segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Prefeito de Ilhéus constitui comissão de transição de governo nesta segunda-feira




Em ato a ser realizado nesta segunda-feira, 21 de novembro, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, assinará o decreto que constitui a Comissão de Transição de Governo do Município de Ilhéus, entre os mandatos 2013/2016 e 2017/2020. A solenidade acontecerá às 10 horas, no Auditório do Centro Administrativo do Município, localizado na Avenida Brasil, Bairro da Conquista, e contará com a participação do vice-prefeito Carlos Machado, do prefeito eleito Mário Alexandre Sousa, do vice-prefeito eleito José Nazal Soub e de membros da referida comissão.

O decreto é baseado nos termos da Resolução nº 1.311/2012, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM). A comissão de transição será composta por representantes da Administração Direta do Município e do prefeito eleito, e será presidida pelo secretário de Administração, Ricardo Machado. O ato será aberto à cobertura dos veículos e profissionais de imprensa.  

Secretaria de Comunicação Social – Secom

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

3º Encontro de Filarmônicas de Belmonte


     Acontecerá no próximo dia 20 de novembro (domingo) em Belmonte-Ba, o 3º Encontro de Filarmônicas de Belmonte. Evento organizado pela Filarmônica Lyra Popular de Belmonte.
                                Será realizado na Praça da Bandeira/Beira Rio a partir da 16:00 horas e terá a participação de filarmônicas de varias cidades da Bahia e de outros estados.
                                Ainda dentro da programação, o evento terá o sábado cultural no dia 19 de novembro, no mesmo local às 16:00 horas com varias atrações, como: exposição de arte, poesia, grupos musicais, grupos folclóricos, etc.

Allan Gabriel A. Araújo
Coordenador do Evento
Lyra Popular de Belmonte
Av. D. Pedro II nº 22 – Centro, CEP 45800-000, Belmonte-Bahia.
Tel: (73)99989 9252

Wilton Gama
Assessoria de Imprensa

terça-feira, 15 de novembro de 2016

52° CONGRESSO BRASILEIRO DE VEREADORES


BRASÍLIA – NOS DIAS 22 A 25 DE NOVEMBRO DE 2016 RECEBERÁ O CONGRESSO BRASILEIRO DE VEREADORES

Qualifique o foco do seu mandato perante os eleitores e a comunidade,
PARTICIPANDO DO 52º CONGRESSO BRASILEIRO DE VEREADORES.

Evento reunindo Vereadores, assessores, servidores, aguardamos vocês!

Como convidada especial a Senadora Ana Amélia Lemos. VENHA OUVIR,
PENSAR E QUESTIONAR OS MAIS QUALIFICADOS ESPECIALISTAS EM  GESTÃO
MUNICIPAL.

Para inscrições e mais informações no site www.uvbbrasil.com.br [1]
ou e-mail brasilia@uvbbrasil.com.br

(61) 3226 4707 [2] - (51) 3225 2029 [3]

Seguimos a sua disposição.

Carla Mabel/Leila Maria

UVB - União dos Vereadores do Brasil
Telefone: (61) 3226-4707 [4]
www.uvbbrasil.com.br [1]

52° CONGRESSO BRASILEIRO DE VEREADORES

22 a 25 de novembro de 2016

Local: Hotel Brasília Imperial – Brasília/DF

Realização:
União dos Vereadores do Brasil – UVB

PROGRAMAÇÃO

        * Dia 22 de Outubro – Terça-Feira
16h. Recepção aos inscritos
        * Dia 23 – Quarta-Feira
09h – Abertura Oficial
10h – O Governo Federal e a relação com os Vereadores do Brasil –
Convidados: Parlamentares e representantes do Governo Federal
12h – Livre para almoço
14h – Momento UVB
              15h – Solenidade de homenagem a parlamentares apoiadores
da UVB em especial à Senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS)
16h – Livre audiência Congresso Nacional
        * Dia 24 – Quinta-feira
09h – A Relevância moderna para a sociedade do papel de
fiscalização dos atos estatais pelo vereador
Dr. Herval Sampaio – Juiz da Comarca de Mossoró/RN
12h – Livre para almoço
14h – Lançamento do Fórum dos Presidentes de Câmaras    * 16h –
Fórum Nacional da Mulher Parlamentar
        * 17h – Assembleia Geral da UVB
        * 19h – Solenidade de Encerramento

        * Dia 25 – Sexta-Feira
09h Entrega dos Certificados
10h – Audiência na Presidência da República, Tema: Pacto Federativo
12h – Encerramento

Público Alvo:
Vereadores, Diretores, Procuradores, Assessores e Servidores de Câmaras
Municipais, estudantes e demais interessados nas matérias apresentadas.

Investimento:
Câmara Filiada – R$ 400,00, por inscrição
Câmara não filiadas – R$ 500,00, por inscrição

Inscrições:
www.uvbbrasil.com.br [5]

Links:
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[1] http://www.uvbbrasil.com.br/
[2] tel:%2861%29%203226%204707
[3] tel:%2851%29%203225%202029
[4] tel:%2861%29%203226-4707
[5] http://www.uvbbrasil.com.br

Câmara outorga Título de Cidadão Ilheense ao vice-governador e outras personalidades



Câmara outorga Título de Cidadão Ilheense ao vice-governador e outras personalidades-foto Alfredo Filho 
Durante sessão solene realizada no Teatro Municipal de Ilhéus, na última nesta sexta-feira, 11 de novembro, a Câmara Municipal outorgou o título de Cidadão Ilheense a diversas personalidades locais e do Estado da Bahia, entre elas, o vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão. Presidida pelo vereador Tarcísio Paixão, a solenidade teve início às 19 horas, e contou com as presenças do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), e diversos secretários municipais.

Foram também homenageados, o deputado federal Roberto Britto e os deputados estaduais Eduardo Sales e José de Arimateia. A senadora Lídice da Mata e a deputada Tia Eron também foram agraciadas, mas não compareceram à sessão. Da bancada de 19 vereadores, estiveram presentes à cerimônia, Alzimário Belmonte, Cosme Araújo, Gildeon dos Santos, Ivo Evangelista, Jamil Ocké, Lukas Paiva, Luiz Carlos Escuta e Raimundo Basílio.

O título de Cidadão Ilheense também foi concedido ao professor doutor Rodolfo Pamplona Filho, major Sandro Crispim Lopes, o professor e blogueiro Chico Andrade, publicitário e produtor de eventos Marco Lessa, Marcos Antônio Pereira, Antônio Lima da Mota, médico Gustavo Lyra, Claudia Bottger Gregori, Leonel Cristo Pontes (in memorian), Valdivino Silva Góes, Robson Barcelos Meireles, Carlos Alberto Ribeiro Gomes, Maria Aurea dos Santos Moreira, Igor Erbens de Almeida, tenente coronel BM Danilo Santos Lemos, capitão Nardo Castran Bomfim Alves e o empresário Carlos Machado de Andrade, pai do vice-prefeito Cacá.

Outras personalidades foram honradas com título, como José Iran Almeida, Celso da Silva, Almerinda Faustino de Souza, Luiz Eduardo Lyra Lins, Renato Lacerda de Alcântara, Geraldine Margaret Belmont, Adevaldo Gomes Viana, Carlos Silva Coutinho, Hened Faddoul, radialista Laudelino Quinto de Souza, Arnaldo José de Carvalho, Robson de Oliveira Santos, Manolizo Bonfim das Neves, Claudio Nepumoceno Pinto, Arivaldo Diamantares Magalhães, Claudiana Figueiredo, Antônio Roberto Pereira Santos, Tércio Augusto Torres de Araújo Junior, Adilson Conceição, José Boaventura dos Santos, Alípio Bittencout de Oliveira e Antônio Jorge Marques. 

Secretaria de Comunicação Social – Secom

Prefeito de Ilhéus explica que a obra da nova ponte Centro-Pontal não foi paralisada





O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, informou que as obras da nova ponte de ligação com a zona sul da cidade, de responsabilidade do Governo do Estado, não estão paralisadas, conforme divulgado equivocadamente por alguns veículos de comunicação, principalmente em blogs. A declaração aconteceu durante entrevista ao radialista Jota Carlos, da rádio Santa Cruz AM, após contato mantido com o superintendente de Infraestrutura de Transportes (SIT) da Bahia, Saulo Pontes, que afirmou não haver problema algum no andamento da construção do empreendimento. 

De acordo com o prefeito de Ilhéus, o superintendente Saulo Pontes disse que “infelizmente, teria ocorrido uma situação, devido ao trabalho realizado durante o período noturno, que estava avançando até a meia-noite, e a empreiteira resolveu tirar o turno da noite”. Ribeiro declarou ter recebido informação por parte do Governo do Estado que “não teria havido, inclusive, atraso na questão de repasses financeiros para a empresa executora das obras”.   
  
Segundo Ribeiro, as obras seguiam pela manhã, tarde e noite, mas em função de exigências do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav-Ba), comandado pelo deputado federal Bebeto Galvão, a construtora OAS resolveu encerrar o turno da noite. “As obras à noite tiveram que parar. Algumas exigências do Sintepav fizeram o turno acabar, o que gerou desemprego e pode atrasar o cronograma da obra”, afirmou. 

“As informações que circularam na internet dizendo que as obras foram paralisadas são de uma turma pequena, que trabalha ‘no quanto pior, melhor’, os trabalhos foram paralisados à noite, por exigências do Sintepav. A obra é um compromisso firmado com o então governador Wagner e o atual Rui Costa, o resto é especulação”, enfatizou o prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro.

Secretaria de Comunicação Social – Secom

sábado, 12 de novembro de 2016

ILHÉUS: NOVO GOVERNO QUER SOLUCÃO PARA CABANAS DE PRAIA


O futuro governo municipal, que assumirá dia 1° de janeiro de 2017, está disposto a encontrar uma saída negociada para as cabanas de praia de Ilhéus, que foram notificadas pela SPU (Secretária do Patrimônio da União), recebendo um prazo de 30 dias para demolição. A partir do final do prazo incidirá multa em caso de permanência das instalações, que o órgão considera irregulares.

O prefeito eleito, Mário Alexandre e o vice José Nazal, entendem que vários pontos ainda precisam ser esclarecidos pela SPU, inclusive a linha de preamar, completamente alterada no litoral norte do nosso município em decorrência da construção do Porto de Ilhéus e dos impactos daí originados. Outro ponto que merece maiores esclarecimentos é quanto ao acréscimo ocorrido com o assoreamento da praia da avenida.

O vice-prefeito eleito José Nazal já vinha acompanhando a problemática, a partir dos entendimentos que manteve sobre o assunto. Existem informações sobre o levantamento feito pela SPU em todo o litoral, com processos individuais de cada cabana, apontando quais abusos ou excessos devem ser corrigidos para regularização, dependendo para isto da adoção das cabíveis providências. No entanto, o município terá de exercer papel fundamental e indispensável, junto ao setor e à SPU, para que as normas vigentes sejam contempladas e as cabanas possam permanecer.

Ilhéus e São Francisco do Conde são os únicos municípios da Bahia que têm plano de gestão integrada, com Comitê Gestor. A implantação do plano de gestão integrada do Projeto Orla está em discussão desde 2006 e envolve um amplo diálogo com diversos setores e organizações da sociedade civil e de governos. A falta de recursos das diversas esferas governamentais protelou o ajustamento de todo o projeto da modelagem costeira e algumas diretrizes com relação a efeitos e decisões que devem ser tomadas na área de praia. Concluído, a pretensão é que o município venha a poder gerenciar essas áreas.

