No Dia Mundial dos Oceanos, celebrado neste sábado (8), a cidade abre espaço para ações de consciência ambiental em favor dos oceanos e um dia para dizer “Não” à poluição das águas. Em Ilhéus, o mutirão corta a cidade com blitz educativa, atividades no cais, limpeza de praia e mangue, além de abordagens em ruas de alguns bairros. O ponto de encontro é no cais do Satélite Remo, em frente ao Ilhéus Hotel, no centro.
O dia especial faz parte da Semana Mundial do Meio Ambiente, iniciado na última quarta-feira (5) e tem como objetivo ressaltar a importância dos oceanos para o equilíbrio da vida no planeta e conscientizar a sociedade sobre os perigos das ações humanas nos ecossistemas oceânicos. Do centro à zona sul de Ilhéus, grupos organizados, educadores, instituições e ativistas ambientais participam das atividades.
Na zona sul – A Associação de Moradores do Hernani Sá realizará mutirão de limpeza na localidade. A movimentação contempla a retirada de resíduos do canal e o plantio de árvores nativas no bairro. No bairro Pontal, conscientização com alunos do Colégio da Polícia Militar (CPM). Já a Loja Maçônica Amparo e União, juntamente com o Capítulo Demolay, promove articulação entre os moradores do bairro Jardim Atlântico e adjacências.
Ilhéus sem Canudos - O plástico é o principal vilão dos mares que banham os continentes e representam 97,5% do total de água existente no planeta. Anualmente, 8 milhões de toneladas de garrafas plásticas vão parar nos oceanos, prejudicando 600 espécies marinhas, das quais 15% estão ameaçadas de extinção. Para combater esse avanço, o município cria o “Ilhéus sem Canudos”, que reúne estratégias que evitam a utilização destes canudos plásticos.
As ações terão o acompanhamento da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Secsurb). No final da manhã, os participantes se reunirão novamente no cais, em frente ao Satélite Remo, no centro.
Secom - Prefeitura de Ilhéus
Nenhum comentário:
Postar um comentário