Mutirão da Cidadania no Teotônio Vilela, 30.08.2013 - Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus)
Em Homenagem à Semana do Idoso, os ilheenses vão contar na sexta-feira, dia 4, Escola Municipal Professor Osvaldo Ramos, com orientações nutricionais e fisioterapêuticas, música ao vivo, bem como palestra sobre direito dos idosos com um representante do Ministério Público.
O Mutirão da Cidadania, da Prefeitura de Ilhéus, promove nesta sexta-feira, dia 4, Escola Municipal Professor Osvaldo Ramos, Avenida Itabuna, uma série de atividades especiais em homenagem à Semana do Idoso. Orientações nutricionais e fisioterapêuticas, música ao vivo, bem como palestra sobre direito dos idosos com um representante do Ministério Público, fazem parte da programação.
Além disso, os idosos e toda a população serão atendidos por profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do programa Melhor em Casa, além de uma equipe multiprofissional, que apoia as equipes do Posto de Saúde da Família. Serão realizadas pesagens de crianças e de mulheres para o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), bem como promovidos atendimentos ginecológico, pediátrico, psicológico e psiquiátrico, além de vacinação, aferição de pressão arterial e orientações nutricionais. Através do Odontomóvel, a Secretaria de Saúde fará a limpeza dentária e aplicação de flúor nos cidadãos que comparecerem ao mutirão.
Os moradores também vão contar com atendimentos do programa Bolsa Família, inscrições no Balcão de Emprego, informações sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além do atendimento do CrediBahia. Também são efetuadas inscrições para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigos Peti e Projovem). As equipes do Laboratório Biolife fazem teste de glicemia no evento.
Também serão disponibilizadas orientações sobre programas de habitação e sobre o requerimento da Carteira do Idoso. Entre outros serviços oferecidos estão corte de cabelo, informações sobre procedimentos do SAC, como emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho e Junta do Serviço Militar, bem como a participação do Conselho Tutelar para a notificação de denúncias.
Programação – as secretarias de Desenvolvimento Social (SDS) e de Saúde (Sesau) já definiram o calendário de todo o mês. No dia 11/10, o evento vai ocorrer no Terminal Pesqueiro, contemplando pescadores, marisqueiras e caranguejeiros; na sexta-feira (18/10), a Prefeitura vai promover o mutirão no distrito de Santo Antônio, no dia 26/10, no empreendimento Minha Casa Minha Vida e, na última sexta-feira de outubro (dia 31), em Ponta do Ramo.
No mês de setembro o Mutirão da Cidadania efetuou cerca de seis mil atendimentos nas localidades de Maria Jape, Mamoan,Aritaguá, Teotônio Vilela, Salobrinho e Nelson Costa.
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário