terça-feira, 31 de agosto de 2010

VOTAR EM UM CANDIDATO, E ELEGER OUTRO.

Urna Eletrônica

A imensa maioria dos eleitores, não entendem os mecanismos das coligações e dos cálculos proporcionais, para se elegerem deputados federais, estaduais e vereadores.

São as eleições proporcionais, que alguns menos avisados acham ‘bestagens’ esse negócio de partido, e acham bonito acordos e apoios extemporâneos.

Alguns eleitores ficam abismados, quando seu candidato foi bem votado, e quem se elegeu foi outro com menor numeros de votos, e que era de outra coligação.

Um amigo ‘expert’ em eleições, me explicou que quando você tecla ‘FIM’ na urna eletrônica, você perde completamente o controle do seu voto. Ele vai para seu candidato, que vai disputar primeiro com o colega de partido, depois todos os votos do partido, vão disputar com os votos dos outros partidos da coligação, esses votos todos juntos é que vão estabelecer o que chamam de ‘linha de corte’, onde proporcionalmente, vão saber quantos candidatos ganham a almejada ‘cadeira’ e de quais partidos políticos.

A coisa funciona mais ou menos assim, mas se alguém tiver maiores explicações, agradeço humildemente a colaboração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...