quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Discursos no Congresso alertam para aumento da violência

Deputados criticam ausência do poder público em regiões mais carentes

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Segurança - geral - Força Nacional de Segurança Exército armadas população
Uma das propostas apresentadas na abertura do ano legislativo foi a criação de um Sistema Nacional Unificado de Segurança Pública
Na mensagem enviada ao Legislativo para a abertura dos trabalhos de 2018, o presidente Michel Temer colocou como uma das prioridades do governo o combate "firme e consistente" ao crime organizado, além da atuação efetiva para coibir a entrada de drogas e armas em território nacional.
A segurança pública também pontuou o discurso do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, que vem de um dos estados onde a violência assume proporções mais graves, o Rio de Janeiro. Ele afirmou que o tema precisa ser discutido de maneira transparente no Parlamento.
Mas foi o presidente do Congresso, Eunício Oliveira, que colocou o assunto no centro do seu pronunciamento. O senador pelo Ceará, estado que enfrenta uma onda de homicídios neste início de 2018, propôs a criação de um Sistema Nacional Unificado de Segurança Pública. Além disso, sugeriu rapidez nas reformas dos códigos Penal e de Processo Penal, e também da Lei de Execuções Penais.
O presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública, deputado Alberto Fraga (DEM-DF), diz que a unificação do sistema de segurança é um dos projetos que já estão sendo examinados pelo Congresso. O pacote inclui ainda propostas de flexibilização do Estatuto do Desarmamento e de mudanças no sistema prisional. O deputado afirma que a criminalidade é resultado, entre outras coisas, da ausência do poder público nas áreas mais carentes das grandes cidades.
“Quando o Estado não chega no morro, quem é que acolhe o filho do pedreiro? É o traficante. Mas faltou o quê? Faltaram as políticas públicas lá no morro. Então o traficante apoia o filho daquele pedreiro, e aquele pedreiro, aquele homem trabalhador, que não tem condições de comprar um tênis para aquele filho, que não tem condições de dar uma educação àquele filho, o traficante vai, dá pra ele um dinheiro três, quatro, cinco vezes maior do que o salário do pai, pra descer o morro, levar uma droga e entregar no asfalto”, disse Fraga. 
Inteligência
Para o deputado Ivan Valente (Psol-SP), o debate sobre segurança é urgente, mas ele critica o modo como o tema é discutido na Câmara, priorizando o aumento de punições em detrimento das políticas públicas.

"Se você não enfrentar o problema da segurança pública, que é uma preocupação de todos os brasileiros e brasileiras, com recursos para gerar empregos, distribuir renda, quebrar desigualdades, investir em educação pública e saúde pública e um sistema de segurança baseado na inteligência e não só na violência, então nós não vamos ter soluções”, afirmou Valente.
Outras sugestões contidas no discurso do presidente do Senado, Eunício Oliveira, foram a discussão da proposta de emenda à Constituição que reorganiza as forças policiais e dos projetos que vedam o contingenciamento de recursos para a área de segurança. Ele falou também sobre a instalação de bloqueadores de celulares nos presídios e na construção de colônias penais agrícolas.
Reportagem - Cláudio Ferreira
Edição – Roberto Seabra

Postado por Agencia da Câmara


Obstrução de partidos contrários à reforma da Previdência adia análise de MPs

Postado por Agencia da Câmara

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Ordem do dia para discussão e votação de projetos
Deputados concluíram a fase de discussão da MP que alonga o prazo para investimentos das concessionárias de rodovias federais
O Plenário da Câmara dos Deputados não conseguiu votar nesta terça-feira (6) as duas medidas provisórias que estavam na pauta da primeira sessão de votações do ano legislativo: a que alonga o prazo para investimentos das empresas em rodovias federais objeto de concessão (MP 800/17) e outra sobre renegociação de dívidas de entes federativos com a União (MP 801/17).
Partidos de oposição ao governo Temer lideraram uma obstrução para marcar posição contrária à reforma da Previdência. O deputado Ivan Valente (Psol-SP) disse que esta será a postura do partido no decorrer deste ano. “A bancada do Psol está em obstrução total nesta Casa até a retirada, pelo governo, da reforma da Previdência. Nada passará”, disse.
Concessão de rodovias
Os deputados concluíram a fase de discussão da MP 800/17 na noite desta terça-feira. O deputado Esperidião Amin (PP-SC) criticou a proposta, que chamou de desequilibrada em favor das empresas. “O governo é conivente com a inadimplência das concessionárias, esquece o seu papel de árbitro na defesa do usuário, e enrola o cumprimento do seu compromisso pela não cobrança do pedágio em área urbana”, criticou.
Já o relator da matéria, o líder do PR, deputado José Rocha (BA), disse que a medida vai favorecer o usuário ao reequilibrar os contratos. “O governo altera os contratos justamente para que a infraestrutura viária concedida seja reprogramada na sua execução, permitindo o equilíbrio econômico-financeiro entre as empresas e o trabalho que elas se prestam a realizar”, disse.
O deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA) lembrou que o edital de concessão previa investimentos que deveriam ser cumpridos pelas empresas, que foram remuneradas por isso. “A empresa não faz o que precisa fazer. Apesar do discurso dos privatistas, os investimentos privados não chegam. E agora vem uma medida provisória e diz que, mesmo não cumprindo os contratos, as empresas serão premiadas, ampliando o prazo para os investimentos”, criticou.
A líder do PCdoB, deputada Alice Portugal (BA), também criticou a MP 800. Segundo ela, a medida vai beneficiar as empresas concessionárias em detrimento da população. “É o Refis das concessionárias, que terão benefícios, e toda a cobrança sobrará para aquele que trafega nas rodovias brasileiras”, disse.
Vice-líder do governo, o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) defendeu a medida. “Estrangeiros e investidores estão chegando aqui no Brasil porque temos um programa extraordinário de concessões feito de forma rápida, aproveitando técnicos do governo passado que estavam ociosos”, disse.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Prefeito de Ilhéus pede ao Estado pavimentação de estradas


 Prefeito de Ilhéus pede ao Estado pavimentação de estradas - Secom 
 Durante reunião mantida hoje, 6, em Salvador, com o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcus Cavalcante, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre Souza, solicitou a execução de projeto para a pavimentação asfáltica da estrada que liga o Bairro de Nossa Senhora da Vitória ao povoado de Couto, na zona sul da cidade. O encontro contou com a presença do deputado federal Paulo Magalhães e do superintendente de Infraestrutura e Transportes, Saulo Pontes.
Segundo o prefeito, a obra é fundamental para dar suporte ao processo de expansão urbana da cidade no vetor da zona sul. Mário Alexandre também reivindicou a recuperação asfáltica dos trechos das rodovias que ligam a cidade de Ilhéus às cidades de Itacaré, Uruçuca e Canavieiras.
Aeroporto - Na oportunidade, o prefeito Mário Alexandre discutiu com o secretário Marcus Cavalcante medidas que garantam a permanência dos voos operados pela empresa Azul Linhas Aéreas no Aeroporto Jorge Amado, e também sobre as providências que serão tomadas para a transferência da gestão do aeroporto.
O governador Rui Costa já assinou o contrato com o Governo Federal para a delegação do Aeroporto Jorge Amado, de Ilhéus, para o Governo da Bahia. E o secretário de Infraestrutura da Bahia anunciou que será realizada licitação para que empresas de aviação civil disputem a gestão do terminal aeroportuário.
Durante a reunião, o prefeito ilheense também tratou de outras obras e projetos em parceria com o governo do Estado no município, entre elas, a construção da ponte semi estaiada que liga o centro de Ilhéus ao Bairro do Pontal, a requalificação do polo gastronômico do Banco da Vitória e a duplicação da Rodovia Ilhéus-Itabuna.
Iluminação – O prefeito Mário Alexandre solicitou ao secretário Marcus Cavalcante a atenção do governo do Estado para dois projetos de iluminação pública considerados inadiáveis para o desenvolvimento da cidade. Um deles se refere à iluminação do trecho da BA-415 que liga Ilhéus ao Bairro de Banco da Vitória, passando pelo Hospital Regional Costa do Cacau. O outro é o trecho da Rodovia BA-001, que liga a zona sul de Ilhéus à Estância Hidromineral de Olivença.  
 Secretaria de Comunicação Social  - Secom

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

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segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

É hospital para pobre sim!

Imagem - Internet
                                                         
Fotos: Roberto Corsário

            Não só para pobre o hospital costa do cacau foi construído, mais para todos que daquele instrumento de saúde, precise. Ontem, um dos membros da minha família necessitou de uma emergência hospitalar, e tivemos que levar para o Hospital Costa do Cacau.
            Imediatamente, seis profissionais já estavam a postos e a fazer os procedimentos necessários para salvar a vida daquela idosa que ali por volta das 23hs e 24 minutos, da noite de domingo (14) adentrara aquela unidade, praticamente sem vida, com problemas para respirar entre outros agônicos. Atendimento qualificado pude constatar, diante das mazelas que se encontra a saúde brasileira, para minha surpresa.
            Pena não poder tecer comentário positivo sobre a estrutura da unidade móvel de ambulância do SAMU, que atendeu em tempo hábil, seus componentes altamente profissionais, enquanto que suas vidas, andam a beira do abismo juntamente com a dos pacientes e seus acompanhantes, isto por que, a unidade está uma verdadeira sucata, com suas portas amarradas com elastics, os medicamentos vão caindo por cima do paciente, a agente do Samu, tem que em cuidar da (o) paciente, ficar cuidando desses que caem.
            Uma verdadeira vergonha, que precisa ser reconhecida pelo poder público e reverter essa situação, sob pena de ser culpabilizado por quaisquer danos àqueles que a unidade móvel possa causar.
            Como todos os setores a unidade hospitalar Costa do Cacau tem seus problemas, estes fáceis de se ajustar, como por exemplo o que vem acontecendo nas manhãs na unidade de triagem para aqueles que irão passar por procedimentos cirúrgicos, também, aqueles que chegam na unidade de emergência, diante da feira do chuchu, que alguns usuários querem fazer na sala de triagem, se faz necessário que se adote um serviço de som para a comunicação com esses feirantes vendedores de cultura inútil em local e hora inapropriado, não querendo aqui denegrir nenhum feirante.
            Um outro ponto negativo percebido é que por mais que se tenha boas e confortáveis cadeiras para parcela dos usuários, se faz necessário colocar mais se possível na área externa do hospital.
            Percebemos também uma preocupação pelo acumulo de pessoas no saguão da unidade hospitalar por parte da diretoria da unidade, porém percebemos também que o horário de alguns profissionais, principalmente para aqueles que liberam os corpos para familiares levarem da unidade deixa a desejar, famílias aguardavam desde das 5hs da manhã essa liberação que só aconteceram por volta de 9 hs.
            Críticas construtivas para que os ilheenses e de outras cidades que possam por vidas, utilizarem aquela unidade, “Hospital Regional Costa do Cacau” idealizado por tantos e entregue pelo Governador Rui Costa, na gestão de Dr Mario Alexandre, prefeito de Ilhéus, enalteçam esse grande instrumento de salvar vidas, seus funcionários e profissionais que constrói a dicotomia viver, morrer, tenham por longos tempos um bom local de trabalho e ótimo de atendimento.

            Quanto aos usuários frequentadores dessas unidades, não demonstrem através de sua urinada seu perfil cultural, tampouco sua distância para conviver com algo que foi construído para você, seja pobre, ou rico, de espirito se lhe convier, mais que seu semelhante possa fazer escolhas, “É hospital para pobre sim! Mais que saiba utilizar para não ficar como o Regional Luiz Viana Filho, sucateado e condenado a pobre para sempre.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Ônibus que faz a linha Zona Sul/UESC se envolve em acidente na Rodovia Ilhéus/Itabuna (BR 415) e coloca alunos em perigo.


