quarta-feira, 13 de julho de 2011

Itacaré realiza licitação para a reforma e construção de praças


A Prefeitura de Itacaré realizou nesta terça-feira, 12, na sala da Comissão de Licitações, com a presença de representantes da comunidade, empresários e secretários municipais, a tomada de preço 001/2010 para a contratação de empresa especializada em obras e serviços de engenharia para a reforma de cinco praças e construção de uma.
Participaram do processo de licitação as empresas W.T.M. Construções e Transportes LTDA, Multi Construções e Impacto-Incorporação, Construção Empreiteira LTDA. A vencedora do certame foi a empresa itabunense Impacto, que apresentou proposta no valor de R$ 662.239,93.
A W.T.M se dispôs a realizar os serviços por R$ 689.833,34 e a Multi ofereceu uma proposta no valor de R$ 669.093,80. “Foi um processo transparente e venceu a empresa que apresentou o menor preço”, explicou o assessor contábil e de licitação Roberto Rolemberg de Souza.

Homologação
O processo seguiu para análise das assessorias Contábil e Jurídica do município. Depois dos pareceres técnicos, seguirá para homologação do prefeito Antônio de Anízio. As obras devem ser iniciadas no prazo de 30 dias e serão entregues durante o primeiro semestre do ano que vem.
As obras serão realizadas com recursos do Ministério do Turismo e com contrapartida do município. Os recursos para a reforma das cinco praças e a construção da praça da Marambaia foram conseguidos via  emenda da deputada Federal Alice Portugal (PCdoB).
Na sede de Itacaré serão beneficiadas as praças São Miguel, da Bandeira, 26 de Janeiro (Praça do Marimbondo), Marambaia, do Hospital e, Padre Edgar, no distrito de Taboquinhas. Os projetos arquitetônicos e paisagísticos são do arquiteto Ademar Sá e a engenheira civil é Maria do Carmo Lima.
O arquiteto explica que a São Miguel ficará mais parecida com a antiga praça. “Serão introduzidos elementos como coreto e um obelisco. Os artistas terão um lugar adequado para apresentações e o público poderá assistir ao espetáculo com mais conforto”, detalha.  

Ascom Itacaréwww.itacare.ba.gov.br
(73) 4141-0166
(73) 9981-2000
(73) 9990-9608
(73) 8842-8442
(73) 9157-2471

terça-feira, 12 de julho de 2011

MP FAZ INSPEÇÃO EM ESCOLAS DE ILHÉUS

Postado por O Tabuleiro.com -

Como parte das ações de execução do Planejamento interinstitucional proposto pelo Ministério Público para a área de educação em parceria com o Poder Executivo, Poder Legislativo, colegiados de Controle Social e instituições afins, foi realizada na manhã desta terça-feira (12) mais uma visita às escolas da rede municipal de ensino em Ilhéus. A visita às escolas Pinóquio, Municipal do Basílio e Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne, foi coordenada pela promotora pública Karina Cherubini, e contou com a presença de representantes dos conselhos municipais da Educação, Transporte, Alimentação Escolar, Saúde, Polícia Militar, Bombeiros e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea).

A ação integra uma das estratégias de fiscalização da gestão das verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), com ênfase nos 40% destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino. A primeira etapa do planejamento interinstitucional foi iniciada em 2010, e este ano, algumas escolas estão sendo revisitadas, visando conferir se o que foi sugerido nos relatórios foi cumprido. A primeira a ser visitada foi a Pinóquio. Localizada na avenida Conselheiro Antônio Badaró, no bairro MaLhado, a Pinóquio é voltada para a educação fundamental e conta com 416 alunos.

Durante as visitas, os representantes de cada entidade, munidos de questionários de fiscalização, realizam pesquisas junto aos responsáveis pelas unidades escolares e vistoriam toda a parte estrutural do local, assim como instalações elétricas e hidráulicas, cantinas, entre outros itens. Após as visitas, as entidades que integram a comissão entregam os relatórios ao MP, que sem seguida convoca cada diretor a participar de audiência junto à promotoria de Justiça para debater o resultado dos relatórios e estipular prazos para promover as melhorias necessárias.

A visita foi acompanhada pela diretora da escola Pinóquio, Débora Souza Duarte, que destacou a contribuição da iniciativa para a melhoria do ensino em Ilhéus. A vistoria também contemplou o prédio anexo da escola, que conta com mais seis salas. A escola Municipal do Basílio também foi vistoriada pela Comissão e também contou com o apoio da diretora Tereza Cristina. A escola oferece educação infantil e fundamental e possui 360 alunos. A última escola a receber a visita da Comissão Foi o IME – Centro, que conta com mais de 1.700 alunos. O diretor da unidade, José Eduardo Menezes, também destacou a contribuição da ação promovida pela Comissão. “O trabalho conjunto dessas entidades vem contribuindo de maneira efetiva para a melhoria da qualidade do ensino”.

Assim, como nas outras unidades toda a parte física, a exemplo de salas, banheiros, cantina, áreas de convivência, auditórios, entre outros espaços foram vistoriados. Mais unidades escolares também receberão a visita da comissão até o fim do ano. Em todas as visitas os integrantes da Comissão responsável pela fiscalização irão reunir-se na sede da 8ª Promotoria de Justiça, de onde seguirão para as escolas escolhidas, sempre a partir das 8 horas.

Pontos negativos observados durante as visitas às escolas

Computadores sem instalação por falta de rede.

 
Pichações em bens públicos.
 
Lixo jogado nas imediações da escola.

Pontos positivos observados durante as visitas às escolas

 
Aquisição de novas carteiras escolares.
Estímulo à escovação de dentes (mesmo sem escovódromo) .
 
Faixa de travessia de pedestres defronte a escola.

Centro Comunitário do Basílio apresenta despensa irretocável

O Centro Comunitário do Basílio, integrante da rede municipal de ensino do Município de Ilhéus,  foi bastante elogiado na manhã de hoje (12/7), durante a visita efetuada pelos integrantes do Programa O MP e os Objetivos do Milênio,  pelas condições de armazenamento dos alimentos destinados à merenda escolar. Cada gênero de produto continha etiqueta com a data de validade e os armários estavam adequadamente higienizados e organizados.
Parabéns à Escola!
(Imagem: despensa escolar/Arquivos da 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus)

Voce é Hetero? Sim ou Não?

É o nosso Brasil, minha gente!!!

Mobilização Social pela Educação em contagem regressiva para seu dia

Faltam 30 dias para o Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação, em Ilhéus.
Já pensou o que vai fazer pela Educação nesse dia?
Participe, colabore, comprometa-se com essa causa!


segunda-feira, 11 de julho de 2011

Caledário do PIS/Pasep 2011 provisório veja as datas:

Nascidos em:
Recebem a partir de:
Recebem Até:
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro
  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • 11/08/2011
  • 18/08/2011 
  • 25/08/2011
  • 14/09/2011
  • 21/09/2011
  • 28/09/2011
  • 14/10/2011
  • 21/10/2011 
  • 28/10/2011 
  • 11/11/2011 
  • 17/11/2011
  • 24/11/2011
  • 30/06/2012
  • 30/06/2012
  • 30/06/2012
  • 30/06/2012
  • 30/06/2012
  • 30/06/2012
  • 30/06/2012
  • 30/06/2012
  • 30/06/2012
  • 30/06/2012
  • 30/06/2012
  • 30/06/2012

sábado, 9 de julho de 2011

Resultado da Pré Conferencia de Saúde da Zona Sul de Ilhéus




















Hoje aconteceu a Pré Conferencia de Saúde da Zona Sul de Ilhéus, no CAIC, Conforme eleição entre os participantes segue abaixo votação, e resultado por ordem de votação que escolheu os 08 delegados para representar a zona sul na V Conferencia de Saúde do Município de Ilhéus que acontecerá nos dias 29 e 30 deste.
1 CLAUDIO MAGALHAES – ASSOC. CULT E AMBIENTALISTA TUPINAMBÁ – 21 votos
2. FERNANDA FERREIRA DE SOUZA – ASSOC. CULTURAL NEGRA RAIZ – 14 votos
3 ROSILEIDE MARTINS SANTOS – ASSOC. DOS MORADORES DO LOT. S. CAETANO 10 votos Não Eleito
4 CLAUDINO SANTANA DA SILVA – ASSOC. DOS MORADORES DO NELSON COSTA 21votos
5 IDALZINA CORREA – NEPSI – 19 votos
6 VERA BARBOSA – ASSOC. MORADORES DO ILHEUS II 17 votos
7 PAULO ROBERTO SOUZA DO VALLE – ASSOC. MORADORES DO HERNANI SÁ 13 votos
8 MARIA ELIENE RIBEIRO – CONSELHO DE SEGURANÇA ZONA SUL – 11 votos NÃO ELEITO
9 AMIL GOMES DOS SANTOS – ASSOC. DE MORADORES DO N. S. DA VITORIA 20 votos
10 ROBERTO DE JESUS (CORSARIO0 – COMITE DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO 21 votos
 
Os delegados eleitos pela ordem de votação São:

1-       CLAUDIO MAGALHAES – ASSOC. CULT E AMBIENTALISTA TUPINAMBÁ – 21 votos
2-       CLAUDINO SANTANA DA SILVA – ASSOC. DOS MORADORES DO NELSON COSTA 21votos
3-       ROBERTO DE JESUS (CORSÁRIO) – COMITE DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO 21 votos
4-       AMIL GOMES DOS SANTOS – ASSOC. DE MORADORES DO N. S. DA VITORIA 20 votos
5-       IDALZINA CORREA – NEPSI – 19 votos
6-       VERA BARBOSA – ASSOC. MORADORES DO ILHEUS II 17 votos
7-       FERNANDA FERREIRA DE SOUZA – ASSOC. CULTURAL NEGRA RAIZ – 14 votos
8-       PAULO ROBERTO SOUZA DO VALLE – ASSOC. MORADORES DO HERNANI SÁ 13 votos


Bairro São Francisco poderá ter creche municipal

 Postado por Karina Gomes Cherubini no O MP e os Objetivos do Milênio

O Prefeito Municipal de Ilhéus expediu os Decretos nº 041 e 042/2011, desapropriando áreas de terras no Bairro São Francisco, para a implantação de creche-escola do Projeto PROINFANCIA . A publicação ocorreu no Diário Oficial nº 476, de 1 de julho de 2011.

A primeira área é formada pelos Lotes de nºs. 07 e 08, da Quadra “O” da Rua “A” do Loteamento Santo Antonio de Pádua, que medem, 600,00 m²; de propriedade do Sr. OLAVO ANTUNES DE OLIVEIRA. Já a segunda é composta pelos lotes de nºs. 04, 05 e 06, da Quadra “O” da Rua “N” do Loteamento Santo Antonio de Pádua, que medem, 912,60 m²; de propriedade do Sr. SILVINO DE CASSIO COSTA.

A Procuradoria-geral do Município e a Secretaria Municipal de Administração devem adotar as providências necessárias para o cumprimento da desapropriação.

Qualidade da educação básica será avaliada em novembro

Blog da Mobilização

Entre os dias 7 e 18 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aplicará as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil. As avaliações vão aferir o conhecimento de estudantes brasileiros em matemática, com foco em resolução de problemas, e língua portuguesa, com ênfase em leitura. Portaria publicada em junho, 17, define a forma de aplicação dessas provas.

Participarão da Prova Brasil todas as escolas com 20 ou mais estudantes matriculados no quinto ano (quarta série) e no nono ano (oitava série) do ensino fundamental regular da rede pública, localizadas nas zonas urbana e rural. As escolas com esse perfil serão identificadas na base de dados do censo escolar, que considerará as informações prestadas até o dia 14 de agosto de 2011.

Já para a amostra do Saeb serão avaliadas as escolas que tenham de dez a 19 alunos matriculados no quinto ano (quarta série) e no nono ano (oitava série) do ensino fundamental regular público, e os estabelecimentos de ensino com dez ou mais estudantes no quinto ano (quarta série) e no nono ano (oitava série) do ensino fundamental regular da rede privada. As escolas com dez ou mais estudantes na terceira série do ensino médio regular das redes pública e privada também participarão da amostra.

Os resultados obtidos nas avaliações serão usados no cálculo das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada unidade escolar pública, município, unidade da federação e país.

Veja aqui a portaria que sistematiza o Saeb/Prova Brasil 2011 (Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc).

Texto divulgado no Boletim da Secretaria de Educação Básica  (SEB/MEC) com informações da Assessoria de Imprensa Inep/MEC.

Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024

Autor: Ivana Barreto (Ncom Seduc)    Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024 O pagamento ser...