segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Feira acabou, mas atendimento odontológico segue até 1º de novembro em Ilhéus


A Feira Cidadã registrou a marca de 20 mil atendimentos no município de Ilhéus, entre os dias 24 e 27 de outubro. Nos stands montados no Centro de Convenções, população acessou diversos procedimentos médicos e ações de cidadania. O sucesso da Feira foi tão grande, que o prefeito Mário Alexandre solicitou que o atendimento odontológico gratuito seguisse até esta sexta-feira, 1º de novembro.  

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), todos os procedimentos odontológicos serão são realizados, inclusive canal e prótese dentária. Mário Alexandre disse que a intensão é fazer o bem por meio da chegada desse atendimento de saúde e cidadania aqueles que mais precisam. “Um dos exames mais procurados foi o odontológico. Portanto, mantê-lo, com o apoio das equipes de saúde é uma prioridade”.

A iniciativa da Feira Cidadã foi viabilizada pela Prefeitura e pelo Governo do Estado e contou com o apoio das Voluntárias Sociais da Bahia. Durante os dias de atendimento, o prefeito percorreu os estandes, conversou com a população beneficiada com os serviços e aproveitou a oportunidade para reafirmar seu compromisso em atender, principalmente, as pessoas mais carentes do município.

Para o atendimento será necessário apresentar RG, cartão do SUS e comprovante de residência.

Secretaria de Comunicação Social - Secom

Estado e municípios afinam discursos para conter o avanço das manchas de óleo





Passados 56 dias do maior desastre ambiental dos últimos tempos, que já atingiu pelo menos 225 localidades em mais de 80 municípios de nove estados, o secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira se reuniu na última sexta-feira (25), no Centro de Convenções, com o prefeito Mário Alexandre, representantes de órgãos, entidades, instituições e organizações, a fim de afinarem o discurso das medidas para combater as manchas de óleo que estão se alastrando pelo litoral.
No encontro, foi apresentado o plano unificado de ações de controle, monitoramento e limpeza das praias, em decorrência das manchas de óleo (petróleo cru). As autoridades explicaram a força-tarefa montada para controlar o óleo que chega à orla. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) disponibilizou aos municípios instruções sobre a coleta adequada do óleo, prevenção e cuidados no manuseio e armazenagem em local apropriado.
Estuários – João Carlos informou que a Bahia já decretou estado de emergência que visa ajudar a conter as manchas que se espalham rapidamente. Esclareceu que é imprescindível e de caráter emergencial a proteção com barreiras de contenção nos nove estuários do Litoral Norte. De acordo com ele, foi solicitada aos órgãos federais a adoção de medidas efetivas de proteção do litoral baiano. Na ocasião, o titular do meio ambiente do estado elogiou a atuação do município.
“Ilhéus passa a ser referência, com a criação do Comitê de Crise, que interage diariamente com o Comitê do Estado. Ouvimos as demandas dos municípios atingidos e iremos encaminhá-las aos órgãos federais e no menor espaço de tempo colocar à disposição dos municípios, os EPIs, as publicações educativas, e também, informar o destino adequado do óleo coletado. Eu saio daqui gratificado, porque o nosso intuito foi somar, reunir forças para enfrentar essa crise tão grave que atingiu o ambiente marinho da Bahia”.
João Carlos Oliveira adiantou anunciando que nesta terça-feira (29) todos os secretários de meio ambiente da região Nordeste estarão reunidos na cidade do Recife para alinhamento das ações.  
Planejamento – Na conclusão do prefeito Mário Alexandre, diante da iminência do óleo que se aproximava, o Governo Municipal agiu rapidamente. Segundo ele, através de parcerias, realizou treinamento de voluntários, solicitou em tempo hábil os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de estudo e monitoramento diário da costa ilheense, ações que definiram o sucesso da operação inicial.
“Com planejamento as coisas avançam. A mancha atingiu a região norte da cidade e em um pequeno espaço de tempo foi totalmente retirada. Ilhéus é um exemplo de organização e presteza. Quando se tem um sistema planejado, com capacitação de pessoal e alinhado com equipes da Marinha, Corpo de Bombeiros Militar e demais órgãos, o resultado não pode ser diferente. Se sujar a gente limpa rapidamente. A vigilância é constante”, sublinhou.
Elber Tesch, subsecretário do Meio Ambiente do Estado do Espírito Santo, participou da reunião no intuito de verificar as medidas aplicadas frente ao problema. De acordo com ele, o modelo preventivo adotado pelo município de Ilhéus deve ser seguido por outras cidades.
“Possuímos um grupo multissetorial de articulação. Porém nada é mais preciso do que vir ‘in loco’, num local já atingido. Quem vivenciou, na prática, possui detalhes importantes que são transmitidos aos municípios em alerta. O intuito de vir à Bahia, em especial à Ilhéus é justamente levar ao nosso grupo a experiência e o conhecimento das equipes que atuam no comando das ações”, comentou.
Já o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, o coronel Francisco Telles explicou que a corporação atua no processo de limpeza e treinamento de voluntários. No seu entendimento, enquanto não se obtiver informações precisas da origem do óleo, a proteção rigorosa deverá ser estendida aos estuários e mangues.
“O processo acontece de forma dinâmica, o deslocamento é realizado com equipes volantes. Após a reunião, discutimos como fazer o movimento, disponibilizando uma equipe de prontidão para atuação célere, quer seja durante o dia, quer seja à noite. Ao mesmo tempo convocamos não apenas pessoas, mas também empresas que atuam na região para apresentar voluntários ao Corpo de Bombeiros e dar apoio, a fim de que essas ações tragam uma forma de minorar as consequências desse desastre”.
A Bahia Pesca, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), realiza análises dos animais recolhidos. A Defesa Civil do Estado estuda incluir Ilhéus no Decreto de Emergência, assinado no último dia 14. Todavia, o Município precisa solicitar o auxílio para receber recursos, levando em consideração a extensão da orla e a quantidade de resíduo químico que chegou às praias. O órgão irá enviar mil kits de EPI’s para atender os municípios da região que foram afetados.
Prejuízos ambientais – A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) informa que 15 municípios baianos já foram contaminados (Jandaíra, Conde, Entre Rios, Esplanada, Mata de São João, Camaçari, Lauro de Freitas, Salvador, Itaparica, Vera Cruz, Cairú, Uruçuca, Ilhéus, Maraú e Itacaré), seis deles declararam situação de emergência (Jandaíra, Conde, Entre Rios, Esplanada, Camaçari e Lauro de Freitas).
Além dos representantes do governo baiano, participaram do encontro, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Urbanismo, Jerbson Moraes; comandante Giovani Andrade, delegado da Capitania dos Portos de Ilhéus; tenente-coronel Ednei Factum, comandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar; representantes dos municípios afetados, Defesa Civil do Estado, Inema, Bahia Pesca, Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (AMURC), ONGs, entidades e grupos ambientalistas.
Secretaria de Comunicação Social - Secom

Município esclarece sobre situação de esgoto em trecho da Praia do Sul






Em resposta à população ilheense sobre um vídeo que circulou nas redes sociais no último final de semana, que mostra o lançamento de esgoto na Praia Sul, a Prefeitura Municipal, esclarece que o local possui uma rede de drenagem pluvial, cujo equipamento recebeu, com o passar dos anos, inúmeras ligações clandestinas de esgoto doméstico, de maneira que a área se tornou inóspita.

Foi autorizado ao empreendimento realizar as obras de canalização. Os serviços foram concluídos. Nas imagens, o antes e o depois. O secretário municipal de Infraestrutura e Defesa Civil, Átila Docio e a superintendente do Meio Ambiente e Urbanismo, Joélia Sampaio, estiveram ao local para constatar os fatos. Os responsáveis pelo empreendimento também compareceram. Confira as imagens do antes e do depois.

De acordo com um relato de uma empresária do setor hoteleiro, há 40 anos aproximadamente, o lugar possuía um rio, que com o passar do tempo e com o surgimento de habitações, principalmente na região do bairro Nelson Costa e adjacências, o pequeno rio foi resumido a uma rede de drenagem para comportar a passagem das águas das chuvas.

Esgoto no Nelson Costa – Na última semana houve um extravasamento de esgoto na Avenida Lótus, no bairro Nelson Costa, que atende entre os números 0 e 100. Um grande volume de água causou transtornos à população que reside e trafega pela via. Em atenção ao caso, a Prefeitura notificou e acionou a Embasa que prontamente foi ao local na última sexta-feira (25). O problema já foi solucionado, veja nas imagens.

Em nota, a Embasa informa que foi dado tratamento às demandas de manutenção na rede coletora sob sua responsabilidade. A Prefeitura, por meio dos órgãos responsáveis estará se reunindo com o Ministério Público e a Embasa para relatar outras situações que ocorrem no município, principalmente na zona sul. Em tempo, entende que para a solução do problema é necessário por em prática o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).


