quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Para implantar educação integral, é preciso aumentar volume e distribuição dos recursos da educação diz especialista.

Postado por O MP e os Objetivos do Milênio
 
Sem aumentar o volume de recursos do MEC (Ministério da Educação) e sua distribuição entre Estados e municípios, a meta de chegar a 50% de cobertura na rede pública com educação integral fica inviável. A afirmação foi feita por Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Oferecer metade das vagas em regime integral é uma das 20 metas do PNE (Plano Nacional da Educação), que determina....

Segundo Cara, o PNE “já sai defasado” uma vez que “o texto, como está, permite a aplicação de 7% do PIB [Produto Interno Bruto] até 2020 [na Educação]”. Segundo seus cálculos, esse montante precisaria estar disponibilizado até 2015, para possibilitar a formação de redes que possam atender em regime integral. Os movimentos sociais consideram 8% uma cifra mais adequada para garantir atendimento e qualidade na educação.

Os cálculos realizados pela Conae se baseiam no CAQi (Custo Aluno-Qualidade Inicial), uma referência de valores que inverte a lógica atual de distribuição de recursos. Atualmente, é feito um cálculo dividindo a verba disponível pela quantidade de estudantes. O CAQi parte da idéia de que existe um valor mínimo que deve ser aplicado para que a educação tenha qualidade – nesse valor estão incluídos desde o salário do professor aos gastos com material de limpeza.

Contradição

O texto apresentado pelo ministro Fernando Haddad, segundo Daniel Cara, é tímido diante do que havia proposto a Conae. O argumento do MEC teria sido a viabilidade do PNE. “Mas [o PNE] não é [viável no cumprimento de metas, como a implantação da educação integral] se não aumentar porcentagem do PIB e ação distributiva [dessas verbas por parte da União para os Estados e municípios]”, explica Cara.

A União, explica Daniel, fica com 53% da receita líquida dos tributos. “[Isso] é mais que os municípios e Estados conseguem arrecadar”, diz. Para melhorar a qualidade, é preciso que o governo federal amplie o montante de recursos e o distribua de maneira voluntária em vez de ser por meio de programas e convênios como é feito atualmente.

Em 2010, apenas 5,7% das matrículas da rede pública eram nessa modalidade de..., segundo dados do Censo Escolar 2010. Foram registradas 2.440.594 inscrições de tempo integral nas redes municipais e estaduais em todos os níveis de ensino, incluindo pré-escola, creche e EJA (Educação de Jovens e Adultos).  Se forem contabilizados apenas os inscritos na educação básica (ensino fundamental e médio), a porcentagem é ainda menor: 3,86%.

No ensino fundamental, 1.327.129 matrículas foram registradas com carga horária de 7 horas ou mais tanto em estabelecimentos públicos quanto privados. Esse contingente corresponde a 4,7% do atendimento feito no sistema público (1.264.309 de estudantes) e a 1,6% dos alunos de escolas particulares (63.120).

Ensino integral

Segundo as regras do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), a jornada escolar deve ter duração igual ou superior a sete horas diárias, durante todo o período letivo, para ser considerada integral. Essa carga horária deve corresponder ao período em que “um mesmo aluno permanece na escola ou em atividades escolares

Do portal UOL

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

PORTO CAYMMI LOUNGE BAR - Galera, vamos curtir essa


cantando um repertório variado, passando por 
várias vertentes da música, tais como:
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Municípios poderão usar recursos do Fundeb no ensino médio

Agencia da Câmara

Arquivo - Diógenes Santos
Mattos: municípios precisam ter a faculdade de investir no ensino médio.
 
A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 522/10, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que permite que os municípios utilizem recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FundebO Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é formado por recursos estaduais, municipais e federais e destina-se a promover a educação infantil, o ensino fundamental e médio, inclusive a educação de jovens e adultos. Os recursos do Fundeb, que tem vigência até 2020, são distribuídos de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior. Pelo menos 60% dos recursos do fundo são usados no pagamento dos salários dos professores.) no ensino médio.

A redação atual do inciso IV do artigo 60 do Ato das Disposições Constituições Transitórias prevê que os entes federativos devem aplicar esses recursos exclusivamente em seu âmbito de atuação prioritária. Pelo texto constitucional, os municípios devem atuar prioritariamente na educação infantil e no ensino fundamental; enquanto os estados, nos ensinos fundamental e médio.

De acordo com o autor da proposta, os municípios não podem ficar reféns da boa vontade dos Estados a que estão vinculados para investir nas escolas de ensino médio. "É preciso quebrar as amarras redacionais que engessam a possibilidade de prefeitos utilizarem recursos do Fundeb no ensino médio local", diz Pompeo de Mattos.

Tramitação
A PEC foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) para exame de admissibilidadeExame preliminar feito pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania sobre a constitucionalidade de uma proposta de emenda à Constituição (PEC). A CCJ examina se a proposta fere uma cláusula pétrea da Constituição, se está redigida de acordo com a técnica correta e não fere princípios orçamentários. Se for aprovada nessa fase, a proposta será encaminhada a uma comissão especial que será criada especificamente para analisá-la. Se for considerada inconstitucional, a proposta será arquivada.. Se aprovada, será analisada por uma comissão especialComissão temporária criada para examinar e dar parecer sobre projetos que envolvam matéria de competência de mais de três comissões de mérito. Em vez de tramitar pelas comissões temáticas, o projeto é analisado apenas pela comissão especial. Se aprovado nessa comissão, segue para o Senado, para o Plenário ou para sanção presidencial, dependendo da tramitação do projeto. criada exclusivamente para esse fim. Depois, a proposta precisará ser votada em dois turnos pelo Plenário.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Maria Neves
Edição - Marcelo Oliveira

SINDRÁDIO realiza Curso de Cerimonial Descomplicado na cidade de Ilhéus

   O Sindicato dos Radialistas de Ilhéus e a Aquino - Serviços, Divulgação e Promoções programam a realização do Curso Cerimonial Descomplicado, inédito na cidade, a realizar-se-á, na primeira quinzena de fevereiro próximo. O curso há tempo vem sendo solicitado pelos profissionais da imprensa ilheense, mas, somente agora foi possível agendar. “O radialista e o jornalista precisam assimilar e se adequar a situações pertinentes ao seu ofício e, não apenas limitar-se ao uso da voz dentro de um estúdio ou mesmo apenas conhecer de uma boa redação. O profissional de mídia precisa avançar e enveredar por outros canais de conhecimento”, afirma Tony Matiolli, radialista e diretor sindical.
bg_6780078Tony Matiolli, radialista
   O público alvo são os radialistas, jornalistas, chefes e assessores parlamentares, assessores de comunicação, organizadores e promotores de eventos, relações públicas e profissionais que necessitem falar em público. As vagas são limitadas e todo o curso será apresentado através de Data-show, exposição teórica com fornecimento de apostila para acompanhamento e exercício prático.
   Segundo o presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, Elias Reis, é importante que todos entendam de cerimonial e protocolo. Aliás, existe inclusive decreto governamental sobre isso. É claro que apesar do curso, a experiência se adquire através do tempo, com a prática, tornando-se até mesmo mais uma fonte de renda.
   Para o jornalista Ramiro Aquino, facilitador do curso e um dos cerimonialistas mais experientes e mais requisitados da região, o apresentador de cerimônias deve ter algumas características básicas: boa postura, boa presença de palco, mas não aparecer mais que a cerimônia. Uma boa voz ajuda bastante, além de conhecimento de etiqueta. É preciso conhecer os pronomes de tratamento adequados, quem é "Vossa Excelência", quem é "Ilustríssimo Senhor" e por aí afora. Vereador, por exemplo, não é "Excelentíssimo", tratamento dispensado apenas ao Presidente do Legislativo, embora eles se tratem assim. Situações constrangedoras: gafe, quedas, troca de nomes... Merecem reparos do jornalista Ramiro Aquino.
   O curso terá a carga horário de 8 (oito) horas e irá acontecer em um dia de sábado, criando possibilidades para um maior número possível de participantes, obedecendo o limite máximo. Ao final do curso será fornecido certificado de conclusão.
  Buscando sempre a qualificação, outros eventos já estão também programados: Seminário sobre Poder Legislativo, em parceria com o IBEC; Seminário sobre Política Sindical, em parceria com a Central Força Sindical; Curso básico de inglês e Curso de Atualização profissional, em parceria com o Colegiado de Comunicação Social da Uesc.
   Período de inscrição, data, curso, local, investimento, expositores e outras informações, pelo e-mail sindicato.radio.tv.ilheus@gmail.com

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Governo estima receita 13,7% maior para o Fundeb em 2011

Postado por O MP e os Objetivos do Milênio
O governo federal deve aumentar o valor mínimo do investimento por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). De acordo com uma portaria publicada nesta segunda-feira (3) no “Diário Oficial da União” e assinada pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Fazenda, Guido Mantega, o valor mínimo estimado, que era de R$ 1.414,85, em 2010, será de R$ 1.722,05, em 2011.
Além disso, a receita total estimada é de R$ 94,48 bilhões, 13,7% maior em relação a 2010 (estimado em R$ 83,09 bilhões). Estados, Distrito Federal e municípios vão contribuir com R$ 86,68 bilhões. A União vai complementar com 10% deste valor (R$ 8,66 milhões).
Os recursos do Fundeb financiam a educação básica pública. Parte do dinheiro é usada para o  pagamento dos salários de professores, diretores e orientadores educacionais.
 Estes recursos são compostos por repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE), Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Produtos Industrializados proporcional às exportações (IPIexp), Desoneração das Exportações, Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD), Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e cota parte de 50% do Imposto Territorial Rural (ITR) devida aos municípios.
Nos estados em que os repasses não atingem o valor mínimo por aluno por ano, a União complementa a diferença.
Do G1, em São Paulo

JORNAL DO RADIALISTA, 3ª feira nas bancas de Ilhéus, Itabuna e cidades vizinhas.

O barbeiro e o sonhador


03 de janeiro de 2011
*Elias Reis
Tudo é possível para aquele que crê...
     Meados dos anos 90, um rapaz por nome de Edvaldo Nascimento, morador da Rua da Palha e dono de uma pequena vendinha na esquina, conversava com seu amigo ‘Zé da barbearia’ sobre os seus sonhos. Numa dessas visitas a Zé para fazer o cabelo, Edvaldo falava sobre a vontade de vencer na vida, por isso, saia de Coquinhos para Ilhéus, na tentativa de ganhar dinheiro, dá uma educação melhor as suas filhas e, quem sabe um dia, tornar-se uma autoridade política na cidade intitulada Rainha do Sul.  Desde moço Edvaldo era visto como uma pessoa servidora, solicita e interessada no bem estar da sua comunidade. Antes, porém, Edvaldo foi comerciante na cidade de Itabuna, sem sucesso.
    Numa outra oportunidade, sentado na cadeira da tenda de Zé pra dá um trato na calva cabeleira, contou que tentaria ser candidato a vereador em Ilhéus. Logo, Zé respondeu: “Autoridade em Ilhéus, desista! Ser vereador, nem pensar! O povo de Ilhéus só elege quem tem dinheiro. Desista Edinho” como chamava Edvaldo.
    “Vou me filiar em um partido bom. Disseram-me que só ganha eleição quem for filiado.”
    “Sai dessa Edinho, vai cuidar de sua vendinha e procurar vender seus doces. Você é pobre e tem pouco estudo, rapaz! Pobre igual a você não vai pra lugar nenhum. Ainda mais nesses partidinhos que nunca pobre ganha. Você é doido, é?”
    Edvaldo se filiou inicialmente no PSDB e, logo depois, percebendo que era barca furada caiu fora. Em seguida procurou Jorge Farias e se filiou no PSDC. “Não tenho dinheiro, mas, toda semana vou dá um brinde a Oscar Valente (caixa de bombom da garoto) pra sortear em seu programa na Santa Cruz e, assim já começam a divulgar meu nome”. A estratégia deu certo.
    Zé da barbearia sempre pessimista-, desestimulava Edvaldo e duvidava da audiência do Programa Alegria Alegria, apresentado pelo repórter do povo, aos sábados à tarde no prefixo 1.090. Oscar foi o primeiro da imprensa a divulgar Dinho. Agora já conhecido como Dinho da Bomboniere.
     A partir daí Dinho da bomboniere começou a participar ativamente dos movimentos do bairro. Foi diretor da Associação de Moradores, foi membro do Conselho de Segurança da zona sul e sempre participou dos mutirões realizados na Rua da Palha.
    Sempre que aparecia em Zé da barbearia, ouvia sempre o mesmo pessimismo: “Rapaz, vai cuidar de sua bomboniere, sem dinheiro você não vai pra lugar nenhum. Esqueça essa coisa de vereador”.
    Sempre otimista e disciplinado, em 2007 Dinho montou uma revenda de Botijão de Gás vizinho à bomboniere. A partir daí começou a ser apelidado de Dinho Gás.  Dinho sempre foi religioso e presente em eventos das Igrejas protestantes, como também o primeiro a carregar o andor da festa da padroeira do bairro. De olho no Palácio Monsenhor Teodolindo Ferreira, ser ecumênico foi preciso. Dinho nunca faltou a um enterro e sempre colaborava com quermesses e festas de largo. “Sempre me ajudou nas minhas gincanas”, afirma Silvana Veneno.
   Em um novo retorno a Zé da barbearia, Dinho se mostrava confiante e decidido. “Creio que terei vitória, Deus tem um projeto na minha vida”, E, perguntou ao barbeiro: Vai votar em eu?”-, Zé de pronto respondeu: “Não. Não gosto de perder o meu voto!”
    Em outubro de 2008 Dinho é eleito como um dos vereadores mais votado de Ilhéus.  Tornando-se a mais alta autoridade da Rua da Palha, agora Bairro de Nossa Senhora da Vitória.
     Passado alguns meses, depois da posse, Dinho volta ao barbeiro para fazer mais uma vez o seu ralo cabelo. E Zé lhe pergunta: “Dinho você ganhou mesmo a eleição, né. E quando você tomou posse junto com aquele povo todo rico, professores e doutores, o que eles disseram pra você?
    Dinho respondeu: “Olha Zé, o médico Aldemir Almeida, os professores Paulo Carqueija, Alzimário Belmonte, Carmelita Ângela, o meu líder Jailson Nascimento e até mesmo o advogado Marcos Flávio chegaram bem perto do meu ouvido e perguntou: ‘Onde você faz esse corte de cabelo tão bonito?”
     Existem muitas pessoas como esse barbeiro, que vêem tudo com óculos escuros e falam mal de tudo e botam gosto ruim também em tudo. O pessimismo instalado no coração precisa desaparecer definitivamente de nossa vida.
    É preciso sempre acreditar, como fez Dinho Gás. É preciso recuperar a fé. É preciso crê. O pessimista mina nossa fé como o detergente acaba, não só com a gordura, mas com o melhor azeite.
    No último dia 15 de dezembro, Dinho consegue avançar mais um degrau em sua vida. É eleito Presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, tornando a 3ª autoridade política da cidade, prometendo mudanças, avanços e uma relação amistosa com o poder executivo.
    O sonho ainda não acabou. Torcemos pela humildade, pela responsabilidade, pelo compromisso de homem público e, principalmente pela independência.
   E, esperamos continuar essa crônica no norte dos louros.
    

 *Elias Reis é articulista e Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus.
eliasreis.ilheus@gmail.com

DAS 13 “DIRETRIZES DO GOVERNO” DE DILMA, conheça a que trata da EDUCAÇÃO.

A PRESIDENTE ELEITA DILMA ROUSSEFFE E O EX-PRESIDENTE LUZ INÁCIO LULA DA SILVA QUE SAI!


7.    Garantir educação para igualdade social, a cidadania e o desenvolvimento.

Será garantido aos brasileiros – em especial aos jovens – acesso a escola de qualidade que combine ensino de qualidade e capacitação profissional. O Governo cuidará da pré-escola à pós-graduação, disponibilizando mais verba para estimular pesquisas e fortalecer o ensino superior. O programa ProUni será mantido e potencializado, permitindo que mais estudantes de baixa renda ingressem na universidade. O projeto de construção das Instituições Federais de Educação Tecnológica (Ifet) será ampliado e as cidades pólo com mais de 50 mil habitantes terão, pelo menos, uma escola técnica.

O Governo Federal assumirá a responsabilidade da criação de 6 mil creches e pré-escolas e 10 mil quadras esportivas cobertas. Além disso, haverá uma ampla mobilização envolvendo poderes públicos e sociedade civil para que o analfabetismo seja erradicado.

Aluno troca rede pública por particular, apontam dados

Postado por O MP e os Objetivos do Milênio
Diferentemente do sistema público, a rede privada de educação básica tem ganho alunos. A informação é da reportagem de Fábio Takahashi publicada na edição desta sexta-feira da Folha.

De acordo com o texto, pesquisadores, escolas particulares e o próprio MEC veem nos números uma tendência de migração de alunos da rede pública para a privada, impulsionada pela melhoria da renda das classes C e D- tradicionais usuárias do sistema oficial.

De 2007 a 2010, as escolas pagas cresceram 18% e agora representam 15% das matrículas, o maior número de estudantes da década, de acordo com o Censo Escolar. No mesmo período, o sistema público encolheu 6%. Os dados abrangem do ensino infantil ao médio. O mesmo movimento é verificado pelo IBGE, por meio da Pnad.

Em termos de qualidade, os dados disponíveis são insuficientes para verificar se a migração causou mudanças. Segundo o Ideb, avaliação federal que avalia nota dos alunos e taxas de reprovação, a rede privada melhora desde 2005 nos primeiros anos do ensino fundamental. Já no médio, está estagnada.

Editoria de Arte/Folhapress


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/saber/853164-aluno-troca-rede-publica-...

sábado, 1 de janeiro de 2011

Processos de improbidade em Ilhéus integram Metas de julgamento do CNJ

Postado por MP e os Objetivos do Milênio
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu metas com o objetivo de melhorar a prestação jurisdicional. A Meta 1 estipulava que os tribunais deveriam julgar quantidade igual a de processos distribuídos em 2010, mais uma parcela do estoque, foi atingida apenas pelos Tribunais Superiores e Justiça Eleitoral.
Já a Meta 2 estipulava o  julgamento de todos os processos de conhecimento distribuídos (em 1º grau, 2º grau e tribunais superiores) até 31 de dezembro de 2006, e os processos trabalhistas, eleitorais, militares e da competência do Tribunal do Júri, até 31 de dezembro de 2007. Contudo, a média de cumprimento nacional foi baixa, 37% apenas. A Justiça Militar conseguiu o melhor número, com 84% contra 32% da Justiça Estadual.
A partir da fixação das metas pelo CNJ, as ações civis públicas em Ilhéus têm merecido maior atenção, sobretudo na 2ª Vara Cível, que recebe os processos contra ou do interesse do Município de Ilhéus, como é o caso das ações de improbidade administrativa. Entretanto, em face ao número insuficiente de serventuários e a grande quantidade de processos acumulada nessa Vara, o andamento é lento.
Contudo, como muitas das ações de improbidade estão inseridas na Meta 2 do CNJ, acredita-se que haverá algum julgamento de improbidade administrativa para 2011. Há ações contra quatro gestores municipais sucessivos, sem que nenhuma delas tenha sido julgada - com absolvição ou condenação, mas, pelo menos, com julgamento. Em 2010, realizou-se a primeira audiência de instrução em processo de improbidade administrativa da história de Ilhéus, muito embora as primeiras ações tenham sido aforadas em 1996.
O Conselho de Acompanhamento do Fundeb vigia e relata a contratação irregular de professores, sem concurso público e fora das hipóteses legais, bem assim o pagamento de verbas rescisórias a contratados temporários - que a elas não fazem jus, com as verbas da educação. O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia rejeita anualmente as contas da Prefeitura de Ilhéus, desde 2006. Há pelo menos vinte anos o Município não  constroi um prédio escolar, há quem afirme que já chega a trinta anos. As ações de improbidade são aforadas pelo MInistério Público, levando de dois a três anos para terem o recebimento, com a citação do réu.
No entanto,  2011 bate à porta. É preciso ter esperança. Talvez um julgamento na área de improbidade administrativa não mude a história de Ilhéus. Mas será suficiente para demonstrar à sociedade, especialmente aos cidadãos que fiscalizaram as escolas públicas, que acompanharam o Programa O MP e os Objetivos do Milênio, que se indignaram com a má aplicação dos recursos públicos, que a rede de proteção está formada, com o Poder Judiciário manifestando-se, ao final dela,  sobre o que é certo, legal e ético.
Desvio de dinheiro público e descaso com a educação merecem solução diversa de impunidade.

Eis o rol de ações de improbidade em andamento em Ilhéus:
* 0011693-02.2010.805.0103; 0011573-56.2010.805.0103;0010794-04.2010.805.0103; 0009653-47.2010.805.0103;
* 0007801-85.2010.805.0104; 0005295-39.2010.805.0103;0005294-54.2010.805.0103;0005291-02.2010.805.0103;
* 0003668-97.2010.805.0103; 0004031-84.2010.805.0103; 0003176-08.2010.805-0103;0001263-88.2010.805.0103
* 0011031-72.2009.805.0103, 0013395-17.2009.805.0103; 0008429-11.2009.805.0103; 008092-22.2009.805.0103;
* 0007051-20.2009.805.0103; 0007862-77.2009.805.0103; 0003714-23.2009.805.0103; 003662-27.2009.805.0103;
* 0008353-21.2008.805.0103; 0008086-49.2008.805.0103; 0007122-56.2008.805.0103; 006226-13.2008.805.0103;
* 0006225-28.2008.805.0103; 0005366-12.2008.805.0103;, 0004674-13.2008.805.0103;004228-10.2008.805.0103;
* 0011973-41.2008.805.0103, 0002891-83.2008.805.0103; 0011502-25.2008.805.0103;0002221-45.2008.805.0103;
* 0011203-48.2008.805.0103, 0001653-29.2008.805.0103; 0010841-46.2008.805.0103;001197-79.2008.805.0103;
* 0010327-93.2008.805.0103, 0008652-95.2008.805.0103; 0012432-77.2007.805.0103;0011659-32.2007.805.0103;
* 007861-34.2005.805.0103; 0002491-74.2005.805.0103;0002203-29.2005.805.0103;0004790-29.2002.805.0103;
* 0007861-34.2005.805.0103, 0002203-29.2005.805.0103;0004960-93.2005.805.0103;0002491-74.2005.805.0103;
* 0006547-87.2004.805.0103;0003173-63.2004.805.0103, 0003042-88.2004.805.0103;0006547-87.2004.805.0103;
* 0003173-63.2004.805.0103, 0003042-88.2004.805.0103;0006155-84.2003.805.0103;006155-84.2003.805.0103;
* 0005673-73.2002.805.0103;0005673-73.2002.805.0103;0004790-29.2002.805.0103,0005150-95.2001.805.0103;
* 0005174-26.2001.805.0103;0005149-13.2001.805.0103, 000933-09.2001.805.0103;0000944-38.2001.805.0103;
* 0000933-09.2001.805.0103;0000945-23.2001.805.0103, 0000944-38.2001.805.0103;0005150-95.2001.805.0103;
* 0005174-26.2001.805.0103;0005149-13.2001.805.0103, 0000933-09.2001.805.0103;0000944-38.2001.805.0103;
* 0000933-09.2001.805.0103;0000945-23.2001.805.0103, 0000944-38.2001.805.0103;0003182-64.2000.805.0103;
* 0003182-64.2000.805.0103;0001221-59.1998.805.0103;0001557-63.1998.805.0103, 0001221-59.1998.805.010;
# * 0001557-63.1998.805.0103, 0000980-56.1996.805.0103;0000980-56.1996.805.0103

ACOMPANHEM A EVOLUÇÃO DA DESPESA MÊS A MÊS COM ALIMENTAÇÃO E HOSPEDAGEM, ALÉM DO SALÁRIO, DA DEPUTADA ESTADUAL ÂNGELA SOUSA


MÊS DE 2010                       VALOR TOTAL (R$)

JAN                                         8.000,00

FEV                                         8.000,00

MAR                                        8.000,00

ABR                                         14.000,00

MAI                                         14.000,00

JUN                                         14.000,00

JUL                                          20.000,00

AGO                                         20.000,00

SET                                          20.000,00

OUT                                         20.000,00

Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024

Autor: Ivana Barreto (Ncom Seduc)    Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024 O pagamento ser...