quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Experiências de mobilização compartilhadas com lideranças de todo o país

                                          Vandilson Gomes e Roberto Corsário


                                            Apresentação de Roberto Corsário

                       Apresentação dos Representantes Estaduais da Moblização Social pela Educação

           Delegação de Ilhéus- Bahia, Santa Maria-Rio Grande do Sul e Lóide representante do MEC
                  CENFORPE-Centro de Formação dos Profissionais de Educação Ruth Cardoso

                                          
     Vandilson Gomes e Roberto Corsário-Ilhéus-Bahia e Oróslinda Gourlart Assessora especial do MEC e Coordenadora da Mobilização Social Pela Educação
Vandilson Gomes e Roberto Corsário-Ilhéus-Bahia e Francisco Chagas Secretário Executivo Adjunto do Ministro da Educação Fernando Haddad
 

                                                Sr. Daniel Palestrante e Assessor do MEC

                                     Painéis de Alguns Estados participantes da Mobilização













                                         Votorantim Parceiro da Mobilização em nove estados Brasileiros

            Localidades onde o Grupo Votorantim faz parceria com A mobilização Social pela Educação








   Palestra de Francisco Chagas - Secretário Executivo Adjunto do Ministro da Educação fernando Haddad sobre o PNE - Plano Nacional da Educação



 
Reunidos em São Bernardo do Campo, no início desta semana, cerca de 170 lideranças do Plano de Mobilização Social pela Educação de todo o país compartilharam experiências e discutiram casos apresentados por seus colegas.
Desde o lançamento do projeto, em maio de 2008, são realizadas reuniões, Essas
periódicas com pessoas que lideram redes de mobilizadores em todo o país. último encontro teve algumas particularidades, demonstrando que o movimento vem se consolidando a cada dia.
  • Destaca-se, por exemplo, o número de participantes, o maior de todos os eventos realizados até então. A abrangência geográfica - só não havia mobilizadores do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Tocantins e Mato Grosso - demonstra que, de Roraima ao Rio Grande do Sul, existem núcleos formados e atuantes em grandes, médias e pequenas cidades.
  • Novos rostos, novas experiências a compartilhar, novos contatos sendo estabelecidos dentro da rede com os pioneiros da mobilização. Metade dos presentes participava pela primeira vez de um encontro de lideranças.
  • Todos os segmentos envolvidos até agora com a mobilização estiveram representados: instituições religiosas, secretarias de educação, empresas, entidades de representação, institutos e entidades de responsabilidade social, pais e mães de alunos, lideranças comunitárias, jovens mobilizadores.
  • A metodologia do encontro, que privilegiou as mesas para apresentação e debate de experiências: dos voluntários, famílias e lideranças comunitárias, das secretarias de educação, das empresas, dos institutos de responsabilidade social e entidades de representação, de outros órgãos governamentais.
  • A diversidade de experiências, de estratégias, de recursos utilizados para a mobilização das famílias.
  • Os resultados do trabalho, como o interesse das famílias pela escola e por conhecer o IDEB, a adesão de professores das redes envolvidas, o apoio explícito de prefeitos e de autoridades locais.
Nas próximas postagens serão mostrados resumos das experiências e de outros pontos marcantes do encontro de lideranças.

Por Linda Gourlat/Mobilização Social pela Educação 
Fotos - Roberto Corsário

Mobilização é uma das estratégias do PNE para cumprir metas do IDEB

 Oróslinda Gourlart - Assessora Especial do MEC e Coordenadora Nacional da Mobilização Social pela Educação

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, encaminharam ao Congresso Nacional na manhã desta quarta-feira, 15, o projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE) para período 2011-2020.
O novo PNE apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização. O texto prevê formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas. As metas seguem o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido em 2007 com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Tanto as metas quanto as estratégias premiam iniciativas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais. Além disso, há estratégias específicas para a inclusão de minorias, como alunos com deficiência, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida.

Na Meta 7 , que estabelece o alcance das médias nacionais para o IDEB para os anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, assim como para o ensino médio, uma das estratégias diz respeito à mobilização social pela educação, o que valoriza e reconhece a importância das ações que vêm sendo desenvolvidas pela rede demobilizadores em todo o país, como segue:
7.20) Mobilizar as famílias e setores da sociedade civil, articulando a educação formal com experiências de educação popular e cidadã, com os propósitos de que a educação seja assumida como responsabilidade de todos e de ampliar o controle social sobre o cumprimento das políticas públicas educacionais.
7.21) Promover a articulação dos programas da área da educação, de âmbito local e nacional, com os de outras áreas como saúde, trabalho e emprego, assistência social, esporte, cultura, possibilitando a criação de uma rede de apoio integral às famílias, que as ajude a garantir melhores condições para o aprendizado dos estudantes.
Confira a íntegra do PNE no link.
Veja, a seguir, as 20 metas do PNE:
Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos.
Meta 2: Universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda população de 6 a 14 anos.
Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%, nesta faixa etária
Meta 4: Universalizar, para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino.
Meta 5: Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade.
Meta 6: Oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica.
Meta 7: Atingir as seguintes médias nacionais para o IDEB:
IDEB
2011
2013
2015
2017
2019
2021
Anos iniciais do ensino fundamental
4,6
4,9
5,2
5,5
5,7
6,0
Anos finais do ensino fundamental
3,9
4,4
4,7
5,0
5,2
5,5
Ensino médio
3,7
3,9
4,3
4,7
5,0
5,2
Meta 8: Elevar a escolaridade média da população de 18 a 24 anos de modo a alcançar mínimo de 12 anos de estudo para as populações do campo, da região de menor escolaridade no país e dos 25% mais pobres, bem como igualar a escolaridade média entre negros e não negros, com vistas à redução da desigualdade educacional.

Meta 9: Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e erradicar, até 2020, o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional

Meta 10: Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos na forma integrada à educação profissional nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.

Meta 11: Duplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta.

Meta 12: Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta.

Meta 13: Elevar a qualidade da educação superior pela ampliação da atuação de mestres e doutores nas instituições de educação superior para 75%, no mínimo, do corpo docente em efetivo exercício, sendo, do total, 35% doutores.

Meta 14: Elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores.

Meta 15: Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.

Meta 16: Formar 50% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu, garantir a todos formação continuada em sua área de atuação.

Meta 16: Formar 50% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu, garantir a todos formação continuada em sua área de atuação.

Meta 17: Valorizar o magistério público da educação básica a fim de aproximar o rendimento médio do profissional do magistério com mais de onze anos de escolaridade do rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente.

Meta 18: Assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os profissionais do magistério em todos os sistemas de ensino.

Meta 19: Garantir, mediante lei específica aprovada no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a nomeação comissionada de diretores de escola vinculada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à participação da comunidade escolar.

Meta 20: Ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do produto interno bruto do país.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Dinho Gás é novo presidente da câmara de Ilhéus

Postado Por James do Agravo Ilheense



A Nova mesa diretora da câmara de vereadores
A população vibrou com a vitória de Dinho Gás ( Oposição )
 
A Câmara de Vereadores de Ilhéus elegeu na tarde desta quarta-feira, 15, a nova Mesa Diretora para o biênio 2011/2012. A Mesa será constituída pelos vereadores Edivaldo Nascimento, o popular Dinho Gás (Presidente); Reynaldo Oliveira, o Zé Neguinho (Vice-Presidente); Valmir Freitas (1º Secretário) e Tarcísio Paixão (2º Secretário).
 O processo de votação teve início logo depois das 16h quando o presidente do Legislativo, vereador Jailson Nascimento abriu a Sessão e posteriormente fez a indagação de quais edis gostariam de concorrer a presidência da Câmara. Somente Dinho Gás e Paulo Carqueija se candidataram ao cargo.
 Logo após os vereadores receberam suas cédulas e puderam votar em seus respectivos candidatos. O placar final da votação foi de 7 votos a 5 para o vereador Dinho Gás. O vereador Alisson Mendonça chegou após a proclamação de Dinho Gás como novo presidente, mas fez questão de afirmar que seu voto seria do edil Paulo Carqueija.
 O mesmo processo de votação seguiu para a eleição dos demais membros da Mesa Diretora. Zé Neguinho, Valmir Freitas e Tarcísio Paixão foram eleitos para vice-presidente, 1º secretário e 2º  secretário respectivamente com unanimidade de votos.
  Ao fim da votação, o vereador Jailson Nascimento parabenizou a nova Mesa Diretora da Câmara e pediu que todos os presentes no Plenário da Casa ficassem de pé para a execução do Hino Nacional. “A votação foi democrática e sem problemas, Dinho, Zé Neguinho, Valmir e Tarcísio estão de parabéns e a partir de 2011 vão ter a missão de estar a frente do Legislativo ilheense e realizar um belíssimo trabalho”, finalizou.

Câmara rejeita criação da atividade de agente de educação

Agencia da Câmara

Arquivo - Marcelo Brandt
Carlos Abicalil: proposta dá a esses profissionais atribuições próprias dos docentes e das escolas.
A Comissão de Educação e Cultura rejeitou, na quarta-feira (8), o Projeto de Lei 6571/09, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que institui a atividade de agente de educação.
De acordo com relator, deputado Carlos Abicalil (PT-MT), a proposta confere a esses profissionais atribuições próprias dos docentes e das escolas, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/96).

Como a proposta foi rejeitada, em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado ou rejeitado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., pela única comissão que lhe analisou o mérito, ela será arquivada, caso não haja recurso para que sua tramitação continue no Plenário.

Processo de aprendizagem
Pelo projeto, seria competência dos agentes de educação, por exemplo, “acelerar o processo de aprendizagem”. Abicalil destaca que, de acordo com a LDB, compete aos docentes “zelar pela aprendizagem dos alunos”.
A proposta estabelece ainda que os agentes deverão comunicar aos órgãos competentes situações de abandono da escola, moral e material, assim como violência doméstica e vulnerabilidade social. O relator reafirma que “parte dessas medidas já estão previstas na legislação educacional para as escolas ou docentes”.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Maria Neves
Edição - Newton Araújo

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização Social pela Educação

                        Chegaram hoje de São Paulo, Os Mobilizadores Social pela Educação, Roberto Corsário e Vandilson Gomes que participaram nos dias 12 e 13 de dezembro representando a cidade de Ilhéus no Encontro Nacional da Mobilização Social pela Educação que aconteceu em São Bernardo do Campo - SP, além de Ilhéus também para representar a Bahia estavam presentes os municípios de Feira de Santana, Nova Viçosa e Lauro de Freitas. Estaremos divulgando em breve, mais fotos e muitas novidades desse encontro de Mobilizadores por uma educação de qualidade para o País. 


 

sábado, 11 de dezembro de 2010

Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização Social pela Educação

Lideranças sociais e religiosas, secretários municipais de Educação, servidores de outras secretarias de áreas sociais, agentes comunitários de saúde, profissionais da área de assistência social, conselheiros tutelares, representantes do setor empresarial e de segmentos organizados dos setores público e privado estarão reunidos, nos dias 12 e 13 de dezembro, durante o Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização Social pela Educação. O evento será realizado na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, no Centro de Formação de Profissionais da Educação Ruth Cardoso (Cenforpe).

Coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), o Encontro prevê extensa programação. No domingo (12), a abertura do evento contará com exposição da secretária municipal de Educação de São Bernardo do Campo, Cleuza Repulho, sobre a importância da interação família-escola. Na seqüência, a assessora especial do Ministro da Educação e coordenadora da Mobilização Social pela Educação do MEC, Linda Goulart, deverá apresentar o balanço das atividades desenvolvidas, de maio de 2008 a dezembro de 2010, no sentido de estimular a participação das famílias na vida escolar dos filhos para a melhoria do aproveitamento do ensino.

Apresentações referentes às boas práticas de Mobilização desenvolvidas por voluntários em suas comunidades; estratégias de ações das empresas para mobilizar seus públicos; a inclusão da Mobilização em projetos sociais de organizações não governamentais; o papel das secretarias de Educação na interação família-escola; e a importância das políticas intersetoriais para a garantia do direito de aprender também integram a programação do Encontro de Lideranças da Mobilização. 


Palestra Magna sobre o novo PDE




A exposição sobre o novo Plano Nacional de Educação (PDE), que será coordenada pelo secretário executivo adjunto do MEC, professor Francisco das Chagas Fernandes, é o destaque do segundo dia de atividades do Encontro de Lideranças da Mobilização Social pela Educação.


Clique na figura ao lado para visualizar a programação completa.
Blog da Mobilização 

Editor: Estarão participando desse encontro os Mobilizadores de Ilhéus, Roberto Corsário e Vandilson Gomes.

Uruçuca celebra 58 anos com inauguração e ato cívico


            Para marcar os 58 anos de emancipação política de Uruçuca, o governo municipal preparou algumas atividades. Neste domingo (12), às 8h30min, serão entregues unidades sanitárias na Casa de Zuleica. E, às 14 horas, acontece o desfile cívico pelas ruas centrais. O ponto de partida será o Centro Educacional do Município de Uruçuca (Cemur).
            De acordo com o prefeito Moacyr Leite, comemorar o 58º aniversário de Uruçuca é relembrar a história da cidade. “Nesta data, podemos fazer um comparativo das condições de como surgiu nosso município até a atualidade. Nossa administração quer trabalhar para contribuir ainda mais para a lista de conquistas de Uruçuca”, disse Moacyr Leite.
 A origem de Uruçuca vem de uma povoação formada em 1906 por Manoel Alves Souza, Miguel Gomes Baracho, João Macaúbas, Jorge Caetano dos Santos e Antônio Ferreira da Silva. A princípio, a localidade foi batizada de Água Preta do Mucambo, devido à coloração escura as águas do rio que a banha. Integrando o distrito ilheense de Castelo Novo, em 10 de agosto de 1922, o povoado foi elevado à condição de sede do distrito.
Em 1929, o distrito de Água Preta foi elevado à condição de Vila e criado o Município. Mas, em 10 de novembro de 1930, a localidade voltou a pertencer a Ilhéus. Por fim, em 31 de dezembro de 1943, Água Preta passou a chamar-se Uruçuca. Com este nome, que em tupi significa “águas escuras”, o município foi restabelecido pela Lei Estadual n.º 516, de 12 de dezembro de 1952.

Prefeitura de Itajuípe paga 13º salário dos servidores

           
            Os servidores efetivos da Prefeitura de Itajuípe poderão celebrar as festas de final de ano com o 13º salário pago em dia. 

Os 917 funcionários já estão com o abono salarial creditado em suas contas. “Mesmo com as finanças do município ainda abaladas pela queda de arrecadação, conseguimos honrar nosso compromisso”, disse o prefeito Marcos Dantas.
           Desde o início da atual administração, este é o sexto ano consecutivo que os servidores efetivos recebem o 13º em dia. Para o prefeito de Itajuípe, o pagamento dos funcionários está entre as prioridades da gestão. Os créditos estão sendo feitos em dia e dentro do prazo legal, antes do dia 10 de cada mês. Em meses com datas festivas, como Páscoa e São João, o governo municipal antecipa os salários, pagando ainda dentro do mês trabalhado.
Com o crédito do 13º salário dos funcionários municipais, além de contemplar os servidores, que poderão ter uma ceia de Natal mais farta, a economia de Itajuípe também sai ganhando. “Desta maneira, os funcionários podem organizar seus gastos antecipadamente e investir no comércio local”, afirmou Marcos Dantas.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Falta R$ 1,4 bilhão para Fundeb no Orçamento, diz relator

A Comissão Mista de OrçamentoA Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização é responsável pela análise das propostas orçamentárias concebidas pelo Executivo. Além disso, deve acompanhar o desenvolvimento anual da arrecadação e da execução do Orçamento, fazendo eventuais correções ao longo do ano. A Comissão vota o Plano Plurianual, com metas a serem atingidas nos próximos quatro anos; a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece os parâmetros do Orçamento; e a Lei Orçamentária Anual, que organiza as receitas e despesas que o Governo terá no ano seguinte. Atualmente, o papel do Congresso é autorizar o Orçamento, ou seja, analisar os gastos propostos e aprovar sua realização. aprovou ontem o relatório setorial com o orçamento dos ministérios da Educação, Cultura, Esportes e Ciência e Tecnologia. O relator, deputado Edmilson Valentim (PCdoB-RJ), alertou os parlamentares de que os recursos destinados ao FundebO Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é formado por recursos estaduais, municipais e federais e destina-se a promover a educação infantil, o ensino fundamental e médio, inclusive a educação de jovens e adultos. Os recursos do Fundeb, que tem vigência até 2020, são distribuídos de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior. Pelo menos 60% dos recursos do fundo são usados no pagamento dos salários dos professores. estão R$ 1,4 bilhão abaixo do que determina a legislação.
Segundo Valentim, a União deveria reservar R$ 9,1 bilhões para complementar os gastos dos estados e municípios com educação. No entanto, a proposta orçamentária para 2011 só destina R$ 7,7 bilhões ao fundo.
Como o relator não dispôs de recursos suficientes para elevar o valor, ele fez uma indicaçãoProposição pela qual o parlamentar sugere a manifestação de uma ou mais comissões, ou do Poder Executivo, acerca de determinado assunto, visando a elaboração de projeto sobre a matéria ou a adoção de providência, realização de ato administrativo ou de gestão. (Regimento Interno, art. 113). ao novo relator-geral da Orçamento, que ainda não foi definido, para que tente chegar ao patamar determinado pela legislação.
Relatórios
Além do relatório de Valentim, a comissão aprovou hoje o parecer setorial dos ministérios da Integração Nacional e do Meio Ambiente, de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). A reunião foi encerrada há pouco.
Até agora, já foram aprovados oito relatórios setoriais da proposta orçamentária. Os dois restantes – Infra-estrutura; Fazenda, Desenvolvimento e Turismo – deverão ser votados em reunião marcada para segunda-feira (13), às 18 horas.
Edição - Daniella Cronemberger

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Assinado contrato de construção da vila olímpica - Empreendimento vai custar cerca de R$ 1 bilhão

Postado por Lance!Net
Felipe Mendes
Publicada em 09/12/2010 às 15:01
Rio de Janeiro
 
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinou na manhã desta quinta-feira com a construtora Carvalho Hosken o contrato para a obra da vila olímpica e paraolímpica dos Jogos de 2016. Pelo projeto, que deverá ser financiado pela Caixa Econômica Federal, a moradia dos atletas irá custa em torno de R$ 1 bilhão. Esse valor ainda pode aumentar de acordo com o andamento da obra.

- Estamos dando início à obra agora por diversas razões. Temos um grande trabalho de infra-estrutura para fazer e a vila precisa ser entregue em dezembro de 2015. Além da construção dos prédios, vamos cuidar de outras questões como redes de água e esgoto, luz, telefone, paisagismo, entre outros - afirmou o presidente da Carvalho Hosken, Carlos Carvalho.

No total, a vila da Olimpíada do Rio terá 2.448 apartamentos de três e quatro quartos divididos em 34 prédios de 12 andares cada. O empreendimento de 75 hectares ficará localizado ao lado do Riocentro, um dos locais de competição, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Paes comemorou o fato de a obra da vila começar um ano e dois meses após a escolha do Rio como sede da Olimpíada.

- Nunca antes na história da Olimpíada se começou a construção da vila olímpica com tanta antecedência. Até o fim do ano vamos começar a construção e poderemos mostrar isso ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (o belga Jacques Rogge virá ao Rio para acompanhar o lançamento da logomarca dos Jogos no dia 31 de dezembro) - disse o o prefeito.

Parque Olímpico Cidade do Rock

Mais cedo, Paes participou do evento que deu início à obra do Parque Olímpico Cidade do Rock, em frente ao Riocentro. O local será inaugurado no ano que vem com a realização do Rock in Rio e, durante a Olimpíada, servirá como área de lazer para os atletas.

