Além de reparos na infraestrutura do local, foram inauguradas na central salas de Reuniões, da Vigilância Sanitária, de Combate à Dengue, do Condecon (Conselho Municipal de Defesa do Consumidor), do Sindicato dos Feirantes”, e uma unidade de saúde. nos próximos dias será reinaugurado o posto policial.
Com o objetivo de melhorar as condições gerais da Central de Abastecimento do Malhado, visando beneficiar feirantes e consumidores, uma série de ações vem sendo executada no local pela Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), em parceria com outras secretarias e diversos órgãos e entidades. Nos próximos dias, como parte desses esforços, será reinaugurado o posto policial do espaço, que passou por uma ampla reforma, incluindo pintura geral, conserto do telhado e revisão nos sistemas elétrico e hidráulico, além da construção de uma cozinha.
O titular da Sedic, Roberto Garcia, lembra que no último dia 5 foi inaugurado na central um posto de saúde, que disponibiliza serviços de pediatria e clínica geral, além de procedimentos variados como vacinação, nebulização e aferição de pressão arterial, entre outros. “Além disso, tivemos também a inauguração das salas de Reuniões, da Vigilância Sanitária, de Combate à Dengue, do Condecon (Conselho Municipal de Defesa do Consumidor) e do Sindicato dos Feirantes”, ressalta. Segundo ele, além de todos esses órgãos, a Guarda Municipal de Ilhéus também já se acha presente nas dependências da Central de Abastecimento.
Na avaliação do secretário, outra ação de grande importância é executada em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) e com outros órgãos do município, a exemplo do Conselho Tutelar, com a proposta de combater o trabalho e a prostituição infantis. “Esse esforço inclui a realização de diversas reuniões e palestras educativas”, esclarece o secretário municipal. Garcia afirma que também foram realizados no local, a reposição das lâmpadas dos pavilhões A, B e C e o fechamento de 16 boxes, que estavam abandonados e vinham servindo para a prática de atividades criminosas.
A diretora administrativa do espaço, Sandra Pimentel, garante que a proposta é trabalhar diariamente para melhorar as condições locais de venda e consumo na Central de Abastecimento do Malhado. “Nesse ponto, uma outra ação de grande importância é a organização do trânsito na localidade pela Sutran nos finais de semana, quando o fluxo de veículos aumenta de forma considerável na região”, acrescenta a diretora, reiterando que a diretoria administrativa conta com 34 servidores (22 na limpeza, seis na manutenção e seis na administração).
Requalificação - Orçado em 33 milhões de reais, o projeto de requalificação da Central de Abastecimento do Malhado é resultado de uma grande parceria que envolve os governos municipal, estadual e federal. Segundo o presidente da CAR (Companhia de Ações Regionais), Vivaldo Mendonça, além de atender a todos os requisitos básicos de saúde e higiene, as futuras instalações da Central contarão com três pavilhões, sendo dois deles com andares superiores e o último com três andares. De acordo com Mendonça, o principal objetivo do projeto é promover uma completa requalificação do equipamento, abrindo novas oportunidades para os comerciantes que ali já se encontram instalados e, com isso, facilitando o acesso da população ilheense e do Sul da Bahia.
Entre diversos outros aspectos, o projeto prevê a cobertura do canal que passa em frente à central, uma antiga reivindicação dos comerciantes e moradores daquela localidade, assim como visa também atender todos aqueles que vendem seus produtos em barracas. Está prevista, ainda, a construção de um anfiteatro, a céu aberto, para apresentações culturais, acesso gratuito à internet, instalação de um parque infantil, área para estacionamento e arborização apropriada, entre outras benfeitorias, tudo isso visando garantir o conforto e a comodidade de comerciantes e das 25 mil pessoas, em média, que circulam pela central, semanalmente.
Secretaria de Comunicação Social – Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário