Identidade olfativa da capital baiana foi desenvolvida pela Avatim
A fragrância Xêro, identidade olfativa da cidade de Salvador desenvolvida pela Avatim, poderá ser sentida em espaços estratégicos durante a festa de Réveillon da capital baiana, entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro, na Praça Cairu. De acordo com Rodrigo Quadros, gerente de marketing da empresa de cosméticos, a essência será borrifada nas cabines do Elevador Lacerda, nos banheiros públicos em forma de contêineres, camarotes e camarins do evento.
Especialista em fragrâncias exclusivas e cosméticos para corpo e ambiente voltados para o bem-estar, a Avatim recebeu, da prefeitura de Salvador, a missão de desenvolver um cheiro único que representasse a essência de cidade, sua cultura, cores e sabores. Pensando na pluralidade de sentidos da capital baiana, a marca criou uma identidade olfativa para Salvador, com notas cítricas e amadeiradas e um leve toque de flores brancas. A mistura busca traduzir a identidade desse povo tão ímpar que é o soteropolitano.
A ideia é realizar uma série de ações em hotéis, aeroporto, aviões, eventos, espaços públicos entre outros locais, para fazer com que esse cheiro se torne parte da cidade, e seja levado na bagagem sensitiva de todos que passem pela capital baiana, eternizando os bons momentos na memória de quem vive e de quem visita o lugar. Com isso, Salvador se torna a primeira cidade do Brasil com identidade olfativa.
Estreia do projeto em Salvador, a festa do Réveillon 2017 será o primeiro evento público no qual a fragrância será utilizada. Segundo Rodrigo, difusores de essência, sachês em envelope e perfume para interiores com a fragrância Xêro serão vendidos nas lojas Avatim, mas ainda sem data definida para o lançamento aos consumidores.
Sobre a fragrância
Batizada de Xêro, em bom baianês, a fragrância traz o frescor da cidade combinado a um toque floral e fundo amadeirado.
As notas de saída são as primeiras a serem percebidas ao borrifar a fragrância. As matérias-primas utilizadas nesse acorde da fragrância Xêro foram inspiradas na alegria e festividade do soteropolitano. Por isso, contam com o frescor de especiarias como noz moscada, alecrim, cardamomo e zimbro, combinadas com notas cítricas de bergamota, mandarina e limão siciliano.
A sensação olfativa segue para as notas de corpo, que carregam a identidade do perfume. Aqui, buscamos realçar a força e a fé do povo de Salvador com ingredientes como a madeira do cedro e grapefruit, combinados à riqueza floral da Bahia, com leves toques das notas de flores brancas, que trazem à memória as oferendas, as águas de cheiro das baianas e as lavagens das escadarias de igrejas durante as festas de largo.
As notas de fundo são mais densas e permanecem por mais tempo no ar. Elas ampliam a magnitude dos demais acordes e finalizam o “Xêro” com notas amadeiradas de cashmere, vetiver e âmbar cinza, entrelaçados ao equilíbrio do almíscar.
Com fábrica em Ilhéus, no Sul da Bahia, há 14 anos a Avatim busca inspiração nos aromas da biodiversidade brasileira para desenvolver os mais de 380 produtos de seu portfólio. Pioneira no mercado de aromatização de ambientes, a Avatim também desenvolve fragrâncias exclusivas para outras empresas. Na sua cartela de clientes corporativos constam, por exemplo, o Hotel Copacabana Palace, no Rio, a grife Ellus do Brasil e o Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A marca ainda combina suas essências com um grande leque de produtos para cuidados pessoais e com a casa voltados para o bem-estar, como hidratantes, esfoliantes, sabonetes, colônias, difusores, perfumes para interiores, entre outros. Hoje, a Avatim – cujo nome significa cheiros da terra, em tupi-guarani – tem mais de 90 lojas em 22 estados brasileiros e cerca de 1.000 revendedores porta a porta e distribuidores em todo o país.
Lívia Cabral
Assessoria de Imprensa
Jornalista - DRT/BA 2372
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(73) 9 9168-3694
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