segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Análise político do momento, por Jerberson Josué


Ilhéus 01 de setembro de 2019. 
Vou logo avisando, é uma leitura longa. Mas, garanto que no fim, pode lhe ser útil.
Faltando 13 meses e 6 dias para o pleito municipal de 2020. 
Vou ousar fazer um retrato da paisagem política ilheense do momento. Claro que ainda é precoce qualquer cravamento de resultados, mas, cada peça, digo articulação são feitas a cada dia.
Uma pesquisa roda os bastidores, porém sem registro no TRE é veladamente proibido sua divulgação. Seguimos então. 
Vou ousar fazer um retrato da paisagem política ilheense do momento. Claro que ainda é precoce qualquer cravamento de resultados, mas, cada peça, digo articulação são feitas a cada dia..
No caso na reta final foi um tal de pula pula da barca do candidato oficial pra o que candidato que despontou como virtual vencedor. Hoje assistimos o prefeito Mario Alexandre montar um inicio de tabuleiro, que ja conta com alguns partidos, entre eles o partido do presidente, o PSL, o PDT do ex vereador e ex candidato a prefeito em 2016 dr Cosme Araújo, o PRB do vereador Ivo da igreja universal com direito a declaração aberta de apoio pelos deputados Marcio Marinho e José de Arimateia. No bojo inicial o prefeito tem seu PSD, PTdoB, PV e o PSC.
Esses são por enquanto os partidos que claramente demostram pensamento de seguir no barco do prefeito na busca da reeleição, outros devem aderir no caminho. No campo das oposições temos uma fragmentação, natural por ter antagônicos no processo de disputa.
O maior e consistente é o progressista do ex prefeito Jabes Ribeiro. Nesse grupo existe algumas dúvidas pra quem ta de fora como eu. São elas; quem será o candidato e qual nível de envolvimento do tetra prefeito e ex deputado Jabes Ribeiro. Cacá tem o recall eleitoral de 2016 ficando em segundo lugar com 18 mil votos e de candidato a deputado estadual com 12 mil votos e 2018 na cidade, sendo o mais votado. Mas, há quem defenda o nome do ex presidente da câmara o advogado Dr Joabs Ribeiro. Alguns defendem até o próprio Jabes na disputa. A velha raposa com vasta experiência pra da e vender é quem sabe quais os planos e saberemos no decorrer do caminho. Valderico Reis Junior, no Partido Podemos, tem rodado e organizado um grupo que o coloca em todos levantamentos em boas colocações, porém é calouro no jogo e terá que demostrar garra na hora que a onça beber água e os opositores ataca e tentar tirar apoiadores, comum nessas disputas. O PT é a noiva desejada por quase todos grupos, hoje tem o empresário Nilton Cruz como pré-candidato e luta pra ter a boa vontade dos pares da capital e apoio do governador, coisa inédita em candidatos do partido na cidade, que pragmaticamente os governadores petistas sempre preferem ficar de fora da disputa local, exatamente porque em Ilhéus ``todo mundo que ganha é dele``, dai pra quer gastar energia, o governo tem maior importância que o partido na cidade. A luta do companheiro Nilton é herculia, além de também ter uma luta se fazer conhecido nas camadas mais baixas da sociedade, a boa notícias pra Nilton é lembrar que em 2012, a professora Carmelita saiu de 1% e contra a máquina do estado, sem apoio de máquina nenhuma, por muito pouco não venceu o ex prefeito Jabes, ficando com 29981 votos, maior votação de um candidato derrotado na história. Boa sorte ao companheiro Nilton, tamo junto!
Seguindo. O ex-deputado Bebeto Galvão tentou organizar uma frente de esquerda na cidade, chamando pra conversar o PT, PCdoB e seu PSB, mas, as tratativas foram paralisadas com sua nomeação para o cargo de representante do estado junto ao governo federal, em Brasília. O Dr Cosme tem demostrado engajamento no governo Marío. O vice-prefeito Nazal da REDE, rompido com o prefeito, faz caminho solo.
O professor Reinaldo Soares que foi candidato em 2016, busca ser o candidato da galera da `´nova política``, que engloba o partido Novo e do Renova Brasil, ainda sem uma clara definição. Dra Lú Cerqueira lidera um grupo que segundo meu amigo Nicolau, tem 03 partidos da base do prefeito de Salvador Neto, ainda não foi divulgado quais, mas, ela segue na pré-campanha. 
O nome da secretária de ciência e tecnologia da Bahia, ex reitora da Uesc, professora Adélia Pinheiro é citada como possível candidata, chegando a ser citada em levantamentos, dizem nos bastidores que o governador Rui tem bons olhos para a ideia, a saber se ele teria coragem pra apostar. Alguns dizem que é possível ela ser também candidata a vice em alguma das principais chapas. 
O ex-secretário e ex-vereador Alcides também é citado em qualquer discussão, o próprio já declarou em sua página no facebook, o desejo de ser candidato, se diz preparada para missão, eu particularmente também acho. Só não sei por qual partido. Igualmente ex-secretário e ex vereador Alisson Mendonça também é outro político experiente que vislumbra a possibilidade de concorrer. Alisson também terá que buscar abrigo, caso realmente queira ser candidato. Outro ex secretário que tem dito que é pre candidato é Carlinhos Freitas, a saber se seu PTB lhe dará legenda de fato. O PSOL ainda não definiu quem será o candidato, mas, com certeza terá. Moacir Pinho ou Bernadete, pode ser um dos nomes a concorrer. Augusto Junior da ASPRA é lembrado, não sei até onde vai. O ex-presidente da OAB e ex-vereador Marcus Flavio, contam que querem lançar no preito de 2020 e dr Mesaque, onde um grupo de amigos tem se organizado pra difundir o nome dele como pré candidato.
Outros nomes sem inserção no meio político têm sido comentados nos bastidores como exemplos do tenente coronel Barreto e Marcelo Bandeira. Com o andar da carruagem saberem mais de quem, como e se vão continuar na jornada em busca do Palácio Paranaguá. Esses nomes citados li ou ouvir em algum lugar que seriam, podem não ser. Muitos querem ser, poucos tem grupo para realizar o desejo. Na tal pesquisa, mostra uma grande rejeição do gestor e um grande número de resposta, de não ter candidato ou não saber. Mais de 80% da população não está nem aí para política e eleição. Isso deixa o jogo TOTALMENTE ABERTO E SEM PROGNOSTICO POSSÍVEL. Aos candidatos SEBO NAS CANELAS E BOA SORTE!
Fico por aqui, posso está totalmente errado, mas, é o que acho e penso. Mês que vem volto a analisar minha visão da política local.  A quem teve a coragem e vontade de ler esse longo texto, minha gratidão, de JERBERSON JOSUÉ.

Um comentário:

  1. Que merda jerberson.
    Nenhum nome aí citado, chega nem perto do atual e proximo prefeito REELEITO Mario Alexandre.
    O homem vem trabalhando duro e arduamente, no que pese os oportunistas e a oposição.
    Fico surpreso em você lembrar de Augusto, piada de muito mal gosto, vez que este sequer encontra eco em sua própria categoria, sendo tão somente um FANTOCHE FANFARRÃO de um, assim como ele, EX PM DEMITIDO A BEM DA DISCIPLINA, e hoje deputado estadual, inexpressivo, adepto a greves.
    Nesta visão apresentada por você, ouso dizer que o atual prefeito não tem com que se preocupar e certamente assumirá novamente a cadeira de maior autoridade ilheense no próximo ano.

    ResponderExcluir

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...