O prefeito eleito, Mário Alexandre, vê a ação da SPU com preocupação, mas observa que a crise pode ser transformada numa oportunidade para darmos uma “nova cara” às nossas praias, reconhecendo que o potencial econômico destas, especialmente como destacado atrativo turístico gerador de emprego e renda, em toda a Costa do Cacau e costa baiana, não pode ser ignorado. “O bom senso deve prevalecer. Creio que é plenamente possível respeitar a legislação, garantindo a preservação do meio ambiente e facultando o empreendedorismo nas praias. Portanto, defendemos a permanência sustentável das cabanas de praia, evitando impactos sociais negativos. Por outro lado, sob o ponto de vista cultural, tais cabanas, no Nordeste do nosso país é parte da paisagem”, afirmou.

Postado por http://www.politicosdosuldabahia.com.br/v1/2016/11/12/ilheus-novo-governo-quer-solucao-para-cabanas-de-praia/

Novas barracas padronizadas reorganizam feira livre da Central da Urbis, em Ilhéus






Novas barracas padronizadas reorganizam feira livre da Central da Urbis, em Ilhéus - foto Secom Ilhéus
Como parte das ações positivas e desenvolvimento do empreendedorismo na padronização de feiras livres, em Ilhéus, o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá) fez a entrega de 50 barracas padronizadas para feirantes da área externa da Central de Abastecimento da Urbis, no bairro Hernani Sá, zona Sul, na manhã de sexta-feira, 11. Após a total reforma do equipamento comercial e asfaltamento da área da feira livre, as tendas entregues, de zinco galvanizado, com área de 3,10 m² e cobertura de lona - adquiridas por meio de parceira com a Companhia de Desenvolvimento de Ação Regional (CAR) - ajudarão a consolidar a reorganização das vendas de frutas e verduras. 

Na oportunidade, além dos beneficiados pela aquisição do material, estavam presentes Roberto Garcia, secretário de Indústria e Comércio, o vereador Roque do Sesp, que requereu ao prefeito a melhoria das barracas, e Maria Lima, presidente da Associação dos Feirantes e Comerciantes da Central de Abastecimento do Hernani Sá. A entidade representativa dos feirantes é a responsável pela utilização e guarda das barracas, cujo uso é restrito ao espaço destinado à feira livre da Central de Abastecimento. 

De acordo com Cacá, a administração realizou um trabalho árduo para a reforma da Central, que incluiu a troca de todo o telhado, de fiações elétricas, reforma dos boxes, pintura e recuperação da edificação. “Fizemos um trabalho realmente digno para a população da zona sul e para todos os moradores que frequentam e compram no local. E a nossa intenção era levar este trabalho futuramente para a Central do Malhado”, declarou. Maria Lima, da associação dos comerciantes, destacou que “as barracas vão complementar a organização da Central de Abastecimento da Urbis”.  

 “Gostaria de agradecer ao secretário Roberto Garcia e toda a sua equipe, ao vereador Roque do Sesp, representando do Bairro do Hernani Sá, que se empenhou para trazer essas barracas, que substituiu as antigas de madeira, pelas modernas mais fáceis de montar. Agradeço também as associações locais e ao governador Rui Costa pela parceria com a CAR”, destacou o vice-prefeito.

Mais Qualidade - Para o titular da Sedic, Roberto Garcia a reforma realizada na Central da Urbis não tratou apenas da parte física, mas também da qualificação dos serviços prestados pelos comerciantes. “Hoje a associação está organizada, inclusive, com um acordo de cooperação com a prefeitura, com o objetivo de fazer a gestão do patrimônio que pertence aos próprios feirantes e donos de boxes. A reorganização deu mais segurança sanitária ao local, atraindo mais consumidores”, disse. 

O vereador Roque do Sesp declarou que se sente “parabenizado ao ver nos olhos destas pessoas um sonho realizado, tantos passaram por aqui e nada fizeram. Agora, nós conseguimos. Agradeço ao prefeito Jabes, o vice Cacá e toda a equipe. Fizemos parte dessa luta e estamos solicitando mais 50 barracas à gestão municipal para ampliar os serviços e a geração de empregos e renda”.  

Secretaria de Comunicação Social – Secom

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

MPF identifica mais de 870 mil beneficiários suspeitos de receber irregularmente o Bolsa Família

Pagamentos a perfis suspeitos podem chegar a mais de R$ 3 bilhões em três anos; Bahia lidera o ranking, com repasse total de R$536.716.597,00 a beneficiários que devem ter seu cadastro revisado, por recomendação do MPF-BA


MPF identifica mais de 870 mil beneficiários
suspeitos  de receber irregularmente o Bolsa Família
Imagem ilustrativa: Istock

O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendações a 4.703 prefeituras para que realizem visitas domiciliares a mais de 870 mil beneficiários do programa Bolsa Família suspeitos de não cumprir os requisitos econômicos estabelecidos pelo governo federal para recebimento do benefício. Segundo o Raio-X Bolsa Família, projeto de iniciativa do MPF, de 2013 a maio de 2016, os pagamentos a perfis suspeitos de irregularidades totalizam mais de R$ 3,3 bilhões. O Raio-X Bolsa Família é uma ação nacional coordenada pelas Câmaras Criminal e de Combate à Corrupção do MPF.

O diagnóstico sobre o maior programa de transferência de renda do governo federal, assim como as ações propostas e os resultados alcançados estão disponíveis no site www.raioxbolsafamilia.mpf.mp.br, divulgado nesta sexta-feira, 11 de novembro. Nele, o cidadão poderá acessar a versão interativa* da ferramenta de inteligência desenvolvida pelo MPF e filtrar os dados selecionando a(s) unidade(s) da federação e município(s) que desejar.

As recomendações foram expedidas em todo o país no período de julho a setembro deste ano, com prazo de 60 a 120 dias para que os gestores municipais informassem o número de irregularidades confirmadas e de benefícios cancelados. As respostas às recomendações ainda estão sendo recebidas e processadas pelo MPF.

Os casos suspeitos foram identificados por meio de ferramenta de inteligência desenvolvida pelo Ministério Público Federal a partir do cruzamento de dados públicos fornecidos pelo próprio Governo Federal, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela Receita Federal e pelos Tribunais de Contas estaduais e municipais.

Bahia – De acordo com o projeto, a Bahia foi o estado que repassou mais recursos para perfis suspeitos. O resultado aponta que R$536.716.597,00 foram dirigidos a 141.481beneficiários que devem ter seu cadastro revisado, por recomendações do MPF-BA enviadas às respectivas prefeituras.

Dados – O diagnóstico apontou grupos de beneficiários com indicativos de renda incompatíveis com o perfil de pobreza ou extrema pobreza exigido pelas normas do programa. Os perfis suspeitos foram classificados em cinco grupos: falecidos; servidores públicos com clã familiar de até quatro pessoas; empresários; doadores de campanha; e servidores doadores de campanha (independentemente do número de membros do clã familiar).

O projeto do MPF analisou todos os valores pagos pelo Bolsa Família no período de 2013 a maio de 2016. Nesse ciclo, o programa pagou aos 21,4 milhões de beneficiários R$ 86,1 bilhões. Desse total de beneficiários, 874.115 foram considerados suspeitos.

O valor pago a perfis suspeitos foi de R$ 3,3 bilhões, sendo R$ 2,03 bilhões pagos a empresários; R$ 1,23 bilhões a servidores públicos com clã familiar de até quatro pessoas; R$ 25,97 milhões pagos a beneficiários falecidos; R$ 11,89 milhões a doadores de campanhas que doaram valores superiores ao benefício recebido; R$ 11,48 milhões a servidores públicos doadores de campanha (independentemente do valor da doação). Veja o infográfico com os dados nacionais e os gráficos separados por estado

O MPF classificou estados e o Distrito Federal de acordo com o percentual de recursos pagos a perfis suspeitos, considerando o valor total recebido por aquela unidade. O estado com maior incidência percentual de perfis suspeitos foi Roraima, com 8,89% de recursos do programa pagos a perfis suspeitos. Já o estado do Pará apresentou o menor percentual de perfis suspeitos com relação ao total de recursos pagos pelo programa (1,62%).

