quarta-feira, 2 de julho de 2025

Ilhéus promove homenagem a pescadores com exposição fotográfica na Maramata

Exposição ficará aberta ao público durante todo o mês; Programação neste dia 2 de julho também incluiu batismo da canoa polinésia Odayá

 

Exposição Pescadores 001

Na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, dia da Independência da Bahia, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Fundação Maramata, promoveu uma programação especial em homenagem aos pescadores das comunidades tradicionais do litoral de Ilhéus. A atividade contou com a abertura da exposição fotográfica "Pescadores", um registro sensível da relação entre o mar e os trabalhadores da pesca artesanal, além do emocionante batismo da canoa polinésia Odayá.

A exposição reúne imagens captadas ao longo dos últimos meses junto às colônias pesqueiras do entorno da fundação, retratando cenas do cotidiano, memórias e a força cultural das comunidades que preservam, por gerações, a conexão com as águas e a natureza. O espaço expositivo permanecerá aberto ao público ao longo do mês de julho.

Outro momento marcante do dia foi o batismo da canoa Odayá, parte do projeto idealizado por Almir Trinchão e seus amigos remadores. A embarcação, com 14 metros de comprimento, foi construída com inspiração nas tradicionais canoas polinésias e simboliza o fortalecimento do esporte de remo oceânico na região. O nome “Odayá”, que carrega significados ligados à ancestralidade e à força das águas, foi escolhido como homenagem à natureza e à espiritualidade dos mares.

A celebração foi acompanhada por representantes de movimentos culturais, pescadores, esportistas e membros da comunidade, que celebraram juntos a união entre tradição, esporte e cultura popular. A Prefeitura de Ilhéus reafirma, com essa ação da Maramata, seu compromisso com a educação ambiental, o turismo náutico e a valorização das tradições comunitárias.

Por Sucom

Prefeito Valderico Junior visita a Coolimpa e reforça compromisso com o trabalho socioambiental

Há 15 anos, cooperativa atua na reciclagem e gera oportunidade de renda para muitas famílias


Visita Coolimpa 001

Ontem, terça-feira (1º), o prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, realizou uma visita à Coolimpa, que desenvolve um importante trabalho social e ambiental no município. Esta foi a primeira vez, desde a fundação da cooperativa, que um prefeito esteve no local.

“A primeira vez que nós temos a possibilidade de ter um prefeito aqui na Coolimpa. Temos 15 anos de cooperativa. Isso nos dá esperança que teremos tudo organizado e que seremos felizes”, afirmou Dona Deize, presidente da cooperativa.

O prefeito destacou a importância de valorizar o trabalho desenvolvido pela Coolimpa e reafirmou o compromisso da gestão municipal com os trabalhadores da reciclagem:

“Nós entendemos que a prefeitura tem que andar lado a lado com uma cooperativa tão importante como essa, para fortalecer o trabalho desenvolvido aqui. A reciclagem não é apenas uma pauta ambiental, ela representa cuidado com a cidade de Ilhéus e oportunidade de renda para muitas famílias”, declarou Valderico Junior.

Acompanhando o prefeito, participaram da visita os secretários Fábio Mendonça (Meio Ambiente), Paulo Ganem (Desenvolvimento Econômico e Inovação) e Cacá Colchões (Serviços Urbanos), além dos vereadores Odailson Pequeno e Horácio do Pão.

Por Sucom

terça-feira, 1 de julho de 2025

Prefeitura de Itabuna abre inscrições para Curso Preparatório para o ENEM promovido pela Fundação Marimbeta, em parceria com o MEC/CPOP

A Prefeitura Municipal de Itabuna, por meio da Fundação Marimbeta – Sítios da Integração da Criança e do Adolescente, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Centro de Políticas Públicas (CPOP), abre inscrições para o Curso Preparatório para o ENEM, uma iniciativa gratuita voltada à promoção do acesso ao ensino superior.

O curso será realizado nos Sítios da Fundação Marimbeta, no turno noturno (das 19h às 21h30), e é totalmente gratuito. Como forma de incentivo e apoio à permanência dos estudantes, será oferecida uma bolsa auxílio no valor de R$ 200,00 mensais, pelo período de seis meses.

Podem se inscrever estudantes que tenham cursado ou estejam concluindo o Ensino Médio em escola pública, com renda familiar de até um salário mínimo e inscrição confirmada no ENEM 2025.

A seleção priorizará candidatos negros(as), indígenas, quilombolas ou pessoas com deficiência (PCD), conforme critérios estabelecidos pelos parceiros institucionais.

As vagas são limitadas e serão preenchidas por meio de sorteio, com base nos critérios de elegibilidade. As inscrições seguem abertas até o dia 03 de julho de 2025, por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/1ReuaRDv0VQ25Lz4KclZ8IY8Th1MHMWhTp8acM_BTHC4/edit

As aulas têm início previsto para o dia 07 de julho de 2025.

Ascom PMI

Postado por https://itabuna.ba.gov.br/2025/07/01/prefeitura-de-itabuna-abre-inscricoes-para-curso-preparatorio-para-o-enem-promovido-pela-fundacao-marimbeta-em-parceria-com-o-mec-cpop/


segunda-feira, 30 de junho de 2025

Prefeito Augusto Castro faz balanço positivo do Ita Pedro, destaca atrações e parcerias

 

“Estou muito feliz pelo sucesso da 4ª edição do Ita Pedro – O melhor São Pedro do Brasil. É a marca da nossa administração. Para se ter ideia, nesse ano fizemos trabalho de planejamento e inclusão juntamente com o Governo da Bahia, as forças de segurança e parceiros para boa estrutura de palco e som, trouxemos 36 atrações regionais e nacionais e tivemos tranquilidade.” A avaliação foi feita pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD).

“O Ita Pedro evolui a cada ano. Neste ano tivemos apoio do Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal e Petrobras, e parceiros privados que juntaram sua marca a esta festa que já é reconhecida nacionalmente”, acrescentou. Segundo o prefeito, para uma cidade que não tinha tradição em grandes eventos, demonstramos que com planejamento podemos fazer sim e a prova disso é que o público evoluiu de 75 mil para cerca de 120 mil pessoas nas noites seguintes”, lembrou Augusto Castro.

O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), afirmou que a satisfação das pessoas em participar de uma festa com 100% de paz é um reconhecimento ao esforço empreendido. “E o mais importante ao destacar é o fato de a cidade ter incorporado o sentimento de  pertencimento do Ita Pedro que eleva a autoestima, projeta Itabuna nacionalmente – marca do governo Augusto Castro – e demonstra a capacidade de execução com o apoio do Governo do Estado, sem o que seria impossível realizar a festa”, comentou.

ALEGRIA E SEGURANÇA

A 4° edição do Ita Pedro – O maior São Pedro do Brasil encerrada na manhã desta segunda-feira, dia 30, teve apresentações de grandes nomes da música contemporânea nacional e regional como Zé Neto e Cristiano, Henrique e Juliano, Lordão, Dilsinho, Natanzinho, e, claro manteve viva a tradição do forró com  Marlus Viana e Dorgival Dantas.

Com recordes de público, o Ita Pedro 2025 contou com equipes especializadas das secretarias municipais da Saúde, Segurança e Ordem Pública e Promoção Social e Combate à Pobreza, Policia Militar da Bahia, por meio de unidades subordinadas ao CPRS (CIPT-Sul e as CIPMs: 8ª/Itapetinga, 61ª/Ubaitaba, 62ª/Camacan, 63ª/Ibicarai, 68ª/Ilhéus-Centro, 69ª/Ilhéus-Sul e 70ª/Ilhéus-Norte), além do apoio da CIPRv/Itabuna, CIPE Cacaueira, EsqdPMont e CIPGd,  Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, por exemplo, realizou orientações educativas de combate à violência contra mulher, o Espaço Kids para as crianças de 0 a 12 anos, filhos dos vendedores ambulantes, e espaço destinado para Pessoas com Deficiência (PCD) e idosos sob a área frontal ao palco.

