Funcionários atualizaram os conhecimentos sobre patrimônio municipal e discutiram os problemas da área.
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Sead), em parceria com a empresa Controler, proporcionou a um grupo de 15 servidores a participação na Oficina dos Procedimentos Patrimoniais, ministrada com base no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP). A atividade se entendeu por toda a quarta-feira, dia 17, no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, e contou com funcionários de setores como administração, patrimônio, comunicação social, educação e saúde.
A oficina foi conduzida pelo contador Nelson Carvalho, diretor da Controler. Segundo ele, a iniciativa é louvável, pois a atualização dos servidores acerca dos procedimentos relativos ao patrimônio público (móvel, imóvel, tangível ou intangível) permite a melhor utilização desses bens e o maior controle sobre eles.
“O objetivo é proporcionar aos servidores, uma orientação do Tesouro Nacional sobre a padronização do controle do patrimônio, como o registro de chegada e saída de objetos, doações de órgãos públicos e empresas, termos de responsabilidade dos bens municipais e a integração dos registros de tombos, por exemplo”, disse Nelson Carvalho. Segundo o contador, a principal problemática se encontra no fato de não haver um sistema interligado de processos, que una as ações de todos as áreas com o setor de patrimônio, responsável pela organização final dos bens municipais.
Na parte da manhã, os servidores contaram como funcionam os seus setores e expuseram os principais problemas enfrentados quanto ao controle patrimonial. Para a responsável pelo Setor de Patrimônio do Município, Fátima Machado, a iniciativa proporciona aos funcionários a noção de como devem ser tratados os bens públicos e conscientiza o “funcionalismo acerca da conservação, remoção, tombamento e baixa do patrimônio”.
Para o responsável pelo Setor de Compras do Município, Roberto Correia, a oficina permite a troca de experiências entre setores diversos e também a elaboração de mecanismos que venham a diminuir a falta de comunicação e, consequentemente, os problemas decorrentes do desconhecimento dos servidores sobre como lidar com o patrimônio municipal.
Durante o período da tarde, os servidores realizaram atividades práticas para avaliar situações do dia a dia, em busca de resoluções para os problemas relativos ao patrimônio. De acordo com Nelson Carvalho, além de outras oficinas, Ilhéus deve formar, em 2015, um Grupo de Trabalho (GT) para discutir, permanentemente, melhorias na gestão do patrimônio público municipal.
Secretaria de Comunicação Social - Secom
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