quinta-feira, 17 de julho de 2014

Prefeito Jabes Ribeiro autoriza depósito da penúltima parcela dos salários de 2012

Prefeito de Ilhéus - Jabes Ribeiro  Foto Alfredo Filho (Secom-PMI-Ilhéus)

 Para quitar mais esta parcela com os servidores, a Prefeitura de Ilhéus está disponibilizando  o total de R$ 521.339,85. Neste lote, também estão inclusos os professores.
prefeito Jabes Ribeiro autorizou nesta quinta-feira, dia 17, o depósito da penúltima parcela dos salários atrasados de dezembro de 2012, o que representa mais uma despesa de R$ 521.339,85, com a dívida herdada com os servidores. “Estamos fazendo o possível para quitar mais esse débito que encontramos em 2013, finalmente falta apenas uma parcela para honrar o nosso compromisso com os servidores”, observa Jabes Ribeiro. “Mesmo com todas as dificuldades, entendemos a importância dos trabalhadores municipais para Ilhéus e, por isso estamos somando todos os esforços no sentido de valorizarmos nossos trabalhadores, evidentemente, seguindo as possiblidades legais”, atesta.
 O secretário municipal da Fazenda, Raimundo Ferreira, informa que todos os servidores vinculados à Secretaria Municipal da Administração (Sead), e os professores foram contemplados; os salários estarão disponíveis nas contas correntes nesta sexta-feira, dia 18. Ainda, o secretário ressalta que os salários não pagos pela gestão passada estão sendo quitados com recursos próprios, inclusive os dos professores. “Temos que pagar os professores com recursos do tesouro porque o dinheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) não pode ser utilizado para pagamento de salários atrasados”, explica Ferreira. 
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Professores, acordem!

Por Gustavo Ioschpe

O respeito da sociedade não virá quando vocês tiverem um contracheque mais gordo. Virá com a educação de qualidade para nossos filhos

Greve de professores - Muitos gostam do modelo cubano, mas esquecem que lá o salário mensal de um professor é de aproximadamente 28 dólares
Greve de professores - Muitos gostam do modelo cubano, mas esquecem que lá o salário mensal de um professor é de aproximadamente 28 dólares (Rania Rego/Ag. Brasil)
Normalmente escrevo esta coluna pensando nos leitores que nada têm a ver com o setor educacional. Faço isso, em primeiro lugar, porque creio que a educação brasileira só vai avançar (e com ela o Brasil) quando houver demanda pública por melhorias. E, segundo, porque nos últimos anos tenho chegado à conclusão de que falar com o professor médio brasileiro, na esperança de trazer algum conhecimento que o leve a melhorar seu desempenho, é mais inútil do que o proverbial pente para careca. Não deve haver, nos 510 milhões de quilômetros quadrados deste nosso planeta solitário, um grupo mais obstinado em ignorar a realidade que o dos professores brasileiros. O discurso é sempre o mesmo: o professor é um herói, um sacerdote abnegado da construção de um mundo melhor, mal pago, desvalorizado, abandonado pela sociedade e pelos governantes, que faz o melhor possível com o pouco que recebe. Hoje faço minha última tentativa de falar aos nossos mestres. E, dado o grau de autoengano em que vivem, eu o farei sem firulas.
Caros professores: vocês se meteram em uma enrascada. Há décadas, as lideranças de vocês vêm construindo um discurso de vitimização. A imagem que vocês vendem não é a de profissionais competentes e comprometidos, mas a de coitadinhos, estropiados e maltratados. E vocês venceram: a população brasileira está do seu lado, comprou essa imagem (nada seduz mais a alma brasileira do que um coitado, afinal). Quando vocês fazem greve — mesmo a mais disparatada e interminável —, os pais de alunos não ficam bravos por pagar impostos a profissionais que deixam seus filhos na mão; pelo contrário, apoiam a causa de vocês. É uma vitória quase inacreditável. Mas prestem atenção: essa é uma vitória de Pirro. Porque nos últimos anos essa imagem de desalento fez com que aumentassem muito os recursos que vão para vocês, sem a exigência de alguma contrapartida da sua parte. Recentemente destinamos os royalties do pré-sal a vocês, e, em breve, quando o Plano Nacional de Educação que transita no Congresso for aprovado, seremos o único país do mundo, exceto Cuba, em que se gastam 10% do PIB em educação (aos filocubanos, saibam que o salário de um professor lá é de aproximadamente 28 dólares por mês. Isso mesmo, 28 dólares. Os 10% cubanos se devem à falta de PIB, não a um volume de investimento significativo).
Quando um custo é pequeno, ninguém se importa muito com o resultado. Quando as coisas vão bem, ninguém fica muito preocupado em cortar despesas. E, quando a área é de pouca importância, a pressão pelo desempenho é pequena. No passado recente, tudo isso era verdade sobre a educação brasileira. Éramos um país agrícola em um mundo industrial; a qualificação de nossa gente não era um elemento indispensável e o país crescia bem. Mas isso mudou. O tempo das vacas gordas já era, e a educação passou a ser prioridade inadiável na era do conhecimento. Nesse cenário, a chance de que se continue atirando dinheiro no sistema educacional sem haver nenhuma melhora, a longo prazo, é zero.
Vocês foram gananciosos demais. Os 10% do PIB e os royalties do pré-sal serão a danação de vocês. Porque, quando essa enxurrada de dinheiro começar a entrar e nossa educação continuar um desastre, até os pais de alunos de escola pública vão entender o que hoje só os estudiosos da área sabem: que não há relação entre valor investido em educação — entre eles o salário de professor — e o aprendizado dos alunos. Aí esses pais, e a mídia, vão finalmente querer entrar nas escolas para entender como é possível investirmos tanto e colhermos tão pouco. Vão descobrir que a escola brasileira é uma farsa, um depósito de crianças. Verão a quantidade abismal de professores que faltam ao trabalho, que não prescrevem nem corrigem dever de casa, que passam o tempo de aula lendo jornal ou em rede social ou, no melhor dos casos, enchendo o quadro-negro de conteúdo para aluno copiar, como se isso fosse aula. E então vocês serão cobrados. Muito cobrados. Mas, como terão passado décadas apenas pedindo mais, em vez de buscar qualificação, não conseguirão entregar.
Quando isso acontecer, não esperem a ajuda dos atuais defensores de vocês, como políticos de esquerda, dirigentes de ONGs da área e alguns “intelectuais”. Sei que em declarações públicas esse pessoal faz juras de amor a vocês. Mas, quando as luzes se apagam e as câmeras param de filmar, eles dizem cobras e lagartos.
Existem muitas coisas que vocês precisarão fazer, na prática, para melhorar a qualidade do ensino, e sobre elas já discorri em alguns livros e artigos aqui. Antes delas, seria bom começarem a remover as barreiras mentais que geram um discurso ilógico e atravancam o progresso. Primeira: se vocês são vítimas que não têm culpa de nada, também não poderão ser os protagonistas que terão responsabilidade pelo sucesso. Se são objetos do processo quando ele dá errado, não poderão ser sujeitos quando ele começar a dar certo. Se vocês querem ser importantes na vitória, precisam assimilar o seu papel na derrota.
Segunda: vocês não podem menosprezar a ciência e os achados da literatura empírica sempre que, como na questão dos salários, eles forem contrários aos interesses de vocês. Ou vocês acreditam em ciência, ou não acreditam. E, se não acreditam — se o que vale é experiência pessoal ou achismo —, então vocês são absolutamente dispensáveis, e podemos escolher na rua qualquer pessoa dotada de bom-senso para cuidar da nossa educação. Vocês são os guardiães e retransmissores do conhecimento acumulado ao longo da história da humanidade. Menosprezar ou relativizar esse conhecimento é cavar a própria cova.
Terceira: parem de vedar a participação de terceiros no debate educacional. É inconsistente com o que vocês mesmos dizem: que o problema da educação brasileira é de falta de envolvimento da sociedade. Quando a sociedade quer participar, vocês precisam encorajá-la, não dizer que só quem vive a rotina de “cuspe e giz” é que pode opinar. Até porque, se cada área só puder ser discutida por quem a pratica, vocês terão de deixar a determinação de salários e investimentos nas mãos de economistas. Acho que não gostarão do resultado...
Quarta: abandonem essa obsessão por salários. Ela está impedindo que vocês vejam todos os outros problemas — seus e dos outros. O discurso sobre salários é inconsistente. Se o aumento de salário melhorar o desempenho, significa que ou vocês estavam desmotivados (o que não casa com o discurso de abnegados tirando leite de pedra) ou que é preciso atrair pessoas de outro perfil para a profissão (o que equivale a dizer que vocês são inúteis irrecuperáveis).
O respeito da sociedade não virá quando vocês tiverem um contracheque mais gordo. Virá se vocês começarem a notar suas próprias carências e lutarem para saná-las, dando ao país o que esperamos de vocês: educação de qualidade para nossos filhos.
Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/professores-acordem

Creche Dom Eduardo Foi Arrombada





















Direção e funcionários da Creche Dom Eduardo localizada na Zona Sul de Ilhéus, quando chegaram para o trabalho percebera que a mesma tinha sido invadida e alguns equipamentos furtados, diante da situação, direção fez Boletim de Ocorrência na 7ª CORPIN a fim de que possam investigar o caso, recuperar os objetos furtados e prender o(s) arrombador (es), não é a primeira vez que ocorre esse tipo de ocorrência na Creche Dom Eduardo, também em outras escolas, como o caso do CAIC que varias vezes foi invadido, além de furtarem materiais das crianças, ainda picharam salas e dependências da escola. Segundo informações que chegaram até a nossa redação, também houve um caso de arrombamento numa escola em Banco Central. 

Opinião do Tresilhasilheos: Que tipo de cidadão invade uma escola para roubar, instituição, que talvez tenha lhe servido no passado, hoje a um filho, sobrinho, neto ou até aos parentes de amigos ou vizinhos, esses últimos, muitas vezes conhecem ou ouviu falar de quem fizera tamanho ato degradante, contra uma criança direta ou indiretamente, lembrando que a escola é uma criança, é preciso denunciar tamanho ato, quem tira de uma escola, tira do seio da família, e tem que ser punido. 


Num país onde o foco, paira sobre o aparelhamento da educação, onde a sociedade fecha ruas, avenidas e rodovias por educação de melhor qualidade, profissionais de educação faz marcha, piquetes e deixam crianças sem aulas por melhores salários, o estado por sua vez diz que cumpri seu papel, se a contento ou não, cidadãos brasileiros julguem-os nas urnas das próximas eleições, esse mesmo estado garante que vem aparelhando as instituições escolares, sejam, com livros didáticos, equipamentos de informática, carteiras, estruturas e outras necessidades básicas que fazem da educação em nosso país aquecer esperanças de dias melhores, mais se de um lado não bastasse as dificuldades, do outro, complementa um cidadão, verme talvez, patético, medíocre e quem sabe analfabeto dos valores sociais, talvez seja até produto do meio, ou quem sabe, resultado do descaso político social, inadmissível sem dúvida, sua atitude, vazia, tirar da vida de uma criança, ferramentas importantes, que proporcionam entusiasmo, conhecimento e garantia de um futuro melhor. 

quarta-feira, 16 de julho de 2014

PRE IMPUGNA REGISTRO DE CANDIDATURA DE GERALDO E AZEVEDO

Azevedo e Geraldo tiveram seus registros de candidatura impugnados
Azevedo e Geraldo tiveram seus registros de candidatura impugnados
Do último domingo até a noite de ontem, 15, a Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) propôs, no total, 30 ações de impugnação de registro de candidatura, dentre elas, as dos ex prefeitos de Itabuna Geraldo Simões de Oliveira e José Nilton Azevedo Leal.
No total, na Bahia, fora sete impugnações referentes a candidatos a deputados federais e 23 a deputados estaduais. Só foram alvos de ações de impugnação na Bahia os candidatos às eleições 2014 que se enquadravam na Lei da Ficha Limpa (nº 135/2010). Foram analisados 982 pedidos de registro de candidatura para cargos eletivos majoritários (senador, governador e vice) e proporcionais (deputados federal e estadual).
Rejeição de contas pelos Tribunais de Contas (da União, do Estado e dos Municípios) foi o motivo mais recorrente nos pedidos de impugnação da PRE/BA. No âmbito federal, as exceções ficam apenas por conta dos candidatos à deputado federal Adalberto Lélis Filho e Joseph Bandeira. Beto Lélis, como é conhecido, tornou-se inelegível por ter sido condenado pelo TRE pela prática de crime eleitoral, cuja sentença já transitou em julgado. Já Bandeira foi condenado por crime contra a administração pública, além dos Tribunais de Contas da União e do Estado. No âmbito estadual, Joseildo Ramos foi condenado por crime contra a Administração Pública, Herzem Gusmão condenado em segunda instância pelo TRE/BA por ilícito eleitoral, enquanto Carlos Augusto Rodrigues de Brito foi demitido da Administração Pública.
Veja AQUI a lista completa
Fonte http://www.blogdoricky.com.br/pre-impugna-registro-de-candidatura-de-geraldo-e-azevedo/

Secretaria de Educação de Ilhéus renova mobiliário de escolas



No segundo semestre, estudantes e professores contam com seis mil novas carteiras, mesas, ventiladores de parede para instalação em salas de aula, além de insumos para a cozinha como freezer, fogão e liquidificador industrial. A renovação faz parte do processo de melhorias na educação.
 Após regularizar serviços como a merenda escolar, atualizar salários de professores, inclusive pagando atrasados de 2013, quitar dividas da gestão anterior e iniciar o processo de reformas e manutenção das unidades educacionais, a Secretaria de Educação de Ilhéus está renovando o mobiliário utilizado nas escolas. Com recursos próprios, foram adquiridas seis mil novas carteiras que vão proporcionar mais conforto aos alunos da rede.
Segundo a secretária Marlúcia Rocha, também foram adquiridos mesas, ventiladores de parede para instalação em salas de aula, além de insumos para a cozinha como freezer, fogão e liquidificador industrial.  Ela destaca que a renovação do mobiliário faz parte do processo de melhorias na educação, atendendo ao compromisso com estudantes, professores e pais de alunos, assumido pelo prefeito Jabes Ribeiro.
Desde janeiro de 2013, a Prefeitura de Ilhéus vem executando uma série de ações, medidas e projetos com o objetivo de aperfeiçoar a gestão da rede municipal de ensino na tentativa permanente de melhorar a relação ensino/aprendizagem.
Novas ações – Neste ano, na solenidade de aniversário de 480 anos de fundação do município, o prefeito Jabes Ribeiro assinou vários atos, voltado para o aperfeiçoamento da prestação do serviço de educação no município. Foi autorizada a licitação para construção da Escola Municipal da Vila Lídia e para a conclusão das obras de construção da Escola Municipal Pequeno Príncipe, no Bairro da Conquista. Além disso, foi assinada ordem de serviço para reforma das escolas municipais do Iguape, Nelson Costa, Pequeno David, Osvaldo Ramos, Dom Eduardo, CAIC (Hernani Sá), além das unidades de Couto, Santo Antônio, Salobrinho, Areia Branca, Banco Central, Banco do Pedro e Castelo Novo. Também serão reformadas as escolas de Pimenteira, Japu, Olivença, Sambaituba e de Banco da Vitoria.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Creche Dom Eduardo mais uma vez arrombada

Chega a nossa redação informações de que a Creche Municipal Dom Eduardo localizada na Avenida Osmundo Marques no Bairro São Francisco, Zona Sul de Ilhéus, amanheceu arrombada, no primeiro momento, funcionários, professores e direção que chegam ao local, começam a dar por falta de vários equipamentos e materiais. A qualquer momento iremos começar a ter imagens do local, segundo informações, depredaram e picharam a instituição toda, além do equipamentos furtados.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Ilhéus recebe quase R$ 9 milhões mensais em programas sociais





Os recursos beneficiam, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), cidadãos vinculados aos programas Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada.
 A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), repassa o montante de R$ 8.605.216,45 mensais para cidadãos vinculados a programas e serviços do Governo Federal. Atualmente, são contemplados com esses recursos, 20.997 famílias inscritas no Bolsa Família e cerca de 7.986 idosos e pessoas com deficiência cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BCP).
O BPC integra a Política de Assistência Social e a Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Oferece apoio financeiro a idosos a partir de 65 anos e suas famílias, e também a pessoas com deficiência que não podem se manter ou ser sustentados por familiares. Ilhéus tem hoje cerca de 3.890 pessoas com deficiência e 4.096 idosos que recebem este benefício. 
Trata-se de um benefício individual, intransferível e não vitalício que possibilita ao idoso a partir de 65 anos e às pessoas com deficiência a garantia de uma transferência de renda mensal no valor de um salário mínimo (R$ 724,00). Para obter o recurso, é preciso comprovar a impossibilidade de garantir seu sustento próprio e da família. Também é necessário que a renda mensal per capta da família seja inferior a um quarto do salário mínimo. É importante ressaltar que o recurso não corresponde a aposentadoria nem a pensão e não dá direito ao 13º salário.
Já o Bolsa Família é um programa integrante do Plano Brasil Sem Miséria (BSM) e oferece transferência de recursos para famílias que têm renda per capita inferior a R$ 70 por mês. “O benefício é um auxílio para essas famílias e favorece a todos no município, uma vez que os valores são investidos no nosso município através do comércio”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Jamil Ocké.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Documento orientará discussão entre gestores e educadores sobre nova política curricular

O Ministério da Educação recebeu oficialmente na quinta-feira, dia 3, o documento orientador para a discussão nacional sobre a Base Nacional Comum da Educação Básica, que define as áreas fundamentais para a formação do aluno. O texto, resultado de trabalho iniciado em 2011, foi produzido por grupo de trabalho coordenado pela Diretoria de Currículos e Educação Integral do MEC, com participação de professores e pesquisadores de universidades, professores da educação básica, gestores municipais e estaduais de educação e representantes do MEC e das autarquias ligadas ao ministério.


Segundo a secretária de Educação Básica, Maria Beatriz Luce, trata-se de uma proposta de discussão para a política curricular. “O documento será estudado internamente pelo MEC e imediatamente convidaremos os representantes dos sistemas estaduais e municipais, os conselhos estaduais e municipais de educação, o Conselho Nacional de Educação e a representação de professores e pesquisadores para traçar uma metodologia participativa de discussão com as comunidades escolares”, informou a secretária.

De acordo com a coordenadora do comitê que desenvolveu o documento, Jaqueline Mol, o que se busca é uma mediação pedagógica entre o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as diretrizes curriculares nacionais, produzidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologadas pelo MEC. “O objetivo é iniciar o debate nacional para uma política curricular para a educação básica”, disse.

Um novo encontro para discussão do texto apresentado está previsto para ser realizado ainda neste mês.
 
Fonte: Portal do MEC

Escolas podem aderir ao Programa Mais Educação até 4 de agosto

Escolas da educação básica pública, municipais e estaduais, podem aderir ao Programa Mais Educação até 4 de agosto. Em 2013, o programa atendeu estudantes de 49 mil escolas das 27 unidades da Federação e, neste ano, a meta é atingir 60 mil escolas.


Ao oferecer educação integral ou jornada ampliada, as redes públicas contribuem para qualificar a aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens, reduzir a repetência e a evasão escolar. Escolas que ingressam no programa oferecem, no mínimo, sete horas diárias de atividades, que compreendem aula das disciplinas do currículo, orientação de leitura e estudo, acompanhamento pedagógico e atividades orientadas nos campos da cultura e dos esportes.

