Postado Por Agravo ilheense
A merenda escolar oferecida aos alunos da rede pública municipal em Santa Luzia/BA está na mira do Ministério Público Federal em Ilhéus/BA. Para conferir de perto a qualidade e a variedade dos gêneros alimentícios servidos, o Procurador da República Eduardo Ribeiro Gomes El-Hage esteve ontem (18/07) em três escolas do município para conversar com professores, estudantes e representantes da prefeitura. A ação integra as diligências que instruem o Inquérito Civil Público nº 1.14.001.000017/2011-77, em trâmite na Procuradoria da República em Ilhéus.
Instaurado em março deste ano, o ICP apura possíveis irregularidades na aplicação de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Santa Luzia no ano de 2010. A denúncia, formulada pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar, enumera diversas impropriedades, como o descompasso existente entre a quantidade de alimentos comprada e a servida e consumida pelos alunos.
Os depoimentos colhidos in loco confirmaram dados já presentes nas 185 páginas do inquérito civil público. Na representação que deu início às apurações, constam informações referentes à pouca variedade no cardápio e à ausência da merenda durante 10 dias consecutivos no ano de 2010, gerando dificuldades de concentração e de aprendizagem. Professores e alunos dizem ainda que a oferta de biscoito com suco representava uma das poucas variações servidas e que foram raras as vezes em que houve feijão tropeiro e cachorro quente - tidos como as opções prediletas.
As informações coletadas durante a visita irão nortear novas providências tomadas no âmbito do inquérito, cujo principal objetivo é averiguar se houve desvio de dinheiro público em relação à merenda.
Na próxima quinta-feira (21/07), o procurador Eduardo El Hage voltará ao município de Santa Luzia para participar, junto com promotores do Ministério Público Estadual, do lançamento do programa “O MP e os objetivos do milênio: saúde e educação de qualidade para todos”. A solenidade acontece às 9h da manhã, no Salão do Tribunal do Júri, Fórum Gerson Filemon Lacerda (Rua Osvaldino Pereira Lima, nº 101, Centro). O programa tem o objetivo de traçar metas estratégicas para a melhoria da educação e da saúde nos municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário