Iniciativa acontece no distrito do Rio do Braço, na zona norte de Ilhéus, área que foi berço da produção de cacau na região
Chegou à última edição, no sábado e domingo (25 e 26), a Praça Junina Rio do Braço, evento que devolveu ao distrito do Rio do Braço, no interior de Ilhéus, as tradições dos festejos juninos. A iniciativa, que integrou o projeto Estação Rio do Braço e contou com apoio da Prefeitura de Ilhéus, percorreu três fins de semana promovendo manifestações artísticas e musicais que se apresentaram nos diferentes ambientes e palcos montados no local.
A iniciativa contou ainda com restaurantes, barracas de moda e artesanato, programação infantil, moeda própria (o Réis), cenografia e estacionamento. O projeto teve duas vertentes: retomar a tradição das festas juninas naquela localidade, assim como restaurar o patrimônio arquitetônico do distrito, que foi berço da produção cacaueira no sul da Bahia e agora passou por um processo de recuperação de parte do casario local.
Estação – Palco da novela “Renascer”, da Rede Globo, a localidade é o berço da produção cacaueira da região e chegou a ser uma das áreas mais nobres. O projeto 'Estação Rio do Braço‘ foi idealizado pelo empresário Lucas Kruschewsky, proprietário do restaurante, pertencente a 5ª geração de uma das mais tradicionais famílias da região. O empreendimento foi construído na antiga estação Rio do Braço, preservando sua estrutura.
Onde fica - O distrito ilheense de Rio do Braço fica a seis quilômetros da Rodovia BA – 262 (Ilhéus-Uruçuca), na altura do km 19. A estação ferroviária de Rio do Braço foi inaugurada em 1911, por investidores ingleses, para integrar o projeto da Estrada de Ferro Ilhéus-Conquista. Por volta de 1950, os ingleses repassaram a estrada ao Governo. A desativação da estação aconteceu por volta de 1964.
Secretaria de Comunicação Social – Secom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário