Atarde On line
Ciro Gomes está batendo de frente, por enquanto, com Lula
Apesar de todos os rumores e afirmações de que sua candidatura vai depender da boa vontade e do desejo do presidente Lula, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) não quer arredar pé do seu sonho de concorrer à Presidência da República. Quando lhe colocam ante a possibilidade de Lula impor que ele seja candidato ao governo de São Paulo e deixe o campo livre para a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, Ciro rebate, de pronto, que Lula até já teria afirmado não ter condições de pedir uma coisa dessas.
E tem aproveitado para discordar abertamente do presidente, lembrando que gosta muito e repeita Lula, mas não o trata como mito ou como santo. Assim, discorda daqueles que dizem amém a tudo o que faz o presidente. Na última terça-feira, em Brasília, Ciro foi, mais uma vez veemente (como é seu estilo): “Lula está errado ao querer que eu seja candidato a governador de São Paulo”.
O deputado acha que pesquisa CNT/Sensus da última segunda-feira apenas reforça sua tese de que excluí-lo da disputa presidencial só facilitará a vida do tucano José Serra e abre a possibilidade de Dilma Rousseff, a candidata do peito de Lula, ser derrotada já no primeiro turno.
Apesar de toda esta certeza de Ciro Gomes, não se pode minimizar o poder de sedução (reforçada pela sedução do poder) que Lula já demonstrou em várias ocasiões. E o sonho do presidente é mesmo um disputa plebiscitária entre Dilma e Serra, o que seria atrapalhado pela presença do candidato socialista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário