Um exemplo desse trabalho é a reivindicação, já atendida pelo ministro da Previdência José Pimentel, para a implantação de agências do INSS em Camamu, Ibicarai, Ibirapitanga, Itororó, Prado, Santa Cruz Cabrália, Una e Uruçuca, facilitando o acesso de pessoas que necessitam dos serviços previdenciários. No próximo dia 11, os prefeitos das cidades que receberão as agências, participam, juntamente com Simões, de uma audiência com o ministro Pimentel em Brasília.
A reunião em Itabuna contou com a participação dos prefeitos de Uruçuca, Moacyr Leite (presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira-Amurc); Camamu, Ioná Queiroz (presidente da Associação de Municípios do Baixo Sul-Amubs) Coaraci, Josefina Castro; Ibicaraí, Lenildo Santana; Itapitanga, Dernival Dias; Potiraguá, Olyntho Alves Moreira; Itororó, Adroaldo Almeida; Pau Brasil, Antonio Prado; Ibirapitanga, Antonio Conceição Almeida(Gude); Itapetinga, José Carlos Moura; Gongogi, Altamirando de Jesus Santos(Sapão); e de Arataca, Agenor Birschner. Também estiveram presentes secretários municipais, representando os prefeitos de Itamaraju, Mascote e Itacaré.
Também estiveram presentes vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e dirigentes de órgãos estaduais, além dos deputados estaduais Jota Carlos e Capitão Fábio, o diretor de relações institucionais da Petrobrás Rosemberg Pinto e o presidente estadual do PT Jonas Paulo. "Vamos estabelecer um diálogo mais estreito entre o governador e os secretários com os prefeitos, que conhecem mais de perto as necessidades da população", destacou o deputado estadual Jota Carlos.
Interação
O prefeito de Uruçuca e presidente da Amurc, Moacyr Leite Júnior, destacou a importância do encontro como forma de aproximar os municípios dos programas dos governos federal e estadual. "Encontros como esse criam um vínculo mais próximo com os governos centrais. Vamos também implantar, na Amurc, reuniões como essa. Queremos programar a vinda de secretários e técnicos do governo estadual a cada mês na sede da Amurc, para estreitar esses laços dar suporte aos nossos prefeitos", adianta Moacyr Leite.
Quem também aprovou a idéia do encontro foi a presidente da Associação dos Municípios do Baixo Sul (Amubs), Ioná Queiroz. Para ela, reuniões como essa estreitam as relações dos municípios com o governo estadual. "A conseqüência positiva do encontro é a maior proximidade dos prefeitos com as secretarias estaduais e empresas públicas federais, a exemplo da Petrobrás. Isso fortalece as políticas públicas do estado e do governo federal no município, o que beneficia a população de uma forma geral", observou a prefeita Ioná Queiroz.
Para o prefeito de Itororó, Adroaldo Almeida, esses encontros se constituem numa oportunidade para atrair investimentos como obras e programas sociais. Além disso, Adroaldo buscou viabilizar uma parceria com a Petrobrás para os festejos juninos nos municípios, apoiando uma das mais ricas manifestações culturais do Nordeste. Já Lenildo Santana, prefeito de Ibicaraí fez contatos para a melhoria do ensino público, ampliação do saneamento básico e construção de casas populares na cidade. "Hoje, através do deputado Geraldo Simões, temos um canal direto com o governador Jaques Wagner e o presidente Lula".
Nenhum comentário:
Postar um comentário