sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A contramão dos CAICs Ilhéus/Itabuna



Os CAICS - Centros de Atenção Integral à Criança foram trazidos para a região cacaueira através de programa financiado pelo governo federal em 1996, pelo então deputado federal Jabes de Sousa Ribeiro, construídos nas respectivas cidades de Itabuna e Ilhéus, os CAICs foram idealizados para atender as crianças em tempo integral na escola, porém alguns municípios os transformaram em escolas regulares, mudando sua forma original de atendimento, como foi o caso de Ilhéus e Itabuna, com uma diferença, o de Itabuna houve avanços e qualidade no ensino, transformou em escola regular, sem perder suas funções originais, já em Ilhéus verifica-se o contrário, alem de perder sua função original o CAIC foi abandonado, suas estruturas depreciadas e desqualificadas e seu quadro funcional e pedagógico parece ser um dos mais desgastados das gestões que ali passaram. Mostra disso são suas estruturas em ruínas, salas, refeitório, cozinha, câmera frigorifica, ginásio de esportes, auditório instalações elétricas etc.

Judicialmente o executivo municipal de Ilhéus foi obrigado a iniciar reforma no CAIC, valor estimado em 571 mil reais apartir de dezembro de 2011, mais pelo que parece a justiça foi ludibriada na execução da obra, pois não concluíram até então.
O pedagógico parece não encontrar os caminhos para manter o IDEB, que em 2009 era de 4.4 (meta 3.9 Inep/MEC) e caiu em 2011 para 4.3, menos 0,1 (2%) em relação a 2009, contudo alcançando a meta (4.3 proposta pelo Inep/MEC), mais longe do índice Brasil que é de 4.7. Seguem detalhes sobre a avaliação não oficial feita pela Meritt no portal do ideb, http://www.portalideb.com.br/escola/120892-centro-atencao-integral-a-crianca-adolescen/ideb a respeito do ideb do CAIC Ilhéus.
Classificação do Ideb do Centro de Atenção Integral a Criança e Adolescentes  
 AVALIAÇÂO:
Ideb 2011 4.3 = Fluxo 0.87 de cada 100 alunos, 13 não foram aprovados X Aprendizado 4.90 nota padronizada de português e matemática. http://www.portalideb.com.br/escola/120892-centro-atencao-integral-a-crianca-adolescen/ideb

ATENÇÃO
Cumpriu a meta No ritmo esperado para 2011, Caiu o Ideb, com tendência de queda, Ideb abaixo de 6 Valor abaixo da referência
Esta escola atingiu a meta para 2011 e teve queda do Ideb em relação a 2009, o que pode indicar uma tendência de queda. O Ideb também está abaixo do valor de referência.

O desafio é recuperar o crescimento e pode ser significativo.
Por isso uma análise criteriosa dos dados e o planejamento de intervenções pedagógicas serão necessários.
Alerta
As escolas nesta categoria possuem um duplo desafio: reverter à tendência de queda e alcançar as metas dos anos seguintes. Estas escolas demandarão da Secretaria de Educação um investimento diferenciado em recursos humanos e infraestrutura. É preciso analisar o valor e a variação dos componentes do Ideb (fluxo e proficiência), identificar junto com a comunidade escolar os fatores responsáveis, definir e implementar urgentemente um conjunto robusto de ações e ter o monitoramento permanente das taxas de evasão, reprovação e o aprendizado dos alunos.
Atenção
Basicamente são dois os perfis de escolas nesse nível:
  • Escolas com decréscimo no Ideb e que não cumpriram a meta 2011, mas que possuem Ideb igual ou maior que 6;
  • Escolas com decréscimo no Ideb ou que não atingiram a meta e que tenham ou não o Ideb maior que 6.
O primeiro grupo, que atingiu um Ideb igual ou superior a 6, geralmente são escolas com bons valores para os componentes do Ideb (fluxo e proficiência). Porém, algo muito relevante ocorreu entre 2009 e 2011, pois levou a uma queda do Ideb a ponto de comprometer o cumprimento da meta. É preciso analisar detalhadamente esses componentes buscando identificar em qual (is) ocorreu a queda, levantar as causas e movimentar a comunidade escolar para que com a participação da Secretaria de Educação seja definido um plano de ação e monitoramento. 
O segundo grupo do nível atenção são escolas que tiveram a queda no valor do Ideb entre 2009 e 2011 ou não cumpriram a meta de 2011.
Nesse grupo há possibilidade para duas situações: decréscimo do Ideb e cumprimento da meta, ou crescimento do Ideb e não cumprimento da meta.
As que tiveram decréscimo e conseguiram atingir suas metas, estão nesta situação porque obtiveram crescimento(s) muito elevado(s) na(s) edição (os) de 2007 ou de 2009, gerando um crédito, que certamente foi consumido nesta edição. É preciso analisar a variação nos componentes do Ideb (fluxo e proficiência), identificando os valores com quedas bruscas e levantando hipóteses sobre as causas dessa queda.
As que não cumpriram a meta, mesmo com crescimento do Ideb entre 2009 e 2011, estão nesta condição porque tiveram uma queda expressiva do Ideb em 2007 e/ou 2009 gerando um alto déficit. A escola deve analisar os componentes do Ideb (fluxo e proficiência) buscando identificar onde conseguiram reverter a queda (e por isso o crescimento) e elencar os aspectos responsáveis por esse crescimento, a fim de mantê-los ou ampliar a força desses, visando atingir a meta de 2013. A ação sobre esses aspectos deverá ser objeto de monitoramento constante.
A outra possibilidade é que a escola não teve queda expressiva em 2007 e/ou 2009. Porém o crescimento para 2011 foi pequeno, a ponto de comprometer o cumprimento da meta. A escola deverá analisar os componentes do Ideb (fluxo e proficiência) e identificar as causas desse baixo crescimento a fim de definir um plano de ação focado e objetivo.
Manter
A maioria das escolas desta categoria apresentou crescimento de 2009 para 2011 em ritmo tal que possibilitou o cumprimento ou superação da meta 2011. É importante a escola avaliar minuciosamente os componentes do Ideb (fluxo e proficiência) a fim de identificar onde estão obtendo crescimento e onde pode estar ocorrendo quedas. Um plano de ação deverá ser construído reforçando o que está bom e ajustando alguns aspectos mais vulneráveis. É interessante a escola definir as suas metas visando atingir o valor 6 de Ideb.
É possível que neste grupo estejam escolas que tiveram pequeno crescimento e que atingiram a meta porque contaram com um expressivo crescimento em 2007 ou 2009. Essas escolas devem analisar os componentes do Ideb a fim de identificar onde houve redução ou queda no ritmo de melhorias conseguidas anteriormente e levantar as causas dessa variação para definir um plano de ações focado nestes aspectos.
Excelente
As escolas nesta categoria atingiram uma elevada qualidade e devem ser uma referência para outras escolas. Estas escolas possuem um grande desafio que é o de manterem-se nesse nível. 
Provavelmente, as taxas de aprovação estão próximas ao máximo (indicador de rendimento próximo a 1,0). Para continuarem tendo crescimento no Ideb (e manterem-se nessa categoria) deverão manter o fluxo e crescer continuamente o aprendizado (proficiência) de seus alunos. Fonte: http://www.portalideb.com.br/escola/120892-centro-atencao-integral-a-crianca-adolescen/ideb
Diante do quadro acima, pode se analisar que há necessidade de uma intervenção na direção, administração, funcionários, docentes, e atenção especial por parte da secretaria de educação para que viabilizem um plano de ação, que demandarão de investimento diferenciado em recursos humanos e infraestrutura. É preciso analisar o valor e a variação dos componentes do Ideb (fluxo e proficiência), identificar junto com a comunidade escolar os fatores responsáveis, definir e implementar urgentemente um conjunto robusto de ações e ter o monitoramento permanente das taxas de evasão, reprovação e o aprendizado dos alunos.
“No olhar dos pais, O CAIC é ou pode ser considerado a melhor e maior estrutura escolar que o município de Ilhéus tem a oferecer aos seus alunos do ensino fundamental, basta que o olhe como uma instituição de excelência, para isso falta-lhe os investimentos necessários e o pedagógico de qualidade, escolhido tecnicamente, não politicamente.” Roberto Corsário. 

Abaixo fotos da realidade do CAIC Ilhéus.





 


























Fotos tiradas no em dez/2012
Vejamos o CAIC - Centro de Atenção Integral à Criança - Jorge Amado,  é uma escola com capacidade para atender mais de 1.500 estudantes. Foi inaugurado em 29 de setembro de 1996.
Seu projeto original nasceu de um programa financiado, na época, pelo Governo Federal. Possui 31 salas de aula. Atualmente, divide-se em duas partes principais: O Prédio Principal e o Anexo. No Prédio principal, oferecem-se todos os cursos do Ensino Fundamental organizados na modalidade Ciclos de Desenvolvimento Humano, e também as Oficinas da "Escola em Tempo Integral", financiada pelo Programa "Mais Educação" (manhã e tarde). Neste mesmo prédio, oferecem-se, no turno noturno, cursos específicos voltados para Educação de Jovens e Adultos, também em nível de Ensino Fundamental. No Anexo (também conhecido como Prédio de Cima), oferecem-se os cursos nas modalidades Creche (tempo integral, para crianças com idade entre dois e três anos) e Pré-Escola (para crianças com idade entre 4 e 5 anos, em turmas separadas nos turnos Matutino e Vespertino).
O CAIC Jorge Amado é, atualmente, uma das melhores escolas de Ensino Fundamental da Rede Pública de Itabuna. Está vinculado à Rede Municipal de Educação. Possui quadra poliesportiva, auditório, anfiteatro, estúdio de rádio, através do qual se efetiva o Projeto "Nas Ondas do Intervalo: O Rádio na Escola" (Rádio CAIC), laboratórios de aprendizagem (Letramento e Matemática), laboratório de informática, lan-house, espaços para recreação, refeitório, sala de vídeo, duas cozinhas, uma área de serviço, Sala dos Professores, o Núcleo de Arte Educação, dois centros de Coordenação Pedagógica, o Laboratório Multifuncional Prof. Josué de Souza Brandão, especialmente equipado com computadores adaptados para estudantes com necessidades especiais, a Secretaria Escolar e a Biblioteca Valdelice Soares Pinheiro.
Dentro do CAIC, atua uma equipe composta pelo diretor, três vice-diretoras, cerca de 61 professores, 13 coordenadores pedagógicos e 38 funcionários, além de estagiários, monitores de ensino e voluntários diversos.

Os números do CAIC são grandes. E o empenho e o esforço também. Tudo o que se realiza dentro da escola tem como princípio fundamental a excelência na qualidade de ensino.
Algumas informações básicas sobre o CAIC Jorge Amado - Ano base: 2012.
Nº DE SALAS DE AULA: 31
Nº TOTAL DE ALUNOS: 1420
Nº DE SUPORTE PEDAGÓGICO: 13
Nº TOTAL DE PROFESSORES: 61
Fotos do CAIC Itabuna Fonte: http://caic-itabuna.blogspot.com.br/











 
Ideb e seus componentes: fluxo e aprendizado
Ideb 2011 4.1= Fluxo 0.91 de cada 100 alunos, 9 não foram aprovados X Aprendizado 4.48 nota padronizada de português e matemática

ATENÇÃO

Abaixo da meta 7% abaixo da meta de 4.4 em 2011 Cresceu o Ideb 11% cresceu 0.4 pontos percentuais em 2011

Não cumpriu a meta, Não alcançou o esperado para 2011, Cresceu o Ideb, com tendência de crescimento, Ideb abaixo de 6, Valor abaixo da referência, Esta escola não atingiu a meta para 2011, porém apresentou crescimento do Ideb em relação a 2009.

O desafio é ampliar o crescimento do Ideb para ultrapassar a meta de 2011 e cumprir a meta de 2013.

Para isso é importante analisar detalhadamente os dados e definir um plano de intervenções pedagógicas.

Classificação do Ideb

 http://www.portalideb.com.br/escola/125327-centro-de-atencao-integral-a-crianca-jorge-amado/ideb

Alerta
As escolas nesta categoria possuem um duplo desafio: reverter à tendência de queda e alcançar as metas dos anos seguintes. Estas escolas demandarão da Secretaria de Educação um investimento diferenciado em recursos humanos e infraestrutura. É preciso analisar o valor e a variação dos componentes do Ideb (fluxo e proficiência), identificar junto com a comunidade escolar os fatores responsáveis, definir e implementar urgentemente um conjunto robusto de ações e ter o monitoramento permanente das taxas de evasão, reprovação e o aprendizado dos alunos.
Atenção
Basicamente são dois os perfis de escolas nesse nível:
  • escolas com decréscimo no Ideb e que não cumpriram a meta 2011, mas que possuem Ideb igual ou maior que 6;
  • Escolas com decréscimo no Ideb ou que não atingiram a meta e que tenham ou não o Ideb maior que 6.
O primeiro grupo, que atingiu um Ideb igual ou superior a 6, geralmente são escolas com bons valores para os componentes do Ideb (fluxo e proficiência). Porém, algo muito relevante ocorreu entre 2009 e 2011, pois levou a uma queda do Ideb a ponto de comprometer o cumprimento da meta. É preciso analisar detalhadamente esses componentes buscando identificar em qual(is) ocorreu a queda, levantar as causas e movimentar a comunidade escolar para que com a participação da Secretaria de Educação seja definido um plano de ação e monitoramento. 
O segundo grupo do nível atenção são escolas que tiveram a queda no valor do Ideb entre 2009 e 2011 ou não cumpriram a meta de 2011.
Nesse grupo há possibilidade para duas situações: decréscimo do Ideb e cumprimento da meta, ou crescimento do Ideb e não cumprimento da meta.
As que tiveram decréscimo e conseguiram atingir suas metas, estão nesta situação porque obtiveram crescimento(s) muito elevado(s) na(s) edição(ões) de 2007 ou de 2009, gerando um crédito, que certamente foi consumido nesta edição. É preciso analisar a variação nos componentes do Ideb (fluxo e proficiência), identificando os valores com quedas bruscas e levantando hipóteses sobre as causas dessa queda.
As que não cumpriram a meta, mesmo com crescimento do Ideb entre 2009 e 2011, estão nesta condição porque tiveram uma queda expressiva do Ideb em 2007 e/ou 2009 gerando um alto déficit. A escola deve analisar os componentes do Ideb (fluxo e proficiência) buscando identificar onde conseguiram reverter a queda (e por isso o crescimento) e elencar os aspectos responsáveis por esse crescimento, a fim de mantê-los ou ampliar a força desses, visando atingir a meta de 2013. A ação sobre esses aspectos deverá ser objeto de monitoramento constante.
A outra possibilidade é que a escola não teve queda expressiva em 2007 e/ou 2009. Porém o crescimento para 2011 foi pequeno, a ponto de comprometer o cumprimento da meta. A escola deverá analisar os componentes do Ideb (fluxo e proficiência) e identificar as causas desse baixo crescimento a fim de definir um plano de ação focado e objetivo.
Manter
A maioria das escolas desta categoria apresentou crescimento de 2009 para 2011 em ritmo tal que possibilitou o cumprimento ou superação da meta 2011. É importante a escola avaliar minuciosamente os componentes do Ideb (fluxo e proficiência) a fim de identificar onde estão obtendo crescimento e onde pode estar ocorrendo quedas. Um plano de ação deverá ser construído reforçando o que está bom e ajustando alguns aspectos mais vulneráveis. É interessante a escola definir as suas metas visando atingir o valor 6 de Ideb.
É possível que neste grupo estejam escolas que tiveram pequeno crescimento e que atingiram a meta porque contaram com um expressivo crescimento em 2007 ou 2009. Essas escolas devem analisar os componentes do Ideb a fim de identificar onde houve redução ou queda no ritmo de melhorias conseguidas anteriormente e levantar as causas dessa variação para definir um plano de ações focado nestes aspectos.

Excelente
As escolas nesta categoria atingiram uma elevada qualidade e devem ser uma referência para outras escolas. Estas escolas possuem um grande desafio que é o de manterem-se nesse nível. 
Provavelmente, as taxas de aprovação estão próximas ao máximo (indicador de rendimento próximo a 1,0). Para continuarem tendo crescimento no Ideb (e manterem-se nessa categoria) deverão manter o fluxo e crescer continuamente o aprendizado (proficiência) de seus alunos. Fonte: http://www.portalideb.com.br/escola/125327-centro-de-atencao-integral-a-crianca-jorge-amado/ideb

Observações  
O CAIC de Ilhéus penaliza pelo seu estado estrutural e talvez negligencie seu pedagógico, seu resultado em 2009 do seu IDEB de 4.4 (meta 3.9 Inep/MEC) e caiu em 2011 para 4.3, menos 0,1 (2%), contudo alcançando a meta (4.3 propostas pelo Inep/MEC). 
O CAIC de Itabuna conserva sua estrutura, incentiva e qualifica sua equipe, Ideb de 2009 3.7 (meta 4.0 Inep/MEC) Ideb 2011 4.1 (meta 4.4Inep/MEC). Abaixo da meta 7% abaixo da meta de 4.4 em 2011 Cresceu o Ideb 11% cresceu 0.4 pontos percentuais em 2011 em relação ao Ideb 2009.

Essa matéria foi desenvolvida para que gestores, direções escolares, professores, pais de alunos, imprensa e a quem interessar possa, avaliar duas realidades distintas com resultados parecidos, ou talvez ambos precisando de intervenções urgentes.

Roberto Corsário é mobilizador pela educação de qualidade no município de Ilhéus- Comitê Ilhéus e pai de aluno do CAIC Ilhéus.

NOVA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO CONVOCA REUNIÃO COM DIRETORES

Postado por CAIC Jorge Amado

Blog do CAIC Dinalva MeloA secretária de Educação de Itabuna, professora Dinalva Melo, convoca os diretores e vice-diretores de todas as unidades escolares para uma reunião a realizar-se na próxima Segunda-feira (7), no auditório do CISO – Centro de Integração Social, às 9hs.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Fábio Magal e a sabedoria salomônica

Sem proselitismo. A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ilhéus foi por doze votos contra sete. Faltou apenas mais um para que o Governo contasse, logo de saída, como 2/3 da Câmara.
O discurso do candidato vencido à Presidência convenceu à plateia de que ele não caminhará ao lado da oposição durante muito tempo.
Mas, mesmo tendo quatro votos a mais, aparentemente, a mídia recordou-se de um vereador apenas como o suposto responsável (suposto sim, porque o voto é secreto) pela vitória do Governo: Fábio Magal.
Eis a questão: por quê?
Por uma razão inicial: Magal foi o vereador mais votado. E sem trocar votos por dinheiro. Segunda razão: Magal comunicou ao candidato derrotado ae aos seus eleitores a mudança do voto, ao invés de surpreendê-lo na apuração do resultado.
No dia da eleição, mesmo sabendo que o voto é secreto, o Presidente local do PSC encaminhou ofício à Câmara Municipal informando que a votação em outro candidato que não o da oposição configuraria infidelidade partidária. Gostaria de ver essa nulidade política instaurando um processo ético que seria uma nulidade jurídica.
Dois dias depois, o Presidente Estadual do PSC o desmentiu, pela imprensa (www.blogdogusmao.com.br), informando que o compromisso dos vereadores do PSC iria apenas até o apoio para Mário Alexandre a vice-prefeito e não incluía a Presidência da Câmara.
Aliás, embora os vereadores tenham mantido este compromisso, o candidato derrotado a vice-prefeito pediu, ao que parece, abertamente votos para outro candidato a vereador, ao invés de manter a esperada neutralidade. Quem foi infiel? Magal? Roque do SESP? Mário Alexandre?
Magal mora na Urbis. Diariamente, acorda às cinco da manhã, toma um ônibus e segue um périplo pelas clínicas, hospitais, consultórios e laboratórios de Ilhéus em busca de marcação de exames, consultas e procedimentos para pessoas que, de outro modo, morreriam à míngua de um atendimento médico decente.
O que Magal ganhou em troca? A julgar pela mesmíssima condição que continua a ostentar, assim como pelo seu histórico, qualquer coisa, menos dinheiro.
Em primeiro lugar, um assento à Mesa Diretora, na condição de vice-presidente, coisa naturalmente desejada por muitos vereadores. Aliás, pela sua condição de vereador mais votado de Ilhéus, a vice-presidência foi até modesta.
Além disso, já que fará parte da base do Governo, ganhou a participação nele, com a garantia de ocupação dos espaços existentes para influenciar nas políticas públicas.
Mas isso não é o principal. Magal é obstinado. Mas tem um defeito: é inteligente. Eleito com uma plataforma que era muito maior do que o mero assistencialismo na área da saúde, Magal prometeu lutar para a vedação do canal a céu aberto do caminho principal da Urbis, pela implantação da Escola de Trânsito Municipal, para que pessoas sem condições financeiras possam obter Carteira de Habilitação sem pagar uma auto-escola muitas vezes inacessível e outros projetos, como um plano de cargos e salários dos trabalhadores da saúde.
E Magal ganhou o compromisso de Jabes com a vedação do canal da Urbis até 2016.
Magal ganhou a promessa do Prefeito da implantação da Escola Pública de Trânsito.
Magal ganhou o compromisso do Preaidente do Legislativo ilheense, Vereador Dr. Jó, de ampliar os meios de participação popular na Tribuna da Câmara.
Magal ganhou do mesmo vereador o compromisso de dar transparência às contas do Legislativo ilheense.
Magal ganhou tudo isso, enfim.
Pensando bem, quem ganhou mesmo fomos nós, ilheenses, pois as propostas de Magal foram incorporadas nos planos do Poder Executivo e Legislativo de Ilhéus.
Sábia decisão a de Magal de compôr a Mesa Diretora da Câmara e a de votar em Josevaldo Machado (Dr. Jó) para Presidente.
Se é que votou, é claro…

JABES PREGA AUSTERIDADE

Jabes pregou rigidez com gastos.
Jabes durante a coletiva. Foto: Andrei Sansil/Blog do Gusmão.

Na estratégia de usar a imprensa para divulgar suas primeiras medidas à frente da prefeitura de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP) concedeu uma entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (03), no salão nobre do Palácio Paranaguá. Confira abaixo os principais temas tratados durante o encontro.

Estado de emergência

Antes de nomear os secretários, na noite de terça (01), o prefeito decretou estado de emergência na cidade, considerando o caos administrativo e financeiro do município. A medida permitiu, por exemplo, que duas empresas fossem contratadas para coletar o lixo. O decreto vale por dois meses.

Nesse período, será feita licitação para contratar empresa em definitivo para realizar o trabalho.

Corte de gastos

Durante todo o momento, o prefeito lembrou da necessidade de um governo austero, principalmente nos gastos com pessoal.

Para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina empenho máximo de 54% da receita do município com pessoal, foram cortadas todas as gratificações e pagamentos de insalubridade (exceto os previstos na lei).

O prefeito também anulou as nomeações e todos os atos que geraram aumento dos gastos com pessoal nos últimos 180 dias; extinguiu os contratos de trabalho firmados sem concurso público; determinou o retorno de servidores municipais que estão a serviço de outros órgãos e o recadastramentos de todos os funcionários. Sete dos 12 decretos assinados na terça pautam ajustes no quadro de servidores. 

Dívidas e bloqueio de verbas

O montante de dívidas deixado pelo governo anterior esteve na pauta. Segundo Jabes, dados da equipe de transição apontam para um rombo superior aos 10 milhões de reais só na secretaria de saúde.

Dívidas com fornecedores e donos de imóveis também têm tirado o sono do prefeito. Em busca de caminhos para pagar os credores sem deixar pendências em outras áreas, uma auditoria interna será feita em todos os contratos.

Sobre os recentes bloqueios de contas da prefeitura, na maioria solicitados por sindicatos, Jabes afirmou que na próxima semana deve procurar o Tribunal de Justiça da Bahia para tentar o desbloqueio e normalizar os repasses aos servidores e fornecedores.

Obras

De imediato, segundo Jabes, será feito o recapeamento das principais vias da cidade. Adiantou também que, de acordo com o secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, as obras da nova ponte Centro-Pontal serão iniciadas em abril ou maio.

Junto ao governo do estado, também devem ser tocadas a reforma do General Osório e a construção do novo hospital regional.

Transparência

Na coletiva, o prefeito afirmou que a equipe de transição, liderada pelo procurador federal Israel Nunes, já trabalha na elaboração de um Portal da Transparência, para garantir publicidade aos atos e gastos públicos.

Carnaval

Jabes voltou a afirmar que não pretende aplicar dinheiro do município na festa. Se houver financiamento do governo estadual, o carnaval acontecerá. Do contrário, não há possibilidade.

Itabuna terá mutirão de limpeza e recadastramento de servidores

 PRIMEIROS DIAS:
Itabuna terá mutirão de limpeza e recadastramento de
servidores

Na primeira reunião após a posse, com os secretários e dirigentes de órgãos municipais, o prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite (Vane do Renascer), determinou o recadastramento de servidores efetivos como parte do compromisso assumido com a população de alcançar índice de 50% nos gastos com a folha de pagamento. Com o recadastramento Vane pretende identificar se há funcionários fantasmas ou servidores que não cumprem suas funções.
Vane também decidiu que apenas metade dos cargos comissionados será nomeada e ordenou que todas as secretarias façam uma avaliação criteriosa do quadro de prestadores de serviço contratados, já que ficarão apenas aqueles considerados essenciais ao serviço público.
O prefeito disse aos secretários e colabores que sua maior preocupação é com o controle dos gastos públicos para que sejam atendidas imediatamente as demandas relativas à varrição, coleta e disposição de lixo, para reverter o mais rápido possível a caótica situação em que a cidade foi encontrada pelo novo governo. Vane determinou como prioridades nesta primeira semana a atenção à área da limpeza urbana e operações tapa-buracos.

