terça-feira, 12 de julho de 2011

Centro Comunitário do Basílio apresenta despensa irretocável

O Centro Comunitário do Basílio, integrante da rede municipal de ensino do Município de Ilhéus,  foi bastante elogiado na manhã de hoje (12/7), durante a visita efetuada pelos integrantes do Programa O MP e os Objetivos do Milênio,  pelas condições de armazenamento dos alimentos destinados à merenda escolar. Cada gênero de produto continha etiqueta com a data de validade e os armários estavam adequadamente higienizados e organizados.
Parabéns à Escola!
(Imagem: despensa escolar/Arquivos da 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus)

Voce é Hetero? Sim ou Não?

É o nosso Brasil, minha gente!!!

Mobilização Social pela Educação em contagem regressiva para seu dia

Faltam 30 dias para o Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação, em Ilhéus.
Já pensou o que vai fazer pela Educação nesse dia?
Participe, colabore, comprometa-se com essa causa!


segunda-feira, 11 de julho de 2011

Caledário do PIS/Pasep 2011 provisório veja as datas:

Nascidos em:
Recebem a partir de:
Recebem Até:
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro
  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • 11/08/2011
  • 18/08/2011 
  • 25/08/2011
  • 14/09/2011
  • 21/09/2011
  • 28/09/2011
  • 14/10/2011
  • 21/10/2011 
  • 28/10/2011 
  • 11/11/2011 
  • 17/11/2011
  • 24/11/2011
  • 30/06/2012
  • 30/06/2012
  • 30/06/2012
  • 30/06/2012
  • 30/06/2012
  • 30/06/2012
  • 30/06/2012
  • 30/06/2012
  • 30/06/2012
  • 30/06/2012
  • 30/06/2012
  • 30/06/2012

sábado, 9 de julho de 2011

Resultado da Pré Conferencia de Saúde da Zona Sul de Ilhéus




















Hoje aconteceu a Pré Conferencia de Saúde da Zona Sul de Ilhéus, no CAIC, Conforme eleição entre os participantes segue abaixo votação, e resultado por ordem de votação que escolheu os 08 delegados para representar a zona sul na V Conferencia de Saúde do Município de Ilhéus que acontecerá nos dias 29 e 30 deste.
1 CLAUDIO MAGALHAES – ASSOC. CULT E AMBIENTALISTA TUPINAMBÁ – 21 votos
2. FERNANDA FERREIRA DE SOUZA – ASSOC. CULTURAL NEGRA RAIZ – 14 votos
3 ROSILEIDE MARTINS SANTOS – ASSOC. DOS MORADORES DO LOT. S. CAETANO 10 votos Não Eleito
4 CLAUDINO SANTANA DA SILVA – ASSOC. DOS MORADORES DO NELSON COSTA 21votos
5 IDALZINA CORREA – NEPSI – 19 votos
6 VERA BARBOSA – ASSOC. MORADORES DO ILHEUS II 17 votos
7 PAULO ROBERTO SOUZA DO VALLE – ASSOC. MORADORES DO HERNANI SÁ 13 votos
8 MARIA ELIENE RIBEIRO – CONSELHO DE SEGURANÇA ZONA SUL – 11 votos NÃO ELEITO
9 AMIL GOMES DOS SANTOS – ASSOC. DE MORADORES DO N. S. DA VITORIA 20 votos
10 ROBERTO DE JESUS (CORSARIO0 – COMITE DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO 21 votos
 
Os delegados eleitos pela ordem de votação São:

1-       CLAUDIO MAGALHAES – ASSOC. CULT E AMBIENTALISTA TUPINAMBÁ – 21 votos
2-       CLAUDINO SANTANA DA SILVA – ASSOC. DOS MORADORES DO NELSON COSTA 21votos
3-       ROBERTO DE JESUS (CORSÁRIO) – COMITE DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO 21 votos
4-       AMIL GOMES DOS SANTOS – ASSOC. DE MORADORES DO N. S. DA VITORIA 20 votos
5-       IDALZINA CORREA – NEPSI – 19 votos
6-       VERA BARBOSA – ASSOC. MORADORES DO ILHEUS II 17 votos
7-       FERNANDA FERREIRA DE SOUZA – ASSOC. CULTURAL NEGRA RAIZ – 14 votos
8-       PAULO ROBERTO SOUZA DO VALLE – ASSOC. MORADORES DO HERNANI SÁ 13 votos


Bairro São Francisco poderá ter creche municipal

 Postado por Karina Gomes Cherubini no O MP e os Objetivos do Milênio

O Prefeito Municipal de Ilhéus expediu os Decretos nº 041 e 042/2011, desapropriando áreas de terras no Bairro São Francisco, para a implantação de creche-escola do Projeto PROINFANCIA . A publicação ocorreu no Diário Oficial nº 476, de 1 de julho de 2011.

A primeira área é formada pelos Lotes de nºs. 07 e 08, da Quadra “O” da Rua “A” do Loteamento Santo Antonio de Pádua, que medem, 600,00 m²; de propriedade do Sr. OLAVO ANTUNES DE OLIVEIRA. Já a segunda é composta pelos lotes de nºs. 04, 05 e 06, da Quadra “O” da Rua “N” do Loteamento Santo Antonio de Pádua, que medem, 912,60 m²; de propriedade do Sr. SILVINO DE CASSIO COSTA.

A Procuradoria-geral do Município e a Secretaria Municipal de Administração devem adotar as providências necessárias para o cumprimento da desapropriação.

Qualidade da educação básica será avaliada em novembro

Blog da Mobilização

Entre os dias 7 e 18 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aplicará as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil. As avaliações vão aferir o conhecimento de estudantes brasileiros em matemática, com foco em resolução de problemas, e língua portuguesa, com ênfase em leitura. Portaria publicada em junho, 17, define a forma de aplicação dessas provas.

Participarão da Prova Brasil todas as escolas com 20 ou mais estudantes matriculados no quinto ano (quarta série) e no nono ano (oitava série) do ensino fundamental regular da rede pública, localizadas nas zonas urbana e rural. As escolas com esse perfil serão identificadas na base de dados do censo escolar, que considerará as informações prestadas até o dia 14 de agosto de 2011.

Já para a amostra do Saeb serão avaliadas as escolas que tenham de dez a 19 alunos matriculados no quinto ano (quarta série) e no nono ano (oitava série) do ensino fundamental regular público, e os estabelecimentos de ensino com dez ou mais estudantes no quinto ano (quarta série) e no nono ano (oitava série) do ensino fundamental regular da rede privada. As escolas com dez ou mais estudantes na terceira série do ensino médio regular das redes pública e privada também participarão da amostra.

Os resultados obtidos nas avaliações serão usados no cálculo das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada unidade escolar pública, município, unidade da federação e país.

Veja aqui a portaria que sistematiza o Saeb/Prova Brasil 2011 (Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc).

Texto divulgado no Boletim da Secretaria de Educação Básica  (SEB/MEC) com informações da Assessoria de Imprensa Inep/MEC.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Médicos e funcionários fazem manifestação pró Cemepi em Itabuna




                              Deputado Augusto Castro - PSDB

Prestes a fechar suas portas por falta de recursos, o Centro Médico Pediátrico de Itabuna – Cemepi promoveu uma manifestação na manhã desta sexta-feira, 7, com a participação de funcionários, médicos e do deputado estadual Augusto Castro. O atendimento ocorreu sem interrupções.
Com 43 anos de serviço prestado e o único no município com atendimento pediátrico 100% pelo Sistema Único de Saúde, o Cemepi tem recebido o repasse de apenas R$ 130 mil do SUS, quando tem uma despesa mensal de R$ 200 mil. A unidade de saúde é responsável por 5 mil consultas mês e 200 internações também mensais.
O deputado Augusto Castro mais uma vez manteve contato com o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, pedindo o apoio para garantir a manutenção dos serviços do Cemepi. “É preciso que o Estado encontre uma forma de intervir nesse processo, porque o Cemepi atende crianças de Itabuna e de toda a região”, alerta o parlamentar.
A situação do Cemepi será levada à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, cujos membros estarão em Itabuna na próxima terça-feira, 12. “Toda sociedade itabunense precisa se mobilizar em favor do Cemepi”, conclama Augusto Castro. Em sua opinião, o centro médico merece o apoio do Estado, principalmente porque suas finanças foram comprometidas a partir da epidemia de dengue, em 2009, quando precisou fazer empréstimos para pagar os funcionários e médicos extras que tiveram de ser contratados para salvar vidas de crianças em Itabuna.

Vanda Amorim
Assessora de Comunicação
(71) 9972-2724
(71) 3115-4004
e-mail alternativo: vandaamorim@gmail.com

Etapa em Itacaré define para o Mundial de Surf na França


Praia da Tiririca vai reunir grandes nomes do surf brasileiro.
 
Itacaré, no sul da Bahia, sediará nos dias 23 e 24 deste mês, na praia
da Tiririca, uma das seletivas do Quiksilver King of the Groms. No
Brasil, são apenas duas etapas, a primeira delas foi realizada nos
dias 18 e 19 do mês passado na praia Arpoador, no Rio de Janeiro.
De acordo com o vice-presidente da Associação de Surf de Itacaré
(ASI), Alisson Reis, na etapa do município sul-baiano será definida a
outra vaga para disputa, entre os dias 4 e 13 de outubro, do Mundial
Sub-16, na França.
Quiksilver King of the Groms reunirá surfistas de estados como Bahia,
Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro Paraíba, Pernambuco e Santa
Catarina. “Essa etapa em Itacaré comprova que o trabalho está sendo
bem feito no nosso município”, afirma Alisson Reis.
Ele destaca que Quiksilver King Of The Groms é um dos maiores
campeonatos sub-16 de surf do mundo e a mais importante competição
nesta categoria no Brasil.
 
Grandes nomes
A etapa reunirá atletas como o paulista Filipe Toledo, que foi
vice-campeão Quiksilver King Of The Groms, na França em 2009, e Deivid
Silva, campeão brasileiro Iniciante em 2009. Outros surfistas que
chegam como fortes a vaga são Pedro Neves, Lucas Silveira, Elivelton
Santos, Jhonny Botelho, Alcides Lopes e Luan Wood.
Também estarão participando atletas de Itacaré, Canavieiras, Ilhéus,
Salvador, dentre outros municípios baianos.  A competição será
promovida pela Quiksilver Brasil e Associação de Surf de Itacaré e tem
a supervisão da Confederação Brasileira de Surf e Federação Baiana de
Suf.
Entre os parceiros está a Prefeitura de Itacaré. “O surf em Itacaré
nunca contou com o apoio que está tendo hoje. O prefeito Antônio de
Anízio vem sendo um grande parceiro do esporte no município. Ele foi
uma das peças fundamentais para a realização desse evento”, declara
Alisson Reis, que agradece a todos os parceiros da etapa Quiksilver
King no município.

*Ascom Itacaré
*www.itacare.ba.gov.br
(73) 4141-0166
(73) 9981-2000
(73) 9990-9608
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(73) 9157-2471

Prefeito pede a Wagner o reinício das obras da Itacaré-Taboquinhas

 
Jaques Wagner confirmou ontem quinta-feira, 7, que as obras de pavimentação da estrada de acesso ao principal distrito de Itacaré serão retomadas o quanto antes possível. A confirmação foi feita durante audiência que o prefeito Antônio de Anízio teve com o governador. “O governador foi enfático. Garantiu que é um compromisso dele com a população de Itacaré e Taboquinhas”, declarou o prefeito.
As obras no trecho da BA-654 estão paralisadas desde 2010. O trabalho de terraplanagem na estrada foi feito no ano passado, mas faltou colocar a camada asfáltica. Por causa dos buracos e queda de parte das encostas, os 18 quilômetros da estrada ficam praticamente intransitáveis no período de chuva.
Durante a audiência com Jaques Wagner na Governadoria, em Salvador, o prefeito Antônio de Anízio destacou que a obra é importante não só para os moradores do distrito como também da zona rural, bem como para toda a população de Itacaré por Taboquinhas fazer parte do roteiro turístico do município.