Ainda de acordo com a análise do MPF, apenas 31 cidades não apresentaram indícios de pagamento suspeito. O Rio Grande do Sul é o estado com maior número de municípios para os quais não foram detectados indícios de irregularidade (com 20 municípios na lista), seguido de Santa Catarina (com seis), São Paulo (com três) e Minas Gerais (com dois).

Providências – Em 23 de maio, o MPF enviou comunicado à Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc) no qual concedia prazo de 30 dias para que órgão informasse as providências adotadas diante de inconsistências identificadas em pagamentos e perfis dos beneficiários do Programa Bolsa Família. Após o comunicado, membros do MPF participaram, em 2 de junho, de reunião no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário para discutir os problemas. Na ocasião, foram recebidos pelo ministro do MDSA, Osmar Terra, pelo secretário executivo Alberto Beltrame e pela equipe responsável pelo Bolsa Família.

Por meio de portaria publicada em 22 de junho, foi instituído Grupo de Trabalho formado por várias instituições, com a finalidade de sugerir o aperfeiçoamento de rotinas de verificação de inconsistências e a qualificação das bases de dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. A convite do MDSA, o MPF não só expôs a metodologia de investigação utilizada no projeto Raio-X Bolsa Família, como também colheu sugestões para a melhoria de atuação futura.
O aprimoramento dos mecanismos de controle do programa implementado pelo MDSA resultou, segundo anunciado pelo próprio governo federal, no cancelamento de 469 mil benefícios e no bloqueio de outros 654 mil. Em todos os casos, foi constatado que a renda das famílias era superior à exigida para ingresso e permanência no programa.

*A versão interativa da ferramenta soma os perfis suspeitos que aparecem cadastrados em mais de um estado, em mais de um município ou em mais de uma categoria. Portanto, a soma dos números de beneficiários pode variar. No total, são 909.672 benefícios suspeitos sendo pagos a 874.115 pessoas (beneficiários com Número de Inscrição Social – NIS).

Perfis de beneficiários considerados suspeitos pelo MPF

Falecidos
Estão nesse grupo os titulares (recebedores) de benefícios do programa Bolsa Família cujos CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou NIS (Número de Inscrição Social) utilizados no cadastro foram identificados como pertencentes a cidadãos falecidos. A recomendação do MPF nesses casos é para que a prefeitura verifique, inclusive com visita local às famílias feita pelas prefeituras, se houve algum equívoco no momento do cadastro e se o recebedor do benefício de fato está vivo.

Servidores Públicos com clã familiar de até quatro pessoas
Integram esse grupo tanto os titulares do benefício, quanto aqueles que integram seu clã familiar, que são servidores públicos federais, estaduais ou municipais.

A condição de servidor, por si só, não impede que o cidadão se enquadre no perfil econômico exigido pelo programa para a concessão do benefício. Contudo, como a Administração Pública não pode pagar a qualquer servidor vencimento inferior ao salário mínimo, tendo o beneficiário declarado ter família com menos de quatro pessoas, conforme já apurado também pela ferramenta, o MPF entende que esses cadastros merecem ser revisados, com visitas prévia às famílias.

Doadores de campanha eleitoral (Doação maior que benefício)
Estão agrupados nesta categoria tanto os titulares do benefício, quanto aqueles que integram seu clã familiar, que aparecem, segundo dados do TSE, como doadores de campanha no mesmo exercício em que receberam o benefício do Governo Federal.

Assim como no caso dos beneficiários servidores, o fato de ser um doador não significa, por si só, que o beneficiário está em situação irregular ou não cumpre os requisitos de capacidade econômica exigidos para o recebimento do benefício. No entanto, quando o valor doado supera o valor recebido a título de Bolsa Família, é possível inferir que o beneficiário não precisa do dinheiro para sua subsistência. Daí a necessidade de revisão dos cadastros de beneficiários nessa condição, precedida de visita pela prefeitura.

Empresários
Foram incluídos nesse grupo tanto os titulares do benefício, quanto aqueles que integram seu clã familiar, cujos CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou NIS (Número de Inscrição Social) utilizados no cadastro do programa estão vinculados a um ou mais CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), indicando que são pessoas proprietárias ou responsáveis por empresas.

O MPF não descarta a possibilidade de haver pequenos empresários que atendam aos requisitos de hipossuficiência (pobreza ou extrema pobreza) exigidos pelo programa para a concessão do benefício, mas entende que, em tese, esses seriam poucos casos. A revisão cuidadosa do cadastro desses beneficiários, com visitas prévia pela prefeitura, torna-se necessária para um melhor controle do programa.

Servidores doadores de campanha
Compõem este grupo tanto os titulares do benefício quanto aqueles que integram o clã familiar informado que são, simultaneamente, servidores públicos (federais, estaduais ou municipais) e doadores de campanhas eleitorais, independentemente do valor doado.

Saiba tudo no endereço www.raioxbolsafamiliampf.mp.br
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia
Tel.: (71) 3617-2296/2474/2295/2200
E-mail: prba-ascom@mpf.mp.br
www.twitter.com/mpf_ba

ILHÉUS: DEPUTADO DISCUTE EM BRASÍLIA SITUAÇÃO DAS CABANAS DE PRAIA

Deputado Estadual Augusto Castro (PSDB), o titular da Superintendência do Patrimônio da União, Guilherme Rodrigues, e o diretor do Departamento de Destinação Patrimonial da SPU, Sidrack Neto.

Do “Bocão News”.

A situação das cabanas de praia na zona sul de Ilhéus, que pode ser demolidas, foi tema de uma audiência em Brasília, nesta quinta-feira (10). A reunião aconteceu com o deputado estadual Augusto Castro (PSDB), o titular da Superintendência do Patrimônio da União, Guilherme Rodrigues, e o diretor do Departamento de Destinação Patrimonial da SPU, Sidrack Neto.

Conforme notificação da SPU, as cabanas deverão ser demolidas por terem sido construídas irregularmente em áreas de uso comum da população. Contudo, para o deputado, a medida é desproporcional e a causa para a demolição de algumas cabanas não ficou clara no processo. Na reunião com o deputado, o superintendente Guilherme Rodrigues se comprometeu a estudar a melhor maneira de solucionar a situação. “Há um compromisso de estudarmos uma solução conjunta, mas a solução tem que ser iniciada com providências efetivas”, disse.

O parlamentar baiano ressaltou ainda que a derrubada das cabanas influenciaria negativamente na economia e no turismo da cidade, e a gestão municipal precisa se atentar à sua responsabilidade no caso.

Publicado em http://www.politicosdosuldabahia.com.br/v1/2016/11/10/ilheus-deputado-discute-em-brasilia-situacao-das-cabanas-de-praia/

Secretário aborda ações sobre o andamento do Projeto Orla de Ilhéus


 Cabanas da praia do Sul-foto Gidelzo Silva 
Secretário aborda ações sobre o andamento do Projeto Orla de Ilhéus_foto Secom Ilhéus

O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Ilhéus, Antônio Vieira, concedeu entrevista ao apresentador Jota Carlos, da rádio Santa Cruz, durante a qual esclareceu algumas medidas adotadas pela administração coordenada pelo prefeito Jabes Ribeiro em referência ao trabalho realizado pelo Projeto Orla e o seu gerenciamento integrado local. De acordo com Vieira, a notificação feita pela SPU (Secretaria de Patrimônio da União) aos cabaneiros das praias do Sul – cujo problema não é novo, gerou notícias e opiniões feitas em blogs e redes sociais da Internet, que não correspondem à realidade dos fatos. 

Vieira disse que considera muito positiva a divulgação e debate sobre a situação costeira do município, desde quando as informações sejam reais, baseadas na verdade. O secretário considera que não é justo o uso irresponsável de uma questão tão preocupante, para promoção pessoal, eleitoral ou política de quem quer que seja. Segundo ele, ao invés de algumas pessoas desinformadas acusarem a Prefeitura de omissão diante da situação, estas deveriam explicar porque nunca tiveram nenhuma iniciativa em torno do assunto, inclusive parlamentares.  

“Nunca fomos omissos, sempre tratamos e acompanhamos esse processo. Se hoje, as barracas ainda estão lá - enquanto em Salvador já foram demolidas, é em função do trabalho que a gestão municipal fez no contexto do Projeto Orla. Nós elaboramos o Plano de Gestão Integrada (PGI). Na Bahia, somente os município de Ilhéus e Conde se organizaram nesse sentido”, declara o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo. 

Antônio Vieira explica que o Projeto Orla não é uma questão apenas municipal, trata-se de um projeto nacional, de gestão compartilhada, que prevê todo o gerenciamento costeiro do Brasil. “Em 2007, o Município fez o PGI, que prevê três áreas de intervenções prioritárias, em Ilhéus. Uma é o bairro São Miguel, em função do avanço da maré; outra a Avenida Soares Lopes, devido ao assoreamento após a construção do porto do Malhado; e também temos a orla das cabanas do litoral Sul, por causa da vulnerabilidade destes locais”, informa. 

Ele disse ainda que existe um comitê gestor que tem como objeto o gerenciamento costeiro, onde as secretarias de Meio Ambiente e de Planejamento do Município, a secretaria de Meio Ambiente do governo do Estado, o Ministério Público e a própria Secretaria do Patrimônio da União (SPU), são membros participantes. “A própria SPU é um ente importante e que faz parte das discussões do nosso gerenciamento. Inclusive na atual gestão, nós realizamos três reuniões, no sentido de debater essa questão”, enfatiza. 

O secretário coloca que desde o início da gestão do prefeito Jabes Ribeiro, em 2013, o processo tem sido acompanhado, e em 2015, o andamento dessa questão resultou, inclusive, na realização de um curso de formação de Gerenciamento Costeiro, com palestra do professor Landim, da Universidade Federal da Bahia, coordenador do Projeto Orla. “Com os acontecimentos do ano passado, começamos a traçar objetivos, sendo um deles, primeiramente, definir onde hoje é realmente a linha de preamar e o cadastramento das cabanas no litoral sul, com a participação da SPU, aspectos fundamentais para embasar qualquer estudo ou projeto, até porque a lei que rege essa discussão é muito antiga, de 1831, e é necessária a atualização destes dados”, salienta.

Diálogo com a SPU - Antônio Vieira esclarece que ocorreram algumas mudanças no cenário de diálogo e andamento de questões, em referência ao Projeto Orla.  “Nós entendemos que de dezembro de 2015 até este ano houve várias mudanças na equipe de gestão da SPU na Bahia. Então, o que nós estávamos aguardando é que eles fizessem essa definição. Mesmo porque, no último mês de agosto, nós participamos de uma audiência pública, em Salvador, realizada pelo Ministério Público Federal (MPF), quando foi analisada a regulamentação Lei 13.240, que transfere a gestão das praias para o Município. Como essa lei não foi regulamentada, estamos aguardando essa regulamentação”, afirma.

O secretário informa que manteve contato por telefone com o atual coordenador da SPU na Bahia. “Ele informou que essa notificação aos cabaneiros da Praia do Sul foi um objeto de um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU). Daí, eles foram obrigados a fazer essa notificação. E sugeriu que nós reuníssemos as instituições interessadas, já que existe um inquérito civil público a respeito deste assunto em andamento aqui em Ilhéus. Na última segunda-feira, encaminhamos, por e-mail, ao SPU Bahia, um ofício solicitando, com urgência, uma reunião para proceder as discussões, no sentido de regularizar definitivamente essa questão das cabanas de praia da orla sul de Ilhéus”, disse Vieira.

Secretaria de Comunicação Social – Secom


Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024

Autor: Ivana Barreto (Ncom Seduc)    Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024 O pagamento ser...