O trabalho teve início no centro da cidade, no final de maio, e tem por objetivo atualizar dados dos imóveis, como endereço (rua, número de porta) e proprietários, para regularização cadastral no sistema da Prefeitura.
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), em pareceria com Instituto Federal da Bahia (IFBA), realiza desde o final de maio o recadastramento imobiliário urbano do município. A ação teve início no centro da cidade e, no momento, acontece no Bairro do Hernani Sá, na zona sul. O trabalho tem por objetivo atualizar dados do imóvel como endereço (rua, número de porta) e proprietários, para regularização do cadastro no sistema do município.
Segundo o chefe do Setor de Tributos da Sefaz, Fernando Fernandes, foram visitados, até o momento, cerca de 2.500 imóveis. “Trata-se de um trabalho minucioso e detalhado que exige bastante precisão para não ocorrer equívocos no nosso sistema”, explica Fernandes. Segundo ele, os moradores que quiserem confirmar se o pesquisador realmente está vinculado ao município, devem ligar para o número 3234-3543, no período das 8h30min às 12 horas, e das 13h30min às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
Conforme Fernando Fernandes, embora dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrem que existem 88 mil imóveis no município de Ilhéus, apenas 28 mil estão devidamente cadastrados na Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) como contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Além de fazer parte da política de ampliação da arrecadação municipal, o recadastramento de imóveis também facilitará o melhor direcionamento das políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social e infraestrutura urbana.
Secretaria de Comunicação Social - Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário