terça-feira, 22 de março de 2011

Itacaré leva serviços para moradores da Passagem

Os moradores do bairro da Passagem, em Itacaré, tiveram nesta terça, 22, acesso a diversos serviços oferecidos pelos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Durante o mutirão foi feita a triagem de pacientes, proferida palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis e oferecidas aulas de artesanato e atividades físicas.
Os moradores puderam ainda cortar o cabelo e assistir a uma apresentação teatral do grupo Cecnai. Tudo de graça. As atividades foram realizadas das 8 às 16 horas nas áreas internas e externas da unidade de Saúde Otto Alencar I e atraíram crianças e adultos. Uma das mais entusiasmadas com as oficinas de artesanato foi dona Eliete Novaes, que aprendeu a fazer colar.
Ela comemorou muito ao terminar de fazer o primeiro acessório. “Achei que ficou muito bonito. Já consigo fazer sozinha. Pretendo continuar fazendo esses artesanatos. É muito fácil” afirmou, acrescentando que gostou muito do atendimento prestado pelas equipes de saúde.
A psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial, Carla de Souza Viana, explica que um dos objetivos do mutirão foi mostrar para a população que o trabalho oferecido pelo Caps não se resume apenas em  oferecer tratamento para dependentes químicos e pacientes com transtornos mentais graves, mas que também auxilia quem está no início de uma depressão.

Estrutura
A unidade do Caps de Itacaré foi implantada em janeiro e oferece serviços para cerca de 90 pacientes e o atendimento é classificado nas categorias intensivo, semi-intensivo e não intensivo. Na primeira categoria estão incluídos aqueles pacientes que recebem tratamento diariamente. A segunda é formada pelos atendidos três vezes na semana.  Os pacientes não intensivos são o que recebem atendimento uma vez no mês.
Para oferecer um tratamento digno aos pacientes, o Caps conta com uma equipe formada por psicóloga, psiquiatra, assistente social, educador físico, fisioterapeuta, auxiliar de enfermagem, artesã, cozinheira e auxiliar de serviços gerais.
Carla Viana ressalta que há uma estrutura montada para atender aos mais diferentes tipos de casos. “Desde uma depressão leve a um transtorno mental mais grave”. O Caps de Itacaré está instalado na Rua Lodônio Almeida, no centro.

Credito ASCOM: Itacaré

Professores terão bolsas para cursos de mestrado profissional a distância

Do Portal do MEC
 
O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira, 21, a concessão de bolsas de mestrado profissional a distância para professores da educação básica que lecionam em escolas públicas. O anúncio foi feito em cerimônia no Palácio do Planalto, onde a presidente da República, Dilma Rousseff, condecorou 11 educadoras com a medalha da Ordem Nacional do Mérito.

Concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), as bolsas exigem dos docentes, como contrapartida, o compromisso de continuar em exercício na rede pública por um período de cinco anos após a conclusão do mestrado. A medida, que será formalizada por meio de portaria do Ministério da Educação, a ser publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 22, faz parte de um conjunto de ações para elevar a qualidade da educação básica, definida pelo MEC como “área excepcionalmente priorizada”.

Segundo o ministro, a intenção é que as universidades reajam à provocação feita pelo MEC e ofereçam mais cursos. “Queremos garantir o prosseguimento do estudo do professor, agora com mais que uma especialização – com um mestrado”, explicou o ministro. Os docentes poderão acumular a bolsa com seus salários.

A cada mês de março, o benefício será liberado e terá vigência máxima de 24 meses. Existe, também, a possibilidade de concessão de bolsas para mestrados presenciais, desde que em cursos aprovados pela Capes e consideradas algumas situações de interesse específico do Estado.

O não cumprimento do compromisso de cinco anos de exercício em escola pública, após o curso de mestrado a distância, implicará a devolução dos recursos. As próprias instituições de ensino vão estabelecer seus critérios de seleção. “Nada impede, entretanto, que sejam reservadas vagas para professores que já estejam em exercício”, argumentou Haddad.

Pacote - Além das bolsas, outras iniciativas se destacam quando o assunto é a qualificação de professores da educação básica: a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a expansão das universidades e dos institutos federais. Estes últimos têm, inclusive, uma reserva de vagas para ser suprida em cursos de licenciatura em matemática, física, química e biologia. A preocupação em formar professores nessas áreas também é destacada na portaria que será publicada nesta terça.

Como principal meta de qualidade, o Brasil deve atingir a nota 6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) até 2021. No ano de sua última aferição, em 2009, a média brasileira era de 4,6, numa escala que vai de zero a dez.

Ana Guimarães

Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus inicia atividade na Creche Dom Eduardo.

 

                                       Professora Meire diretora da creche Dom Eduardo



                                                        Pais de alunos da Creche Dom Eduardo



                            Roberto Corsário- Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus
                            Gilvânia Nascimento presidente do Conselho Municipal de Educação

                                     Jorsinay Argôlo Coordenadora da Educação Infantil da SEDUC

                                        Professora Enilda Mendonça - Presidente da APPI/APLB


Aconteceu no ultimo sábado (19) Com a participação de mais de 60 pais de alunos além de professores, funcionários, mobilizadores sociais pela educação de Ilhéus, e representantes do Conselho Municipal de Educação, APPI/APLB-Sindicato dos profissionais em educação, foi dado inicio aos trabalhos após a sua formação em 10 de fevereiro último, o Comitê de Mobilização Social Pela Educação de Ilhéus, fazendo sua primeira atividade de 2011, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Participando da primeira reunião de pais e mestre, realizada na Creche Municipal Dom Eduardo localizado na Rua Osmundo Marques, Bairro São Francisco momento que o Comitê de Ilhéus através de seus mobilizadores que falou aos presentes sobre a importância e seus objetivos, dando ênfase a grande meta, colocar a educação do município de Ilhéus como referencia na Bahia, aproveitou também para apresentar aos pais e mães presentes a Cartilha “Acompanhem a Vida Escolar dos Seus Filhos”. 

A reunião foi iniciativa da direção da Creche Municipal Dom Eduardo, que iniciando seus trabalhos para o ano letivo convocou os pais para o primeiro contato do ano.  A Creche Dom Eduardo tem as professoras Meire e Gildete como gestoras, que  de pronto atendeu a solicitação do Comitê para iniciar suas atividades nesta primeira reunião da Creche, A Seduc intermediou junto ao comitê para que tivesse inicio das atividades de 2011 nas escolas municipais de Ilhéus. Os trabalhos foram iniciados com as anfitriãs Professoras Meire e Gildete, que logo franqueou a palavra ao Sr. Roberto Corsário, mobilizador a frente das atividades na Creche, também ocupa a vice presidência do conselho do FUNDEB em Ilhéus representando os pais de alunos da rede pública de ensino, que argumentou sobre a importância de ser um mobilizador, da criação do Comitê, sintetizou sobre o Conselho do Fundeb, dos objetivos e da fiscalização, também presentes os mobilizadores, Carlos Cesar, Áurea Diva, Maria da Gloria e Vandilson Gomes, logo em seguida foi franqueada a palavra a presidente do Conselho Municipal de Educação, Gilvânia Nascimento, que referendou a iniciativa do comitê, frisou sua participação como mobilizadora, deixando claro para os pais de alunos ali presentes que o CME sempre estará defendendo diretrizes para que venha tornar a educação de Ilhéus referencia na região, também esteve presente a professora Enilda Mendonça que além de mobilizadora é também presidente do sindicato dos professores, APPI/APLB e também presidente do Conselho da Alimentação Escolar - CAE, que aproveitou para destacar avanços que os profissionais da educação conquistaram nesses últimos 10 anos, ainda está longe do ideal, as conquistas vão acontecendo o mais importante é abertura do dialogo, dos facilitadores para a capacitação, que os professores ilheenses estão buscando a reciclagem para que sua participação nesse momento de mudança pela educação, seja reconhecido que valeu a pena  os avanços profissional, finalizou, para a professora Jorsinay Argôlo  coordenadora da educação infantil no município, representando a Secretária Lindiney Campos, com ausência justificada, disse que, esse momento é  importantíssimo para o rumo que  a educação de Ilhéus tomará, a aproximação da família e a escola resgata laços que ficaram perdidos na história, concluiu que a Seduc estará sempre presente nas atividades, e não medirá esforços para que juntos se chegue aos objetivos que é alcançar nota 6,0 no Ideb, obtendo uma educação de qualidade para todos os munícipes Ilheense. Questionados, alguns pais se manifestaram positivamente pela iniciativa do Comitê e do interesse do governo federal em melhorar a qualidade da educação não só em ilhéus, mais também no Brasil. 

Escrito por Roberto Corsário
Fotos: Thales

segunda-feira, 21 de março de 2011

CONSELHO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR CONVIDA

O CONSELHO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR CONVIDA TODA A SOCIEDADE CIVIL, IMPRENSA, DIRETORES DE ESCOLA E COMUNIDADE EM GERAL PARA PARTICIPAR DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA, DIA 22/03, NA FUNDAÇÃO CULTURAL, ÀS 9H
PAUTA:ANÁLISE DO RELATÓRIO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO ANO DE 2010.
Enilda Mendonça de Oliveira
Presidente

domingo, 20 de março de 2011

TESE DE MESTRADO NA USP por um PSICÓLOGO



                         'O HOMEM TORNA-SE TUDO OU NADA, CONFORME A EDUCAÇÃO QUE RECEBE'
          'Fingi ser gari por 8 anos e vivi como um ser invisível'
Psicólogo varreu as ruas da USP para concluir sua tese de mestrado da 'invisibilidade pública'. Ele comprovou que, em geral, as pessoas enxergam apenas a função social do outro. Quem não está bem posicionado sob esse critério, vira mera sombra social.

                                                                  Plínio Delphino, Diário de São Paulo.

     O psicólogo social Fernando Braga da Costa vestiu uniforme e trabalhou oito anos como gari, varrendo ruas da Universidade de São Paulo. Ali, constatou que, ao olhar da maioria, os trabalhadores braçais são 'seres invisíveis, sem nome'. Em sua tese de mestrado, pela USP, conseguiu comprovar a existência da 'invisibilidade pública', ou seja, uma percepção humana totalmente prejudicada e condicionada à divisão social do trabalho, onde enxerga-se somente a função e não a pessoa.
     Braga trabalhava apenas meio período como gari, não recebia o salário de R$ 400 como os colegas de vassoura, mas garante que teve a maior lição de sua vida:

'Descobri que um simples bom dia, que nunca recebi como gari, pode
significar um sopro de vida, um sinal da própria existência', explica o
pesquisador.

     O psicólogo sentiu na pele o que é ser tratado como um objeto e não como um ser humano. 'Professores que me abraçavam nos corredores da USP passavam por mim, não me reconheciam por causa do uniforme. Às vezes, esbarravam no meu ombro e, sem ao menos pedir desculpas, seguiam me ignorando, como se tivessem encostado em um poste, ou em um orelhão', diz.
     No primeiro dia de trabalho paramos pro café. Eles colocaram uma garrafa térmica sobre uma plataforma de concreto. Só que não tinha caneca. Havia um clima estranho no ar, eu era um sujeito vindo de outra classe, varrendo rua com eles. Os garis mal conversavam comigo, alguns se aproximavam para ensinar o serviço. Um deles foi até o latão de lixo pegou duas latinhas de refrigerante cortou as latinhas pela metade e
serviu o café ali, na latinha suja e grudenta. E como a gente estava num grupo grande, esperei que eles se servissem primeiro. Eu nunca apreciei o sabor do café. Mas, intuitivamente, senti que deveria tomá-lo, e claro, não livre de sensações ruins. Afinal, o cara tirou as latinhas de refrigerante de dentro de uma lixeira, que tem sujeira, tem formiga, tem barata, tem de tudo. No momento em que empunhei a caneca improvisada, parece que todo mundo parou para assistir à cena, como se perguntasse:
-'E aí, o jovem rico vai se sujeitar a beber nessa caneca?'
E eu bebi. Imediatamente a ansiedade parece que evaporou. Eles passaram a conversar comigo, a contar piada, brincar.

-O que você sentiu na pele, trabalhando como gari?
-Uma vez, um dos garis me convidou pra almoçar no bandejão central. Aí eu entrei no Instituto de Psicologia para pegar dinheiro, passei pelo andar térreo, subi escada, passei pelo segundo andar, passei na biblioteca, desci a escada, passei em frente ao centro acadêmico, passei em frente a lanchonete, tinha muita gente conhecida. Eu fiz todo esse trajeto e ninguém em absoluto me viu. Eu tive uma sensação muito ruim. O
meu corpo tremia como se eu não o dominasse, uma angustia, e a tampa da cabeça era como se ardesse, como se eu tivesse sido sugado. Fui almoçar, não senti o gosto da comida e voltei para o trabalho atordoado.

-E depois de oito anos trabalhando como gari? Isso mudou?
-Fui me habituando a isso, assim como eles vão se habituando também a situações pouco saudáveis. Então, quando eu via um professor se aproximando - professor meu - até parava de varrer, porque ele ia passar por mim, podia trocar uma idéia, mas o pessoal passava como se tivesse passando por um poste, uma árvore, um orelhão.

-E quando você volta para casa, para seu mundo real?
-Eu choro. É muito triste, porque, a partir do instante em que você está inserido nessa condição psicossocial, não se esquece jamais. Acredito que essa experiência me deixou curado da minha doença burguesa. Esses homens hoje são meus amigos. Conheço a família deles, freqüento a casa deles nas periferias. Mudei. Nunca deixo de cumprimentar um trabalhador. Faço questão de o trabalhador saber que eu sei que ele existe. Eles são tratados pior do que um animal doméstico, que sempre é chamado pelo nome. São tratados como se fossem uma 'COISA'.


*Ser IGNORADO é uma das piores sensações que existem na vida! 
                                     
 
Respeito: passe adiante!
SEJAMOS MAIS HUMANOS!!!
              

Não reclame do seu parceiro

O tempo que a mulher gasta para lamentar-se sobre os pontos fracos de sua relação é a própria capacidade que ela tem de destruir a harmonia da vida a dois.
As situações de uma relação são como ondas do mar, que mudam de direção e de força de acordo com os ventos.
Quando você se lamenta das atitudes do seu parceiro, você torna o mar ainda mais revolto.
Por outro lado, quando você entende que a relação conjugal é um laboratório para a alma, você faz a sua parte para o amor crescer.
E o amor cresce quando nos concentramos em querer amar...
E querer amar é cuidar, aceitar, compreender e fazer por merecer o retorno.
As cobranças se tornam as raízes das brigas que levam o amor da relação à condição de cinzas ao vento.
A paciência, a tolerância e o respeito são os pilares que sustentam uma relação amorosa. Sem essa tríade, não há amor.
A paixão não é amor, mas pode tornar-se. Aquele que vive paixões temporárias constantes é porque não sabe aproveitar as oportunidades dadas para construir os alicerces de uma vida a dois.
Os erros mais comuns surgem pelo fato de que as críticas aparecem assim que as emoções mundanas brotam na rotina de qualquer casal normal.
A convivência é uma droga letal nas mãos dos profanos.
O egoísmo é o agente causador da cegueira que gera a crítica, porque a crítica gera a ruína e a ruína vem da ignorância típica da egoísta.
Esse sentimento negativo, que é a causa maior de todas as doenças, sejam dos relacionamentos interpessoais ou da saúde física, converte a mulher em uma pessoa endurecida e alienada de sua responsabilidade de aflorar a sua energia essencial em todas as relações.
Seja nas relações conjugais, de trabalho ou familiares, toda mulher deve convocar seu poder clareador de consciências e ativador de corações.
A crítica vem do erro mundano (egóico) de achar que a culpa está no outro.
Vem da grave falha de interpretação das emoções produzidas. Do triste hábito da carência em projetar todos os sonhos no homem amado.
Você é o seu sonho. Seus atos revelam a sua realidade e seu amor constrói seu paraíso.
Não perceber que o tempo gasto para criticar seu companheiro, é o mesmo que preparar a construção velha para a implosão destrutiva, faz de você infantil. Simplesmente pelo fato de que você nunca deve regar a semente que não quer que germine, e quando a semente da crítica é plantada e regada, a ruptura conjugal será a conseqüência mais natural.
Se está descontente, de mais amor, semeie a virtude do companheirismo.
Se o relacionamento já acabou e não há mais sintonia, então semeia a virtude do perdão, da aceitação e comece de novo com novos hábitos.
Se é o passado que lhe incomoda, então, tenha a certeza que você não é a vítima, não é a culpada e que estamos todos em evolução.
Aprenda as lições e ame mais. Ame-se mais também.
Quando você critica seu parceiro, você faz crescer no seu jardim a erva daninha da desilusão, do desespero e da carência. Sempre somos nós os responsáveis pela colheita, sempre. O que você colhe é o que você planta.
A crítica que vem do egoísmo de pensar nos defeitos alheios é a porta de entrada da treva conjugal, o passaporte para uma vida de decepções.
Nunca, jamais, critique seu parceiro. Seja você mesma, pondere os fatos, até abandone o barco procurando novas embarcações, mas criticar, nem pensar!
No seu jardim, só devem existir lindas flores de amor e virtudes sublimes.


Paz e Luz em seu coração!

Moradores de rua inovam na fórmula de se drogar



Enquanto a passeata “Todos contra as drogas” percorria as principais ruas de Ilhéus, 19/03, viciados em entorpecentes se destroem. A droga da vez agora é o esmalte de unha. (Na foto viciado inalando esmalte de unha em frente à ACI).

    No início usavam maconha, cocaína, cola de sapateiro, solvente, crack e, agora descobriram um novo de tipo de entorpecente: O esmalte de unha. A crise financeira também chegou a aqueles que moram na rua. São pedintes que, normalmente cruzam a cidade de um lado a outro, na busca de trocados com a finalidade exclusiva de comprar algum tipo de droga.

   Com a população sabedora do vício do pedinte, normalmente vem negando qualquer tipo de “esmola” monetária, já que todo dinheiro arrecadado é para a compra de drogas. No entanto, a turma do vício descobriu algo bem mais barato e de fácil acesso, porém, de destruição tão avassaladora como o solvente thinner.

   Na composição do esmalte de unha é encontrada muita química prejudicial à saúde: Polimetilacrilato; resinas de plástico; esteralcômio de hectorita, que é usado em baterias de celular, minério altamente tóxico de onde é extraído o lítio; O esmalte contém também nitrocelulose que é utilizado como detonador de explosivos; copolímetro de etileno e poliuretano para fabricação de látex. A inalação constate do esmalte deixa o usuário em estado de alucinação, fora de si, sem controle, podendo até mesmo chegar a óbito por insuficiência respiratória.

   “Foi hiper louvável se criar o dia municipal de manifestação contra as drogas; interessante as reuniões e seminários para discutir o assunto e, oportuno a criação de um comitê que dê sustentação as ações pertinentes. Mas, é muito pouco. Ilhéus precisa é de política pública para tratar das deficiências. Os centros de recuperações na cidade são limitados e carecedores de verbas para uma maior e melhor prestação de serviços”, diz João Paulo Lima, pai de um menor viciado em crack.

    Para Luiz Carlos Silva, ex-viciado em cocaína por 15 anos, a libertação das drogas se deu por sua própria luta em deixar o vício e o trabalho social que foi realizado em Caxias do Sul (RS) onde vivia. “Percebo que falta uma política pública na cidade, que coordene de forma eficaz a prevenção, o tratamento e principalmente a reinserção social. O Comitê precisa envolver o Ministério Público de forma mais ativo, a Polícia e o Judiciário no combate aos pontos de vendas de drogas na cidade e mais ainda: que o Comitê trabalhe de forma mais concreto e até mesmo ecumênico, dando atenção a todo tipo e espécie de drogas e drogados, como alguns pedintes, por exemplo, que utilizam e inalam o esmalte de unha como forma de vício, na frente de tudo e de todos, e sem se ver ninguém materializar as ações”, conclui Luiz Carlos.  

*Luciano Amaral é Free-lancer do JORNAL DO RADIALISTA.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Proposta cria regras para seleção de diretor de escola pública

Agencia da Câmara

Proposta que tramita na Câmara prevê cursos de gestão escolar para interessados em cargos de direção e plano de metas a serem atingidas pela escola.
Rodolfo Stuckert
Vitor Penido
Vitor Penido: diretores serão obrigados a cumprir metas.
 
A Câmara analisa o Projeto de Lei 8011/10, do deputado Vitor Penido (DEM-MG), que estabelece diretrizes para seleção e indicação de diretores de escolas públicas. Pelo texto, só poderão se candidatar a diretor os titulares de cargo efetivo na carreira do magistério público que tiverem sido previamente aprovados em exame de certificação em gestão escolar.
O projeto obriga o órgão gestor da educação a fornecer periodicamente aos interessados cursos de formação em gestão escolar com duração mínima de 300 horas. Candidatos a diretor, no entanto, não serão obrigados a frequentar as aulas para realizar o exame.
Na opinião de Penido, o primeiro obstáculo à qualidade da educação no Brasil é a falta de preparo dos diretores para a gestão escolar. "Em geral, professores assumem a tarefa sem os conhecimentos necessários aos imensos desafios administrativos que vão enfrentar", afirma.
Etapas de seleção
A proposta estabelece as etapas do processo de seleção de diretores escolares da rede pública. Sempre que for necessária a seleção desses profissionais, o órgão dirigente da educação deverá publicar edital com prazo de inscrição. Os candidatos, previamente certificados, deverão apresentar plano de trabalho.
Na etapa seguinte, o conselho escolar realizará a seleção com base nos currículos dos interessados e na entrevista. Encaminhará, então, lista tríplice ao órgão dirigente para que proceda à indicação do diretor.
Metas de gestão
Uma vez indicado o titular da direção escolar, o órgão dirigente da educação deverá formalizar com ele acordo de resultados com as metas a serem atingidas pela escola. Caso as metas não sejam atingidas por mais de um ano letivo consecutivo, a escola deverá selecionar um novo diretor.
Para Penido, esse acordo com relação aos objetivos da escola representa etapa fundamental no processo de melhoria da qualidade do ensino no País. "Por meio dessa negociação devem ser acordadas metas relativas à redução do abandono escolar, aumento da aprovação e dos níveis de rendimento", exemplifica.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Maria Neves
Edição - Pierre Triboli

Deputados vão ao STF para garantir piso salarial de professor

Agencia da Câmara

Leonardo Prado
Fatima Bezerra
Fátima: gestores têm se amparado em liminares para não cumprir o piso.
 
Um grupo de deputados vai se encontrar com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, na terça-feira (22) para defender a aplicação integral da Lei 11.738/08, que fixa um piso salarial nacional para o professores – neste ano, o valor estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) é de R$ 1.187.
A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4167, proposta em 2008 por governadores de cinco estados (Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará), questiona alguns aspectos da norma. Na ação, que está na pauta do plenário do STF, os governadores alegam que a lei do piso do magistério viola o princípio da autonomia das unidades da Federação, além de normas constitucionais que regulam a política orçamentária.
Em decisão liminar, o STF suspendeu dois dispositivos da lei. O primeiro determinava que o professor teria 1/3 da carga horária para atividades extraclasse. O segundo previa que o piso seria o vencimento básico do professor, sem contar vantagens ou gratificações.
Mérito
A presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), que irá à reunião com Peluso acompanhada de integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Piso do Magistério, diz que é fundamental reverter essas decisões agora no julgamento do mérito da ação. "São dois artigos que são pilares centrais da lei. Não pode ficar em aberto a possibilidade de que o gestor fique lançando mão de gratificações para pagar o piso. Aí não é piso, é teto", afirma.
Fátima destaca que o grupo vai deixar claro ao presidente do STF a necessidade de resgatar o conteúdo original da lei. “Muitos administradores têm se amparado na ADI para não cumprir o piso. A lei, que foi aprovada por unanimidade nesta Casa após um amplo debate, é muito importante para a valorização dos mais de 2,5 milhões de profissionais da educação espalhados pelo Brasil”, argumenta.
Municípios
Por outro lado, os prefeitos – assim como os governadores – também questionam o piso nacional dos professores, alegando dificuldade orçamentária para cumprir a lei. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) já divulgou nota em que afirma esperar que o Supremo mantenha a posição que adotou nas liminares.
Caso contrário, sustenta a entidade, o planejamento orçamentário municipal será prejudicado, gerando um “preocupante” impacto financeiro.
O relator da ADI é o ministro Joaquim Barbosa.
Reportagem – Alexandre Pôrto/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Oliveira

Adroaldo Almeida lança, amanhã (19), o livro Até o fim dos dias e mais um domingo


Contos, poemas e romance escritos entre 1982 e 2002 pelo advogado Adroaldo Almeida foram selecionados pelo ator Gideon Rosa e formam a trilogia Até o fim dos dias e mais um domingo. O livro de estreia de Adroaldo no mercado literário será lançado neste sábado (19), às 20 horas, na Fundação Cultural Cabana da Ponte, em Itororó, no centro-sul baiano.

A obra tem apresentação de Gideon Rosa, que define o autor como homem de “gosto refinado, culto, pleno de referências” e um “contador de histórias no sentido mais amplo e profundo que – seguramente – pode mergulhar no universo de escritores”.

A trilogia reúne Ontem faz muito tempo (contos), Dessemelhante (poemas) e Um jardim no fim do mundo (romance). “Já tive poemas publicados, mas este é o meu primeiro livro. Sua temática é a que caracteriza a literatura ocidental, a busca pela felicidade, o ciúme e a inveja”, diz Adroaldo Almeida, que também é prefeito de Itororó.


Lançada pela editora Livro.com, a obra tem 271 páginas e traz muito das inquietações do homem bancário, advogado, político e amante das letras. O primeiro livro é semente para novas publicações e trabalhos. “Tenho escrito roteiro para cinema e contos”, afirma. O autor diz que gosta de comparar o seu estilo de 10, 20 anos atrás e o de agora. “Gosto de observar meus textos mais velhos”.

Quem: Adroaldo Almeida
O que: Até o fim dos dias e mais um domingo
Quando: Dia 19, às 20h
Onde: Fundação Cultural Cabana da Ponte, Itororó.

quinta-feira, 17 de março de 2011

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Venho, publicamente, esclarecer um mau entendido: não sou contra Ilhéus. Como poderia, se 1.783 eleitores residentes neste município me escolheram para lhes representar na Assembleia Legislativa? Também não tenho interesse em acirrar disputa entre Ilhéus e Itabuna. Entendo que os mesmos são municípios vizinhos, irmãos que são afetados pelos mesmos problemas e que buscam, de forma idêntica, promover a qualidade de vida do seu povo. Por isso defendo a integração entre os dois e pauto meu mandato parlamentar na defesa de desenvolvimento para toda a região Sul. A questão dos limites territoriais que envolvem Ilhéus e Itabuna é polêmica por si mesma. Nenhum município quer perder um milímetro sequer da sua área. Ao divulgar release ontem, 16, relatei minha participação na Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação, na Assembleia Legislativa, e a conversa que tive com o diretor de Informações Geoambientais da SEI - Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, Antonio Cunha, a respeito do tema. Não defendo que os impostos gerados pela circulação de mercadoria no Makro e no Atacadão, localizados na Rodovia Jorge Amado, simplesmente deixem de ir para Ilhéus e sejam destinados a Itabuna. Defendo, sim, atendendo reivindicações de Itabuna, que os limites ora vigentes possam ser conferidos com o apoio da SEI, que dispõe de equipamentos de maior precisão (o que já foi dado início hoje pela manhã com a participação de representantes dos dois municípios). A partir daí, caso seja constatado que os marcos não estão colocados no local correto, que possam ser corrigidos; estando corretos, que os municípios possam encontrar soluções para conviverem em harmonia. Meu mandato está à disposição da região Sul para que possamos, através da Assembleia Legislativa, buscar investimentos e ações que beneficiem a todos. Salvador, 17 de março de 2011


Augusto Castro
Deputado Estadual (PSDB)

Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024

Autor: Ivana Barreto (Ncom Seduc)    Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024 O pagamento ser...