quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Mínimo investido por ano em aluno do ensino público básico sobe para R$ 2.096




O valor mínimo investido pelos governos por aluno do ensino básico público por ano será de R$ 2.096,68 em 2012. O total, divulgado na semana passada pelo MEC (Ministério da Educação), é 21,75% maior que o de 2011, quando o investimento mínimo foi de R$ 1.722,05.
Esse valor é referente às séries iniciais do ensino fundamental de áreas urbanas e os Estados têm liberdade para investirem valores acima dele. Aqueles que não conseguem atingir este patamar recebem complementação do governo federal, por meio do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação).
Este ano, segundo a tabela publicada pelo MEC, recebem a ajuda da União Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Pernambuco. Segundo a memória da lei orçamentária apresentada em setembro ao Congresso, Minas Gerais e Paraná também iriam receber a complementação. No entanto, segundo Vander Borges, coordenador-geral de operacionalização do Fundeb, na época, haviam sido utilizados dados desatualizados. Os valores são determinados a partir do Censo Escolar. Ainda segundo Borges, a complementação de receitas chegará, em 2012, a R$ 9,4 bilhões.
Investimento por aluno
O valor investido por aluno já era considerado insuficiente para uma educação de qualidade em 2011. Cálculos do CAQi (Custo Aluno Qualidade Inicial), índice elaborado pela Campanha Nacional pelo feitos com base no PIB (Produto Interno Bruto), mostram que o valor no ano passado já deveria ser de, no mínimo, R$ 2.194,56. (CNTE, com informações do UOL EDUCAÇÃO, 02/01/12)
Valor investido por Estado (em R$)
UF
Fundamental
Iniciais/Urbano
Fundamental
Finais/Urbano
Médio
Urbano
Acre
2.626,36
2.888,99
3.151,63
Alagoas
2.096,68
2.306,35
2.516,02
Amazonas
2.096,68
2.306,35
2.516,02
Amapá
2.871,54
3.158,69
3.445,85
Bahia
2.096,68
2.306,35
2.516,02
Ceará
2.096,68
2.306,35
2.516,02
Distrito Federal
2.670,70
2.937,77
3.204,84
Espírito Santo
2.831,67
3.114,84
3.398,00
Goiás
2.534,87
2.788,35
3.041,84
Maranhão
2.096,68
2.306,35
2.516,02
Minas Gerais
2.288,64
2.517,50
2.746,37
Mato Grosso do Sul
2.477,02
2.724,72
2.972,42
Mato Grosso
2.121,10
2.333,21
2.545,32
Pará
2.096,68
2.306,35
2.516,02
Paraíba
2.096,68
2.306,35
2.516,02
Pernambuco
2.096,68
2.306,35
2.516,02
Piauí
2.096,68
2.306,35
2.516,02
Paraná
2.226,51
2.449,16
2.671,81
Rio de Janeiro
2.483,25
2.731,57
2.979,90
Rio Grande do Norte
2.106,34
2.316,98
2.527,61
Rondônia
2.428,84
2.671,73
2.914,61
Roraima
3.531,27
3.884,39
4.237,52
Rio Grande do Sul
2.913,05
3.204,36
3.495,67
Santa Catarina
2.609,79
2.870,77
3.131,75
Sergipe
2.447,12
2.691,83
2.936,55
São Paulo
3.192,81
3.512,09
3.831,37
Tocantins
2.671,98
2.939,18
3.206,38

EDUCAÇÃO DA BAHIA NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA

O GOVERNO DO ESTADO PUBLICOU EDITAL PARA SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE PROFESSOR, NO SISTEMA REDA. VEJAMOS ALGUNS ABSURDOS:
1º-  PARA SALVADOR E REGIÃO METROPOLITANA A ESCOLARIDADE EXIGIDA É NÍVEL SUPERIOR. PARA AS DEMAIS LOCALIDADES EXIGE-SE NÍVEL MÉDIO (NEM É MAGISTÉRIO). OS  PROFESSORES  APROVADOS NESTA SELEÇÃO DARÃO AULA DE: PORTUGÛES, QUÍMICA, FÍSICA, INGLÊS, GEOGRAFIA...... 
SERÁ QUE QUEM SÓ TEM ENSINO MÉDIO ESTÁ APTO A DAR AULAS PARA O FUNDAMENTAL II (DE 5ªa 8ª SÉRIE) E O ENSINO MÉDIO?
SERÁ QUE OS ALUNOS DO INTERIOR DO ESTADO NÃO TÊM DIREITO A TER PROFESSORES QUALIFICADOS?
 2º  -  O GOVERNO QUE ALARDEIA TER COMPROMISSO COM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, COM ESTA ATITUDE  RASGA A LDB, DISCRIMINA OS PROFESSORES DA CARREIRA E MOSTRA NÃO TER COMPROMISSO COM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DOS FILHOS DOS TRABALHADORES, ALÉM DE PREJUDICAR O IDEB DAS ESCOLAS.
QUEM VAI PAGAR POR ESSE PREJUÍZO DE UMA EDUCAÇÃO SEM QUALIFICAÇÃO? QUEM SERÁ CULPABILIZADO PELO IDEB BAIXO NAS ESCOLAS ESTADUAIS? COM CERTEZA SOMENTE OS PROFESSORES DA CARREIRA QUE NÃO PODERÃO AVANÇAR NA CERTIFICAÇÃO POR CAUSA DO IDEB.

CONTRATADOS DA EDUCAÇÃO RECEBEM DÉCIMO TERCEIRO

O município pagou hoje o décimo terceiro dos contratados. Depois de muita luta conseguimos reverter a posição do Executivo de não pagar o décimo terceiro dos contratados, baseado em um parecer assinado pelo Procurador Geral do Município.
 
A APPI/APLB agradece a professora e vereadora Carmelita que mais uma vez foi uma peça fundamental para reverter a decisão do Executivo, em favor de nossa categoria. Também agradecer a Alisson Mendonça que abraçou a causa juntamente com Carmelita para o convencimento do prefeito em garantir o direito do décimo terceiro a todos os trabalhadores.
 
A luta agora é cobrar o pagamento do salário de dezembro e terço de férias dos professores.

Pai deixa 28 lições de vida aos filhos antes de morrer

Fonte ÉPOCA

Quando soube que tinha poucos meses de vida por causa de um câncer, o professor de gramática inglês Paul Flanagan só pensou em seus filhos, Thomas e Lucy. Em vez de sentir piedade de si mesmo ou entregar-se à tristeza, ele usou seus últimos dias para tentar ser um bom pai – mesmo à distância. Paul escreveu cartas, deixou mensagens gravadas em DVD e até comprou presentes para ser entregues às crianças em seus aniversários futuros. Separou também seus livros preferidos e, dentro deles, deixou bilhetes dizendo por que havia gostado de lê-los.
Em novembro de 2009, aos 45 anos, Paul morreu por causa do melanoma, deixando a mulher, Mandy, Thomas, então com 5 anos, e Lucy, de 1 ano e meio. Quase dois anos depois, ele continua presente com suas mensagens e fotos espalhadas por toda a casa. E, no mês passado, a família ganhou mais uma lembrança de Paul. Por acaso, Mandy encontrou um documento em seu antigo computador intitulado “Sobre encontrar a realização”. “Abri e, com lágrimas escorrendo pelo meu rosto, descobri que eram seus pontos para viver uma vida boa e feliz”, diz Mandy ao jornal Daily Mail.
“Quando alguém recebe a notícia de que tem poucos meses de vida, decide que sua vida não vai ser completa se não pular de bungee-jump da Ponte Harbour, em Sidney, ou não tiver visitado o Grand Canyon. Esse não era Paul. Tudo que importava para ele estava bem aqui. Ele viveu e morreu de acordo com suas próprias regras, e sei que encontrou sua própria realização.” Mandy diz que a carta é uma reprodução fiel dos valores e do bom humor de Paul.
O professor resumiu as reflexões que nortearam seu modo de viver em 28 itens. Traduzo aqui as palavras de Paul para seus filhos – e que agora servem de inspiração não só para eles, mas para todos que as leem.
“Nessas últimas semanas, depois de saber de meu diagnóstico terminal, procurei encontrar em minha alma e em meu coração maneiras de estar em contato com vocês enquanto vocês crescem.
Estive pensando sobre o que realmente importa na vida, e os valores e as aspirações que fazem das pessoas felizes e bem-sucedidas. Na minha opinião, e vocês provavelmente têm suas próprias ideias agora, a fórmula é bem simples.
As três virtudes mais importantes são: lealdade, integridade e coragem moral. Se aspirarem a elas, seus amigos os respeitarão, seus empregadores o manterão no emprego, e seu pai será muito orgulhoso de vocês.
Estou dando conselhos a vocês. Esses são os princípios sobre o quais tentei construir a minha vida e são exatamente os que eu encorajaria vocês a abraçar, se eu pudesse.
Amo muito vocês. Não se esqueçam disso.
Seja cortês, pontual, sempre diga “por favor” e “obrigado”, e tenha certeza de usar o garfo e a faca de maneira correta. Os outros decidem como tratá-los de acordo com as suas maneiras.
Seja generoso, atencioso e tenha compaixão quando os outros enfrentarem dificuldades, mesmo que você tenha seus próprios problemas. Os outros vão admirar sua abnegação e vão ajudá-lo.
Mostre coragem moral. Faça o que é certo, mesmo que isso o torne impopular. Sempre achei importante ser capaz de me olhar no espelho toda manhã, ao fazer a barba, e não sentir nenhuma culpa ou remorso. Parto deste mundo com a consciência limpa.
Mostre humildade. Tenha a sua opinião, mas pare para refletir no que o outro lado está dizendo, e volte atrás quando souber estar errado. Nunca se preocupe em perder a personalidade. Isso só acontece quando se é cabeça-dura.
Aprenda com seus erros. Você vai cometer muitos, então os use como uma ferramenta de aprendizado. Se você continuar cometendo o mesmo erro ou se meter em problema, está fazendo algo errado.
Evite rebaixar alguém para outra pessoa; isso só vai fazer você ser visto como mau. Se você tiver um problema com alguém, diga a ela pessoalmente. Suspenda fogo! Se alguém importuná-lo, não reaja imediatamente. Uma vez que você disse alguma coisa, não pode mais retirá-la, e a maioria das pessoas merece uma segunda chance.
Divirta-se. Se isso envolve assumir riscos, assuma-os. Se for pego, coloque suas mãos para cima.
Doe para a caridade e ajude os menos afortunados que você: é fácil e muito recompensador.
Sempre olhe para o lado bom! O copo está meio cheio, nunca meio vazio. Toda adversidade tem um lado bom, se você procurar.
Faça seu instinto pensar sempre sempre em dizer ‘sim’. Procure razões para fazer algo, não as razões para dizer ‘não’. Seus amigos vão gostar de você por isso.
Seja gentil: você conseguirá mais do que você quer se der ao outro o que ele deseja. Comprometer-se pode ser bom.
Sempre aceite convites para festas. Você pode não querer ir, mas eles querem que você vá. Mostre a eles cortesia e respeito.
Nunca abandone um amigo. Eu enterraria cadáveres por meus amigos, se eles me pedissem… por isso eu os escolhi tão cuidadosamente.
Sempre dê gorjeta por um bom serviço. Isso mostra respeito. Mas nunca recompense um mau serviço. Um serviço ruim é um insulto.
Sempre trate aqueles que conhecer como seu igual, estejam eles acima ou abaixo de seu estágio na vida. Para aqueles acima de você, mostre deferência, mas não seja um puxa-saco.
Sempre respeite a idade, porque idade é igual a sabedoria.
Esteja preparado para colocar os interesses de seu irmão à frente dos seus.
Orgulhe-se de quem você é e de onde você veio, mas abra a sua mente para outras culturas e línguas. Quando começar a viajar (como espero que faça), você aprenderá que seu lugar no mundo é, ao mesmo tempo, vital e insignificante. Não cresça mais que os seus calções.
Seja ambicioso, mas não apenas ambicioso. Prepare-se para amparar suas ambições em treinamento e trabalho duro.
Viva o dia ao máximo: faça algo que o faça sorrir ou gargalhar, e evite a procrastinação.
Dê o seu melhor na escola. Alguns professores se esquecem de que os alunos precisam de incentivos. Então, se o seu professor não o incentivar, incentive a si mesmo.
Sempre compre aquilo que você pode pagar. Nunca poupe em hotéis, roupas, sapatos, maquiagem ou joias. Mas sempre procurem um bom negócio. Você recebe por aquilo que paga.
Nunca desista! Meus dois pequenos soldados não têm pai, mas não corajosos, têm um coração grande, estão em forma e são fortes. Vocês também são amados por uma família e amigos generosos. Vocês fazem o seu próprio destino, meus filhos, então lutem por ele.
Nunca sinta pena de si mesmo, ou pelo menos não sinta por muito tempo. Chorar não melhora as coisas.
Cuide de seu corpo que ele vai cuidar de você.
Aprenda um idioma, ou pelo menos tente. Nunca comece uma conversa com um estrangeiro sem primeiro cumprimentá-la em sua língua materna; mas pergunte se ela fala inglês!
E, por fim, tenha carinho por sua mãe, e cuide muito bem dela.
Amo vocês com todo meu coração,
Papai” 
Letícia Sorg é repórter especial de ÉPOCA em São Paulo.

IF-BAIANO ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS À DISTÂNCIA

Do Blog do Gusmão  

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) está com inscrições abertas para o processo seletivo de novos cursos técnicos à distância.

Os interessados devem se inscrever até o dia 16 de janeiro, no site do IF Baiano (clique aqui), gratuitamente.

São oferecidas mais de 1200 vagas nos cursos técnicos de Administração, Serviços Públicos e Eventos. O processo é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio, e será realizado através de avaliação curricular das disciplinas de língua portuguesa e matemática.

JABES RIBEIRO, NÃO SER CANDIDATO É UMA HIPÓTESE RIDÍCULA


Jabes Ribeiro.

Entrevistado na manhã dessa quarta-feira (04) pelo radialista Gil Gomes, o pré-candidato a prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, classificou como absurda a hipótese de não ser postulante ao Paranaguá este ano.

A pergunta foi feita por um ouvinte, que ainda queria saber sobre um possível voto de Jabes, caso o seu nome não  estivesse na lista.

JR desconversou e por fim voltou a afirmar que não há como ficar fora do pleito.

Na conversa, o pré-candidato falou ainda de projetos para um possível mandato, de alianças, que segundo ele se estruturam, com partidos como PCdoB e PDT,  e não poupou críticas ao atual governo petista de Ilhéus.

Projeto prevê prioridade para investimento em quadra esportiva de escola

Agencia da Câmara

Beto Oliveira
Osmar Junior
Osmar Júnior: é dever do Estado incentivar a prática desportiva entre os alunos.
Em análise na Câmara, o Projeto de Lei 2368/11, do deputado Osmar Júnior (PCdoB-PI), busca garantir a oferta de quadras de esporte cobertas para a prática esportiva nas escolas públicas e privadas. Segundo a proposta, os recursos para os insumos e a infraestrutura desportiva escolar serão considerados prioridade na alocação de verbas públicas ao desporto educacional, prevista na Constituição.
O projeto também encarrega estados e municípios da manutenção das instalações físicas dos estabelecimentos de seus sistemas de ensino, em especial das quadras cobertas e em condições mínimas de segurança e funcionamento, seja na escola ou em outros espaços acessíveis aos alunos.
Ainda segundo o texto, a disponibilidade de infraestrutura desportiva será critério a ser adotado pelos estados e municípios para a autorização, o credenciamento e a supervisão das escolas. A proposta inclui a medida entre as obrigações educacionais de estados e municípios, previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96).
Carência de quadras
Osmar Júnior afirma que, apesar de a Constituição estabelecer o dever do Estado de fomentar as práticas desportivas educacionais, esse princípio não é cumprido.
“Segundo os dados do Censo Escolar de 2010, aproximadamente metade dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, quase 30% das matrículas dos anos finais e 20% dos alunos do ensino médio não usufruem de quadras esportivas em suas escolas. Ao todo, são quase 12 milhões de alunos da rede pública sem acesso a quadras esportivas nas escolas públicas da educação básica”, afirma o deputado.
Ele ressalta que a quadra não precisa estar disponível exclusivamente na escola, mas também em outros locais acessíveis aos alunos. “Quando não é possível construir infraestrutura desportiva no próprio estabelecimento escolar, os dirigentes podem buscar soluções por meio de acordos, convênios ou contratos com outras instituições que disponham de quadras de esporte de uso coletivo”, sugere.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Pierre Triboli

Estados e municípios poderão ter auxílio para compra de ônibus escolar

 Agencia da Câmara

 Arquivo/Brizza Cavalcante

Professora Dorinha Seabra Rezende
Professora Dorinha: medida será incluída no Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar.
O Projeto de Lei 2381/11, em análise na Câmara, estabelece que o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) incluirá modalidade de auxílio à ampliação e à renovação da frota de transporte escolar. Segundo a proposta, da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), o programa destinará anualmente recursos para compensar estados e municípios que comprarem ônibus escolares novos com verbas próprias.
O apoio financeiro previsto será limitado aos recursos consignados na lei orçamentária anual para esse fim.
A proposta acrescenta a medida à Lei do Pnate (10.880/04). Executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Pnate tem o objetivo de oferecer transporte escolar aos alunos da educação básica pública, residentes em área rural, por meio de assistência financeira suplementar aos estados e municípios.
Professora Dorinha lembra que o Ministério da Educação conta, além do Pnate, com o programa Caminho da Escola, criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares. “Infelizmente, o Caminho da Escola não está instituído por lei. Assim, a solução legislativa que encontramos foi criar uma modalidade de apoio à ampliação e renovação da frota no âmbito do Pnate”, explica.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Pierre Triboli

STJ anula decisão de juiz da Bahia que suspendeu demarcação de terras indígenas

Brasília – Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a retomada do processo de demarcação de terras indígenas no sul Bahia, que havia sido suspenso por decisão de um juiz federal local. O magistrado havia tomado a decisão depois que índios da tribo Tupinambás voltaram a invadir uma fazenda que havia sido reintegrada ao seu proprietário.
A questão judicial começou quando proprietários de terras na região de Ilhéus, Buerarema e Una, invadidas pela tribo, entraram com ações cobrando a reintegração de posse. O pedido foi atendido pela Justiça local, que determinou que os Tupinambás desocupassem a terra. O mandado de reintegração de posse foi cumprido em março de 2010.
Os indígenas, no entanto, voltaram a invadir uma fazenda, o que o juiz entendeu como um descaso à decisão judicial. Como resultado, determinou a suspensão do processo administrativo de demarcação da terra indígena. A Fundação Nacional do Índio (Funai) entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que foi negado.
Ao acionar o STJ, a Funai defendeu que a suspensão do processo demarcatório extrapolou os limites do pedido da ação de reintegração de posse. O pedido foi atendido pelo presidente do STJ, Ari Pargendler, que considerou que a suspensão da demarcação causa grave lesão à ordem pública porque interfere em atividade própria da administração.
As informações são da Agência Brasil

UESC e Tribunal de Justiça da Bahia vão implantar Balcão da Justiça e Cidadania em Ilhéus

Postado por A Guilhotina
A população de Ilhéus vai ganhar um importante instrumento de efetivação da cidadania e da pacificação social. Trata-se do Balcão de Justiça e Cidadania que será implantado no Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC, situado à Rua Eustáquio Bastos nº 308, através de um convênio de cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e a Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC em parceria com a Prefeitura Municipal.

O Balcão de Justiça e Cidadania vai realizar mediações de conflitos e formalizar acordos sobre questões processuais referentes à pensão de Alimentos/Divórcio, Dissolução de União Estável, Reconhecimento Espontâneo de Paternidade, questões cíveis referidas no art. 3º da Lei nº 9.099/95 (Juizados Especiais).

Para o reitor da UESC, professor Joaquim Bastos “os Balcões de Justiça e Cidadania fortalecem a consciência cidadã, valorizam a capacidade do indivíduo em resolver seus conflitos, proporcionam às entidades parceiras o exercício da sua função social e contribuem para que as instituições de ensino ofereçam aos estudantes uma prática jurídica enriquecedora, no caso especifico o Curso de Direito da Universidade.”

Com esse objetivo o reitor já publicou o Edital n° 200 para seleção de estagiários do Curso de Direito da UESC, para preencher as 40 vagas que serão geradas no Balcão. Os estagiários vão trabalhar 9 horas/semestre atendendo, orientando e tentando solucionar, inclusive com realização de audiências de conciliação e termos de acordo, o conflito do cidadão que buscar os serviços oferecidos pelo BJC, sempre sob a supervisão do professor/orientador Josevandro Nascimento. O aluno inscrito e selecionado deverá se comprometer a permanecer no BJC pelo período mínimo de 06 (seis) meses.

Capacitação
Os inscritos serão capacitados por profissional do Tribunal de Justiça da Bahia, no dia 13 de janeiro de 2012, no auditório Professor Altamirando Marques, do Departamento de Direito da UESC. A inauguração do Balcão de Justiça e Cidadania deverá ser realizado no dia 16 de janeiro.

Radialista é morto em cidade da Bahia mais violenta do Brasil

Postado por Jornal Bahia on line

Mais violência em Simões Filho

Crédito: Arquivo

A cidade mais violenta do país, segundo o Mapa da Violência 2012, faz mais uma vítima. O radialista Laécio Souza, 40, foi assassinado na tarde desta terça-feira, 3, em Simões Filho-BA, por homens ainda não identificados. Há três anos trabalhando como repórter do programa Jornal da Sucesso, da Rádio Sucesso FM, o radialista realizava trabalhos em prol de comunidades carentes.
Recentemente, Laécio estava trabalhando para a construção de um galpão para atender a comunidade de Jardim Renatão. E foi neste mesmo local, que foi morto com tiros na cabeça, hoje pela tarde. De acordo com testemunhas, o repórter ainda tentou fugir dos assassinos correndo para a casa de um amigo, mas não resistiu.
O deputado estadual Carlos Geilson (PTN), que também é radialista, exige que a Secretaria de Segurança Pública apure os fatos. “A comunicação baiana perdeu uma voz, devido a violência na Bahia. O secretário Maurício Barbosa precisa autorizar que seja feita uma investigação rigorosa sobre esse caso. É necessário saber os motivos desse assassinato, e se o mesmo tem ligação com a atuação dele como radialista ou como político.”, afirma o deputado.
O programa que Laécio trabalhava é apresentado pelo locutor Roque Santos, e entra no ar diariamente das 6h às 8h. Laécio era pré-candidato a vereador no município.

Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024

Autor: Ivana Barreto (Ncom Seduc)    Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024 O pagamento ser...