e profissionais da Educação. As inscrições são gratuitas e serão realizadas de forma presencial, no período de 29 a 31 de janeiro de 2024, das 9h às 12h, na Escola Municipal Heitor Dias, situada Avenida Canavieiras, s/nº - Centro.

Acesse o edital completo. Clique aqui.

Ao todo, 270 vagas serão oferecidas e distribuídas para os cargos de professor nas etapas de Educação Infantil, Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA I e II); Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras); agente de Nutrição Escolar (merendeira) e agente de Manutenção de Infraestrutura (auxiliar de Serviços Gerais), bem como para formação de cadastro reserva nos mesmos cargos/função.

Conforme o edital, os contratos temporários serão válidos pelo prazo de até um ano, tendo como início a data da assinatura do contrato e como término, o último dia letivo do ano de 2024 da rede municipal de ensino. A seleção contempla 5% das vagas para Pessoas com Deficiência (PcD), bem como professores que atuarão nas Creches Indígenas Amotara e Katuana, em Olivença.

Para participar do processo seletivo, o candidato deve atender aos requisitos, tais como: nível de escolaridade e experiência compatíveis com o exercício do cargo almejado; idade mínima de 18 anos; e preencher os requisitos específicos de cada cargo.

Documentação necessária- No ato da inscrição, o candidato deverá obrigatoriamente entregar cópias dos documentos elencados abaixo. A entrega de toda documentação no ato da inscrição assegura a participação do candidato no processo seletivo. Não serão aceitas inscrições de candidatos com documentação incompleta ou rasurada.

a) CPF e RG;

b) Em caso de pessoas do sexo masculino, comprovação de quitação com as obrigações militares;

c) Título de eleitor e comprovação de quitação com as obrigações eleitorais;

d) Comprovante de residência;

e) Currículo vitae, devidamente comprovado, através das cópias dos títulos, certificados e documentos comprobatórios;

f) Diploma ou Certificado de Licenciatura correspondente, nos casos de docente;

g) Certificado de Ensino Médio Completo e/ou graduação, no caso de Intérprete de Libras;

h) Comprovante de Proficiência em tradução/interpretação de LIBRAS-Português-LIBRAS; ou Comprovante do curso de formação continuada em tradução/interpretação da Libras/Português; ou Comprovante do Bacharelado em Letras-LIBRAS, no caso de Intérprete de Libras;

i) Certificado de Ensino Médio completo, nos casos de Agente de Nutrição Escolar e Agente de Manutenção de Infraestrutura;

j) Documento Comprobatório do tempo de experiência profissional;

k) Laudo médico (CID 10), emitido nos últimos seis meses, em caso de pessoa com deficiência;

l) Declaração da FUNAI e/ou da Cacique do respectivo povo, no caso de indígenas.

A divulgação da lista com o resultado preliminar deverá ser publicada até o dia 16 de fevereiro. Após a publicação no Diário Oficial, os candidatos poderão recorrer, no prazo de dois dias, à Comissão responsável pela Seleção Simplificada. 

O recurso deverá ser protocolado pelo candidato na Secretaria Municipal de Educação (Seduc), situada na Avenida Canavieiras, nº 170, Teresópolis, no horário das 9h às 12h, dentro do prazo estabelecido.

por Sucom

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...