terça-feira, 13 de agosto de 2019

PREFEITURA INTENSIFICA AÇÕES DE REPAROS NAS ESTRADAS DA ZONA RURAL




Prefeitura intensifica ações de reparos nas estradas da 
zona rural. Foto Angelito Dias.

A Superintendência de Ações Regionais vem intensificando as ações de recuperação das estradas vicinais da zona rural a cada estiagem das chuvas, atuando nos mais diferentes pontos com o objetivo de garantir a trafegabilidade das vias prejudicadas pelas chuvas, comum nessa época do ano. Equipes trabalham no acesso distrito de Rio do Engenho e uma máquina da RBS trabalha na região da Carobeira, na zona norte.
De acordo com o superintendente Angelito Dias, a Prefeitura aguarda o fim do período chuvoso para retomar os trabalhos de manutenção e recuperação de estradas da região de Itariri e Sapucaeira. O gestor lembrou que já foram recuperados mais de mil quilômetros de estradas, conforme plano de ação estabelecido pelo governo. “Teremos que refazer novamente os trechos danificados pela ação das chuvas com drenagem e encascalhamento”.
O município possui cerca de 1.200 quilômetros de estradas vicinais, com região interiorana formada por distritos, vilas e povoados que são bem afastados do centro da cidade. São 64 escolas estão espalhadas nestas localidades, o que significa dizer que cerca de 4.794 alunos dependem, exclusivamente, do transporte para irem estudar na sede. Nessas regiões, a Prefeitura intensifica os trabalhos mesmo com as chuvas.
“Os trabalhos não param. Por determinação do prefeito Mário Alexandre, nossa atenção com a zona rural é sempre necessária. De acordo com o planejamento, iremos percorrer toda a zona rural, a fim de realizar os reparos necessários. Nestas vias, moradores se deslocam diariamente para outras partes do município e onde também, é feito o escoamento da produção agrícola”, concluiu Angelito.
Secom

Guarda Civil Municipal realiza curso de capacitação continuada em trânsito





Guarda Civil de Ilhéus apresenta  resultados do projeto Escola Segura. 
Foto Clodoaldo Ribeiro-Secom. 

A Guarda Civil Municipal realizou na manhã de quinta-feira (1º), um curso de capacitação continuada sobre trânsito, no auditório do Centro Administrativo, bairro Conquista. O agente e instrutor de trânsito, Ronaldo Alves foi o responsável por ministrar sobre Legislação de Trânsito com ênfase em Intervenção de Vias e Inspeção Documental. Os cursos têm carga horária média de 80 horas e visam qualificar o efetivo ilheense.
Os cursos de capacitação prosseguem com aulas teóricas e práticas, às sextas-feiras, dividida em turmas compostas de cinquenta profissionais por grupo.  A capacitação é uma das exigências da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão público de nível federal, vinculado ao Ministério da Justiça, responsável pela política de segurança pública no País.
Incentivador de boas iniciativas, o comandante da GCM, Leonardo Bandeira ressaltou a importância do preparo de agentes para as ocorrências do dia a dia. Segundo ele, “é preciso capacitar o servidor para possíveis imprevistos e ações diárias, sempre com o propósito de ajudar a população. Saber se portar e agir diante das variadas situações que envolvem o trânsito da cidade”.
Ronaldo Alves é bacharel em Serviço social e atualmente cursa Direito. Ao contribuir com a formação, considerou ser gratificante dividir com os colegas servidores seu conhecimento. “O agente é um colaborador para a fluidez do trânsito, colaborando com o bem-estar da sociedade. A qualificação acaba sendo uma troca de experiências”, ressaltou.
O encontro contou com a presença da técnica em enfermagem socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), Stela Machado
Secretaria de Comunicação Social - Secom

Projeto Educar para não afogar promove Campeonato de Salvamento Aquático

 Projeto-Educar-para-não-afogar_Campeonato
Inscrições abertas e gratuitas para a segunda edição do Campeonato de Salvamento Aquático, que acontecerá nos dias 19 e 20 de setembro em Ilhéus. A informação foi dada pela organização da iniciativa. No dia 19 (quinta-feira), às 17h, apresentação do Simpósio na Câmara Municipal, no centro. No dia 20 (sexta-feira), às 7h da manhã, início das provas de praia, na Cabana Palmito – Praia do Sul, com concentração e credenciamento das equipes.
De acordo com o coordenador do evento, Domingos Madureira, esta edição contará com equipes formadas por cinco componentes cada uma. No entanto, Madureira salienta que as inscrições vão até o dia 20 de agosto (quinta-feira). “Será um grande momento para mostrar agilidade e eficiência no resgate de banhistas. As atividades estão voltadas para o condicionamento físico, técnicas de regaste e rapidez no socorro às vítimas de afogamento”.
Simpósio – A atividade abordará de forma ampla e didática toda a cadeia do salvamento aquático. “Hoje, o município de Ilhéus se destaca no resgate de grandes eventos esportivos. Vamos realizar um grande campeonato com muitas participações e atrações. Não tenho dúvida que este será mais um grande momento na vida destes profissionais, quando o bem maior é a vida. Prevenir é salvar”, conclui.
Competição – Entre os destaques da competição, a modalidade Aquathlon, com 400 metros de natação e 500 metros de corrida. Além disso, resgate com flutuante e nadadeira, resgate com pranchão, corrida a nadadeira e surf. Dados da Sobrasa indicam que o afogamento é a segunda causa de morte entre crianças de 1 a 9 anos – atrás somente de acidentes de trânsito. O número redobra a pressão por regras mais rígidas sobre segurança nesses espaços.
O encontro deve abordar ainda sobre Resgate Aquático, Salvamento Aquático Desportivo, Semana Latina Americana e Educar para não afogar (Sobrasa); Jiu Jitsu Aquático (Salvamar); Salvamento em Altura (BC); Surf Lifesaving Club; Regulamento Municipal (Sinsepi); Atendimento ao Afogado (AL Master); A importância do SAMU192 (Ovace), além das atrações Grupo de Capoeira, Fabinho – o cowboy apaixonado e mais o funk de Deivid Pato (Pago Funk). 
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, Pernalonga artigos para surf, Ondas Surf Store, Corta Capim, empresa de artigos para Capoeira e Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Ilhéus (Sinsepi).
Evento: II Simpósio e Campeonato de Salvamento Aquático
Local: Câmara Municipal de Ilhéus
Data: 19 e 20 de setembro de 2019
Secretaria de Comunicação Social - Secom

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Município assegura tratamento renal crônico e desmente interrupção dos serviços

Foto - Card Sesau_Renal 
Diante das notícias veiculadas sobre o serviço de atendimento dialítico no município, a Prefeitura de Ilhéus vem esclarecer que nunca houve interrupção no tratamento renal crônico. A integralidade e a assistência são dadas aos pacientes de forma legal e contínua. A Superintendência do Fundo Municipal, responsável pelo repasse feito ao Centro de Assistência Integral ao Paciente Renal (CAR) explica que houve uma inconformidade de valores, contudo, o pagamento já foi efetuado. Mais uma vez é ressaltado que os pacientes nunca sofreram suspensão do tratamento.
SECOM

Projeto susta decreto que alterou Conselho da Pessoa Idosa

Chico D'Angelo: decreto reduziu participação de integrantes da sociedade no conselho
O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 454/19 susta decreto do governo Bolsonaro que alterou a composição e as regras de funcionamento do Conselho Nacional dos Direito da Pessoa Idosa (CNDI), órgão do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos que formula diretrizes para a Política Nacional da Pessoa Idosa. O projeto tramita na Câmara dos Deputados.
A proposta foi apresentada pelo deputado Chico D'Angelo (PDT-RJ). Ele questiona diversos pontos do Decreto 9.893/19. Entre eles, a redução da participação de membros da sociedade no conselho, que caiu de 14 para 3, e do próprio governo.
No caso do governo, o decreto estabelece que o CNDI terá representantes apenas do Ministério da Mulher. A norma anterior que disciplinava o conselho (Decreto 5.109/04) previa representantes de outras pastas, como Saúde, Educação e Justiça.
“Como se não bastasse, o decreto ainda dificulta o debate e o exercício das atribuições do conselho, ao estipular que as reuniões, antes realizadas bimestralmente, passem a ocorrer trimestralmente”, diz Chico D'Angelo.
Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário da Câmara.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Pierre Triboli
Postado por Agencia da Câmara

Centro de Controle de Zoonoses inicia iscagem de ratos e caramujos

CCZ inicia iscagem de ratos e caramujos. Foto Divulgação.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é o órgão municipal com atribuição fundamental de prevenir e controlar as zoonoses. Nesta semana, iniciou o trabalho de prevenção com iscagem de ratos e caramujos em Unidades Básicas de Saúde (UBS). De acordo com o responsável técnico do CCZ, Aloísio Leite, através desta ação o órgão pretende combater a população de ratos e caramujos no município e eliminar os riscos de transmissão de doenças, como a meningite eosinofílica, esquistossomose, leptospirose, entre outras.
A equipe de combate é formada por cerca de sete pessoas, sendo um agente de controle de endemias, três vaqueiros e três auxiliares de veterinária. A iscagem de ratos é feita por meio de raticida, tendo como um dos princípios ativo o bromadiolone. Nas residências e locais como feira livre é usado o pó de contato. Para inibir a proliferação de caramujos, por exemplo, o CCZ utiliza a isca metaldeído 5%, segura para humanos e animais, como cães e pássaros.
Aloísio Leite alerta que a área portuária é um dos pontos estratégicos para a proliferação desses roedores e moluscos, oriundos, na maioria das vezes, de países asiáticos e do norte do continente americano. Ele ressalta, contudo, que a inspeção já está sendo realizada. O coordenador destaca ainda que o órgão trabalha desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e vigilância ambiental em saúde.
“Orientamos que a população ilheense proteja a caixa d’água com tampa, para dessa forma evitar a contaminação através das fezes e urina do rato.Se a pessoa tocar em um caramujo ou entrar em contato direto com as suas secreções é indicado lavar bem a região com água e sabão. Contudo, é recomendável que a pessoa informe ao Centro de Controle de Zoonoses ou ao setor de atenção básica do município”, explica Aloísio.

Secretário de Ilhéus se reúne com representantes da Saúde do Estado


Secretário Geraldo Magela se reúne com representantes da Sesab em Salvador.

O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela participou de reunião com representantes da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), com a finalidade de otimizar o atendimento na rede de atenção básica à Saúde de Ilhéus. O encontro é um diálogo entre a Sesab e o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS-BA) para discutir ações conjuntas em busca de financiamentos para a pasta.
Neste primeiro momento as cirurgias eletivas e a atenção oncológica no município foram os destaques da pauta em Salvador. “O alinhamento com a Secretaria Estadual da Saúde permite que possamos continuar estruturando e fortalecendo a rede de atenção básica do nosso município, possibilitando que os futuros recursos sejam melhor aplicados”, destacou o titular da Saúde no município, Geraldo Magela.
SECOM

MP requer adição de Inema e Embasa como réus em ação para descontaminação do São Francisco em Paulo Afonso (BA)

MPF e MPBA requerem, ainda, que ambos, junto a Chesf, ANA, Ibama, Prefeitura Municipal de Paulo Afonso e União, sejam condenados ao pagamento de R$200mi em danos morais coletivos
 
Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) ofereceram aditamento à Justiça para a inclusão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) como réus em ação civil pública ajuizada originariamentepelo Instituto Vale do São Francisco (Ivasf). No aditamento, que foi resultante do fato de os MP’s terem assumido o polo ativo da demanda, os MPs requerem a condenação de todos os réus ao pagamento de R$20 (vinte) milhões em danos morais coletivos em relação à população dos municípios baianos de Paulo Afonso e Glória, prejudicada pela proliferação de plantas aquáticas (macrófitas) no reservatório de Moxotó (BA).
Entenda o caso – Na ação civil pública originária, o Ivasf buscou cessar a contaminação na região do Vale do Rio São Francisco, sobretudo diante da crescente aglomeração de algas conhecidas como baronesas, além da recuperação dos danos ecológicos já produzidos e da reparação dos danos materiais e morais causados.
O reservatório de Moxotó, instalado à 8 km da cidade de Paulo Afonso pela Companhia Hidrelétrica de São Francisco (Chesf), fornece a água necessária ao acionamento da Usina de Paulo Afonso IV – conforme informações da Companhia. Segundo o procurador da República Leandro Bastos Nunes e a promotora de Justiça Luciana Espinheira da Costa Khoury, é amplamente noticiada na mídia local, regional e estadual – especialmente a partir de abril de 2019 – a proliferação de plantas aquáticas (macrófitas), também conhecidas como baronesas ou aguapés, nesse reservatório.
De acordo com o aditamento, as causas desse fenômeno são diversas e complexas e precisam ser bem avaliadas, inclusive a respeito das medidas a serem adotadas, sendo que muitas não são possíveis de serem implementadas a curto prazo. Porém, a situação têm causado sérios prejuízos socioambientais ao abastecimento de água, à piscicultura, à balneabilidade, aos comerciantes do entorno das prainhas do rio e ao turismo, sobretudo na orla de Paulo Afonso – especificamente na região denominada Prainha – e no povoado de Quixaba em Glória, dentre outros.
Responsáveis – Os MPs consideram que, sendo a Embasa a empresa prestadora do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário, e o Inema o órgão com competência para monitorar a qualidade da água bruta, e promover ações e projetos voltados à melhoria do meio ambiente, ambos devem ser responsabilizados juntamente com os outros acionados – Chesf, Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, União Federal, Governo do Estado da Bahia e Fundação Nacional de Saúde (Funasa). No aditamento, os MPs requerem, ainda, a exclusão dos dois últimos da ação civil pública, por entenderem que não teriam atribuição para monitorar o meio ambiente e nem relação de causa e efeito com os fatos.
Pedidos urgentes – Os MPs requerem que a Justiça determine com urgência:
- aos Municípios de Paulo Afonso e Glória, com apoio da Chesf, a elaboração e apresentação do plano emergencial para retirada ou deslocamento das macrófitas dos pontos com mais graves problemas socioambientais (Balneário prainha de Paulo Afonso, Quixaba de Glória, e Orla de Glória) no prazo 20 dias, sob pena de multa diária de R$ 50mil;
- à Chesf a elaboração e apresentação do Plano de manejo e uso múltiplo das macrófitas aquáticas dos reservatórios de Moxotó, Itaparica e PA4, contemplando as diversas medidas e estudos e análises laboratoriais pertinentes de modo a permitir a segurança para o adequado manejo das macrófitas, no prazo de 120 dias, sob pena de multa diária de R$ 50mil;
- à Chesf e à União o encargo financeiro para efetivar os planos emergenciais, com custeio de contenções e desviantes, que se façam necessários e o Plano de manejo das baronesas, incluindo a destinação ambientalmente adequada dos resíduos, levando-os até os agricultores, de modo a reduzir os impactos no ambiente do reservatório hidrelétrico Moxotó, Itaparica e PA4, com base em orientação técnica do Ibama, sendo proporcionalmente custeado com 50% de cada um dos dois réus acima referidos;
- ao Ibama a análise e aprovação do Plano Emergencial e do Plano de Manejo das macrófitas aquáticas, a serem apresentados pelos Municípios e pela Chesf, respectivamente, nos prazos de 20 e 45 dias; além de realizar a fiscalização da implementação dos referidos planos, sob pena de multa diária de R$ 50mil;
- aos Municípios de Paulo Afonso e Glória que colaborem com a implantação do plano emergencial e com o plano de manejo de macrófitas aquáticas, disponibilizando mão de obra e maquinários disponíveis, adotando as medidas de destinação final ambientalmente adequadas das macrófitas, conforme as orientações técnicas do Ibama, e, caso necessário, durante todo o período de implantação dos planos, sob pena de multa diária de R$ 50mil;
- à Embasa que preste os auxílios necessários à elaboração e efetivação do Plano de Manejo das macrófitas aquáticas por parte da Chesf e da União, incluindo mão de obra e maquinários disponíveis e apoio técnico necessário.

Pedidos definitivos – além da confirmação dos pedidos de urgência e do pagamento de R$200mi em danos morais coletivos, os MPs requerem a condenação:
- dos Municípios de Paulo Afonso e Glória a promoverem campanhas educativas para alertar a população sobre a necessária preservação ambiental do rio São Francisco e as causas de poluição, mediante a veiculação em mídias sociais e rádios, para fins de ampliação do alcance educativo da medida, bem como alertando a população periodicamente sobre a balneabilidade do rio em suas áreas;
- a ANA e o Inema na obrigação de fazer consistentes na realização do monitoramento continuado de todo o trecho impactado pelo surgimento das macrófitas aquáticas, por intermédio da divulgação permanente em seus sítios eletrônicos, incluindo a realização da análise de correntes dessa região, fornecendo elementos para os estudos de monitoramento das baronesas, assim como que a ANA continue realizando avaliações na sala de situação sobre a redução ou ampliação de vazões defluentes praticadas pela Chesf em Sobradinho, levando em consideração a variável da presença e impactos das macrófitas aquáticas, bem como a responsabilidade de monitorar a aplicação da Chesf de sua operação, sob pena de multa diária de R$ 50mil;
- a União, por intermédio do Ministério de Desenvolvimento Regional, a assegurar recursos financeiros para implementação do Plano de Manejo de Retirada das Macrófitas, incluindo aquisição ou locação de equipamentos necessários, bem como demais despesas necessárias a realização de tal desiderato, sob pena de multa diária de R$ 50mil.
Número para consulta pro cessual na Justiça Federal: 1001828-58.2019.4.01.3306 – Paulo Afonso
E agora? Os MPs aguardam a decisão da Justiça Federal sobre os pedidos feitos no aditamento e segue acompanhando o andamento da ação civil pública – manifestando-se sembre que entender necessário – para garantir o cumprimento da Lei e a supremacia do interesse público.
 


Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia
Tel.: (71) 3617-2295/2294/2296/2200

Prefeitura de Ilhéus celebra convênio com o DETRAN-BA

 Prefeitura de Ilhéus celebra convênio com Detram-BA. Foto Sutram.
O convênio entre a Prefeitura de Ilhéus e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) foi assinado na manhã de quinta-feira (8). O diretor da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram), Gilson Nascimento e o diretor geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel de Souza Lima firmaram o acordo que prevê melhorias na acessibilidade e mobilidade urbana do município.
Além da cooperação técnica nas áreas de tecnologia e informação, o novo convênio viabilizará ao Detran realizar investimentos em sinalização horizontal, vertical e semafórica no município. Ademais, o órgão baiano irá promover cursos e capacitações para os agentes municipais de trânsito. A instalação da Escola Pública de Trânsito do Estado (EPTRAN) também é uma das disposições contidas do acordo. 
SECOM

Projeto obriga instalação de câmeras em veículos de transporte escolar

Paulo Pinto/Fotos Públicas

A proposta tem como objetivo evitar casos de abusos e maus-tratos dentro de veículos de transporte escolar
O Projeto de Lei 3798/19, do Senado Federal, torna obrigatória a instalação de câmeras de vídeo no interior dos veículos de transporte escolar. Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90)
O autor da proposta, senador Paulo Paim (PT-RS), destaca “o aumento do número de casos de abusos, maus-tratos ou simplesmente tratamento inconveniente ocorridos no interior dos veículos de transporte escolar”.
Pela proposta, as imagens serão armazenadas por pelo menos 180 dias pelos responsáveis pelo transporte e só estarão disponíveis para a autoridade policial ou judiciária em caso de investigação. As empresas ou particulares prestadores de serviço terão 180 dias para se adaptar, depois de publicada a lei, caso seja aprovada.
Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania; e pelo Plenário.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Rachel Librelon
Postado por Agencia da Câmara

Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024

Autor: Ivana Barreto (Ncom Seduc)    Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024 O pagamento ser...