Mais obras
O prefeito também pediu ao governador a recuperação da pavimentação das ruas do Comércio, João Coutinho e São Roque, no distrito, que foram destruídas durante a execução de serviços pela Embasa para a implantação da rede esgoto.        
         Outra reivindicação foi a construção de um píer em Itacaré para compensar os prejuízos que o município vem tendo por conta das restrições de pousos e decolagens no aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus. Jaques Wagner prometeu realizar as obras.
         Antônio de Anízio comemorou o resultado da reunião. “Não poderia ter sido melhor. “O governador assegurou que a estrada Itacaré/Taboquinhas tornará realidade dentro de pouco tempo”. Além do prefeito, participaram da audiência a deputada federal Alice Portugal (PC do B) e primeira dama de Itacaré, Ivonete Damasceno.  


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Ascom Itacaréwww.itacare.ba.gov.br
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quinta-feira, 7 de julho de 2011

Estudo publicado na revista Science aponta que pessoas que frequentam a pré-escola obtêm maior sucesso

Do Blog da Mobilização
O Jornal Correio Braziliense repercutiu estudo publicado no mês de junho pela revista Science, uma das mais prestigiadas revistas científicas do mundo, que aponta que pessoas que frequentam a pré-escola aos 4 ou 5 anos obtêm maior sucesso acadêmico e melhores empregos, entre uma série de outras vantagens. População pobre é a mais beneficiada por essa forma de ensino.

O jornal lembra que, nos próximos cinco anos, o Brasil precisará resolver a falta de acesso à educação infantil para cumprir o que estabelece a Emenda Constitucional n.° 56, de 11 de novembro de 2009. A partir dessa legislação passou a ser obrigatória a frequência na escola de crianças dos 4 aos 6 anos. Antes que a lei fosse aprovada, o país percorreu um longo caminho. Até a década de 1960, eram obrigatórios apenas os quatro anos que compõem a primeira fase do ensino fundamental. Em 1971, uma lei federal ampliou o então primeiro grau para oito anos. Em 2005, uma nova ampliação aconteceu, quando o ingresso de crianças com 6 anos passou a ser obrigatório, e o ensino fundamental, de nove anos. Além da educação infantil, o ensino médio também deixará de ser facultativo até 2016.

Confira a matéria de Max Milliano Melo:


UM BOM COMEÇO

A educação infantil sempre foi um desafio para governos e famílias. Enquanto o Poder Público historicamente destinou menos recursos para essa forma de ensino, tida como secundária e opcional, as famílias, muitas vezes, encaram as escolinhas como um simples passatempo para os filhos. No entanto, uma pesquisa destacada pela edição de hoje da Science mostra que a educação dos pequenos está longe de ser brincadeira. Depois de acompanhar, por 25 anos, cerca de 1,4 mil norte-americanos nascidos em bairros de baixa renda, pesquisadores da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, descobriram que ter contato desde cedo com um ambiente escolar de qualidade pode ter imensos impactos positivos na saúde, na qualidade de vida e no mercado de trabalho, entre outros aspectos.

Os alunos acompanhados pelos cientistas foram divididos em dois grupos: os que frequentaram a pré-escola aos 4 ou 5 anos e os que ingressaram diretamente no ensino fundamental, aos 6. “Na ocasião, entre 1985 e 1986, escolhemos participantes com uma boa aptidão escolar. Aqueles que frequentaram o jardim de infância tiveram um efeito em grande escala em um conjunto amplo de aspectos socioculturais e de saúde até a vida adulta”, conta ao Correio Arthur Reynolds, líder do estudo. “Isso aconteceu não apenas porque as crianças tiveram acesso à pré-escola, mas porque frequentaram programas de alta qualidade, com atividades muito além das tradicionalmente ligadas ao jardim de infância, como brincar”, afirma.

Para conseguir acompanhar durante duas décadas e meia as milhares de crianças — que no fim do estudo já eram adultos com seus próprios filhos —, os pesquisadores tiveram a ajuda de uma ampla rede de instituições públicas. “O estudo contou com a colaboração de longo prazo das escolas públicas. Assim, à medida que os participantes iam mudando de nível de ensino, eles continuavam sendo acompanhados”, explica Reynolds. “Também coletamos dados administrativos, além de realizar entrevistas com alunos, pais e professores. Todas essas informações nos ajudaram a manter 90% da amostra original na idade adulta”, completa.

