Desfilando com tema da sustentabilidade, jovens e crianças apresentaram na avenida roupas e acessórios produzidos com material reciclável
A participação dos estudantes de escolas da rede municipal de ensino no Desfile Cívico de 7 de Setembro, este ano, foi um espetáculo à parte. Além de considerar a distância da sede e as dificuldades em termos de mobilidade urbana, os alunos da zona rural foram os que melhor desenvolveram a temática central do evento, “Brasil, Natureza Viva e Sustentável: Dever de Todos Nós”. O evento acabou atraindo também familiares e amigos dos estudantes das comunidades interioranas, que vieram prestigiar a celebração cívica com a presença de várias escolas e salas isoladas que funcionam no interior de Ilhéus.
O desfile na Avenida Soares Lopes contou com representações das escolas nucleadas de Castelo Novo (e mais Fazenda Corumba e Lagoa Encantada), Aritaguá II (salas isoladas) e Aritaguá I (escola Polo Nossa Senhoras das Neves, sala Alto da Boa Vista e Anexo, salas Itariri, Bom Gosto, Valão, Assentamento Nova Vitória, Lava Pés, Reis Cerqueira e Inocêncio Soares Nasacimentyo).
Ainda participaram as Escolas Nucleadas de Sambaituba, que atendem às localidades de Aritagua, Urucutuca, Campinhos, Vila Olímpio e Ribeira das Pedras) e também a Escola Nucleada de Banco Central. As comunidades do Salobrinho e de Banco da Vitória, hoje consideradas bairro, também integraram o desfile.
Professores e estudantes das escolas do campo foram bastante aplaudidos ao longo do desfile por ilustrarem a demonstração de civismo com criatividade, com roupas e adereços confeccionados com material reciclado, a exemplo de papel de jornal, de revista e copos descartáveis.
A dona de casa Rosely Cardoso, que há mais de 20 anos acompanha a parada cívico-militar ilheense, disse que todo brasileiro que tem amor pelo seu país deve prestigiar o 7 de Setembro. “Principalmente em momentos difíceis, como esse que o país atravessa, precisamos estar nas ruas”, asseverou. Também exaltando a força da cidadania, o mecânico Valdecy Silveira elogiou a organização do desfile de Ilhéus e lembrou que só com união e muito trabalho, o Brasil conseguirá superar seus problemas. “Temos um país maravilhoso e que, apesar de tudo, já evoluiu muito”, reconheceu.
Programa Sociais em Destaque
Outro destaque da parada cívica e militar foi a participação de coordenadores e usuários dos projetos e programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), em parceria com o Governo Federal. A ala desses grupos surgiu pela primeira no Desfile de Sete de Setembro e arrancou elogios de autoridades e populares pela coragem de assumir suas ações afirmativas. “Para nós, os programas sociais existem para a valorização da cidadania e de direitos da pessoa humana. São direitos e são conquistas. E comemorar a independência de nosso País enriquece ainda mais o valor de nossa gente”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké.
O objetivo da SDS foi homenagear os 10 anos do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, política pública de garantia de direitos que visa minorar as situações de desigualdade social. Estiveram no desfile, beneficiários do Programa ProJovem Urbano, iniciativa que tem o objetivo de elevar a escolaridade dos jovens (na faixa etária dos 18 aos 29 anos) que não concluíram o Ensino Fundamental; do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que articula um conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes do trabalho precoce, e dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que atua como porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e é responsável pela organização e oferta de serviços de proteção social básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
A iniciativa também lembrou o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que se configura como unidade pública e estatal que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de diretos (tais como, violência física, psicológica, sexual e tráfico de pessoas), além do Conselho Tutrelar dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Programa Bolsa Famíliam Centro Pop, Centro de Referência de Assistência à Mulher, Pronatec, Idosos, entre outros.
Secretaria de Comunicação Social – Secom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário