O litoral de Itacaré é mundialmente conhecido por sua beleza e vocação para o surf. Para garantir que os banhistas possam desfrutar das belezas naturais sem riscos de contrair doenças, a Coordenação Municipal de Vigilância Sanitária está avaliando as condições sanitárias das barracas que vendem comidas e bebidas nos paraísos naturais. A ação abrangerá os estabelecimentos comerciais das praias da Concha, Tiririca, Ribeira, Itacarezinho e Jeribucaçu.
A equipe da Vigilância Sanitária analisa a estrutura das barracas, verificando como os alimentos são armazenados e manipulados, destino dos resíduos, qualidade da água utilizada e comprovante de limpeza das fossas. Mas além de fiscalizar, a ação também possui caráter educativo. Entre as orientações dadas aos barraqueiros está a higienização regular da caixa d’água e tubulação, que deve ser feita a cada seis meses.
A vistoria das barracas de praia de Itacaré foi solicitada pela Promotoria Pública a fim de assegurar a oferta de serviços dentro dos padrões de higiene e segurança alimentar. Os trabalhos já foram concluídos na praia da Concha e a meta é que sejam completados até esta sexta-feira (10). “Estamos dando prazos para adequações e, só em caso de reincidência, será aplicada multa ou interdição”, informou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Carolina Anunciação.
Os técnicos da Vigilância Sanitária também estão colhendo amostras da água utilizada pelas barracas de praia. O produto será enviado para análise no laboratório da 6ª DIRES a fim de constatar se está apto para consumo humano. Em agosto, a mesma atividade será estendida a todas as fontes de água alternativa da zona urbana, como fontes, poços artesianos e cisternas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário