segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Iniciada reforma da Central de Abastecimento do Hernani Sá





O novo projeto prevê a demolição de imóveis e boxes em situação irregular, além da proibição de atividades incompatíveis com a feira livre. 
 A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), deu início nesta segunda-feira, 02, à obra de revitalização da Central de Abastecimento do Hernani Sá, na zona sul da cidade. O trabalho foi iniciado com o apoio da Superintendência de Trânsito, da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Segundo o titular da Sedic, Roberto Garcia, o equipamento passará por um reforma em toda a sua estrutura, por isso foi preciso desocupar todos os boxes. A ação resulta de parceria entre o Município e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), articulada pelo prefeito Jabes Ribeiro.
Nesta manhã, foi iniciada a montagem do canteiro de obras, entrega dos materiais necessários para reforma e ainda está semana será entregue a declaração para renovação de contratos de permissão de uso do espaço para os feirantes que já trabalham no local.
Roberto Garcia lembra que foi dado um prazo de dois meses para que os vendedores desocupassem os boxes. Segundo Garcia “a movimentação está sendo feita de forma pacífica, já que o intuito é de que o ambiente seja mais adequado ao convívio dos freqüentadores, dando-lhes um espaço melhor, mais limpo, arejado, organizado, seguro e com qualidade no atendimento”.
Para o barbeiro Erinaldo dos Santos, que trabalha na central há 17 anos, a reforma representa uma sobrevida ao equipamento. “Hoje, há muitos boxes alugados, outros usados somente para estoque, borracharias ou bares, o que diminui o fluxo de clientes. Com a revitalização, será devolvido o aspecto de feira que há muito não se percebe aqui”, comemora.
Conforme foram orientados, os ambulantes estão deixando o espaço, para que seja dado início às obras, que dará uma nova cobertura ao espaço, pintura na parte externa de todos os boxes, reestruturação do sistema elétrico e a setorização dos produtos, com um espaço somente para carnes e peixes.
O novo projeto prevê a demolição de imóveis e boxes em situação irregular, além da proibição de atividades incompatíveis com a feira livre, como bares, depósitos, oficinas e borracharias. A concessão de uso será feita em apenas um CPF (Cadastro de Pessoa Física) por box, com prioridade para empreendedores que já exercem atividades econômicas na Central de Abastecimento do Hernani Sá, sempre com base nos levantamentos feitos pela administração do local.
Haverá uma reformulação com relação ao box do almoxarifado que retornará para o setor administrativo; fica também proibido o aluguel dos boxes; a implantação de um Depósito de Material de Limpeza para apoio aos restaurantes; transferência dos restaurantes da área interna para a área externa, com exceção do restaurante principal previsto na planta original; e desocupação de todos os boxes.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

BAILE REVIVENDO CARNAVAIS - PONTAL


PROGRAMAÇÃO OFICIAL,EQUIPE ELEGÂNCIA EVENTOS PONTAL
SÁBADO (14) 22 horas - BAILE REVIVENDO CARNAVAIS
DOMINGO (15) 20  horas -  BLOCO SECA COPO
SEGUNDA (16) 17  horas - BAILE INFANTIL
TERÇA (17)  20  horas - ARRASTÃO SECA COPO
 P R E Ç O S:
 Baile Revivendo Carnavais : Mesa $ 100,00, para 4 pessoas
 Ingresso individual ou cadeira extra $ 30,00
 Baile Infantil , só para crianças até 5 (cinco) anos $ 10,00 cada uma
 Adulto , só paga o que consumir, e a entrada do "gurí"
                         
Bloco SECA COPO : $ 30,00 a camisa com direito a 6 (seis) latinhas para dias 15 e 17 de fevereiro
ESPAÇO ELEGÂNCIA
EVENTOS ENTRETENIMENTOS
Coronel Pessoa nº 333 - Pontal - Ilhéus.
Contatos: 8883-9407 / 9976-2158


Inscrições para cursos na Plataforma Paulo Freire 2015.2

No pe­ríodo de 20 de janeiro a 13 de março, o Plano Na­ci­onal de For­mação de Pro­fes­sores da Edu­cação Bá­sica (PARFOR) re­a­liza as pré-ins­cri­ções dos pro­fes­sores da rede pú­blica de edu­cação bá­sica que de­sejam par­ti­cipar dos cursos de for­mação su­pe­rior ofer­tados pelas uni­ver­si­dades pú­blicas. Podem se pré-ins­crever os pro­fis­si­o­nais ca­das­trados no Edu­ca­censo na função do­centes e tra­du­tores in­tér­pretes de Língua Bra­si­leira de Si­nais (Li­bras). Na Bahia serão dis­po­ni­bi­li­zadas 3.025 vagas em cursos gra­tuitos ofer­tados por ins­ti­tui­ções pú­blicas de edu­cação su­pe­rior.

A Pla­ta­forma Paulo Freire é um pro­grama criado pelo Mi­nis­tério da Edu­cação (MEC), com o ob­je­tivo de tornar-se uma porta de acesso para os pro­fes­sores da edu­cação bá­sica pú­blica no Brasil, no exer­cício do ma­gis­tério, aden­trarem as  ins­ti­tui­ções pú­blicas de en­sino su­pe­rior. O pro­grama ofe­rece cursos su­pe­ri­ores pú­blicos, gra­tuitos e de qua­li­dade, além de cursos de ex­tensão, aper­fei­ço­a­mento e es­pe­ci­a­li­zação que abrangem todos os es­tados da Fe­de­ração, por meio de Ins­ti­tui­ções Pú­blicas de Edu­cação Su­pe­rior, fe­de­rais e es­ta­duais, com a co­la­bo­ração de uni­ver­si­dades co­mu­ni­tá­rias.
Para con­correr às vagas ofer­tadas pelo PARFOR os pro­fes­sores devem:
1- Estar ca­das­trado no Edu­ca­censo na função Do­cente ou Tra­dutor ln­tér­prete de Li­bras na rede pú­blica de edu­cação bá­sica;
2- Re­a­lizar seu ca­dastro e pré-ins­crição na Pla­ta­forma Freire através do en­de­reço pelo en­de­reço ele­trô­nico freire.​mec.​gov.​br
3- Ter sua pré-ins­crição va­li­dada pela sua Se­cre­taria.
Os pro­fes­sores da Rede Es­ta­dual que de­se­jarem fazer sua pré-ins­crição de­verão atentar para os pré- re­qui­sitos. Para co­nhecê-los clique aqui.
PARFOR – BA – O Plano Na­ci­onal de For­mação de Pro­fes­sores da Edu­cação Bá­sica, co­or­de­nado pelo Mi­nis­tério  da Edu­cação (MEC), por meio  da Capes, oferta cursos de Li­cen­ci­a­tura gra­tuitos nas ins­ti­tui­ções de en­sino su­pe­rior da Bahia (IES): UESC, UESB, UNEB, UEFS, UFBA e UFRB, para pro­fes­sores da rede pú­blica de edu­cação bá­sica, em efe­tiva re­gência, que não pos­suem li­cen­ci­a­tura.
Co­nheça o ca­len­dário das ações do PARFOR:
 Postado por 

Tabela de Pagamento 2015



A tabela de pagamento do funcionalismo público estadual para 2015 foi publicada na edição de 22 de janeiro no Diário Oficial do Estado (DOE), através da portaria Nº 22/2015, da Secretaria da Fazenda (Sefaz). A determinação é válida para servidores públicos lotados tanto no interior quanto na capital baiana, com datas diferenciadas para os ativos da Administração Direta e da Administração Indireta, bem como para os aposentados e pensionistas.

A tabela é publicada anualmente todo mês de janeiro, podendo ser consultada no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), e rigorosamente cumprida ao longo de todo o período. O Governo desembolsa, por mês, de acordo com a Sefaz, uma média de R$ 1,014 bilhão com o pagamento da folha, incluídos os encargos sociais. São aproximadamente 265 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas, informou a Secretaria da Administração (Saeb), que coordena a operação mensal de processamento dos dados da folha, realizada por todas as unidades administrativas do Estado.

Calendário

Os servidores públicos estaduais da Administração Direta receberão seus vencimentos sempre nos dois últimos dias úteis de cada mês, de acordo com o lote ao qual eles pertencem – divididos seguindo a numeração do cadastro. Já o 13º salário será depositado nos dias 17 e 18 de dezembro. No caso dos servidores da Administração Indireta, o vencimento será pago em lote único, no último dia útil de cada mês.

Mais de 2 mil convidados participam da posse dos deputados

Por Agência da Câmara

Cada deputado pôde trazer quatro convidados. A organização contou com dezenas de servidores e cerca de 100 policiais legislativos.
Mais de dois mil convidados participaram da posse dos deputados federais neste domingo (1º). A organização contou com dezenas de servidores e cerca de 100 policiais legislativos. Diferentemente de outras posses, desta vez, uma série de barreiras foram instaladas por toda a Câmara, para direcionar o acesso a cada um dos nove tipos de credenciais criados especialmente para a ocasião.
Divulgação
Deputado Pedro Paulo (PMDB-RJ) com a família na posse da 55ª Legislatura.
Deputado Pedro Paulo (PMDB-RJ) com a família na sessão de posse na 55ª Legislatura.
Cada deputado pôde trazer quatro convidados, dois para assistir a cerimônia num telão no Salão Negro e dois que deram acesso a telões no auditório Nereu Ramos ou em uma das 16 salas de comissões que ficaram abertas aos convidados. Outros dois adesivos de hologramas foram usados por autoridades e convidados de parlamentares que tiveram acessos especiais ao plenário e às galerias.
Como explica o servidor da Câmara, David Miranda, por determinação do Corpo de Bombeiros, as galerias tiveram apenas 200 lugares ocupados. "Tem capacidade para acomodar confortavelmente 400 pessoas, mas não tem capacidade de retirar essas pessoas em caso de pânico, por isso que foi limitado a 200 pessoas."
Luis Macedo - Câmara dos Deputados
Familiares e amigos dos parlamentares assistem os preparativos para cerimônia de posse para o mandato de 2015 a 2019
Familiares e amigos dos parlamentares assistem os preparativos para cerimônia de posse.
Troca de convite
Alguns familiares de deputados tiveram dificuldades, como Ylídia Mansur, esposa do deputado Beto Mansur (PRB-SP): "A gente tem que trocar o convite pra ter acesso à galeria por um bottom específico. É meio tumultuado porque às vezes a pessoa pensa que, com o convite, ela já tem acesso, e não tem. Tem que trocar aqui com a credencialzinha pra poder entrar."
Segundo David Miranda, esse tipo de episódio foi comum: "Algumas pessoas chegam, não entendem porque ela é familiar, ela é irmã do deputado que está tomando posse, é filha do deputado e não pode ter acesso ao Plenário, não pode ter acesso à área do evento, né? A vontade é que todos os familiares, todos os amigos correligionários tivessem todo acesso amplo para comemorar com o deputado esse momento importante, mas a capacidade da Casa não permite, então a gente teve que fazer essa limitação."
No Salão Verde, um cordão de isolamento separou jornalistas e convidados de autoridades e deputados. O deputado Sérgio Reis (PRB-SP) comentou a sua impressão sobre o novo cargo. "Agora eu sou um deputado. Até estranho a turma: 'deputado, como vai?', 'pô, todo mundo me chama de Serjão, pode me chamar de Serjão'. Não. É deputado. Então tá bom. Estou importante, aqui, ó. Posso entrar onde eu quiser."
O deputado Pompeu de Matos (PDT-RS) veio a caráter, com roupa típica do Pampa Gaúcho. Ou seja, sem paletó e gravata, como manda o regimento. No passado, ele chegou a passar dificuldades por isso. "Olha, na verdade, no meu primeiro mandato eu já vim assim, aí eu não fui compreendido. Insistiram, persistiram, me botaram pra fora e eu voltei pra dentro. Teimei. Então vim de novo, de bota, bombacha, guaiaca, lenço, até porque isso, pra mim, é consenso. E é vestido desse jeito que em Brasília, de novo, vou abrir o peito pra dizer tudo o que eu penso."
Desta vez, o deputado Pompeu de Matos pôde entrar no Plenário e tomar posse sem problemas.
Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Regina Céli Assumpção

Assembleia – Deputado Augusto Castro lamenta ausência de Prisco na 1ª sessão de posse

Deputados Estaduais: Augusto Castro e Adolfo Viana (PSDB)
Durante a sessão de entrega do diploma à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, em sessão especial realizada no domingo (01/02), o deputado Augusto Castro (PSDB) lamentou que seu novo colega de bancada, Marcos Prisco (PSDB), não tenha sido liberado pela Justiça para participar da sessão preparatória de posse dos deputado. “Prisco deveria ter o direito de participar da sessão de entrega do diploma de deputado, cujo mandato lhe concedido por 108.041 eleitores”, declarou Augusto, que iniciará amanhã o seu segundo mandato. O PSDB nessa nova legislatura passa a ter três deputados: Augusto Castro, Adolfo Viana e Marcos Prisco.
 Assessoria de Comunicação 
Vanda Amorim/Jornalista - DRT/PE 1339


sábado, 31 de janeiro de 2015

MPF em Campo Formoso recomenda que médicos e odontólogos do SUS registrem frequência


A recomendação encaminhada para os municípios da subseção judiciária de Campo Formoso tem por objetivo garantir aos cidadãos o direito de saber os horários de atendimentos dos servidores públicos

O Ministério Público Federal (MPF) em Campo Formoso/BA recomendou às autoridades responsáveis pelo gerenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS), nos 36 municípios da subseção judiciária de Campo Formoso, a instalação de registro eletrônico de frequência para médicos e odontólogos vinculados aos programas do SUS na região. O prazo para o cumprimento da medida encaminhada é de 60 dias.
De acordo com o documento, deve-se informar ao usuário do SUS, de forma clara e objetiva, o nome de todos os médicos e odontólogos em exercício na unidade no dia corrente, sua especialidade e o horário de início e término da jornada de trabalho. Será necessário, também, publicizar o registro dos profissionais disponíveis para consulta por meio de quadros que informem aos cidadãos quem poderá atendê-los e qual horário possível.
O procurador da República responsável pela recomendação, Elton Luiz Freitas Moreira, sinalizou a importância da disponibilização na internet do local e horário de atendimento dos médicos que ocupem cargos públicos vinculados, de qualquer modo, ao SUS.
Recomendação - as recomendações são orientações formais enviadas pelo MPF para que instituições ou seus responsáveis cumpram determinados dispositivos constitucionais ou legais, buscando evitar um processo judicial para tanto. Caso os dispositivos não sejam cumpridos, o MPF pode adotar as medidas judiciais cabíveis.
Municípios para os quais a recomendação foi enviada - Campo Formoso, Andorinha, Antônio Gonçalves, Caém, Caldeirão Grande, Cansanção, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Filadélfia, Gavião, Itiúba, Jacobina, Jaguarari, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Monte Santo, Nordestina, Nova Fátima, Ourolândia, Pindobaçu, Ponto Novo, Queimadas, Quixabeira, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, São José do Jacuípe, Saúde, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Umburanas, Valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nov.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia
Tel.: (71) 3617- 2295/2296/2200
E-mail: prba-ascom@mpf.mp.br
www.twitter.com/mpf_ba

Inema aponta praias de Ilhéus próprias para o banho



Segundo o Inema, as praias da Ponta da Tulha, da Avenida Soares Lopes, do Cristo, da Ceplus (antes da ETE da Embasa), dos Milionários, do Cururupe, de Olivença são recomendadas ao banho.
Segundo levantamento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), as praias de Ponta da Tulha, da Avenida Soares Lopes, do Cristo, da Ceplus (antes da ETE da Embasa), dos Milionários, do Cururupe, de Olivença, e as do sul em direção ao aeroporto, no litoral de Ilhéus, estão próprias para o banho. Os banhistas devem evitar, neste fim de semana, as praias da Concha (em frente às barracas de praias e próximo a desembocadura do Rio de Contas), da Barra de São Miguel (em frente à rua de acesso à praia), Marciano (próximo ao Bar Litrão), Malhado (próximo a escultura da sereia), Opaba (próximo a barraca do Luau) e Ceplus (atrás da cabana Guarany).
 O instituto faz o diagnóstico das condições de balneabilidade das praias usando amostras recolhidas durante cinco semanas na costa litorânea da Barra de São Miguel, Marciano, Malhado, Avenida, Cristo, Opaba, Milionários, Olivença e Cururupe, também a 100 metros antes e depois da Ceplus.
 No município, o recolhimento é feito em parceria com a secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). Os banhistas e turistas que forem aproveitar o final de semana na costa ilheense devem lembrar que, para expor-se ao sol, é necessário o uso de protetor solar, chapéus, água e alimentação leve, além de atenção e cuidados com crianças à beira mar. São desaconselháveis também, banho em proximidade de saídas de esgoto, desembocadura de rios urbanos, córregos e canais de drenagem.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Prefeito de Ilhéus conclama população para compromissos com a cidade

Prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro -foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus
Segundo Jabes Ribeiro, o pagamento justo dos impostos contribui para melhorar a arrecadação e garantir investimentos sociais e de infraestrutura.
 O Prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, conclamou a população da cidade para que cumpram com suas obrigações cidadãs e tributárias, como o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF), para que haja correspondência na prestação dos serviços públicos. Em entrevista ao radialista Gil Gomes, da Rádio Santa Cruz AM, nesta sexta-feira, 30, o gestor lembrou que o aumento da arrecadação própria é o único meio justo para acelerar as melhorias no município e evitar a demissão de funcionários, já que em nível federal as transferências dos recursos estão em queda.
Segundo Jabes, com o índice de gastos com pessoal ainda consumindo 64% da receita total do município, o que fere a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), as duas únicas medidas possíveis, neste momento, são a demissão de servidores ou o esforço concentrado da administração, em parceria com os ilheenses, para aumentar a receita através da arrecadação de impostos.
O prefeito lembra a iniciativa tomada em 2014 de atualizar o Código Tributário do Município. Com isso, Ilhéus passou a corrigir distorções na cobrança principalmente do IPTU, que não era revisto desde 1997. “A reforma tributária é o mecanismo mais justo para com nossa cidade. Vai cobrar de quem pode pagar, isentar das taxas quem não pode e garantir que a arrecadação seja revertida em melhorias para todos”, comentou. Jabes destacou ainda a experiência exitosa de Salvador, que apostou numa reforma tributária justa e conseguiu melhorar a situação dos cofres públicos.
O gestor destacou também o caráter legal da atualização tributária, elaborada pela empresa Jurisdata e formatada após longas discussões com membros da Secretaria da Fazenda, vereadores e a sociedade. Diante disso, Jabes fez um apelo, conclamando “quem ama Ilhéus a quitar as obrigações tributárias e contribuir com a melhoria da cidade”.
 Secretaria de Comunicação Social  - Secom

Intervenção com serviços de limpeza no Bairro Hernani Sá seguem por toda semana que antecede o Carnaval.

         
Limpeza do Canal Principal do Hernani Sá

 Praça do Caminho 34/35 Fundo da Marinha





 
Antes
 Depois

 Eixo Coletor Principal



Praça do 41/42


Esse trecho da Avenida Silvio Silva em frente ao Deposito de Bebidas do Morador Carlos, o qual teve a iniciativa de liderar um grupo de moradores daquela quadra e mantém a mesma nesse estado acima, "bem cuidado" iniciativa do exercício da cidadania que se faz necessário esse registro positivo, que sirva de exemplo a ser seguidos por outros moradores, não isenta-se o poder público das suas responsabilidades, tomando atitudes como essa, porém faz-se presente as dificuldades alegadas pelo município, alegação essa que vem sendo constatado em todos os municípios brasileiros que tiveram suas receitas concentradas apenas em uma cultura e hoje necessitam diversificá-las a fim de adequar a nova realidade brasileira.


        A prefeitura Municipal através da Sedur atendendo a varias iniciativas da comunidade do Hernani Sá, que vai desde da Associação de Moradores, Vereadores e administração do Bairro, vem promovendo ações de Poda, Roçagem, Capina, Raspagem de meio fio e retirada de entulhos em toda extensão do Hernani Sá, estão sendo feitos também levantamento de pontos de lampadas apagadas, principalmente nos becos, que servem de esconderijos a meliantes, essas ações fazem parte de estratégia da secretaria de serviços urbanos para manter a cidade limpa. Também é observado que essa iniciativa por parte do município, por si só não bastam, é necessário que a comunidade também participe, mantendo sua calçada limpa, colocando o lixo no horário na porta, não jogando, nem tampouco contratando carroceiros para retirada de seus entulhos sem saber onde ele vai fazer o descarte desse material, evitando está formando lixões pela comunidade. 

      É necessário que a comunidade conscientize-se que a melhora do seu bairro perpassa pela sua inclusão no processo participativo, se você participa, seu Bairro melhora, no final de semana estará sendo veiculado através de carro de som informativo de como a comunidade pode participar das ações de limpeza do Bairro Hernani Sá em parceria com a prefeitura.

   Lembrando que essas ações que hoje ocorre no Bairro Hernani Sá nos remete ao Programa Prefeitura Cidadã, criado pela ultima gestão do Prefeito Jabes Ribeiro em 2002 na comunidade do Hernani Sá, na época uma iniciativa do governo para a aproximação da gestão com a comunidade, que deu certo e os trabalhos puderam ser compartilhados entre as partes, oferecendo serviços diversos a 12 Bairros e 04 distritos de Ilhéus, o sucesso do programa só foi possível devido a operatoriedade entre as secretarias do município juntamente com parceiros diretos como Coelba, Embasa, SAC, SEBRAE, Policia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Caixa Econômica Federal, DIREC, DIRES, Detran, enfim parceiros que participavam juntamente com a prefeitura e as comunidades discutindo as demandas, e posteriormente retornavam com ações que sanavam os problemas, hoje esse modelo vem sendo copiado por varias áreas do setor publico, provando que o caminho ainda é a parceria, que consiste desde a discussão até a implementação das ações, abaixo segue matéria publicada na revista GESTÃO DE CIDADES em setembro de 2004 sobre o sucesso do Programa Prefeitura Cidadã.


Prefeitura cidadã

Programa realizado em Ilhéus permite a participação dos cidadãos no levantamento e na avaliação dos serviços executados pela prefeitura
Setembro/2004
Edição 54
 
Os moradores participam de reuniões para eleger os
serviços emergenciais a serem realizados nos mutirões

A prefeitura do município de Ilhéus, localizado a 470 quilômetros da capital baiana, implantou o programa Prefeitura Cidadã, que permite uma ampliação da interatividade entre o poder público e as comunidades. O programa integra os serviços, promovendo um debate democrático entre os dirigentes da administração da prefeitura e a população. Nas zonas urbana e rural, os moradores têm a oportunidade de apresentar diretamente suas principais reivindicações, decidindo juntamente com o governo as prioridades de obras, serviços públicos e programas sociais.

Desde a implantação do Prefeitura Cidadã, várias localidades foram atendidas, como os bairros Hernani Sá, Nelson Costa, Ilhéus II, Iguape, Moradas do Bosque, Outeiro de São Sebastião, os distritos rurais de Sambaituba e Banco Central.

Antes de iniciar as operações nos bairros, é realizada uma pesquisa com os moradores, que apontam os principais problemas locais. Então é feito um diagnóstico da localidade desde os níveis de escolaridade, renda, comércio e quantidade de residências. Após todo o levantamento ser apresentado à comunidade, são criadas comissões setoriais. De acordo com a prefeitura, essas comissões participam de reuniões para o aprofundamento do debate. “Após os debates, é elaborado um plano de ação a médio e a longo prazos, para manter as atividades no local. Depois desse processo, de toda a coleta de dados e discussões, são feitas intervenções imediatas, como a realização de mutirões”, explica o coordenador do projeto, José Humberto Ramos Martins.

Durante o mutirão são realizados serviços emergenciais, a exemplo de limpeza e recuperação de pavimentação de ruas, troca de lâmpadas dos postes públicos, retirada de entulhos, entre outros.

O trabalho conta com a participação de outras esferas públicas, como o Batalhão de Polícia Militar, a Polícia Civil, diretorias regionais de Educação e Saúde, a Empresa Baiana de Saneamento e Esgotamento (Embasa) e a Caixa Econômica Federal.


Participação popular na
tomada de decisões



De acordo com a prefeitura, são três os principais objetivos do programa, permeando a discussão e a participação da população na tomada de decisões. Estimular a democracia e descentralizar as decisões administrativas, dando transparência e qualidade à execução das obras e empreendimentos realizados pela prefeitura; promover ações e projetos que incluam e integrem a cultura local; praticar a cidadania e incorporar práticas de participação popular no exercício da gestão pública.

O primeiro bairro beneficiado, foi o Hernani Sá, na Urbis. Recebeu serviços básicos de capinagem, limpeza geral, iluminação, recuperação do canal, regularização de ligações domiciliares de esgotamento sanitário, operação tapa-buracos, pequena ponte de madeira, quadras esportivas e urbanização de praças.

No bairro Nelson Costa também foi realizada uma operação. A comunidade foi beneficiada com a construção de uma quadra esportiva, com rampa de skate e um parque infantil, na praça das Mangueiras. Além da inauguração de um centro de saúde, foi autorizada a regularização de terrenos da região, inclusive, com entrega das escrituras públicas aos proprietários dos imóveis.
Em algumas regiões rurais, como no distrito de Sambaituba, o Prefeitura Cidadã recuperou a pista de acesso e também abriu novas ruas.



Gari é profissão de risco e merece valorização, afirma o vereador Luiz Carlos Suíca (PT)

O vereador Luiz Carlos Suíca (PT) acompanha as diretorias do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Asseio, Conservação, Jardinagem e Controle de Pragas Intermunicipal (Sindilimp-BA) e a da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA) na defesa dos trabalhadores em limpeza urbana e preocupadas com os acidentes que acontecem na categoria. “Na manhã desta segunda-feira (26), o companheiro Epifânio Evangelista, de 40 anos, ficou ferido depois de ser atropelado por um motorista que perdeu o controle do veículo nas imediações da Madeireira Brotas, na entrada do bairro de Pernambués, em Salvador”, disse.

“O trabalhador em limpeza é fundamental para a sociedade e merece respeito. Não há conservação e limpeza sem a ação da nossa categoria. Estamos preocupados e atuamos em conjunto com o Sindilimp-BA e CUT-BA porque cada vez mais casos vêm sendo registrados de acidentes de trabalho, além de mortes por atropelamentos. Na manhã de ontem (26), por exemplo, o gari Epifânio Evangelista realizava a limpeza no local quando foi atingido e lançado a dois metros do local de onde estava, teve fraturas expostas e quebrou uma das pernas. É preciso que as empresas e a Prefeitura de Salvador deem prioridade à segurança do trabalhador”, afirma nosso companheiro, vereador Luiz Carlos Suíca.

O Sindilimp-BA está acompanhando o trabalhador internado no Hospital Geral do Estado e o quadro dele é considerado grave, porém estável. De acordo com dados levantados são registrados, por ano, cerca de 20 ocorrências envolvendo garis e varredores durante o período de trabalho. Desses, 20% acabaram em mortes e restante são acidentes de trabalho, como perda de dedos das mãos nas prensas dos caminhões de lixo.

“Não aceitamos que a culpa pelos acidentes sejam lançados nas costas das categoria. Queremos que aconteça treinamento adequado, sinalização eficiente e ampla campanha na sociedade para que os trabalhadores e trabalhadoras em limpeza, asseio e conservação sejam respeitados. A categoria também está sujeita a problemas como a LER (lesão por esforço repetitivo), desidratação com o calor, contaminação com algum tipo de lixo irregular que foi despejado nos locais de varrição e problemas pulmonares. Sem contar a violência e, claro, os atropelamentos. Estamos atentos e acompanhando sempre em defesa da categoria”, destaca a coordenadora do Sindilimp-BA, Ana Angélica Rabello.

*Assessoria de Comunicação Vereador Luiz Carlos Suíca (PT)
**Para mais informações favor entrarem em contato com Luiz Carlos Suíca - Telefone nº (71) 8893-4646 ou com nosso gabinete (71) 3320-0430.

Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024

Autor: Ivana Barreto (Ncom Seduc)    Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024 O pagamento ser...