Secretaria de Comunicação Social - Secom

Nota de Pesar

Suélen
Lamentamos a partida de nossa amiga e irmã, Suélen Sá, aos parentes e amigos recebam nossos mais sinceros sentimentos, que Deus possa confortar o coração de vocês irmãs, parentes e amigos. Tudo na vontade do nosso pai.




Sesau de Ilhéus recomenda cuidados no contato com manchas de óleo


Em decorrência das manchas espessas de óleo (petróleo cru) de origem desconhecida que surgiram no litoral norte de Ilhéus, no sul da Bahia na sexta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) orienta à população e profissionais de saúde sobre as medidas de prevenção.
As consequências da exposição a médio e longo prazos, contudo, ainda são desconhecidas, mas não se descarta a possibilidade de a exposição ao petróleo ter consequências mais graves, como danos aos pulmões, fígado, rins e sistema nervoso.
Os derivados de petróleo têm diferentes toxidades (hidrocarbonetos e aditivos não hidrocarbonetos), e são resultados de uma mistura constituída de agentes cancerígenos, nefrotóxicos, irritantes respiratórios e mutagênicos. A toxidade é variável de acordo com a sua composição e tempo de exposição.
Intoxicações agudas – São causadas pela exposição imediata e podem ser por inalação, ingestão ou contado cutâneo. Contato inalatório: causa irritação nos olhos, vias respiratórias (tosse, sufocação seguida de taquipneia e sibilos), dor de cabeça, náuseas, vômitos e confusão mental. Esse tipo de exposição pode evoluir para uma pneumonite química.
Se for por ingestão, pode causar irritação da mucosa gastrointestinal, náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, insuficiência hepática e renal. Contato cutâneo (pele): podem ocorrer dermatites alérgica ou irritativa, queimação e inchaço.
Intoxicações crônicas – São causadas por exposição a longo ou médio prazo, podendo ocorrer distúrbios gastrointestinais, danos hepáticos e/ou renais, irritação das vias respiratórias, hipotensão arritmias e comprometimento das habilidades psicomotoras, transtornos mentais, alterações endócrinas e possíveis alterações reprodutivas.
População geral  Não entrar em contato direto com a substância (petróleo cru), especialmente crianças e gestantes;
·      Evitar contato com a água e solo nas regiões atingidas;

·      Seguir as orientações da Vigilância Sanitária para consumo de peixes e frutos do mar nas regiões afetadas;

·      Seguir orientações dos órgãos de meio ambiente sobre atividades recreacionais e de pesca nas regiões afetadas;

·      Em caso de exposição ou aparecimento de sintomas, buscar o atendimento médico em unidade de saúde mais próxima e/ou ligar para o CIATox-BA/CIAVE (0800 284 4343).
Voluntários  Seguir as orientações dos órgãos de Defesa Civil ou o Comando local de resposta ao desastre antes de realizar a ação de voluntariado;
·      Durante a limpeza recomenda-se evitar o contato direto com o óleo por meio do uso de: máscara semifacial filtrante (pff2) para ambientes aberto e semifacial com filtro de proteção para vapores orgânicos em ambiente fechado; luvas de borracha resistente; óculos de ampla visão; botas ou galochas de plástico ou outro material impermeável.

·      Não é recomendada a participação de crianças e gestantes nos mutirões de limpeza.

·      Utilizar óleo de cozinha e outros produtos contendo glicerina ou lanolina para remoção da substância na pele e lavar com água e sabão;
·      Eventuais lesões de pele devem ser tratadas por serviços médicos especializados;

·      NUNCA usar solventes (como querosene, gasolina, álcool, acetona, tiner) para remoção (esses produtos podem ser absorvidos e causar lesões na pele);

·      Em caso de exposição ou aparecimento de sintomas, buscar o atendimento médico em unidade de saúde mais próxima e/ou ligar para o CIATox-BA/CIAVE (0800 284 4343).
Profissionais de saúde – Aos profissionais de saúde, recomenda-se atenção aos sinais e sintomas característicos de intoxicação aguda. Ressalta-se que os casos suspeitos e confirmados de intoxicação exógena devem ser notificados na respectiva ficha do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN), conforme determina a Portaria de Consolidação no 4/2017.
·       Em caso de dúvidas, recomenda-se consulta ao documento Instruções para preenchimento da Ficha de Investigação de Intoxicação Exógena no Sinan – Sistema de Informação de Agravos de Notificação1 e consulta ao Centro de Informação Toxicológica da Bahia - CIATox-BA/CIAVE (0800 284 4343). 
Secretaria de Comunicação Social - Secom

Ilhéus registra 3 homicídios em 9 horas. Já são 62 no ano


Após o homicídio no Nelson Costa na noite deste sábado (26), a violência não parou em Ilhéus. Ainda na noite de ontem outro homem foi executado no Alto da Conquista. Ele não foi identificado (é apenas conhecido por ser filho de Valter do Plano Inclinado). Já por volta das 6 da manhã deste domingo (27), aconteceu o 3° homicídio em um período de 9 horas. Lucas Silva Cerqueira (Manga) foi perseguido e morto com vários tiros de pistola 380, no Alto da Cascalheira. O que intriga a polícia de Ilhéus é o carro utilizado pelos assassinos de Lucas: um veículo Gol branco, o mesmo usado por integrantes da facção DMP em Itabuna no homicídio do traficante Dumago do Raio A na Urbis IV na última sexta feira (25). Ilhéus já contabiliza 9 homicídios em outubro e 62 em 2019.
rbn



Município encerra audiências sobre sistema de integração do transporte público





Município encerra audiências sobre sistema de integração do transporte público. Clodoaldo Ribeiro-Secom 
A comunidade do bairro Boa Vista (Pacheco) recebeu na quinta-feira (24), a última audiência pública sobre o novo sistema de integração do transporte coletivo urbano. Durante o mês, Governo Municipal e Atranspi - Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Ilhéus, apresentaram à população o novo sistema.
A apresentação técnica ficou a cargo do Josemir Dias (Joca), que é diretor da empresa São Miguel. Ele detalhou como vai funcionar o modelo, a partir da implantação de um sistema integrado – terminal urbano de passageiros – corredores de ônibus – tarifa única. Segundo ele, o modelo já foi adotado em alguns grandes centros urbanos do País.
Na avaliação do prefeito Mário Alexandre, o atual modelo que estrutura o transporte urbano na cidade é deficitário. Porém, a estratégia encontrada faz parte da restruturação do plano de mobilidade urbana no município. “O sistema é comprovadamente eficiente, mas, era preciso apresentá-lo à população usuária, que por sua vez, acompanhou a apresentação da proposta”, explicou.
O sistema de integração reduzirá o tempo de espera nos pontos de ônibus, e dará maior fluidez na trafegabilidade com maiores opções de mobilidade. Um vídeo que mostra o funcionamento do sistema, é apresentado e assegura interligar os bairros ao Terminal Urbano do centro, com a cobrança do valor de uma passagem até o destino.
A série de audiências públicas nos bairros contou com a participação do secretário municipal, Hélio Ricardo (Comunicação Social), também do superintendente de Relações Institucionais, Mauro Alves; chefe da Divisão de Fiscalização de Transportes, Rodrigo Cerqueira da Silva; diretor da Via Metro, Carlos Alberto Bahia e do assessor de gabinete, Gerson Dias.  
As audiências se iniciaram no último dia 7 de outubro, e envolveram moradores do Condomínio Sol e Mar; Nossa Senhora da Vitória; Hernani Sá; Olivença; Iguape; Barra; Moradas do Porto; Teotônio Vilela; Salobrinho; Banco da Vitória; Residencial Vilela e Conquista. A estimativa da Prefeitura Municipal é que a implantação aconteça ainda no mês de novembro.
Secretaria de Comunicação Social - Secom

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Comunicado de utilidade pública

Card_site_Comunicado de Utilidade Pública
A Prefeitura de Ilhéus esclarece à população que, em virtude do aparecimento de manchas de óleo na costa de vários municípios litorâneos do Nordeste no final de agosto, está monitorando, por meio de um Comitê Interinstitucional (secretarias municipais, Marinha, Corpo de Bombeiros, órgãos ambientais, universidades, organizações da sociedade civil) em comunicação com um Comando Central em Salvador.
Segundo informações oficiais, trata-se de vazamento de petróleo cru, ainda de origem desconhecida, sem processamento, material que quando entra em contato com o calor e luz, libera substâncias poluentes e tóxicas, que podem provocar danos à saúde de pessoas, animais e plantas. Como medidas preventivas e de segurança, a Prefeitura Municipal orienta a população.
Se encontrar pedaços ou manchas do material na praia ou no mar, não deixe entrar em contato com a pele (mãos, pés). Evite manipular ou permanecer próximo às manchas. Faça fotos, vídeos e encaminhe à Marinha, Corpo de Bombeiros Militar, IBAMA, INEMA ou a Prefeitura Municipal, que irão destinar equipes ao local para confirmar o evento e tomar as devidas providências.
Se houver contato com o material, a orientação é lavar o local com água corrente e sabão, até remover o material da pele. Em caso de reação alérgica, ou ingestão incidental, procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Se encontrar animal contaminado (vivo ou morto) não toque. Entre em contato imediatamente com o IBAMA para receber as instruções de acordo com a situação. Para dúvidas e informações relacionados a este evento entre em contato com um dos seguintes telefones:
Corpo de Bombeiros - 193
Defesa Civil - (73) 98178-2255
Secretaria de Comunicação Social - Secom

Câmara de Ilhéus sedia XX Congresso Sul Bahiano dos Poderes Legislativo e Executivo



Teve início na tarde da quinta-feira (24) o XX Congresso Sul Bahiano dos Poderes Legislativo e Executivo, evento promovido pela Associação das Câmaras do Sul da Bahia (Acsulba) e União dos Vereadores do Brasil (UVB) em parceria com a Câmara Municipal de Ilhéus. Cerca de 250 pessoas prestigiaram a abertura do evento, que acontece nos dias 24 e 25 de outubro e contou com a presença de representantes dos poderes Legislativos e Executivos dos municípios de Itabuna, Canavieiras, Gandú, Ibirataia, Serrinha, Ipiaú, Eunápolis, Camacã, Salvador, entre outras.  

A mesa de abertura do evento foi composta pelo presidente da Acsulba, Ivo Evangelista, o presidente da Câmara de Ilhéus, César Porto; o prefeito de Ilhéus Mário Alexandre; o desembargador federal Valtércio Oliveira, e do ex-deputado federal e representante do Governo da Bahia, Bebeto Galvão. Também esteve presente no evento Luiz Gugé, representando o secretário de Desenvolvimento Econômico e vice- governador da Bahia, João Leão.

O desembargador federal Valtércio Ronaldo de Oliveira ministrou a palestra “Os desafios do Judiciário no Estado Democrático de Direito”, na qual explicou como o Judiciário deve trabalhar para auxiliar o sistema democrático de Direito e dirimir os conflitos entre pessoas. Segundo sua explanação, o maior desafio do Judiciário está em dar celeridade ao volume de processos que existem na justiça brasileira.   

O desembargador abordou assuntos como a corrupção, que na sua visão, ao retirar dinheiro dos cofres públicos, deixa de gerar empregos, de fornecer segurança pública, educação e saúde para toda a comunidade.

A segunda palestra da noite teve como tema “Consequências da inobservância do princípio da transparência pública”, proferida pelo advogado e especialista em direito e gestão das cidades, consultor do Sebrae e do IMAP, Heraldo Passos Júnior.  O palestrante tratou doa vários mecanismos impostos ao agente público para alcançar a transparência total no órgão público e explicou como a falta dela traz consequências nefastas, aumentando a percepção de corrupção pelo cidadão.

Segundo ele, a transparência é um mecanismo de combate à corrupção, sobretudo pelo sentimento que é levado ao cidadão.  “A transparência quer a difusão da forma mais ampla possível em todos os meios de comunicação, para que os órgãos de controle e o controle social possam observar as ações e para garantir amplo o acesso à informação”, explicou Heraldo. Os atos públicos devem ser ofertados ao cidadão e é de competência da gestão oferecer ao cidadão através de divulgação máxima, gratuita e sem exigência de motivação por parte do solicitante.

O vereador Ivo Evangelista, que está à frente do congresso, afirmou que o objetivo da Acsulba é fornecer conhecimento ao vereado por meio de cursos e capacitações constantes. “Quando o vereador busca conhecimento dentro da sua área de atuação, toda a sociedade é beneficiada. Através dessas capacitações, o vereador tem mais amparo para conduzir seu mandato”, explicou Ivo.

Na sexta-feira (25), a programação do XX Congresso Sul Bahiano do Poder Legislativo e Executivo será iniciada às 08h30min com a discussão sobre “Condutas vedadas no ano eleitoral”, que terá como palestrante o Procurador Geral do Município de Ilhéus, o advogado Jefferson Domingues. Às 9h10min, o especialista em Direito Municipal e Direito Eleitoral e mestrando e Ciências Políticas, o advogado Allah Góes. A competência do Legislativo Municipal e o dever/poder de fiscalização do vereador será o tema da mesa redonda prevista para acontecer às 10h.

Às 14 horas será a vez de discutir o “Fortalecimento do Mandato Parlamentar” com a palestra da presidente da UVB- BA e vice-presidente do Fórum Nacional da Mulher, a vereadora do município de Serrinha (BA), Edylene Ferreira.

Fonte:  www.camaradeilheus.ba.gov.br

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...