quinta-feira, 16 de abril de 2020

Defesa Civil divulga balanço de ocorrências após dez dias de chuva em Ilhéus

 Defesa Civil divulga balanço de ocorrências após 
dez dias de chuva em Ilhéus - Secom
A Prefeitura de Ilhéus divulgou na manhã desta quinta-feira (16) um balanço da chuva que atingiu o município nos últimos 10 dias, registrando um total de 250 milímetros. A Defesa Civil informou que na madrugada do dia 5 para o dia 6 de abril, choveu 82 mm, o que reflete em um nível alto de alerta, com registro de 52 ocorrências. Os dados foram obtidos através do pluviômetro do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

De acordo com o balanço das consequências do temporal, na última sexta-feira (10) foi registrado um total de 85 mm com três ocorrências. Já no sábado (11), 30 mm; no domingo (12), 84 mm com 30 ocorrências e na segunda-feira (13), um total de 25 mm de chuvas. O órgão afirmou que continua em estado de atenção devido à previsão de mais ocorrências em toda a cidade durante o outono, estação que deve ter chuvas acima da média em regiões do Brasil.

Pontos críticos – A Prefeitura atendeu chamadas de 30 pontos críticos cadastrados. Segundo a Defesa Civil, todas as manutenções preventivas foram realizadas com fixação de lonas de proteção. Entre as principais ocorrências, pontos de alagamentos no Centro e mais 22 deslizamentos nas áreas no Teotônio Vilela, Conquista, nos altos da Conquista, Coqueiro, Bela Vista, Nerival, Basílio e Palmares, além do Santo Antônio de Pádua e no Nelson Costa, na zona sul.

A quantidade de água atípica desalojou oito famílias que foram acolhidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS). No distrito de Castelo Novo, na zona norte, o nível do mar subiu bastante e as fortes chuvas atingiram algumas famílias ribeirinhas que residiam as margens de um rio. O mesmo aconteceu na Rua do Cominho, na Barra. Oito famílias que residiam a beira rio foram desalojadas, mas a Prefeitura prestou todo o suporte.

Apesar dos danos causados pelas chuvas torrenciais, o prefeito Mário Alexandre ressalta que o temporal comprovou a eficácia dos serviços de desobstrução e recuperação das redes de drenagem pluvial determinados realizados em seu governo. O gestor lembra que “o trabalho transformador eliminou pontos críticos de represamento provocado por aguaceiros em vários locais da cidade, de maneira que o que levava um dia inteiro para escoar, hoje leva minutos”.

Para Átila Docio, secretário de Infraestrutura e Defesa Civil de Ilhéus, a quantidade de água foi atípica neste período, no entanto, ele destaca a capacidade de drenagem que a cidade possui hoje, o que revela a eficácia nestas horas. “Sabemos que ainda há muito pra fazer, no entanto, desde 2017, por determinação do prefeito Mário Alexandre, a Prefeitura realiza obras nos quatro cantos da cidade para melhorar as condições de drenagem do município”.

Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AtlasIntel/A TARDE: Adélia lidera corrida pela prefeitura de Ilhéus

Levantamento mostra petista na frente, com Valderico Júnior (União Brasil) em segundo Adélia pode se tornar a primeira mulher a governar Ilh...