Para facilitar a escolha de diretores e coordenadores pedagógicos, o Ministério da Educação oferece às escolas uma relação de atividades nas áreas de educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza; e educação econômica. O acompanhamento pedagógico é obrigatório.

Para participar do Mais Educação, as escolas devem preencher o cadastro no PDDE Interativo, informar dados como os número de estudantes e escolher as atividades.

Fonte: Portal do MEC

Comissão de Educação escolherá agraciados com o Prêmio Darcy Ribeiro

Por Agência da Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados vai escolher nesta quarta-feira (16) os agraciados com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação – edição 2014. O prêmio é concedido anualmente a três pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações mereçam especial destaque na defesa e na promoção da educação no Brasil. A reunião da comissão está marcada para as 10 horas, no Plenário 10.

A indicação dos concorrentes ao prêmio é feita por deputados e senadores. Nesta edição, houve 30 indicações. Os agraciados vão receber, em 18 de novembro, diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro.
Indicações
Foram indicados ao prêmio: Carlos Augusto Abicalil, Ruth Prestes Gonçalves, Instituto Cultural Steve Biko, Antônio Carlos Dela Coleta, Eliza Flora Muniz, Paulo Fernando de Vasconcelos Dutra, Ruth Pinheiro da Silva, Lori Alice Gressler, A Hora da Criança, Instituto Atos, Luis Antônio Marcuschi, Edgar Linhares Lima, União de Núcleo, Associações e Sociedades dos moradores de Heliópolis – Unas, Neroaldo Pontes, Associação Crescer Sempre, Obra Social Dom Bosco, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Isadora Faber, Moacir de Souza, Colégio Santa Cruz, Associação Nosso Sonho, Instituto Olga Kos, Escola de Gente, Mara Siaulys, Instituto Rodrigo Mendes, Entidade Casa do Zezinho, Rede Emancipa – Movimento Social de Educação Popular, Paulo Mac Donald Ghisi, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e padre Pedro Rubens Ferreira de Oliveira.
Da Redação - PT
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara

Prêmio Professores do Brasil

           
 O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Básica, juntamente com as instituições parceiras. Instituído em 2005, tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica. Para tanto, são avaliadas as experiências pedagógicas bem–sucedidas e inovadoras.
 O concurso tem três etapas: inscrição, avaliação e premiação.
Estão aptos a se inscreverem todos os dois milhões de professores de todos os níveis da educação básica do sistema público de ensino brasileiro. Basta ter uma prática pedagógica criativa e bem sucedida (em andamento ou já concluída) com seus alunos e formalizar a inscrição.  Inscreva-se no link       http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br
 Na segunda etapa, uma comissão de alto nível analisa as experiências relatadas pelos professores e seleciona as mais relevantes.
Em dezembro, numa grande festa de encerramento, estes professores e as escolas onde atuam são contemplados com o prêmio, tornando seu trabalho reconhecido por todos os que valorizam a educação brasileira.
 A 8ª Edição do Prêmio Professores do Brasil está dividida em duas categorias.
 A primeira categoria "Temas Livres" abrange as subcategorias:
  • Educação Infantil;
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
  • Anos Finais do Ensino Fundamental; e
  • Ensino Médio.
A segunda categoria "Temas Específicos" abrange as subcategorias:
  • Educação Integral;
  • Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental;
  • Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental; e
  • Educação Digital articulada ao desenvolvimento do currículo.
 Comissão Julgadora
A Comissão Julgadora Nacional será formada por especialistas em educação e personalidades públicas reconhecidas por sua contribuição para a Educação Básica. Seus componentes são indicados pelo MEC e pelas instituições parceiras.
Fonte: http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/ e fundacaosm.brasil@grupo-sm.com




Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024

Autor: Ivana Barreto (Ncom Seduc)    Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024 O pagamento ser...