sábado, 12 de março de 2011

KD OS PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ILHÉUS?

Postado por R2CPRESS
De: Hannah Jihad


Venho aqui demonstrar minha indignação contra a sociedade ilheense. O governo deu um pirulitinho de cala a boca no povo que pulou, acabou o pouco $$$ que tinha no bolso em 3 dias, com o circo da alegria clandestina , chamado CARNAVAL. Quanta pobreza mental da população dessa ilha com uma cabeça de jegue enterrada. Agora que a palhaçada acabou, quero saber como e que vai ficar a situação das escolas municipais que ateh hj não têm previsão de início de ANO LETIVO efetivo devido a falta de professores? Já que o povo tem tanta disposição para pular atrás de trio, agora é hora de pegar as plaquinhas e ir pra porta da prefeitura exigir escolas para seus filhos. Oh, povinho conformado!!!!

ILHÉUS: GOVERNO FURA BLOCO DA OPOSIÇÃO

Postado por O tabuleiro.com

G7 Ilhéus
Ex-G7 de Ilhéus
Definitivamente a articulação do prefeito Newton Lima conseguiu furar o cerco do bloco de oposição da Câmara, o famoso grupo dos sete que não se sustenta mais. Newton tem caminhado e anunciado obras em Inema, com o vereador Valmir, no Salobrinho, com Tarcisio Paixão e no Teotônio Vilela,  com Bel.
Agora o governo pretende obter vitórias e amenizar os discursos no legislativo. Informações dão conta que o objetivo agora é isolar dois vereadores: Jailson Nascimento e Gurita. Para o vereador Zé Neguinho está reservado a Secretaria da Pesca, que será criada nos próximos dias. Já com Dinho Gás, presidente da Câmara, o governo pretende ter boas relações.

Vereadores se reúnem com lideranças para discutir Complexo Intermodal

Postado por Agravo Ilheense


Credito: Ascom Câmara   
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Em reunião na manhã desta sexta-feira (11), os vereadores Edivaldo Nascimento (PSDC) e Carmelita Ângela (PT) estiveram com representantes e lideranças comunitárias discutindo assuntos relacionados ao Complexo Intermodal.  O debate foi realizado no Sindicato dos Estivadores.
 O ator ilheense Fábio Lago compareceu a reunião e lembrou que a monocultura é algo que não existe mais, e que também ainda não teve tempo de se reunir com todos os segmentos interessados no Complexo Intermodal para falar da verdadeira vocação social da cidade.
 Para vereadora Carmelita Ângela, os ambientalistas não vêem todo o processo de construção do Complexo. “No leito do Rio Almada existem duas favelas e isso ninguém vê. Ainda há também a preocupação com o Rio Cachoeira”, disse.
 Já  o presidente da Câmara, vereador Edivaldo Nascimento, salientou a importância de tudo ser tratado com responsabilidade. “É necessário ouvir todas as pessoas interessadas na construção do Complexo Intermodal, para a partir daí tomar as devidas providências”, finalizou.
 

Câmara pode votar na terça projeto sobre banda larga nas escolas

Agencia da Câmara


Câmara pode votar na terça projeto sobre banda larga nas escolas

Reunião de líderes definirá se a proposta entrará na pauta de sessão extraordinária. Sete MPs trancam as votações das sessões ordinárias.
O Plenário poderá votar, em sessão extraordinária a ser marcada para terça-feira (15), o Projeto de Lei 1481/07, do Senado, que estabelece a meta de conectar todas as escolas públicas à internet de banda larga até 2013, com prioridade para as situadas na zona rural. Nas sessões ordinárias, sete medidas provisórias trancamA pauta do Plenário é trancada por medidas provisórias e projetos de lei do presidente da República em regime de urgência que não tenham sido votados no prazo de 45 dias. Enquanto essas propostas não forem votadas, não pode haver votações em sessões ordinárias - apenas em extraordinárias.  os trabalhos.
O projeto permite o uso de recursos do Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações (FustO Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações foi instituído pela Lei 9.998/00 com o objetivo de proporcionar recursos para cobrir a parcela de custo relativa ao cumprimento das obrigações de universalização de serviços de telecomunicações que não possa ser recuperada com a exploração do serviço. Cabe ao Ministério das Comunicações formular as políticas, as diretrizes gerais e as prioridades que orientarão as aplicações do Fust e definir os programas, projetos e atividades financiados com recursos do fundo.) para essa finalidade e, de acordo com o substitutivoEspécie de emenda que altera a proposta em seu conjunto, substancial ou formalmente. Recebe esse nome porque substitui o projeto. O substitutivo é apresentado pelo relator e tem preferência na votação, mas pode ser rejeitado em favor do projeto original. da Comissão EspecialComissão temporária criada para examinar e dar parecer sobre projetos que envolvam matéria de competência de mais de três comissões de mérito. Em vez de tramitar pelas comissões temáticas, o projeto é analisado apenas pela comissão especial. Se aprovado nessa comissão, segue para o Senado, para o Plenário ou para sanção presidencial, dependendo da tramitação do projeto.  de Redes Digitais de Informação, o Ministério das Comunicações definirá, anualmente, a parcela dos recursos do fundo que deverá ser aplicada para alcançar essa meta.
A votação do PL 1481/07 tem acordo entre os partidos, mas a matéria será discutida no Colégio de Líderes antes de ser analisada, segundo informou o presidente da Câmara, Marco Maia.
Licitações
Entre as MPs que trancam os trabalhos, destaca-se a 510/10, que exige das empresas reunidas em consórcio solidariedade tributária no pagamento dos tributos federais relacionados ao empreendimento.
Nessa MP deve ser discutida, com a apresentação de emenda do relator, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), a criação de um regime diferenciado para licitaçõesProcesso utilizado pela administração pública para adquirir bens e serviços de fornecedores privados nas melhores condições possíveis. Pode ser pelo critério do menor preço, da melhor técnica, ou do menor preço combinado com a melhor técnica. As modalidades de licitação previstas na legislação são: carta-convite, tomada de preços, concorrência, pregão, concurso e leilão. de obras destinadas às Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Esse assunto foi motivo de obstruçãoRecurso utilizado por parlamentares em determinadas ocasiões para impedir o prosseguimento dos trabalhos e ganhar tempo. Em geral, os mecanismos utilizados são pronunciamentos, pedidos de adiamento da discussão e da votação, formulação de questões de ordem, saída do plenário para evitar quorum ou a simples manifestação de obstrução, pelo líder, o que faz com que a presença dos seus liderados deixe de ser computada para efeito de quorum. pela oposição quando da análise da MP 503/10 – aprovada no final de fevereiro –, que referendou a formação da Autoridade Pública Olímpica (APO) para gerenciar os preparativos desse evento.
Tram-bala
Também tranca a pauta das sessões ordinárias a Medida Provisória 511/10. Ela autoriza a União a garantir um empréstimo de até R$ 20 bilhões, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDESO Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O banco financia principalmente grandes empreendimentos industriais e de infra-estrutura, mas também investe nas áreas de agricultura, comércio, serviço, micro, pequenas e médias empresas, educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e ambiental e transporte coletivo de massa.), ao consórcio vencedor da licitação para construir o Trem de Alta Velocidade (TAV), conhecido popularmente como trem-bala. O leilão está previsto para 29 de abril deste ano, após dois adiamentos em 2010.
Educação e Correios
A primeira MP pautada para as sessões ordinárias é a 508/10, que concede crédito extraordinário de R$ 968 milhões ao Ministério da Educação para reforço aos programas nacionais de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e de Alimentação Escolar (Pnae). Ambos são geridos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Já a MP 509/10 prorroga, de novembro de 2010 para 11 de junho de 2011, o prazo legal que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) tem para licitar as franquias de seus serviços. Com isso, os contratos ainda não substituídos serão prorrogados até essa data.
Confira as outras MPs que trancam os trabalhos:
- MP 512/10: concede incentivos fiscais à indústria automotiva instalada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste se vinculados a projetos de novos investimentos e pesquisas;
- MP 513/10: autoriza o Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS) a assumir os direitos e obrigações do Seguro Habitacional do Sistema Financeiro da Habitação (SH/SFH);
- MP 514/10: detalha novas regras da segunda etapa do programa Minha Casa, Minha Vida, permitindo a atividade comercial em conjuntos habitacionais destinados a famílias de baixa renda.
Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Marcos Rossi

Representantes comerciais podem ser incluídos no Simples Nacional

Postado por Agencia da Câmara

Marcelo Brandt
Guilherme CamposCampos: não se justificativa a exclusão de representantes comerciais do Simples.
 
A Câmara analisa o Projeto de Lei Complementar 606/10, do deputado Guilherme Campos (DEM-SP), que inclui os representantes comerciais no Simples Nacional (Lei Complementar 123/06).
Pela proposta, essa categoria teria o mesmo regime tributário aplicado, entre outras, às atividades de administração e locação de imóveis de terceiros; de academias de dança e de ginástica; e de produção cultural e artística. "A Lei Complementar 123/06 tem a finalidade de beneficiar as pequenas empresas brasileiras mediante tratamento tributário simplificado e favorecido. Nesse contexto, não há justificativa para não se permitir que os representantes comerciais também possam se beneficiar do Simples Nacional", argumenta o deputado.
Segundo a lei atual, a responsabilidade pela gestão do Simples Nacional é de seu comitê gestor, vinculado ao Ministério da Fazenda e composto por representantes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Tramitação
O projeto está apensadoTramitação em conjunto. Quando uma proposta apresentada é semelhante a outra que já está tramitando, a Mesa da Câmara determina que a mais recente seja apensada à mais antiga. Se um dos projetos já tiver sido aprovado pelo Senado, este encabeça a lista, tendo prioridade. O relator dá um parecer único, mas precisa se pronunciar sobre todos. Quando aprova mais de um projeto apensado, o relator faz um texto substitutivo ao projeto original. O relator pode também recomendar a aprovação de um projeto apensado e a rejeição dos demais.  ao PLP 482/09, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que inclui as corretoras de seguro e os representantes comerciais, e está pronto para ser votado em Plenário.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Regina Céli Assumpção

Proposta proíbe contratação de cabos eleitorais

Postado Por Agencia da Câmara

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 8040/10, do ex-deputado Arnaldo Madeira, que proíbe a contratação de cabos eleitorais. Segundo o texto, cabo eleitoral é quem obtém, capta ou influencia votos mediante remuneração ou vantagem. A proposta altera a Lei 9.504/97, que estabelece normas para as eleições. Segundo o autor do projeto, as eleições viraram um negócio, e o voto um produto a ser comercializado. Para gerenciar esse negócio, afirma Madeira, nasceu a figura do cabo eleitoral, que recebe de acordo com o número de votos angariados. “Por isso, ser cabo eleitoral no Brasil virou profissão sazonal”, critica.
Para Madeira, o fim da "mercantilização do voto" assegurará a vivência de uma democracia plena. “O sistema vigente repudia a compra do voto, mas permite a sua influência pelo cabo eleitoral”, aponta.
Madeira fez uma ressalva com relação aos cabos eleitorais não remunerados, que, segundo ele, “influenciam não pelo poder da moeda, mas pelo poder da palavra” e devem continuar a existir.

Tramitação
O projeto tramita em conjuntoTramitação em conjunto. Quando uma proposta apresentada é semelhante a outra que já está tramitando, a Mesa da Câmara determina que a mais recente seja apensada à mais antiga. Se um dos projetos já tiver sido aprovado pelo Senado, este encabeça a lista, tendo prioridade. O relator dá um parecer único, mas precisa se pronunciar sobre todos. Quando aprova mais de um projeto apensado, o relator faz um texto substitutivo ao projeto original. O relator pode também recomendar a aprovação de um projeto apensado e a rejeição dos demais.  com o PL 6775/06, que trata do mesmo tema. As propostas serão analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e pelo Plenário.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Tiago Miranda
Edição - Pierre Triboli

Tutor e guardião poderão responder por crime de abandono intelectual

Postado por Agência Câmara de Notícias'
Arquivo - Luiz Alves
Jovair Arantes
Jovair Arantes: Código Penal precisa ser adequado às mudanças na estrutura familiar.
 
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 8042/10, do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que amplia o rol de pessoas que podem responder pelo crime de abandono intelectual (aqueles que, sem justa causa, deixam de prover a instrução primária de filho em idade escolar).
Atualmente, os pais que praticam essa conduta podem ser punidos com detençãoA detenção é um dos tipos de pena privativa de liberdade. Destina-se a crimes tanto culposos (sem intenção) quanto dolosos (com intenção). Na prática, não existe hoje diferença essencial entre detenção e reclusão. A lei, porém, usa esses termos como índices ou critérios para a determinação dos regimes de cumprimento de pena. Se a condenação for de reclusão, a pena é cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto. Na detenção, cumpre-se em regime semi-aberto ou aberto, salvo a hipótese de transferência excepcional para o regime fechado. Há ainda prisão simples, prevista para as contravenções penais e pode ser cumprida nos regimes semi-aberto ou aberto. de 15 dias a um mês ou multa. Segundo o projeto, essa punição também poderá ser aplicada a todos os que tenham a guarda ou tutela da criança.
A existência da condenação, de acordo com o autor da proposta, visa a garantir que todas as crianças e adolescentes garantam seu direito à educação básica.
Segundo o parlamentar, a realidade social mudou muito desde o início da vigência do Código Penal (Decreto-lei 2.848/40). “Hoje, as famílias ampliadas e alternativas são realidade, por isso deve ser estendido o tipo penal a todos aqueles que tenham crianças e adolescentes sob guarda ou tutela”, afirma Arantes.
Tramitação
A proposta tramita em conjuntoTramitação em conjunto. Quando uma proposta apresentada é semelhante a outra que já está tramitando, a Mesa da Câmara determina que a mais recente seja apensada à mais antiga. Se um dos projetos já tiver sido aprovado pelo Senado, este encabeça a lista, tendo prioridade. O relator dá um parecer único, mas precisa se pronunciar sobre todos. Quando aprova mais de um projeto apensado, o relator faz um texto substitutivo ao projeto original. O relator pode também recomendar a aprovação de um projeto apensado e a rejeição dos demais.  com o PL 247/07, que cria a Lei de Responsabilidade Educacional. Os projetos serão analisados por uma comissão especialComissão temporária criada para examinar e dar parecer sobre projetos que envolvam matéria de competência de mais de três comissões de mérito. Em vez de tramitar pelas comissões temáticas, o projeto é analisado apenas pela comissão especial. Se aprovado nessa comissão, segue para o Senado, para o Plenário ou para sanção presidencial, dependendo da tramitação do projeto.  e, depois, seguirão para o Plenário.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli


sexta-feira, 11 de março de 2011

Boas novas: Em audiência, MPF e MP/BA cobram soluções concretas sobre situação precária de escolas

Postado no O MP e os Objetivos do Milênio
Por Clodoaldo Silva da Anunciação

A reportagem abaixo seria apenas mais uma sobre as péssimas condições das escolas brasileiras. O Conteúdo da matéria nos entristece e nos desafia. Contudo, uma coisa nos traz…

Escolas sem parede, sem água potável e energia elétrica. Merendas preparadas na casa de pais de alunos e de vizinhos, e professores que além de ensinar, limpam o chão e preparam o lanche.
Audiência realizada em Nilo Peçanha (BA) discute situação precária das escolas públicas
Na Escola Brincando e Aprendendo, em Nilo Peçanha (BA), a música de Vinicius de Moraes ganha forma, a segunda casa das crianças, a escola, não tem paredes. E mais, a instituição de ensino fica ao lado da estrada e a merenda escolar é preparada na casa do vizinho. Situações lamentáveis como essa foram reveladas em uma audiência pública promovida no município pelo Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual, no dia 1º, com a presença do Conselho Tutelar, profissionais da Educação, organizações da sociedade civil, Prefeitura de Nilo Peçanha e Câmara de Vereadores.
Em novembro do ano passado, após constatar que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Nilo Peçanha estava entre os dez piores do Brasil em 2009 – 2,1 – o MPF em Ilhéus e o MP da Bahia foram a campo conhecer a realidade das instituições de ensino. Em visita a três escolas - Osvaldo Cruz, Nair Lopes Jenkins, em Nilo Peçanha, e General Osório, na comunidade de Barroquinha – o MP constatou sérios problemas relacionados à infraestrutura, alimentação, higiene e material didático.
Formou-se, então, uma comissão multidisciplinar que vistoriou todas as instituições de ensino municipais de novembro do ano passado a janeiro deste ano. O resultado é um relatório, apresentado na audiência, com o diagnóstico completo da situação de 50 escolas públicas. No documento, destacam-se, também, a realidade de professores que, além de dar aula, fazem a limpeza da unidade de ensino e a merenda das crianças e de escolas sequer sem água potável, energia elétrica, banheiros, mesas e cadeiras.
Para o procurador da República Eduardo El Hage, a triste situação encontrada é um indício de desvio de dinheiro público, uma vez que, no ano de 2010, só de verbas federais, o município recebeu aproximadamente cinco milhões de reais, de acordo com dados do site www.transparencia.gov.br. Em razão disso, o procurador requisitou à Controladoria-Geral da União uma fiscalização nos gastos em Educação da prefeitura, a fim de aferir se o dinheiro público foi adequadamente empregado.
Compromisso - Para reverter essa situação, o MPF e o MP da Bahia cobraram soluções concretas da Prefeitura de Nilo Peçanha, que se comprometeu em reformar algumas escolas (sede, São Francisco e na zona Rural); construir novas (uma no bairro de Água Fria e outra na comunidade de Barra dos Carvalhos); reformar carteiras escolares e apresentar até o próximo dia 15 de março o Plano de Carreira dos professores ao Poder Legislativo.
À secretaria de Educação coube apresentar um relatório das providências tomadas pela prefeitura no prazo de vinte dias, com abordagem dos aspectos estruturais, pedagógicos, sociais/sanitários e alimentação escolar. A Secretaria de Educação ficou responsável por ativar os colegiados escolares.
No quesito alimentação e merenda escolar, uma das propostas apresentadas no relatório foi a de plantio nas escolas de hortas comunitárias. “Como se tratam, na maioria, de escolas rurais, é necessário, por exemplo, a adaptação nessas escolas de hortas comunitárias o que irá colaborar para a economia do município, que é baseada na agricultura”, diz o documento.
O desenvolvimento dos trabalhos será acompanhado pela comissão fiscalizadora, que realizará um novo diagnostico após as intervenções realizadas pela prefeitura. Além disso, o Ministério Público convocará a todos para uma nova audiência Pública para apresentação dos resultados.

Confira a relação das escolas visitadas: Na sede (Creche Municipal Simírames Meireles; Colégio Municipal Osvaldo Cruz; Escola Municipal Marieta Coutinho;Grupo Escolar Nair Lopes Jenkins). Na Zona Rural: Escola Municipal Brincando e Aprendendo; Escola Municipal Cecília Meireles; Escola Municipal Dinah Azevedo de Brito; Escola Municipal Emilia Ferreira; Escola Municipal General Osório; Escola Municipal Jolita Maria Rocha Souza; Escola Municipal Jaime Rocha do Rosário; Escola Municipal João Batista dos Santos; Escola Municipal João Elias da Silva; Escola Municipal José Merabeau Sampaio; Escola Municipal Leonídia Palmeira Guimarães; Escola Municipal Mundo Novo; Escola Municipal Nossa Senhora das Graças; Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima; Escola Municipal Paulo Freire; Escola Municipal Pedro Martins; Escola Municipal Rui Barbosa; Escola Municipal Santo Antônio de Belém; Escola Municipal Santo Antônio de Itiuca; Escola Municipal Água Verde; Escola Municipal Amparo; Escola Municipal Antônio Galindo de O. Filho; Escola Municipal Boa Vista; Escola Municipal Bom Jesus da Lapa; Escola Municipal Cantinho do Saber; Escola Municipal Castro Alves; Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho; Escola Municipal Felicidade; Escola Municipal Gracindo José dos Santos; Escola Municipal João Martins José das Neves;Escola Municipal Joaquim João Timbúcio; Escola Municipal Líno Isidório dos Santos; Escola Municipal Manoel Antônio dos Santos; Escola Municipal Manoel Nascimento Moreira; Escola Municipal Monteiro Lobato; Escola Municipal São João; Escola Municipal Santa Maria; Escola Municipal Sonho Meu 43-Escola Municipal Waldemar de Jesus dos Santos; Escola Municipal Wilson Lins de Albuquerque; Escola Municipal Ruy Barbosa; Escola Municipal José Carlos Aleluia; Grupo Escolar São Benedito; Escola Municipal CelínaPínheiro Gomes;Escola Municipal São Francisco;Escola Municipal Prof. Dinah Carrilho Monteiro.


Procuradoria da República na Bahia
Tel.: (71) 3617-2299/ 3617-2295/ 3617-2200
E-mail: ascom@prba.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_ba

Projeto garante escola perto de casa para aluno com mobilidade reduzida

Sefot
Dep. Walter Tosta
Walter Tosta quer reforçar na lei principio da proximidade entre escola e residência.
 
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 101/11, do deputado Walter Tosta (PMN-MG), que garante ao aluno com mobilidade reduzida o direito de matricular-se em escola pública perto de casa, independentemente da existência de vaga.
Para assegurar o direito previsto no projeto, o estudante ou responsável deverá apresentar à escola comprovante de residência e atestado médico que confirme sua condição.
Proteção do Estado
Apesar de reconhecer que a política educacional brasileira preza pela proximidade entre escola e residência, Walter Tosta quer reforçar esse princípio na lei para os alunos com mobilidade reduzida.
O projeto ainda estabelece que as turmas que tenham alunos com dificuldade de locomoção sejam acomodadas em salas de aula de fácil acesso. Caso o projeto seja aprovado e vire lei, o Poder Executivo terá 60 dias para regulamentar a medida.
Tramitação
A proposta tramita apensadaTramitação em conjunto. Quando uma proposta apresentada é semelhante a outra que já está tramitando, a Mesa da Câmara determina que a mais recente seja apensada à mais antiga. Se um dos projetos já tiver sido aprovado pelo Senado, este encabeça a lista, tendo prioridade. O relator dá um parecer único, mas precisa se pronunciar sobre todos. Quando aprova mais de um projeto apensado, o relator faz um texto substitutivo ao projeto original. O relator pode também recomendar a aprovação de um projeto apensado e a rejeição dos demais.  ao Projeto de Lei 7699/06, do senador Paulo Paim (PT-RS), que institui o Estatuto do Portador de Deficiência. As propostas aguardam votação pelo Plenário.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Newton Araújo
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Professores de todo o Brasil estarão reunidos em Ilhéus em Congresso de Educação



