Postado por Economia
Na elite, quase metade acha que qualidade dos serviços piorou com acesso da população
Os consumidores das classes A e B se mostram incomodados
com algumas consequências da ascensão econômica da classe C, que passou a
comprar produtos e serviços aos quais apenas a elite tinha acesso. É o
que apontam dados de uma pesquisa do instituto Data Popular feita
durante o primeiro trimestre, com 15 mil pessoas das classes mais
favorecidas, em todo o Brasil.
De acordo com o levantamento, 55,3% dos consumidores do
topo da pirâmide acham que os produtos deveriam ter versões para rico e
para pobre, 48,4% afirmam que a qualidade dos serviços piorou com o
acesso da população, 49,7% preferem ambientes frequentados por pessoas
do mesmo nível social, 16,5% acreditam que pessoas mal vestidas deveriam
ser barradas em certos lugares e 26% dizem que um metrô traria "gente
indesejada" para a região onde mora.
"Durante anos, a elite comprava e vivia num 'mundinho' só
dela", diz Renato Meirelles, diretor do Data Popular. "Nos últimos
anos, a classe C 'invadiu' shoppings, aeroportos e outros lugares aos
quais não tinha acesso. Como é uma coisa nova, a classe AB ainda está
aprendendo a conviver com isso. Parte da elite se incomoda, sim", afirma
Meirelles.
Para especialistas, os consumidores da classe AB correm o
risco de fazer críticas mal-direcionadas aos chamados emergentes.
"Existem setores, como o de viagens aéreas, que expandiram a quantidade
de clientes e perderam em qualidade, deixando o serviço realmente pior",
diz Rafael Costa Lima, professor de economia da FEA-USP e coordenador
do Índice de Preços ao Consumidor, da FIPE. "A crítica deve ser feita às
empresas e à infraestrutura dos aeroportos, não aos novos
consumidores", diz Lima.
Para o professor, apesar dos aeroportos
superlotados, de modo geral os consumidores de ambos estratos se
beneficiam da ascensão da classe C. "Empresas como a Apple e montadoras
de veículos vieram produzir e vender no Brasil, porque agora existe
escala de consumo, o que trouxe mais opções de produtos para todos", diz
Lima. "Além disso, a entrada de milhões de pessoas na classe
consumidora foi o motor da estabilidade de crescimento brasileiro nos
últimos anos", afirma.
Outro dado curioso da pesquisa do Data Popular mostra que
55% da classe AB acha que pertence à classe média (ou C), enquanto um
terço acredita ser um "consumidor de baixa renda". "Ao responder a
pesquisa, eles diziam que precisam pagar colégio e convênio de saúde
particular para três filhos e viagem para a Disney todo ano, não sobrava
dinheiro para quase nada, logo não poderiam ser chamados de classe AB",
diz Meirelles, divertindo-se com a afirmação.
Segundo dados recentes
, 30 milhões de brasileiros ascenderam à classe média nos últimos dez
anos, levando essa camada social a representar 53,9% da população atual.
"Se fosse um país, a classe C brasileira seria a 17º maior nação do
mundo em mercado consumidor. O Brasil só não quebrou [ na crise econômica internacional
] por causa da ascensão da classe C, que garantiu o consumo interno", diz Meirelles.
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