quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

SINDRÁDIO realiza Curso de Cerimonial Descomplicado na cidade de Ilhéus

   O Sindicato dos Radialistas de Ilhéus e a Aquino - Serviços, Divulgação e Promoções programam a realização do Curso Cerimonial Descomplicado, inédito na cidade, a realizar-se-á, na primeira quinzena de fevereiro próximo. O curso há tempo vem sendo solicitado pelos profissionais da imprensa ilheense, mas, somente agora foi possível agendar. “O radialista e o jornalista precisam assimilar e se adequar a situações pertinentes ao seu ofício e, não apenas limitar-se ao uso da voz dentro de um estúdio ou mesmo apenas conhecer de uma boa redação. O profissional de mídia precisa avançar e enveredar por outros canais de conhecimento”, afirma Tony Matiolli, radialista e diretor sindical.
bg_6780078Tony Matiolli, radialista
   O público alvo são os radialistas, jornalistas, chefes e assessores parlamentares, assessores de comunicação, organizadores e promotores de eventos, relações públicas e profissionais que necessitem falar em público. As vagas são limitadas e todo o curso será apresentado através de Data-show, exposição teórica com fornecimento de apostila para acompanhamento e exercício prático.
   Segundo o presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, Elias Reis, é importante que todos entendam de cerimonial e protocolo. Aliás, existe inclusive decreto governamental sobre isso. É claro que apesar do curso, a experiência se adquire através do tempo, com a prática, tornando-se até mesmo mais uma fonte de renda.
   Para o jornalista Ramiro Aquino, facilitador do curso e um dos cerimonialistas mais experientes e mais requisitados da região, o apresentador de cerimônias deve ter algumas características básicas: boa postura, boa presença de palco, mas não aparecer mais que a cerimônia. Uma boa voz ajuda bastante, além de conhecimento de etiqueta. É preciso conhecer os pronomes de tratamento adequados, quem é "Vossa Excelência", quem é "Ilustríssimo Senhor" e por aí afora. Vereador, por exemplo, não é "Excelentíssimo", tratamento dispensado apenas ao Presidente do Legislativo, embora eles se tratem assim. Situações constrangedoras: gafe, quedas, troca de nomes... Merecem reparos do jornalista Ramiro Aquino.
   O curso terá a carga horário de 8 (oito) horas e irá acontecer em um dia de sábado, criando possibilidades para um maior número possível de participantes, obedecendo o limite máximo. Ao final do curso será fornecido certificado de conclusão.
  Buscando sempre a qualificação, outros eventos já estão também programados: Seminário sobre Poder Legislativo, em parceria com o IBEC; Seminário sobre Política Sindical, em parceria com a Central Força Sindical; Curso básico de inglês e Curso de Atualização profissional, em parceria com o Colegiado de Comunicação Social da Uesc.
   Período de inscrição, data, curso, local, investimento, expositores e outras informações, pelo e-mail sindicato.radio.tv.ilheus@gmail.com

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Governo estima receita 13,7% maior para o Fundeb em 2011

Postado por O MP e os Objetivos do Milênio
O governo federal deve aumentar o valor mínimo do investimento por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). De acordo com uma portaria publicada nesta segunda-feira (3) no “Diário Oficial da União” e assinada pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Fazenda, Guido Mantega, o valor mínimo estimado, que era de R$ 1.414,85, em 2010, será de R$ 1.722,05, em 2011.
Além disso, a receita total estimada é de R$ 94,48 bilhões, 13,7% maior em relação a 2010 (estimado em R$ 83,09 bilhões). Estados, Distrito Federal e municípios vão contribuir com R$ 86,68 bilhões. A União vai complementar com 10% deste valor (R$ 8,66 milhões).
Os recursos do Fundeb financiam a educação básica pública. Parte do dinheiro é usada para o  pagamento dos salários de professores, diretores e orientadores educacionais.
 Estes recursos são compostos por repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE), Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Produtos Industrializados proporcional às exportações (IPIexp), Desoneração das Exportações, Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD), Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e cota parte de 50% do Imposto Territorial Rural (ITR) devida aos municípios.
Nos estados em que os repasses não atingem o valor mínimo por aluno por ano, a União complementa a diferença.
Do G1, em São Paulo

JORNAL DO RADIALISTA, 3ª feira nas bancas de Ilhéus, Itabuna e cidades vizinhas.

O barbeiro e o sonhador


03 de janeiro de 2011
*Elias Reis
Tudo é possível para aquele que crê...
     Meados dos anos 90, um rapaz por nome de Edvaldo Nascimento, morador da Rua da Palha e dono de uma pequena vendinha na esquina, conversava com seu amigo ‘Zé da barbearia’ sobre os seus sonhos. Numa dessas visitas a Zé para fazer o cabelo, Edvaldo falava sobre a vontade de vencer na vida, por isso, saia de Coquinhos para Ilhéus, na tentativa de ganhar dinheiro, dá uma educação melhor as suas filhas e, quem sabe um dia, tornar-se uma autoridade política na cidade intitulada Rainha do Sul.  Desde moço Edvaldo era visto como uma pessoa servidora, solicita e interessada no bem estar da sua comunidade. Antes, porém, Edvaldo foi comerciante na cidade de Itabuna, sem sucesso.
    Numa outra oportunidade, sentado na cadeira da tenda de Zé pra dá um trato na calva cabeleira, contou que tentaria ser candidato a vereador em Ilhéus. Logo, Zé respondeu: “Autoridade em Ilhéus, desista! Ser vereador, nem pensar! O povo de Ilhéus só elege quem tem dinheiro. Desista Edinho” como chamava Edvaldo.
    “Vou me filiar em um partido bom. Disseram-me que só ganha eleição quem for filiado.”
    “Sai dessa Edinho, vai cuidar de sua vendinha e procurar vender seus doces. Você é pobre e tem pouco estudo, rapaz! Pobre igual a você não vai pra lugar nenhum. Ainda mais nesses partidinhos que nunca pobre ganha. Você é doido, é?”
    Edvaldo se filiou inicialmente no PSDB e, logo depois, percebendo que era barca furada caiu fora. Em seguida procurou Jorge Farias e se filiou no PSDC. “Não tenho dinheiro, mas, toda semana vou dá um brinde a Oscar Valente (caixa de bombom da garoto) pra sortear em seu programa na Santa Cruz e, assim já começam a divulgar meu nome”. A estratégia deu certo.
    Zé da barbearia sempre pessimista-, desestimulava Edvaldo e duvidava da audiência do Programa Alegria Alegria, apresentado pelo repórter do povo, aos sábados à tarde no prefixo 1.090. Oscar foi o primeiro da imprensa a divulgar Dinho. Agora já conhecido como Dinho da Bomboniere.
     A partir daí Dinho da bomboniere começou a participar ativamente dos movimentos do bairro. Foi diretor da Associação de Moradores, foi membro do Conselho de Segurança da zona sul e sempre participou dos mutirões realizados na Rua da Palha.
    Sempre que aparecia em Zé da barbearia, ouvia sempre o mesmo pessimismo: “Rapaz, vai cuidar de sua bomboniere, sem dinheiro você não vai pra lugar nenhum. Esqueça essa coisa de vereador”.
    Sempre otimista e disciplinado, em 2007 Dinho montou uma revenda de Botijão de Gás vizinho à bomboniere. A partir daí começou a ser apelidado de Dinho Gás.  Dinho sempre foi religioso e presente em eventos das Igrejas protestantes, como também o primeiro a carregar o andor da festa da padroeira do bairro. De olho no Palácio Monsenhor Teodolindo Ferreira, ser ecumênico foi preciso. Dinho nunca faltou a um enterro e sempre colaborava com quermesses e festas de largo. “Sempre me ajudou nas minhas gincanas”, afirma Silvana Veneno.
   Em um novo retorno a Zé da barbearia, Dinho se mostrava confiante e decidido. “Creio que terei vitória, Deus tem um projeto na minha vida”, E, perguntou ao barbeiro: Vai votar em eu?”-, Zé de pronto respondeu: “Não. Não gosto de perder o meu voto!”
    Em outubro de 2008 Dinho é eleito como um dos vereadores mais votado de Ilhéus.  Tornando-se a mais alta autoridade da Rua da Palha, agora Bairro de Nossa Senhora da Vitória.
     Passado alguns meses, depois da posse, Dinho volta ao barbeiro para fazer mais uma vez o seu ralo cabelo. E Zé lhe pergunta: “Dinho você ganhou mesmo a eleição, né. E quando você tomou posse junto com aquele povo todo rico, professores e doutores, o que eles disseram pra você?
    Dinho respondeu: “Olha Zé, o médico Aldemir Almeida, os professores Paulo Carqueija, Alzimário Belmonte, Carmelita Ângela, o meu líder Jailson Nascimento e até mesmo o advogado Marcos Flávio chegaram bem perto do meu ouvido e perguntou: ‘Onde você faz esse corte de cabelo tão bonito?”
     Existem muitas pessoas como esse barbeiro, que vêem tudo com óculos escuros e falam mal de tudo e botam gosto ruim também em tudo. O pessimismo instalado no coração precisa desaparecer definitivamente de nossa vida.
    É preciso sempre acreditar, como fez Dinho Gás. É preciso recuperar a fé. É preciso crê. O pessimista mina nossa fé como o detergente acaba, não só com a gordura, mas com o melhor azeite.
    No último dia 15 de dezembro, Dinho consegue avançar mais um degrau em sua vida. É eleito Presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, tornando a 3ª autoridade política da cidade, prometendo mudanças, avanços e uma relação amistosa com o poder executivo.
    O sonho ainda não acabou. Torcemos pela humildade, pela responsabilidade, pelo compromisso de homem público e, principalmente pela independência.
   E, esperamos continuar essa crônica no norte dos louros.
    

 *Elias Reis é articulista e Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus.
eliasreis.ilheus@gmail.com

DAS 13 “DIRETRIZES DO GOVERNO” DE DILMA, conheça a que trata da EDUCAÇÃO.

A PRESIDENTE ELEITA DILMA ROUSSEFFE E O EX-PRESIDENTE LUZ INÁCIO LULA DA SILVA QUE SAI!


7.    Garantir educação para igualdade social, a cidadania e o desenvolvimento.

Será garantido aos brasileiros – em especial aos jovens – acesso a escola de qualidade que combine ensino de qualidade e capacitação profissional. O Governo cuidará da pré-escola à pós-graduação, disponibilizando mais verba para estimular pesquisas e fortalecer o ensino superior. O programa ProUni será mantido e potencializado, permitindo que mais estudantes de baixa renda ingressem na universidade. O projeto de construção das Instituições Federais de Educação Tecnológica (Ifet) será ampliado e as cidades pólo com mais de 50 mil habitantes terão, pelo menos, uma escola técnica.

O Governo Federal assumirá a responsabilidade da criação de 6 mil creches e pré-escolas e 10 mil quadras esportivas cobertas. Além disso, haverá uma ampla mobilização envolvendo poderes públicos e sociedade civil para que o analfabetismo seja erradicado.

Aluno troca rede pública por particular, apontam dados

Postado por O MP e os Objetivos do Milênio
Diferentemente do sistema público, a rede privada de educação básica tem ganho alunos. A informação é da reportagem de Fábio Takahashi publicada na edição desta sexta-feira da Folha.

De acordo com o texto, pesquisadores, escolas particulares e o próprio MEC veem nos números uma tendência de migração de alunos da rede pública para a privada, impulsionada pela melhoria da renda das classes C e D- tradicionais usuárias do sistema oficial.

De 2007 a 2010, as escolas pagas cresceram 18% e agora representam 15% das matrículas, o maior número de estudantes da década, de acordo com o Censo Escolar. No mesmo período, o sistema público encolheu 6%. Os dados abrangem do ensino infantil ao médio. O mesmo movimento é verificado pelo IBGE, por meio da Pnad.

Em termos de qualidade, os dados disponíveis são insuficientes para verificar se a migração causou mudanças. Segundo o Ideb, avaliação federal que avalia nota dos alunos e taxas de reprovação, a rede privada melhora desde 2005 nos primeiros anos do ensino fundamental. Já no médio, está estagnada.

Editoria de Arte/Folhapress


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/saber/853164-aluno-troca-rede-publica-...

sábado, 1 de janeiro de 2011

Processos de improbidade em Ilhéus integram Metas de julgamento do CNJ

Postado por MP e os Objetivos do Milênio
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu metas com o objetivo de melhorar a prestação jurisdicional. A Meta 1 estipulava que os tribunais deveriam julgar quantidade igual a de processos distribuídos em 2010, mais uma parcela do estoque, foi atingida apenas pelos Tribunais Superiores e Justiça Eleitoral.
Já a Meta 2 estipulava o  julgamento de todos os processos de conhecimento distribuídos (em 1º grau, 2º grau e tribunais superiores) até 31 de dezembro de 2006, e os processos trabalhistas, eleitorais, militares e da competência do Tribunal do Júri, até 31 de dezembro de 2007. Contudo, a média de cumprimento nacional foi baixa, 37% apenas. A Justiça Militar conseguiu o melhor número, com 84% contra 32% da Justiça Estadual.
A partir da fixação das metas pelo CNJ, as ações civis públicas em Ilhéus têm merecido maior atenção, sobretudo na 2ª Vara Cível, que recebe os processos contra ou do interesse do Município de Ilhéus, como é o caso das ações de improbidade administrativa. Entretanto, em face ao número insuficiente de serventuários e a grande quantidade de processos acumulada nessa Vara, o andamento é lento.
Contudo, como muitas das ações de improbidade estão inseridas na Meta 2 do CNJ, acredita-se que haverá algum julgamento de improbidade administrativa para 2011. Há ações contra quatro gestores municipais sucessivos, sem que nenhuma delas tenha sido julgada - com absolvição ou condenação, mas, pelo menos, com julgamento. Em 2010, realizou-se a primeira audiência de instrução em processo de improbidade administrativa da história de Ilhéus, muito embora as primeiras ações tenham sido aforadas em 1996.
O Conselho de Acompanhamento do Fundeb vigia e relata a contratação irregular de professores, sem concurso público e fora das hipóteses legais, bem assim o pagamento de verbas rescisórias a contratados temporários - que a elas não fazem jus, com as verbas da educação. O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia rejeita anualmente as contas da Prefeitura de Ilhéus, desde 2006. Há pelo menos vinte anos o Município não  constroi um prédio escolar, há quem afirme que já chega a trinta anos. As ações de improbidade são aforadas pelo MInistério Público, levando de dois a três anos para terem o recebimento, com a citação do réu.
No entanto,  2011 bate à porta. É preciso ter esperança. Talvez um julgamento na área de improbidade administrativa não mude a história de Ilhéus. Mas será suficiente para demonstrar à sociedade, especialmente aos cidadãos que fiscalizaram as escolas públicas, que acompanharam o Programa O MP e os Objetivos do Milênio, que se indignaram com a má aplicação dos recursos públicos, que a rede de proteção está formada, com o Poder Judiciário manifestando-se, ao final dela,  sobre o que é certo, legal e ético.
Desvio de dinheiro público e descaso com a educação merecem solução diversa de impunidade.

Eis o rol de ações de improbidade em andamento em Ilhéus:
* 0011693-02.2010.805.0103; 0011573-56.2010.805.0103;0010794-04.2010.805.0103; 0009653-47.2010.805.0103;
* 0007801-85.2010.805.0104; 0005295-39.2010.805.0103;0005294-54.2010.805.0103;0005291-02.2010.805.0103;
* 0003668-97.2010.805.0103; 0004031-84.2010.805.0103; 0003176-08.2010.805-0103;0001263-88.2010.805.0103
* 0011031-72.2009.805.0103, 0013395-17.2009.805.0103; 0008429-11.2009.805.0103; 008092-22.2009.805.0103;
* 0007051-20.2009.805.0103; 0007862-77.2009.805.0103; 0003714-23.2009.805.0103; 003662-27.2009.805.0103;
* 0008353-21.2008.805.0103; 0008086-49.2008.805.0103; 0007122-56.2008.805.0103; 006226-13.2008.805.0103;
* 0006225-28.2008.805.0103; 0005366-12.2008.805.0103;, 0004674-13.2008.805.0103;004228-10.2008.805.0103;
* 0011973-41.2008.805.0103, 0002891-83.2008.805.0103; 0011502-25.2008.805.0103;0002221-45.2008.805.0103;
* 0011203-48.2008.805.0103, 0001653-29.2008.805.0103; 0010841-46.2008.805.0103;001197-79.2008.805.0103;
* 0010327-93.2008.805.0103, 0008652-95.2008.805.0103; 0012432-77.2007.805.0103;0011659-32.2007.805.0103;
* 007861-34.2005.805.0103; 0002491-74.2005.805.0103;0002203-29.2005.805.0103;0004790-29.2002.805.0103;
* 0007861-34.2005.805.0103, 0002203-29.2005.805.0103;0004960-93.2005.805.0103;0002491-74.2005.805.0103;
* 0006547-87.2004.805.0103;0003173-63.2004.805.0103, 0003042-88.2004.805.0103;0006547-87.2004.805.0103;
* 0003173-63.2004.805.0103, 0003042-88.2004.805.0103;0006155-84.2003.805.0103;006155-84.2003.805.0103;
* 0005673-73.2002.805.0103;0005673-73.2002.805.0103;0004790-29.2002.805.0103,0005150-95.2001.805.0103;
* 0005174-26.2001.805.0103;0005149-13.2001.805.0103, 000933-09.2001.805.0103;0000944-38.2001.805.0103;
* 0000933-09.2001.805.0103;0000945-23.2001.805.0103, 0000944-38.2001.805.0103;0005150-95.2001.805.0103;
* 0005174-26.2001.805.0103;0005149-13.2001.805.0103, 0000933-09.2001.805.0103;0000944-38.2001.805.0103;
* 0000933-09.2001.805.0103;0000945-23.2001.805.0103, 0000944-38.2001.805.0103;0003182-64.2000.805.0103;
* 0003182-64.2000.805.0103;0001221-59.1998.805.0103;0001557-63.1998.805.0103, 0001221-59.1998.805.010;
# * 0001557-63.1998.805.0103, 0000980-56.1996.805.0103;0000980-56.1996.805.0103

ACOMPANHEM A EVOLUÇÃO DA DESPESA MÊS A MÊS COM ALIMENTAÇÃO E HOSPEDAGEM, ALÉM DO SALÁRIO, DA DEPUTADA ESTADUAL ÂNGELA SOUSA


MÊS DE 2010                       VALOR TOTAL (R$)

JAN                                         8.000,00

FEV                                         8.000,00

MAR                                        8.000,00

ABR                                         14.000,00

MAI                                         14.000,00

JUN                                         14.000,00

JUL                                          20.000,00

AGO                                         20.000,00

SET                                          20.000,00

OUT                                         20.000,00

CONSELHO DO FUNDEB FAZ SUA ÚLTIMA REUNIÃO DO ANO DE 2010 COM A PRESENÇA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO

                                              Reunião Ordinária do FUNDEB Ilhéus
No último dia 29 de dezembro na sede da APPI no Malhado, aconteceu reunião ordinária do Conselho do   FUNDEB ultima em 2010, que aproveitou para aprovar as contas de 2010 do PETE-Ba, Programa de apoio ao transporte escolar dos alunos do ensino médio no município, convênio entre o município de Ilhéus e o governo do estado. Estiveram presentes, os conselheiros Osman Nogueira (Presidente do Conselho), Roberto de Jesus (Corsário) Representante dos Pais de alunos da rede pública, Amarildo, Selma Estrela, Marlene-representante do Conselho Tutelar, Enilda Mendonça da APPI, Celeney-Representante da SEDUC e Lidiney Campos-Secretária de Educação do Município de Ilhéus.

CNJ reduz pressão sobre tribunais e juízes

 Postado por CONJUR.COM
 
Todo ano, o Conselho Nacional de Justiça se reúne com os presidentes dos Tribunais de Justiça para identificar as necessidades do Poder Judiciário e estabelecer metas com o objetivo de melhorar a prestação jurisdicional. Assim como as necessidades são diferentes com o passar do tempo, as metas estipuladas se renovam. Elas são definidas visando uma uniformização do planejamento estratégico dos tribunais.
Para 2011, o CNJ adotou novos rumos e reduziu a pressão sobre os tribunais e a magistratura. As metas estatísticas fizeram-se menos inalcançáveis. O juiz auxiliar da presidência do CNJ, Antonio Carlos Alves Braga Junior, explica que o alcance das metas ficou em aberto para abranger as diferenças regionais.
O presidente do Conselho, ministro Cezar Peluso, costuma dizer que a corte não foi criada para substituir as corregedorias dos tribunais, inclusive, na apuração de irregularidades cometidas pelos juízes que os integram (do que discorda a corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon).
Até a definição dos objetivos para 2011, por exemplo, as metas que tratavam de celeridade determinavam o julgamento de um conjunto de processos específicos. Foi o caso da Meta 2 de 2009, que previa o julgamento até o final daquele ano de todos os processos distribuídos até dezembro de 2005. Também a Meta 3 de 2010 estabelecia um objetivo determinado e mensurável: a redução em pelo menos 10% do acervo de processos na fase de cumprimento ou de execução e, em 20%, o acervo de execuções fiscais.
As metas para 2011 têm um formato diferente. Aquela que trata da celeridade é a única que pode ser medida objetivamente: julgar durante o ano um número de processos maior que o número de ações que deram entrada no tribunal ou naquela vara, mais uma parte do acervo.
Divididas em dois blocos, o primeiro deles estabelece metas para a Justiça como um todo: Conciliação e Gestão, Modernização, Celeridade e Responsabilidade Social. Já as Metas Específicas preveem objetivos a serem alcançados por cada segmento da Justiça.
A mudança de rumos do CNJ, conforme explica o juiz Braga Junior, não exclui o acompanhamento de metas que não foram incluídas nos objetivos nacionais do próximo ano. Segundo ele, as metas dos anos anteriores continuam sendo monitoradas pelo CNJ. "O cumprimento das metas de 2009 e 2010 continuarão sendo cobradas. Como são diferentes, não podem ser comparadas com as de 2011", destaca. Ele acrescenta que o desempenho do Judiciário no próximo ano será publicado no site do CNJ, assim como nos anos anteriores.
O juiz esclarece que as metas para 2011 têm como objetivo serem facilmente gravadas pelos operadores da Justiça. "Nesse aspecto, as novas metas têm um aspecto de comunicação com a sociedade para que todos tenham na memória os objetivos nacionais, que também tem um acompanhamento maior da mídia", diz. "Os tribunais têm muito mais metas do que apenas essas, que são mais abrangentes", ressalta.
A meta que trata de Conciliação e Gestão objetiva a criação de unidades de gerenciamento de projetos nos tribunais para auxiliar a implantação da gestão estratégica. Segundo Braga Junior, deve ser um órgão da administração no qual se concentrem informações sobre todos os projetos do tribunal. "Seria função do gerenciamento de projetos criar e alimentar com informações um grande quadro, visível a todos na organização, onde se concentram as informações sobre os projetos e etapas de sua execução, sem a necessidade de infinitas reuniões de equipe", observa.
A Modernização da Justiça está descrita na Meta 2, com a previsão de se "implantar sistema de registro audiovisual de audiências em pelo menos uma unidade judiciária de primeiro grau". A diferença desta para a meta prevista para 2010 sobre informatização reside no seu alcance. O acordo anterior previa a informatização da Justiça como um todo.
A Responsabilidade Social, prevista na Meta 4, vai implantar ao menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos.
Cumprimento das metas
O relatório divulgado pelo CNJ do Cumprimento das Metas de 2010 foi feito de acordo com os parâmetros antigos, separando os resultados nas dez metas. É possível verificar a média nacional e ainda os números de cada tribunal. A pesquisa mostra as informações da Justiça Estadual, Federal, Militar, Eleitoral e Trabalhista.
De acordo com o relatório de cumprimento de metas do CNJ, a Meta 1 — que estipula que os tribunais deveriam julgar quantidade igual a de processos distribuídos em 2010 mais uma parcela do estoque — foi atingida apenas pelos Tribunais Superiores e a Justiça Eleitoral, diferentemente do índice divulgado pelo Conselho. A maior parte dos tribunais, em todas as esferas do Judiciário, chegou perto de julgar o mesmo número de ações novas distribuídas durante o ano. No entanto, a Meta 1 previa também o julgamento de uma parte do acervo de processos.
Os índices divulgados pelo CNJ (conforme a tabela abaixo) tratam apenas do julgamento do mesmo número de ações distribuídas, sem levar em conta a "parcela do estoque". Nos Tribunais Regionais Federais, por exemplo, foram distribuídas 2.327.812 ações. No entanto, os desembargadores deram conta de 2.247.956. Isto é, não conseguiram julgar o mesmo número que entrou e nem uma parte do estoque. Mesmo assim, o índice de cumprimento da meta divulgado pelo CNJ é de 95,51%.
Gráfico - Meta 1 - CNJ
Segundo os dados, a Meta 2, que prevê o julgamento de todos os processos de conhecimento distribuídos (em 1º grau, 2º grau e tribunais superiores) até 31 de dezembro de 2006 e, os processos trabalhistas, eleitorais, militares e da competência do tribunal do Júri, até 31 de dezembro de 2007, a média nacional é baixa, 37% apenas. A Justiça Militar foi a que conseguiu o melhor número, com 84% contra 32% da Justiça Estadual.
O número pode ser considerado ainda mais baixo se comparado com o ano anterior. Em 2009, a Meta 2 previa a identificação dos processos mais antigos e adoção de medidas concretas para o julgamento de todas as ações distribuídas até 31 de dezembro de 2005, incluindo 1º, 2º grau e tribunais superiores. Mas, a meta de 2010 considerou apenas os processos de 2006. E os 4,4 milhões de processos pendentes de 2009 não foram somados aos deste ano.
Gráfico - Meta 2 - CNJ
Sobre a tentativa de reduzir em pelo menos 10% o acervo de processos na fase de cumprimento ou de execução e, em 20%, o acervo de execuções fiscais a média é boa para processos de natureza não fiscal (94%) e baixa para os fiscais (44%). Apesar de a média nacional apontar 69% de cumprimento, poucos tribunais atingiram a meta. Outros, além de não conseguir reduzir o acervo, ficaram negativos.
Gráfico - Meta 3 Fiscal e Não Fiscal - CNJ
A meta que previa lavrar e publicar todos os acórdãos em até 10 dias após a sessão de julgamento tem um número alto na Justiça Eleitoral, com 92%, mas baixo na Justiça Estadual, 31%. Neste caso, a média nacional ficou em 45% em 2010.
Gráfico - Meta 4 - CNJ
Uma das porcentagens mais baixas fica com a meta que pretende implantar método de gerenciamento de rotinas (gestão de processos de trabalho) em pelo menos 50% das unidades judiciárias de 1º grau. Apenas 23% dos tribunais do país conseguiram. A Justiça Federal alcançou a meta, e garantiu 80%. E a Justiça Estadual, não chegou a 30%.
Gráfico - Meta 5 - CNJ
O pior número ficou para a tentativa de reduzir em pelo menos 2% o consumo per capita (magistrados, servidores, terceirizados e estagiários) com energia, telefone, papel, água e combustível. A média nacional não alcança 20%. A Justiça Eleitoral foi a que melhor se colocou, com 28%, e contra 4% da Justiça do trabalho, Tribunais Superiores e Justiça Federal.
Gráfico - Meta 6 - CNJ
Uma das metas que apresentou os melhores números trata da publicação da produtividade de magistrados. A Justiça Federal chega a 80%. E a média do país fica em 56%.
Gráfico - Meta 7 - CNJ
E o aperfeiçoamento dos magistrados apresenta baixa adesão pelo país, apenas 28%. Os que apontam o índice mais baixo são a Justiça Militar e os Tribunais Superiores.
Gráfico - Meta 8 - CNJ
A meta que prevê ampliar para 2 Mbps a velocidade dos links entre o tribunal e 100% das unidades judiciárias instaladas na capital e, no mínimo, 20% das unidades do interior alcançaram metade dos tribunais. Porém, a média esconde a distância que existe entre a Justiça federal com 84% e a Eleitoral com 27%.
Gráfico - Meta 9 - CNJ
Confira as metas para 2011:
Metas Nacionais do Judiciário para 2011
Meta 1. Criar unidade de gerenciamento de projetos nos tribunais para auxiliar a implantação da gestão estratégica.
Meta 2. Implantar sistema de registro audiovisual de audiências em pelo menos uma unidade judiciária de primeiro grau em cada tribunal.
Meta 3. Julgar quantidade igual a de processos de conhecimento distribuídos em 2011 e parcela do estoque, com acompanhamento mensal.
Meta 4. Implantar pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos.
Metas por Segmento de Justiça
Justiça Trabalhista
Meta 5. Criar um núcleo de apoio de execução.
Justiça Eleitoral
Meta 6. Disponibilizar nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) até dezembro de 2011 o sistema de planejamento integrado das eleições.
Meta 7. Implantar e divulgar a “carta de serviços” da Justiça Eleitoral em 100% das unidades judiciárias de primeiro grau (Zonas Eleitorais) em 2011.
Justiça Militar
Meta 8. Implantar a gestão de processos em pelo menos 50% das rotinas administrativas, visando a implementação do processo administrativo eletrônico.
Justiça Federal
Meta 9. Implantar processo eletrônico judicial e administrativo em 70% das unidades de primeiro e segundo grau até dezembro de 2011.

PRESIDENTE DO SINDICATO DOS RADIALISTAS DE ILHÉUS

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