A redução do elevado índice de infestação predial por larvas e mosquito da dengue, o imediato funcionamento dos postos de saúde, da marcação de consultas e exames e a normalização das operações do Hospital de Base, além do combate às endemias, foram medidas administrativas determinadas
por Vane aos secretários.
Na primeira reunião após a posse, com os secretários e dirigentes de órgãos municipais, o prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite (Vane do Renascer), determinou o recadastramento de servidores efetivos como parte do compromisso assumido com a população de alcançar índice de 50% nos gastos com a folha de pagamento. Com o recadastramento Vane pretende identificar se há funcionários fantasmas ou servidores que não cumprem suas funções.
Vane também decidiu que apenas metade dos cargos comissionados será nomeada e ordenou que todas as secretarias façam uma avaliação criteriosa do quadro de prestadores de serviço contratados, já que ficarão apenas aqueles considerados essenciais ao serviço público.
O prefeito disse aos secretários e colabores que sua maior preocupação é com o controle dos gastos públicos para que sejam atendidas imediatamente as demandas relativas à varrição, coleta e disposição de lixo, para reverter o mais rápido possível a caótica situação em que a cidade foi encontrada pelo novo governo. Vane determinou como prioridades nesta primeira semana a atenção à área da limpeza urbana e operações tapa-buracos.

A redução do elevado índice de infestação predial por larvas e mosquito da dengue, o imediato funcionamento dos postos de saúde, da marcação de consultas e exames e a normalização das operações do Hospital de Base, além do combate às endemias, foram medidas administrativas determinadas
por Vane aos secretários.
Fonte: Face do Wenceslau

AGENDA DA TIMBALADA PARA JANEIRO 2013

Informações: Flávia Calheiros

Lixo ilheense: Longe dos olhos e isso é o que interessa

Por Rans no Agravo Ilheense

Foto: Mary Melgaço
A recém “inaugurada” secretaria municipal de Comunicação distribuiu no apagar das luzes da quarta-feira (02), um release informando que a prefeitura de Ilhéus iniciou a tão esperada limpeza das ruas e a coleta de lixo. Caso resolvamos tomar como parâmetro a gestão finada, tal release é motivo de alegria e alívio para os ilheenses, que já não suportavam tanta vergonha em receber milhares de visitantes com a cidade repleta de dejetos por todos os lados.

Mas, por outro lado, não há nada demais para ser festejado, a final de contas, recolher o lixo e manter a cidade limpa é obrigação de qualquer gestão municipal. Com isso, causa um pouco de estranheza esse negócio de veicular ações mais do que básicas, como se fossem grandes feitos.

Mas esse não é bem o cerne da questão que queremos abordar. Vejamos, nós, produzimos os nossos lixos diários, os alocamos nas portas das nossas residências, crendo, obviamente, que logo as pessoas incumbidas por tal serviço, tratarão de dar fim neles. A nossa maior preocupação é que ele seja retirado do alcance dos nossos sentidos, e ponto final. Ledo engano. Digamos que o problema maior começa justamente nesse momento.

Depois que o lixo é recolhido e jogado nos caminhões ele segue em direção ao lixão do Itariri, que de aterro sanitário não tem nada. Lá, ele é jogado sem o menor critério. Resumindo: O lixo é retirado do nosso campo de visão, para o alívio da população, e levado para emporcalhar e poluir gravemente outra localidade.

Ante tal situação, questionamos: A recém empossada gestão municipal ilheense dará continuidade a esse tipo de procedimento nada ecológico? As ações se resumirão a tirar o lixo das vistas dos turistas e moradores da zona urbana, para “agraciar” irresponsavelmente o Itariri? Existe algum projeto ou ação que vise mudar esse quadro lamentável?
Eis a questão.

Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024

Autor: Ivana Barreto (Ncom Seduc)    Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024 O pagamento ser...