Para o historiador e fotógrafo, apenas
5 partidos têm situação definitiva
Na data de hoje (23/07/24), no município de Ilhéus, 22 partidos políticos têm representação formal, sendo 5 com situação definitiva, através dos diretórios, e 17 com situação provisória, através das comissões.
Com situação definitiva: PCdoB, PSD, PSOL, PT e PV; com situação provisória: AVANTE, CIDADANIA, DC, MOBILIZA, NOVO, PDT, PL, PMB, PODE, PP, PRD, PRTB, PSB, PSDB, REPUBLICANOS, SOLIDARIEDADE e UNIÃO. Conforme legislação atual, as federações são consideradas como um só partido, dessa forma, o número máximo de candidatos que poderão obter registro é de 418 e o número de cadeiras no legislativo municipal é de 21.
Na minha opinião (que só vale para mim), dos agora pré-candidatos, a maioria desconhece como funciona a eleição proporcional, cujo resultado não privilegia apenas os mais votados (normalmente os que têm mais recursos), permitindo, portanto, que as minorias possam ser representadas, dando um equilíbrio na composição da Câmara Legislativa. Com o máximo de respeito a todos, quem considero corajosos e corajosas, acho que poucos conhecem as regras da conta e talvez não saibam sequer o que é quociente eleitoral, quociente partidário, sobra, média etc.
Para os que gostam de analisar os dados eleitorais, seguem os números das últimas seis eleições municipais, lembrando de que os dois anos que têm os quocientes eleitorais mais altos correspondem aos anos em que o número de cadeiras na Câmara era menor.
Por José Nazal
Postado Por O Tabuleiro no https://www.otabuleiro.com.br/blog/nazal-analisa-situa-o-atual-dos-partidos-pol-ticos-que-v-o-disputar-as-elei-es-municipais-em-ilh-us
Nenhum comentário:
Postar um comentário