De acordo com o comando do 15° Batalhão da Polícia Militar, nos quatro dias de festa o público total foi de 326 mil pessoas. Já o Serviço de Atendimento Móvel de Saúde (SAMU) registrou 175 ocorrências no total. Segundo o Capitão do 4° Batalhão de Bombeiros Militares, Robson Nascimento, o Corpo de Bombeiros teve em média 20 ocorrências por noite, a maioria situação envolvendo embriaguez.

 Ascom - PMI 

Postado no https://itabuna.ba.gov.br/2025/06/30/prefeito-augusto-castro-faz-balanco-positivo-do-ita-pedro-destaca-atracoes-e-parcerias/


domingo, 29 de junho de 2025

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL DE  CRIAÇÃO, DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DO ESTATUTO SOCIAL, ELEIÇÃO E POSSE DA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO POPULAR DIÁLOGOS FREIREANOS - NEP

 

A Comissão de organização da Associação Núcleo de Educação Popular Diálogos Freireanos - NEP, no uso de suas atribuições, convocam para a Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 13/07/2025, às 09:30 primeira e única convocação, na Avenida Silvio Silva, 42-C, com a seguinte ordem do dia: 

1-    Constituição da Associação e Aprovação do Estatuto Social;

2-    Eleição da Diretoria Executiva;

3-    Eleição do Conselho Fiscal;

4-    Outros assuntos de interesse da Associação. 

 

Quórum para instalação da Assembleia:

Primeira e única convocação;

A assembleia será instalada com a presença dos presentes no local;

As chapas interessadas em participar da eleição deverão ser inscritas no local e horário da Assembleia;

 

Ilhéus-Ba, 29 de junho de 2025.

 

 Atenciosamente a comissão convocatória

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

VIII Jornada de Agroecologia da Bahia - 2025

       

        

                                                     

                                                   

                                    Créditos da Programação - Ascom do Evento Teia dos Povos
                                            Créditos do vídeo e Fotos - Áurea Diva Mendes.

 
 A inclusão do diverso na  diversidade pela resistência  
Créditos do vídeo e Fotos - Áurea Diva Mendes.

De 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025, acontece, pela primeira vez em Salvador, a VII Jornada de Agroecologia da Bahia. O evento, organizado pela Teia dos Povos, articulação de comunidades, territórios, povos e organizações políticas, rurais e urbanas, será realizado no Parque de Exposições. A jornada é um encontro de trocas, aprendizados e celebração das diversidades dos povos. Indígenas, comunidades negras, populações do campo e da cidade, mestres e mestras se reúnem para fortalecer lutas em torno da terra, do território, da agroecologia popular e da soberania.

Em reconhecimento à importância dos saberes tradicionais, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA) lançou em 2023 o edital Professor Visitante Notório Saber. O edital é parte do Programa de Saberes Tradicionais da PROEXT, e visa o aprimoramento da articulação entre a UFBA, as comunidades, territórios e demais setores da sociedade através da contratação de mestras/es da cultura popular na modalidade professor visitante. Desta forma, a PROEXT pretende fortalecer o Programa ACCS e a inserção das atividades de extensão nos currículos dos seus cursos de Graduação.

Um mestres e duas mestras contratados na modalidade Professor Visitante no edital 2023 estarão participando da VII Jornada de Agroecologia da Bahia: Mestre Joelson, Mestra Mayá e Mestra Japira. Conheça um pouco mais sobre eles:

Joelson Ferreira de Oliveira: Liderança do Assentamento Terra Vista, em Arataca (BA), e da Teia dos Povos. Professor Visitante do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos, Notório Saber em Arquitetura e Urbanismo

Antônia Braz Santana (Mestra Japira): Pajé da aldeia Novos Guerreiros (Bahia), é uma grande conhecedora dos ecossistemas da Capoeira, da Mata Atlântica, da Restinga e do Brejo. Professora Visitante da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Notório Saber em Educação – Conhecimento e Inclusão Social.

Maria José Muniz de Andrade Ribeiro (Mestra Mayá): Mestra, educadora, liderança política e religiosa da luta Pataxó Hãhãhãe. Professora Visitante da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Notório Saber em Educação – Conhecimento e Inclusão Social.

Confira a programação da VII Jornada de Agroecologia da Bahia e participe!

Para mais informações e programação completa, acesse os portais de comunicação oficiais do evento:
Site:
teiadospovos.org/
Instagram: @teiadospovos

Créditos - Ascom do Evento Teia dos Povos.

Fonte: https://proext.ufba.br/viii-jornada-de-agroecologia-da-bahia

              

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

O Fundeb de 2025 será o mais equitativo da nossa história

 

FOTO:TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL

Reformulações podem consolidar o Novo Fundeb como uma quebra de paradigmas no financiamento educacional brasileiro

O financiamento educacional no Brasil atravessa um momento crucial de transformação com os aprimoramentos previstos para 2025 no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), o principal fundo de financiamento da educação básica, composto por recursos federais, estaduais e municipais e que responde por dois terços do investimento público em educação básica.

A busca por mais equidade e eficácia no gasto público precisa ser permanente, e o novo desenho do Fundeb traz avanços em ambas as dimensões. Seis razões tornam o Fundeb de 2025, em particular, o mais equitativo desde sua criação, consolidando-o como uma ferramenta poderosa para o enfrentamento das desigualdades estruturais que marcam a educação brasileira.

Em primeiro lugar, a complementação da União alcança seu maior patamar histórico: 21% da receita global dos fundos; isso significa dizer que dobramos a complementação em relação aos 10% que se operava no antigo Fundeb, vigente até 2020. A segunda razão diz respeito a reajustes nos fatores de ponderação, os quais bonificam a oferta de educação infantil e das modalidades indígena e quilombola, no campo e especial.

Terceira, outra inovação é a reformulação dos critérios de distribuição da Complementação-VAAR da União. Anteriormente, a distribuição era baseada em médias de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. Em 2025, o foco será a proporção de estudantes que alcançam ou superam níveis adequados de aprendizagem. Essa abordagem reconhece que as médias podem mascarar desigualdades internas, especialmente em redes com grande variabilidade no desempenho discente. Ao valorizar o alcance de padrões mínimos de aprendizagem para todos, o novo modelo corrobora que é inadmissível encontrarmos crianças e jovens com aprendizagem insuficiente para a etapa em que se encontram.

Não apenas devemos saudar um Fundeb permanente, mas também atentar para que a preocupação com as desigualdades sociais seja permanente dentro dele

Além disso, o peso de uma medida de equidade dentro da fórmula de cálculo foi ampliado. Em situações de máxima desigualdade – nas quais há uma grande distância entre grupos de estudantes em termos de raça/cor e nível socioeconômico – o alcance e o avanço de desempenho da rede de ensino como um todo poderão ser neutralizados. Isto é, não basta ter evolução de aprendizado para o conjunto dos estudantes sem se atentar aos mais vulneráveis. Essa penalidade enfatiza a necessidade de combater as desigualdades no cerne do processo de ensino-aprendizagem e reforça o papel indutor do Fundeb em estimular políticas que priorizem a redução das disparidades.

Em quinto lugar, outro aspecto digno de destaque são os dois novos ponderadores que serão incorporados à distribuição dos recursos do Fundeb em 2025. O primeiro, referente ao nível socioeconômico do alunado, foi inaugurado neste ano e reconhece que as condições de origem têm impacto significativo sobre o acesso e a permanência na escola, além de influenciar os resultados de aprendizagem. Ao destinar mais recursos às redes que atendem estudantes de menor nível socioeconômico, o Fundeb reforça a lógica de que o financiamento deve ser proporcional às necessidades reais dos estudantes e suas famílias.

Finalmente, o segundo ponderador, relacionado à disponibilidade de recursos vinculados à educação, introduz em caráter inédito para o próximo ano um critério de justiça fiscal que favorece os entes federados com menor capacidade de arrecadação. Redes públicas em regiões de menor desenvolvimento econômico, que frequentemente enfrentam dificuldades para financiar adequadamente suas políticas educacionais, receberão proporcionalmente mais recursos. Essa mudança corrige distorções históricas e fortalece o papel redistributivo do fundo.

Essas reformulações concorrem para consolidar o Novo Fundeb como uma quebra de paradigmas no financiamento educacional brasileiro. Dessa forma, a política de fundos se apresenta como um instrumento mais sensível às realidades locais e mais alinhado à promoção da justiça social. Não apenas devemos saudar um Fundeb permanente, mas também atentar para que a preocupação com as desigualdades sociais seja permanente dentro dele.

Por Adriano Senkevics 


Adriano Senkevics é técnico de planejamento e pesquisa no Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e doutor em educação pela USP (Universidade de São Paulo). Desde 2023 assessora o MEC (Ministério da Educação) e a CIF (Comissão Intergovernamental de Financiamento) na implementação do Novo Fundeb.

Fonte: Nexo Políticas Públicas - O fundeb de 2025 será o mais equitativo da nossa história | Nexo Políticas Públicas


sábado, 5 de outubro de 2024

AtlasIntel/A TARDE: Adélia lidera corrida pela prefeitura de Ilhéus

Levantamento mostra petista na frente, com Valderico Júnior (União Brasil) em segundo

Adélia pode se tornar a primeira mulher a governar Ilhéus
Adélia pode se tornar a primeira mulher a governar Ilhéus - 

Valderico Júnior (União Brasil) aparece com 40% das intenções de voto, o que aponta empate técnico entre os candidatos, dentro da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Nos votos válidos, o candidato do União Brasil tem 41.4%. Bento Lima (PSD), candidato do prefeito Mário Alexandre (PSD), tem 13.5%, ou 14% dos votos válidos. Outros 2.2% dos eleitores não sabem em quem vão votar, e 1.4% diz votar branco ou nulo.

Adélia lidera intenções de votos válidos no município
Adélia lidera intenções de votos válidos no município | Foto: Túlio Carapiá | Editoria de Arte A TARDE

Para o analista político da AtlasIntel, Yuri Sanches, a corrida está bastante indefinida, configurando um empate técnico, e será decidida a partir da capacidade de ambos candidatos de dialogar com a base de Bento Lima.

"Temos uma corrida bastante parelha em Ilhéus com Adélia liderando, Valderico em seguida e com Bento Lima na figura de fiel da balança, decidindo para onde essa vitória vai pender. Na margem, os dois estariam empatados tecnicamente, então vai precisar haver um diálogo com a base do eleitorado que prefere o Bento Lima, que pode ser também um voto de protesto de quem prefere uma opção além do embate entre PT e União Brasil, do petismo contra o carlismo", pontuou.

Votos gerais também mostram vantagem da petista
Votos gerais também mostram vantagem da petista | Foto: Túlio Carapiá | Editoria de Arte A TARDE

Ainda na avaliação de Yuri, caso haja uma migração para o chamado "voto útil", já que Ilhéus não possui segundo turno, a tendência observada é de que Valderico seja beneficiado.

"O Bento Lima tem o apoio do Otto Alencar, que faz parte da base do governador Jerônimo e é aliado histórico do PT, mas o seu eleitorado tem algumas características que apresentam uma tendência maior de, em caso de migração, aderirem à candidatura de Valderico. É um cenário que encontra correlação na eleição de 2022, quando Jerônimo tinha uma vantagem pequena em relação à ACM Neto, e que se repete agora, mas que ao observar os cruzamentos, apenas 10% do eleitorado de Bento Lima votou no petista, enquanto 16% preferiu Neto e 18% desse eleitorado votou no candidato João Roma", apontou.

Preferências

Adélia é preferência entre as mulheres entrevistadas (51.2% x 34.7%), enquanto Valderico leva vantagem entre os homens (46.4% x 33.1%). Se for levada em consideração a faixa etária, Adélia vence entre os jovens de 16 a 24 anos, com 76.5%, seguida por Bento, que é citado por 13.2% dos eleitores entrevistados, e Valderico, com 3.7%. A candidata petista ainda aparece na frente entre o eleitorado de 25 a 34 anos (50.8%) e de 60+ (41.2%). Já o nome do União Brasil lidera nas faixas de 35 a 44 anos (46.3%) e de 45 a 59 anos (52.5%).

A candidata petista, que é apoiada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), herda os votos do atual gestor (84%) e de Kleber Rosa (Psol) 72.9%, no recorte do primeiro turno de 2022, o que aponta para uma tendência de votos de simpatizantes de candidatos mais à esquerda. Valderico aparece como o herdeiro dos votos de ACM Neto (União Brasil), com 70.2%, e de João Roma (PL), com 76.1%.

No recorte nacional, Adélia é a preferida daqueles que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição de 2022 (73.5%), enquanto Valderico lidera entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), com 74.9%.

Escolhido por Marão para a sucessão, o ex-secretário municipal Bento Lima (PSD) não herda a maioria dos votos depositados no atual prefeito em 2020, com 24.5%. Adélia aparece na frente entre os que votaram no gestor no último pleito, com 55.9%, enquanto 19.2% dizem votar em Valderico.

Avaliação dos gestores

A pesquisa AtlasIntel também perguntou aos entrevistados sobre a avaliação do presidente Lula (PT), do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do prefeito Marão (PSD) na cidade. O líder do Palácio do Planalto é aprovado por 49% dos entrevistados. Outros 46% desaprovam a gestão, enquanto 5% disseram não saber. Jerônimo Rodrigues é aprovado por 35%, enquanto 56% desaprovam. Aqueles que não sabem somam 10%.

O prefeito Marão tem 72% de desaprovação. O gestor tem 15% de aprovação, e outros 13% não sabem.

O desempenho dos três gestores também foi questionado. Para 37%, o presidente Lula faz um governo bom ou ótimo. Já aqueles que consideram o governo regular são 38%, enquanto 25% classificam como ruim ou péssimo. O governo Jerônimo Rodrigues é visto como bom ou ótimo por 26%, regular por 49%, e ruim ou péssimo por 26% dos entrevistados. A gestão Marão é tida como boa ou ótima por 10%, regular por 58%, e ruim ou péssima por 32%.

Avaliação dos políticos

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, aparece como o político com maior aprovação entre os entrevistados, com imagem positiva para 62%. Na sequência vem o ex-presidente Jair Bolsonaro, com 45%. O ministro Rui Costa tem 44%, mesmo número que Valderico. O presidente Lula é visto de forma positiva por 36%, enquanto Adélia aparece com 35%.

Jerônimo é bem avaliado por 29%, enquanto Marão tem uma imagem positiva para 17%. O candidato Bento Lima tem a menor imagem positiva entre os políticos, com 15%.

A pesquisa AtlasIntel/A TARDE entrevistou 805 eleitores, via recrutamento digital aleatório, entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança do levantamento é de 95%. O número de registro no TSE é BA-06052/2024.

AtlasIntel/A TARDE

O Instituto AtlasIntel foi o único a apontar tanto a virada como a vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), nas eleições de 2022. No cenário internacional, cravou os resultados do primeiro e segundo turnos na Argentina e acertou nos cenários das eleições presidenciais da Colômbia em 2022, nos Estados Unidos em 2020 e na África do Sul em 2024.

Também em 2024, o instituto ganhou o selo de confiança do jornal norte-americano The New York Timese foi destaque na revista Newsweek como levantamento mais confiável dos EUA.

No cenário eleitoral baiano, a AtlasIntel continua sua parceria com A TARDE, já tendo divulgado pesquisas em Salvador, Camaçari, Barreiras, Itabuna, Luís Eduardo Magalhães, Valença, Feira de Santana e Lauro de Freitas.

Fonte: A TARDE: https://atarde.com.br/eleicoes/atlasintela-tarde-adelia-lidera-corrida-pela-prefeitura-de-ilheus-1289887


Ilhéus promove homenagem a pescadores com exposição fotográfica na Maramata

Exposição ficará aberta ao público durante todo o mês; Programação neste dia 2 de julho também incluiu batismo da canoa polinésia Odayá   Na...