sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação sobre Interação Família-Escola-Comunidade PARTICIPE !!!

Blog da Mobilização

Ilustração de  Ziraldo para a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos
O Ministério da Educação (MEC), a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e a Fundação Itaú Social vão promover, nos dias 12, 13 e 14 de outubro de 2011, o primeiro Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação sobre Interação Família-Escola-Comunidade. O evento será realizado em Fortaleza e contará com exposições de especialistas brasileiros e estrangeiros que lidam com pesquisas relacionadas à mobilização social e interação família-escola-comunidade.

O Seminário tem com o objetivo proporcionar espaço para discussões a respeito da importância da participação das famílias na vida escolar dos filhos e sobre a colaboração que os segmentos organizados da sociedade e os órgãos públicos de áreas correlatas à educação, além das lideranças sociais e religiosas, podem oferecer no processo de melhoria da qualidade da educação.

Estarão envolvidos nos debates secretários de educação, gestores de escolas e demais profissionais da educação, voluntários mobilizadores, representantes de empresas e institutos que desenvolvem ações pertinentes à educação.

Entre outros parceiros, o Seminário conta, em sua realização, com o apoio dos institutos Natura, Camargo Corrêa, C&A e Votorantim, além da Fundação ArcelorMittal Brasil.

Como participar do Seminário

O número de vagas para o Seminário é limitado, mas os interessados ainda podem garantir sua participação, solicitando informações pelo e-mail mobilizacaosocial@mec.gov.br. A inscrição é gratuita e as despesas referentes ao deslocamento, à hospedagem e alimentação deverão ser custeadas pelo participante.

Programação Preliminar

Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Interação Família-Escola-Comunidade

Data: 12 a 14 de outubro de 2011
Local: Fortaleza (CE)
Promoção: MEC/SEDUC (CE)/Fundação Itaú Social

12/outubro –
19h  - Abertura - Autoridades do Governo Federal e do Governo do Estado do Ceará, parceiros, etc.

13/outubro 
8:30h às 09:30h  -  Painel 1: Mobilização e Comunicação        

•    Bernardo Toro (especialista em mobilização e reformas educacionais - Colômbia)
•    José Paulo Araújo (especialista em comunicação e mobilização de grandes públicos - Unicef/Venezuela)

11h às 12:30h – Painel 2 - Experiências de Mobilização de comunidades
•    Secretaria de Educação de Presidente Prudente
•    Instituto Votorantim
•    Walmart – bairro Bomba do Hemetério, Recife (PE)

Almoço / visita aos pôsteres e aos estandes

14:00h às 15:30h  -  Painel 3 -  O fortalecimento da parceria entre família, escola e comunidade
•    Heather Weiss – diretora do Harvard Family Research Project - EUA
•    Anna Hinton – Diretora do Programa Parental Options and Information – US Department of Education – EUA (a confirmar)

15:30h às 16:30h – intervalo

16:00h às 17:30h -  Painel 4 : Experiências de interação  família-escola-comunidade
•    ArcelorMittal/Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (ES)
•    Secretaria Municipal de Educação de Governador Nunes Freire (MA)

17:30h às 19:30h -  Painel  5 - análise crítica  das experiências apresentadas
•    especialistas internacionais
Café Mundial Integração - Todos os convidados internacionais e nacionais e inscritos

19:30h às 21h - Jantar / visita aos pôsteres e aos estandes

Dia 14/outubro

09h às 10h – Painel 6 -  Protagonismo juvenil
•    Marco Antônio Castillo - Asociación Grupo Ceiba (Guatemala)
•    Manoel Andrade Neto – Especialista em juventude e cidadania (Brasil)

10h às 10:30h - Intervalo

10:30 às 11:30h – painel 7 – experiências  de Comitês de Mobilização Social pela Educação atuando junto a famílias, comunidades e escolas.
•    Belo Horizonte (MG)
•    Rio de Janeiro (RJ)
•    Bauru (SP)

11:30h às 12:30h – Painel 8 -  experiências criadas por secretarias de educação para promover a interação família-escola-comunidade. 
•    Casos estão sendo selecionados

12:30h às 14h - Almoço / visita aos pôsteres e aos estandes

14h às 16h - balanço  crítico das experiências apresentadas
•    especialistas internacionais:

Café Mundial Integração - Todos os convidados internacionais e nacionais e inscritos.

16h às 16:30h -  intervalo

16:30h às 18h - Grupos de Trabalho Temáticos: estratégias e ferramentas para mobilização de distintos públicos.
Café Mundial Integração - Todos os convidados internacionais e nacionais e inscritos.

18h às 18:30h  - Encerramento

Atividades paralelas

Pôsteres – os mobilizadores vão apresentar pôsteres, onde exibiriam fotos, materiais, cartazes e outros instrumentos usados na mobilização. Previmos intervalos mais longos para que os participantes visitem os locais de exposição.

Espaço para exposição dos patrocinadores – Empresas e institutos patrocinadores vão expor, em espaços/stands preparados para esta finalidade, informações sobre sua atuação na área de educação.

Projeto exige instalação de som em salas com mais de 40 alunos

Agencia da Câmara

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1106/11, que torna obrigatória a instalação de dispositivos de sonorização em salas de aulas do ensino médio e superior com 40 ou mais alunos. A regra deverá ser regulamentada pelo Poder Executivo, a quem caberá a fiscalização.

O autor do projeto, atual suplente de deputado Ricardo Quirino (PRB-DF), explica que a proposta tem o objetivo de reduzir os danos causados pelo uso excessivo da voz pelo professor. Em pesquisas recentes citadas por Quirino, 35% dos professores ativos relataram a presença de cinco ou mais problemas vocais, e 63% disseram já ter tido algum problema de voz durante a vida. Os dados indicam que 16,7% dos professores consideram que terão de mudar de profissão no futuro por conta dos problemas vocais.

“Os professores lecionam em condições desfavoráveis para o uso da voz: competem com ruídos externos à sala de aula ou mesmo internos, trabalham com número alto de alunos, quase nunca usam o microfone e, eventualmente, lecionam dois ou três períodos, o que faz com que falem muito durante o dia”, afirma.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Rachel Librelon
Edição – Pierre Triboli

Projeto inclui no currículo escolar atividades voluntárias de universitários

Agencia da Câmara

Saulo Cruz
Gabriel Chalita
Chalita: voluntariado fortalece a solidariedade e reciprocidade entre cidadãos.
 
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 1838/11, do deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP), que obriga as escolas de ensino superior a incluir no currículo do aluno as atividades voluntárias prestadas em entidades públicas ou privadas. O registro deverá conter a descrição e a respectiva carga horária da ação realizada.

Para comprovar o trabalho prestado, o universitário terá que apresentar o termo de adesão celebrado com a entidade que o recebeu. A proposta altera a Lei 9.608/98, que não prevê junção entre currículo acadêmico e atividade voluntária.

Em muitas seleções de vagas para empresas, candidatos que tenham desenvolvido ações solidárias são valorizados. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), das 782 mil empresas privadas do País, 462 mil, ou seja, 59%, já realizam alguma atividade social.

Solidariedade e reciprocidade
O autor do projeto acredita que estas atividades são fundamentais para o desenvolvimento humano do País. “O voluntariado fortalece a confiança, a solidariedade e a reciprocidade entre os cidadãos, sendo capaz de transformar o ritmo e a natureza do desenvolvimento”, afirma.
Para o deputado, o projeto fortaleceria as instituições de ensino que têm alunos engajados em movimentos solidários. “É importante que instituições de ensino superior participem como agentes indutores, fomentando e reconhecendo em seu corpo discente a sua vocação social”, afirma.

Tramitação
O projeto terá análise conclusiva das comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Marcelo Westphalem
Edição – Newton Araújo

Cidades com 100 mil eleitores poderão ter propaganda eleitoral gratuita na TV

 Por Agencia da Câmara

Gilberto Nascimento
Carlos Bezerra
Carlos Bezerra: projeto garante propaganda em cidades de porte médio.
 
A Câmara analisa o Projeto de Lei 1110/11, que prevê a veiculação de propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV nas eleições para prefeito e vereador dos municípios com mais de 100 mil eleitores. A proposta, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), estabelece que a Justiça Eleitoral garantirá a veiculação da propaganda nos municípios onde não haja emissora de rádio e televisão, desde que haja condições operacionais viáveis para a retransmissão.

A proposta altera a Lei das Eleições (9.504/97), que hoje só autoriza a veiculação de propaganda eleitoral nas cidades sem emissoras que possuam mais de 200 mil eleitores. Para o deputado, cidades com mais de 100 mil eleitores já são de porte médio e exigem uma aproximação maior dos candidatos com a população. Essa aproximação, segundo ele, só pode ser feita com a ajuda da propaganda eletrônica.

“Nos municípios com 100 mil eleitores, em que pese o essencial contato direto de candidatos e eleitores, já se mostra indispensável o emprego dos meios de comunicação de massa para a divulgação dos nomes e propostas para a população”, disse Bezerra.

Tramitação
A proposta será examinada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, segue para o Plenário.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Pierre Triboli

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

NOVAS REGRAS PARA MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA DOS RECURSOS REPASSADOS PELO FNDE


NO DIA 28/06/2011 FOI PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO O DECRETO Nº 7.507, DE 27/06/2011, QUE ALTEROU A FORMA DE MOVIMENTAÇÃO DOS RECURSOS FEDERAIS TRANSFERIDOS PELA UNIÃO AOS ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICÍPIOS.

NO ÂMBITO DO FNDE, ESTE DECRETO ABRANGEU AS TRANSFERÊNCIAS AUTOMÁTICAS DE RECURSOS, CONTEMPLANDO PROGRAMAS E AÇÕES COMO TRANSPORTE ESCOLAR(PNATE) E ALIMENTAÇÃO ESCOLAR(PNAE), O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA(PDDE), FUNDEB, PROJOVEM E BRASIL ALFABETIZADO E A CONSTRUÇÃO DE CRECHES E QUADRAS POLIESPORTIVAS NO ÂMBITO DO PAC II, DENTRE OUTROS.

AS NOVAS REGRAS VALEM A PARTIR DO DIA 27/08/2011 E FORAM REGULAMENTADAS PELO FNDE POR MEIO DA RESOLUÇÃO Nº 44 DE 25 DE AGOSTO DE 2011, DISCIPLINANDO QUE ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICÍPIOS OBSERVEM AS SEGUINTES ALTERAÇÕES:

1. CONTAS CORRENTES ESPECÍFICAS ABERTAS PELO FNDE EM BANCOS OFICIAIS FEDERAIS COM OS QUAIS O FNDE MANTENHA PARCERIAS, QUAIS SEJAM: O BANCO DO BRASIL E A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL;

2. MOVIMENTAÇÃO DAS CONTAS CORRENTES DOS PROGRAMAS E AÇÕES DO FNDE EXCLUSIVAMENTE POR MEIO ELETRÔNICO, PARA QUE SEJAM IDENTIFICADOS OS BENEFICIÁRIOS DOS PAGAMENTOS REALIZADOS;

3. NÃO UTILIZAÇÃO DE CHEQUES PARA O PAGAMENTO DAS DESPESAS DOS PROGRAMAS E AÇÕES DO FNDE;

4. DIVULGAÇÃO DOS EXTRATOS DAS CONTAS CORRENTES DOS ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICÍPIOS, COM A IDENTIFICAÇÃO DO DOMICÍLIO BANCÁRIOS DOS RESPECTIVOS FORNECEDORES OU PRESTADORES DE SERVIÇOS, BENEFICIÁRIOS DOS PAGAMENTOS.