- Temos aqui a primeira obra da Olimpíada. Era para começarmos somente em 2015, mas como tivemos a oportundiade de trazer de volta o Rock in Rio, após dez anos, decidimos avançar e bancar - afirmou Paes.

Com 250 mil metros quadrados, o parque dos atletas, como o local também está sendo chamado, terá, além dos palcos para shows, ciclovia, playground, marina, mirante na Lagoa de Jacarepaguá, entre outros. A obra custará R$ 37 milhões e será paga pela prefeitura com a ajuda de empresas privadas.

- O Rio precisava de uma grande área de lazer. As famílias poderão trazer seus filhos, praticar esportes e curtir - finalizou o prefeito.

Câmara vota LOA e debate situação dos cemitérios‏

Postado por Blogger no URBIS NOTICIAS em 12/09/2010 01:00:00 PM
 

Câmara vota Lei Orçamentária nesta sexta-feira

A primeira votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) será votada na Sessão Extraordinária que será realizada amanhã (10) na Câmara de Vereadores de Ilhéus. O orçamento municipal para o exercício de 2011 está estipulado em R$ 289.344.611,28 (Duzentos e oitenta e nove milhões, trezentos e quarenta e quatro mil, seiscentos e onze reais e vinte e oito centavos) divididos entre secretarias e legislativo, por exemplo.

Durante todo o mês de novembro a Câmara realizou Audiências Públicas para discutir juntamente com a população onde e como deveria ser aplicado o orçamento referente ao próximo ano. Os bairros de Salobrinho, Teotônio Vilela, Banco Central, Barra e Nossa Senhora da Vitória discutiram questões como transporte, trânsito, infra-estrutura, planejamento, educação e saúde.

“Vamos votar a LOA com as emendas propostas por cada vereador dessa casa, por isso as audiências foram de suma importância durante o final do mês de novembro”, disse o Presidente do Legislativo, vereador Jailson Nascimento. A Sessão Extraordinária terá início a partir das 9hs e será realizada no Plenário legislativo.

Situação dos cemitérios de Ilhéus é debatida na Câmara

Na sessão desta quarta-feira (8), Marcos Antônio Clemente, o popular Carioca, gerente dos Cemitérios de Ilhéus, ocupou o Plenário da Câmara para relatar a situação dos Cemitérios da cidade. O requerimento para que ele fizesse uso da palavra partiu do vereador Edivaldo Nascimento (Dinho Gás).

Carioca afirmou que os Cemitérios da cidade estão em estado de calamidade, já que há muitos anos os mesmo não têm recebido a devida atenção da administração municipal. “Os Cemitérios do Pontal e do Basílio estão sem covas, uma das saídas é tentar construir gavetas e ossários nos dois, para que assim a situação seja amenizada”, disse.

Outra questão levantada foi a falta de funcionários especializados para poder realizar o trabalho. “O município de Ilhéus não conta com coveiros, todos os funcionários que trabalham nos cemitérios foram contratados para outras funções”. Segundo Carioca, a saída é realizar um concurso destinado único e exclusivamente a contratação de coveiros.

A violência também foi outro ponto debatido e lembrado pelo vereador Marcos Flávio. “Os cemitérios de Ilhéus ficam sem nenhuma segurança durante a noite, pessoas com más intenções vão até lá usar drogas e fazer sexo. Por ser um órgão público, o Executivo tem que disponibilizar guardas municipais para garantirem a segurança dos cemitérios”, disse.

Os vereadores presentes na Sessão assumiram o compromisso de viabilizar as devidas melhorias para os cemitérios da cidade. O edil Alzimário Belmonte (Professor Gurita) disse que muitos só se lembram do cemitério quando alguém querido morre, mas que é preciso dialogar com o Executivo em busca de esforços para tratar de tal questão. “O que depender do Legislativo, as devidas providências serão tomadas para que os cemitérios entrem em pleno funcionamento mais rápido possível”, finalizou.

Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024

Autor: Ivana Barreto (Ncom Seduc)    Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024 O pagamento ser...