quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Prefeito de Ilhéus autoriza pagamento de agosto para servidores

 
Em respeito ao dinheiro público, às leis vigentes e ao povo ilheense, o prefeito Jabes Ribeiro também determinou às secretarias acompanhar a frequência dos trabalhadores neste mês de setembro.
 
Mesmo diante da omissão dos sindicatos no que se refere ao atendimento da decisão judicial que determina a presença de 50% dos servidores para garantir os serviços essenciais de saúde e educação e de 30% nos demais setores, durante o movimento grevista, o Prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, anunciou nesta quarta-feira, dia 4, autorização para o pagamento dos salários referentes ao mês de agosto, sem prejuízo de reposição da jornada através de eventual regime de compensação.  “A nossa decisão foi pautada pelo respeito à família dos servidores e no sentido de evitar mais prejuízos ao comércio de Ilhéus”, afirmou ele durante entrevista no programa Fatos em Detalhes, apresentado pelo radialista Maltez de Athayde, da rádio Cultura AM, nesta quinta-feira, dia 5.   
Ainda durante a entrevista, o prefeito Jabes Ribeiro comentou que a decisão também levou em conta o fato de que ele não havia anunciado o corte de ponto no início do mês de agosto. Mas, por outro lado, determinou a todas as secretarias municipais que acompanhem a frequência dos servidores neste mês de setembro. “Vamos descontar os dias não trabalhados na folha de pagamento em respeito ao dinheiro público, às leis vigentes e ao povo ilheense”, frisou.
A greve dos servidores já duram cerca de 45 dias, com sérios prejuízos para a população do município. O prefeito ressaltou que continua aberto ao diálogo com os sindicatos representativos da categoria e que continua apelando aos servidores que garantam os serviços públicos essenciais enquanto se conclui o entendimento quanto à reivindicação dos sindicatos e a necessidade de adequação das contas da Prefeitura à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).   
Determinação judicial – Em meados de agosto, a desembargadora Silvia Zariff, relatora da ação proposta pela Procuradoria Geral do Município de Ilhéus junto ao Tribunal de Justiça da Bahia, concedeu liminar determinando que os sindicatos das diversas categorias dos servidores da Prefeitura, em greve desde o dia 17 de julho, mantenham 50% do efetivo trabalhando nas áreas da Educação e da Saúde e pelo menos 30% nas demais áreas da administração municipal. 
No entanto, até esta quinta-feira, dia 5, a determinação judicial não foi atendida pelos lideres do movimento grevista, o que tem causado prejuízos incalculáveis a toda população, inclusive com a redução de receita do Município de Ilhéus.  Antes mesmo dos sindicatos deflagrarem greve, a prefeitura, através da Comissão Permanente de Negociação, vem dialogando com os líderes das categorias, no sentido de atender ao pleito e, ao mesmo tempo, manter o equilíbrio fiscal com relação ao limite orçamentário de despesa com pessoal conforme a LRF.
 
Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fundeb de 2025 será o mais equitativo da nossa história

  FOTO:TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL Reformulações podem consolidar o Novo Fundeb como uma quebra de paradigmas no financiamento educacional b...