POR FIM, NOS TERMOS DO ARTIGO 3º DO DECRETO Nº 7.507/2011, INDEPENDENTEMENTE DE AUTORIZAÇÃO, O FNDE, DIVULAGARÁ MENSALMENTE EM SEU PORTAL NA INTERNET, NO ENDEREÇO ELETRÔNICO WWW.FNDE.GOV.BR, OS EXTRATOS DAS CONTAS CORRENTES ESPECÍFICAS DOS REFERIDOS PROGRAMAS E AÇÕES , CONTENDO TODAS AS MOVIMENTAÇÕES EFETUADAS ASSIM COMO A IDENTIFICAÇÃO DO DOMICÍLIO BANCÁRIO DOS RESPECTIVOS FORNECEDORES OU PRESTADORES DE SERVIÇOS, BENEFICIÁRIOS DOS PAGAMENTOS.

OUTRAS INFORMAÇÕES PODEM SER ADQUIRIDAS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO Nº 44/2011 E DECRETO 7.507/2011, PODENDO SER ACESSADOS NO PORTAL DO FNDE E QUAISQUER OUTRAS INFORMAÇÕES PODERÃO SER OBTIDAS POR MEIO DA CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO, NO TELEFONE 0800 616161 OU CONSULTAR O PORTAL DO FNDE.

7 de setembro em Ilhéus, Excluídos ou encolhidos?

 
 Marcos Lessa da FAMI, denunciaando o descaso público

 Catedral palco da descontração e manifestação pública
 Excluídos com improviso sem compromisso
 Os Indios Tupinambás tambem foram a avenida Soares Lopes
A beleza nota dez - os estudantes


Professor Jailson Telles sempre presente
O respeito aos baixinhos- Professoras cuidando para não sofrerem queimaduras ou ensolação


Escolinha do Ilhéus II presente - Força e luta
Professoras preocupadas com o sol sobre as crianças - Obrigado pela dedicação




Para a educação melhorar, todos devem participar 

 
 Em defesa da Adversidade - Parabens.
 Idoso nossa principal biblioteca
 

 Eder incansavel - andou tudo que tinha direito na Avenida
 Roberto Corsário - Presente ao lado dos seus filhos
 Grande Encontro - Corsário, Celinha e Jurandir Telles
 Ruy Carvalho e amigos - Presentes
 
 

 O desfile de 07 de setembro em Ilhéus levou muita gente á Avenida Soares Lopes esse ano, muitas crianças, jovens, adultos e muita gente idosa também foram ver o desfile cívico, o ponto negativo ficou por conta dos Excluídos que sempre é esperado pelo público, por que trás no seu bojo os reclames populares, as criticas políticas, momento impar para as entidades e seguimentos da sociedade desabafar o sofrimento ao qual são postos pelos governantes. Em Ilhéus o que se viu foi a disputa de dois grupos, um cobrando "Porto Sul Já" e o outro cobrando "Fora Porto Sul", sem muita criatividade, gatos pingados, a Centrais Sindicais sumiram, as organizações partidárias ausentes, prefeituraveis só Ruy Carvalho desfilando, Marão e a mãe no Palanque, será que as coisas estão mudando e aparecer na avenida, no 07 de setembro não tá dando Ibope, ou é o receio de tomar vaias,  qualquer desgaste agora seria ruim para o processo eleitoral para o ano que vem, seria esse o pensamento? Quem surpreendeu foi Dinho Gás estava lá, no palanque, é bem verdade, que bem distante daquele dinho com (d) pequeno, humilde, e que sempre foi importante para as pessoas detrás do seu balcão lá no Bairro Nossa Senhora das Vitórias, quem o conheceu sabe diferenciar , esse não estava, quem estava foi o Dinho com (D) de Desgaste, Decepção, Despreparo, esse estava lá, sem sorrir, tenso, cabisbaixo, encolhido tipo os Excluídos desse ano.
Ficou na saudade aquelas manifestações grandiosas que fazia governantes se esconder nos banheiros químicos detrás do palanque, ah como era movimentado e esperado o Grito dos Excluídos, e assunto esse ano não faltaram, Saúde, Educação, Transporte, falar em transporte, o povo sabe como foi difícil voltar para casa ontem, ônibus cheios e pontos lotados e pouco caso para com quem foi ao desfile na cidade de Ilhéus.

Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024

Autor: Ivana Barreto (Ncom Seduc)    Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024 O pagamento ser...