Mais de 400 pessoas da comunidade quilombola do Fojo foram beneficiadas através do projeto Governo Itinerante, realizado pela Prefeitura de Itacaré. A iniciativa aconteceu na última quinta-feira (11), das 8 às 17 horas, com a oferta gratuita de serviços médicos e odontológicos, cursos de culinária, palestras, brincadeiras e demais atividades. As ações aconteceram na área da escola municipal da localidade, na Igreja Evangélica Assembléia de Deus e sob toldos.
O vice-prefeito de Itacaré, Rosival Bispo, e representantes de cada Secretaria Municipal também participaram da iniciativa, recebendo os moradores do Fojo. “Foi uma oportunidade para dialogarmos e ouvirmos as reivindicações exclusivas da comunidade rural, que não tem acesso facilitado à sede do município devido à distância. Com o sucesso desta primeira experiência, esperamos levar a mesma iniciativa a outros locais”, disse Rosival.
Durante o projeto, a Secretaria Municipal de Saúde prestou atendimentos médicos, como aferição de pressão arterial, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e vacinação de crianças e adultos. Odontólogos também estiveram presentes, ministrando palestras sobre saúde bucal e distribuindo kits com escovas e cremes dentais. A Secretaria de Desenvolvimento Social efetuou cadastramentos e atualizações de dados do programa Bolsa Família.
A Secretaria de Esportes, Juventude e Cultura ficou responsável pela recreação voltada às crianças e adolescentes, com a realização de brincadeiras tradicionais, a exemplo de pau-de-sebo, dança da cadeira, corrida de saco, além de exibições de vídeos educativos. Já representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente falaram sobre o cultivo do girassol e distribuíram sementes da flor.
O Governo Itinerante ainda ofereceu cursos gratuitos de culinária regional e alimentação enriquecida. Na ocasião, também foram distribuídos donativos para famílias de baixa renda do Fojo. E uma feijoada completa foi o almoço oferecido aos participantes do projeto. “Nosso objetivo foi alcançado, uma vez que conseguimos elevar a autoestima e promover a cidadania entre os moradores da comunidade rural”, destacou o ouvidor Rogério Lúcio da Silva, um dos organizadores da iniciativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário