segunda-feira, 28 de abril de 2014

Vacinação contra gripe prossegue nas unidades de saúde de Ilhéus



Campanha de vacinação contra a gripe prossegue até a sexta-feira dia 2 de maio. (Foto – Gidelzo Silva)

 O cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, para se imunizar contra os vírus da gripe H1N1, H3N2 e Influenza.  No sábado, 26, primeiro dia da campanha, 4.919 pessoas receberam a dosagem no município.
 Embora o dia D de vacinação contra a gripe em Ilhéus tenha ocorrido no último sábado, 26, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), prossegue até o próximo dia 2 de maio imunizando crianças, idosos e adultos. O cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.  No primeiro dia, receberam a dosagem o total de 4.919 pessoas, das quais 1.752, foram idosos, 2.313 crianças menores de cinco anos e 347 gestantes, profissionais de saúde, parturientes e indígenas.         
Além do atendimento nas unidades de saúde, o primeiro dia da 16ª campanha de imunização contra os vírus da gripe H1N1, H3N2 e Influenza contou  também com um carro volante e um posto de atendimento extra no Centro de Abastecimento. A ação do sábado contou com cerca de 200 profissionais e voluntários.
Qualquer criança na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias) deve tomar duas doses. A partir dos cinco anos até a fase idosa (até os 60 anos), só devem tomar uma dose da vacina pessoas que tiverem cormorbidade - quadro clínico em que o paciente apresenta pelo menos duas patologias simultâneas, por exemplo, hipertensão e diabetes. 
Também têm que ser imunizados idosos (pessoas com mais de 60 anos), gestante puerperal até 45 dias pós-parto, indígenas, trabalhadores da saúde, funcionários e pessoas privadas de liberdade do sistema carcerário.
Há ainda algumas categorias de risco clínico com indicação da vacina influenza sazonal - pessoas com doença respiratória, doença cardíaca, doença renal, doença hepática, doença eurológica, diabetes, imunossupressão, obesos transplantados e portadores de trissomias.
 Secretaria de Comunicação (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fundeb de 2025 será o mais equitativo da nossa história

  FOTO:TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL Reformulações podem consolidar o Novo Fundeb como uma quebra de paradigmas no financiamento educacional b...