Embora todos os participantes residissem em bairros de baixa renda quando começaram a ser acompanhados, nem todos eram considerados pobres, segundo a definição do governo dos EUA. “Isso nos permitiu perceber que os mais desfavorecidos economicamente colhem mais benefícios da educação infantil do que os que são menos desfavorecidos”, afirma o pesquisador, para quem o estudo pode estimular investimentos na educação dos mais pequenos em lugares onde isso ainda não é uma realidade. “Se a educação pré-escolar produziu efeitos positivos num dos maiores sistemas educacionais do mundo, isso pode ser reproduzido em praticamente qualquer lugar. Com recursos e envolvimento dos pais, esse é um excelente exemplo a se seguir”, completa.

Desafios

Para especialistas em educação, o Brasil é um dos países onde a ampliação da educação infantil ainda é um desafio. Segundo o pedagogo e professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) Cleyton Gontijo, durante muitos anos esse nível educacional permaneceu em segundo plano nas políticas públicas brasileiras. “Nos últimos anos, o país experimentou um avanço grande. O ensino fundamental foi universalizado e o ensino médio teve uma forte ampliação. Mas só depois que esses dois níveis foram estabilizados é que a atenção e os recursos governamentais puderam ser direcionados para a educação infantil”, lembra o especialista.

Para ele, além de todos os efeitos positivos descritos na pesquisa norte-americana, existe ainda outra questão que, por si só, já seria suficiente para justificar a ampliação do acesso à educação infantil. “Dois pontos importantes causaram uma mudança drástica no comportamento das crianças nas últimas décadas. A primeira é a estrutura cada vez menor da família. Hoje não se tem núcleos familiares com vários irmãos e primos”, afirma Gontijo. Segundo o último censo do IBGE, feito em 2010, a taxa de fecundidade, ou seja, o número médio de filhos por casal, era de 1,94. Há 30 anos esse número era de 4,4 crianças por casal. “Outro ponto foi o aumento da violência, que faz com que as crianças, muitas vezes, não possam brincar na rua com os vizinhos”, completa.

Com um núcleo familiar menor e “presas” em casa, as crianças passaram a necessitar mais da escola, um importante local de socialização e de desenvolvimento de habilidades, criatividade, senso estético e motricidade. “Além disso, do ponto de vista educacional, o acesso cada vez mais cedo à escola torna a criança mais preparada para a alfabetização.” Por essa razão, em 2016, a pré-escola deve se tornar obrigatória para todas as crianças brasileiras.

A coordenadora-geral de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), Rita Coelho, admite que o acesso ao ensino de qualidade para os estudantes mais novos ainda é um problema. “Esse é o nível que apresenta as mais altas taxas de profissionais não habilitados e de espaços físicos inadequados. Os indicadores de qualidade na educação infantil são os mais baixos entre todos os níveis educacionais”, afirma a gestora pública. “Assim como qualquer política social em um país marcado por desigualdades, o acesso à educação infantil é desigual. Esses problemas se apresentam especialmente para as comunidades pobres, negras, do campo e das periferias”, completa.

Para ela, o atraso é fruto de uma cultura que, por muito tempo, não valorizou as crianças mais novas. “Segundo a Constituição de 1988, a educação infantil não fazia parte do sistema educacional nacional. As crianças menores demoraram muito para serem vistas como sujeitos de direito. Essa visão de que para os pequenos qualquer coisa serve atrasou a profissionalização da educação infantil”, conta Rita. “Tanto a qualidade da oferta, a quantidade de vagas oferecidas e os recursos investidos cresceram muito, mas, como se trata de políticas muito recentes, ainda é um desafio enorme crescer sem abrir mão da qualidade.”

Acesso

Nos próximos cinco anos, o Brasil precisará resolver a falta de acesso à educação infantil. Segundo a Emenda Constitucional nº 56, de 11 de novembro de 2009, passa a ser obrigatória a frequência na escola dos 4 aos 6 anos. Antes que a lei fosse aprovada, o país percorreu um longo caminho. Até a década de 1960, eram obrigatórios apenas os quatro anos que compõem a primeira fase do ensino fundamental. Em 1971, uma lei federal ampliou o então chamado primeiro grau para oito anos. Em 2005, uma nova ampliação aconteceu, quando o ingresso de crianças com 6 anos passou a ser obrigatório, e o ensino fundamental, de nove anos. Além da educação infantil, o ensino médio também deixará de ser facultativo até 2016.

Veja infográfico

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