quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Prefeito de Ilhéus autoriza auditoria nas empresas de transporte público

Reunião do prefeito Jabes Ribeiro com vereadores que autorizou realização da auditoria no transporte publico - foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 
 
Das sete instituições convidadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano para participar da seleção para prestação do serviço de auditoria, apenas duas apresentaram propostas. A vencedora, a Fipe, ofereceu melhor proposta de trabalho.

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, assinou na manhã desta terça-feira, dia 3, no salão de reuniões do Hotel Barravento, a autorização para a Secretaria de Administração, com o apoio da Procuradoria Geral do Município (Proger), contratar a Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe) para realizar a auditoria na planilha de custos das empresas que exploram o transporte coletivo no  município. A fundação foi uma das sete instituições convidadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para participar da seleção.
O ato contou com presença do presidente da Câmara Municipal, Josevaldo Machado (PC do B), e dos vereadores Alzimário Belmonte (PP), Aldemir Almeida (PSB), Ivo Evangelista (PRB), James Costa (PMN), Nerival Reis (PC do B), Raimundo Lima (PMDB), Rafael Benevides (PP), Gilmar Sodré (PMN), Roque do Sesp (PSC) e Tarcísio Paixão (PSD), além do Procurador Geral, Otávio Carmo, e dos secretários municipais de Desenvolvimento Urbano, de Relações Institucionais e de Planejamento, respectivamente, Isaac Albagli, Jailson Nascimento e Joaquim Bastos.
Na oportunidade, o prefeito Jabes Ribeiro referiu-se aos compromissos assumidos com a sociedade organizada, no que diz respeito à questão do transporte público, e lembrou que disponibilizou todos os documentos (editais, contrato, planilha de custos) solicitados pelo movimento em defesa do passe livre para estudantes, inclusive a contabilidade interna das empresas. “Este é mais um passo fundamental que damos para a avaliação do setor de transporte coletivo, com total transparência”, afirmou. Ele ressaltou que o último aumento de tarifa concedido no município ocorreu em junho de 2012, na gestão passada, e que no seu último mandato como prefeito quebrou o monopólio do transporte e implantou a tarifa única, que beneficiou bastante a população da zona rural.
Contrato - O prazo de conclusão do trabalho é de, no máximo,45 dias. O grupo de pesquisa será coordenado pelo professor Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), André Luís Squarize Chagas, especialista em concessões públicas na área de transporte.
Além da Fipe, as instituições convidadas pela Sedur para participar da seleção, desde o dia 26/07, foram a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), através do Departamento de Economia, a Fundação Dom Cabral (SP), a Fundação Escola Politécnica da Bahia, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE-FGV), o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e a Fundação de Administração e Pesquisa Econômico Social (Fapes). Das sete, apenas a Fipe e a Fundação Politécnica enviaram propostas.
A vencedora foi escolhida por apresentar melhor proposta de trabalho.  Conforme o escopo dos serviços oferecidos, a instituição fará analise crítica do uso de planilhas para o reajuste das tarifas praticadas, observando aspectos como pertinência econômica para determinar o valor das tarifas, levando em consideração possíveis impactos no custo ao usuário e a necessidade de se manter uma remuneração realista aos prestadores de serviço; além da análise da estrutura das planilhas empregadas em Ilhéus na determinação dos valores da passagem do transporte.
Também faz parte do projeto, o estudo dos valores empregados nas planilhas para os reajustes já autorizados de tarifas; avaliação das atuais metodologias empregadas no cálculo dos reajustes desses valores e a elaboração de sugestões para o seu aprimoramento e das fórmulas paramétricas, conforme o caso, e de formas alternativas para o cálculo dos reajustes tarifários.
Fipe – A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas  é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1973 para apoiar o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), com destacada atuação nas áreas de pesquisa e ensino.
 
Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fundeb de 2025 será o mais equitativo da nossa história

  FOTO:TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL Reformulações podem consolidar o Novo Fundeb como uma quebra de paradigmas no financiamento educacional b...