Postado por Brasilvitrine.com


Congresso de Educação do Sul da Bahia.
Será realizada em Ilhéus, nos dias 30 de junho e 01 de Julho, a segunda edição do Congresso de Educação do Sul da Bahia. Nos últimos eventos realizados na cidade,  os organizadores tiveram a participação de quase 12.000 educadores oriundos de 712 cidades, distribuídas em 18 estados do Brasil. 
A expectativa é que em 2011  o Congresso de Ilhéus tenha público superior  a edição do ano anterior.  A programação para o Congresso de Educação do Sul da Bahia prioriza mais uma vez atividades e temáticas que privilegiam a reflexão e a prática docente. O evento  é aberto a educadores, estudantes de graduação e pós graduação em educação.
A programação é composta por palestras, conferências, minicursos e exposição cultural. Entre os palestrantes, destacamos a participação do Dr. Içami Tiba - autor  de diversos livros, com destaque para  "Quem Ama Educa". Outro destaque será a participação de  Rubem Alves. Nas diversas atividades serão abordados temas ligados ao cotidiano de professores e coordenadores, especialmente nas questões inerentes à Formação e  Prática.
"Será gratificante contribuir mais uma vez  com a educação da região e contar com a parceria de professores, diretores, coordenadores e secretários de educação na realização de um dos maiores  eventos educacionais do Nordeste", afirma um dos organizadores,  Francisco Evangelista.

Movimentos sociais convocam mobilização mundial para 20 de março

A Assembléia dos Movimentos Sociais divulgou comunicado chamando para uma mobilização geral no próximo dia 20, em apoio ao processo revolucionário nos países árabes. A proposta, de acordo com o texto, “é enviar uma mensagem clara aos poderosos do mundo”.

“Hoje, como os povos da Tunísia e do Egito demonstraram, os povos do Sul e do Norte já não aceitam pagar pela crise do modelo e estão prontos para retomar seus destinos em suas mãos e avançar na direção da justiça social e do respeito aos direitos da natureza", diz o comunicado.

Depois dos avanços e vitórias concretas na América Latina durante os últimos anos, agora é do mundo árabe que vem o vento da liberdade e da esperança. A revolução da Tunísia não somente derrubou um ditador sanguinário, mas também abriu o caminho para outro mundo livre de opressão e exploração. Um após outro, os povos árabes rompem com a lógica do medo e recuperam seus destinos em suas próprias mãos, irrompendo na cena política.

Como símbolo para todos os povos que lutam pela liberdade, dignidade e justiça social, é possível esperar que esse processo revolucionário vá mais além do mundo árabe. Mas a história nos ensina a não subestimar as forças do capital. Dia após dia, as potências imperialistas, do mesmo modo que as forças retrógradas internas, se organizam para contra-atacar esse movimento de emancipação e retomar o controle. Eles utilizam todos os meios a sua disposição para impedir que os movimentos consigam obter suas demandas ou aprofundá-las. Além disso, os capitalistas dispõem de ferramentas poderosas: controlam os bancos, os meios de comunicação e o poder econômico.

Frente a esta ameaça permanente e organizada, frente a este capitalismo globalizado, só resta aos povos a opção de apoiar-nos mutuamente e lutarmos juntos. Hoje, os povos árabes necessitam urgentemente do nosso apoio. Quem não foi chamado a manifestar seu apoio e solidariedade?

A Assembléia dos Movimentos Sociais (MAS), reunida dia 10 de fevereiro, durante o Fórum Social Mundial 2011, em Dacar, chamou às forças e atores populares de todos os países a uma mobilização coordenada em nível mundial no dia 20 de março de 2011, para apoiar o processo revolucionário no mundo árabe. Nós, os movimentos sociais do mundo inteiro têm no dia 20 de março de 2011 um compromisso com os povos árabes que se levantam hoje para demandar uma verdadeira democracia e construir um poder popular.

Nós, movimentos sociais do mundo inteiro, temos no dia 20 de março o compromisso de nos mobilizar massivamente para enviar uma mensagem clara aos poderosos do mundo: hoje, como os povos da Tunísia e do Egito demonstraram os povos do Sul e do Norte já não aceitam pagar pela crise do modelo e estão prontos para retomar seus destinos em suas mãos e avançar na direção da justiça social e do respeito aos direitos da natureza. Nós, os movimentos sociais do mundo inteiro, faremos do 20 de março de 2011 o símbolo do início da reconquista popular conquistada há tanto tempo pelas forças capitalistas.
 
Da Redação, com informações da Carta Maior

Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024

Autor: Ivana Barreto (Ncom Seduc)    Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024 O pagamento ser...