quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Presidente da Câmara: reforma política é assunto em aberto

Postado por Agencia da Câmara

A reforma política ainda é um assunto em aberto: o diagnóstico é do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e foi feito no dia seguinte à última votação da reforma eleitoral pelos deputados. A declaração foi dada em seminário sobre Reforma Política organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em comemoração aos 70 anos da Justiça Eleitoral.
Ao lado do presidente do Senado, Renan Calheiros, Eduardo Cunha disse que o Congresso continua empenhado em melhorar a qualidade da representação política no Brasil, mesmo que as últimas tentativas de reforma não tenham resultado em mudanças significativas do modelo atual. "Ninguém é dono da verdade e os debates têm que ser sempre aprofundados; talvez com novos debates. Como a gente tinha, obviamente, a pressa de ter a legislação válida para as eleições de 2016, isso não quer dizer que o debate não esteja em aberto e que nós possamos, fora do período que tem a ver com as eleições, continuarmos o debate e deliberar qualquer outra modificação; se o consenso for adquirido não só na sociedade como dentro do Parlamento."
O senador Renan Calheiros também firmou compromisso pela continuidade das discussões, missão para a qual já há uma comissão especial formada. O presidente do Senado ressaltou, porém, que o consenso em um tema tão complexo não é nada simples. "Cada uma das duas casas do Congresso Nacional têm feito a sua parte. Ambas genuinamente empenhadas em aperfeiçoar nossa legislação eleitoral e banir da vida pública condutas consideradas impróprias. Não tem sido, como todos sabem, uma tarefa fácil."
Eduardo Cunha e Renan Calheiros ressaltaram ainda em seus discursos que uma verdadeira reforma política passa necessariamente pelo fortalecimento dos partidos políticos e o aumento da transparência na atividade político-partidária.
Reportagem - Lincoln Macário
Edição – Regina Céli Assumpção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...