As imagens da bagaceira que poderia ser pior. Fotos fornecida pelo grupo que os alunos da uesc utilizam no aplicativo WattShap.

            Os alunos das instituições de ensino UESC, IFBA e SENAI, que ficam as margens da rodovia 415 que liga os municípios de Ilhéus e Itabuna vem sofrendo nos últimos tempos descasos por conta das empresas concessionárias do Transporte Público de Ilhéus.

            Assim como a falta de fiscalização por parte do município dessas prestadoras de serviços a estes usuários, pelo menos são queixas acumuladas entre os alunos que utilizam esse itinerário diariamente, além dos passageiros comuns que também vivem possessos com os descasos para com o transporte em geral, em especial a essa linha.

            Os descasos vão desde ônibus velhos e deteriorados pelo tempo de vida útil, aos motoristas estressados, cansados das jornadas abusivas, que após sua jornada, ainda tem que fazer muitas vezes essas viagens até a UESC e retornar para só após seguirem para suas residências para o descanso.

            Segundo alguns depoimentos, os mesmos não negam a sobrecarga aos quais estão sendo obrigados a trabalhar, inclusive por alguns que são obrigados a trabalhar como motor/cobra uma espécie de faz tudo da empresa, dirige, cobra a passagem passando troco, desce para operar o elevador para os cadeirantes, isso quando o elevador funciona, segundo alguns relatos destes, poucos estão em condições de uso, na direção tem que estar atento aos retrovisores, as portas ao descer e subir dos passageiros, a campainha avisando da parada no ponto, ou seja stress total passam hoje esses profissionais. Um agravante que se faz necessário as autoridades estarem atentas é a mudança de trânsito para esses motoristas, que estão acostumados a rotina urbana que muitas vezes não passam dos 40 km por hora e são obrigados a irem transitar numa rodovia que as estatísticas de acidentes dão conta de que é muito perigosa, segundo informações, há pelo menos cinco funcionários em atestado médico na empresa, quem paga o pato é o usuário, que além de pagar transporte de R$ 3,50 ainda ver a qualidade do transporte decair por falta de investimentos e contratação de mão de obra substituta.

            E ontem a noite não foi diferente, para muitos um grande susto, parecia que o ônibus iria ficar enganchado no caminhão e os dois iriam cair pelo acostamento ou seguir para a contramão e se chocar com o ônibus da Rota que vinha no sentido contrário, verdadeiro susto.   Numa ultrapassagem mal sucedida, quase que todos sofreriam um grave acidente, envolvendo o Ônibus da Zona Sul/UESC, o caminhão com destino ignorado e um ônibus da Rota que seguia em sentido contrário. 

            Entenda o caso. O ônibus que faz a linha zona sul Uesc, nos últimos tempos vem acumulando atrasos na saída da viagem, seu horário ´de sair do Bairro Nossa Senhora das Vitórias às 17:30hs fazendo o itinerário, Nossa Senhora Aparecida, Hernâni Sá, Nelson Costa, Pontal, Terminal Urbano, Princesa Isabel, Rodoviária, Rodovia BR 415 finalizando seu percurso de ida na UESC, lá pega os alunos de retorno, essa linha funciona nos períodos da manhã, meio dia, a tarde e finalizando a noite ás 22:00hs, obs. Essa linha só funciona nesses horários acima.

            Há uma outra linha que sai fazendo um itinerário mais de apoio aos ônibus que seguem para o salobrinho via avenida Itabuna, salobrinho que aparentemente os moradores vivem o mesmo dilema dos estudantes, na qualidade dos ônibus e pontualidade dos horários.
            O que está posto pelo menos a um olhar externo sem nenhum embasamento técnico, é que a Empresa São Miguel que faz a linha Zona Sul/UESC que atende essa parcela de usuário, além dos trabalhadores que moram nessas adjacências e trabalham na zona sul, que à utilizam também esse itinerário não é incomodada pelo sistema de fiscalização municipal, não estar nem ai para os estudantes tanto os universitários da UESC, quanto os técnicos profissionais das Instituições IFBA e SENAI, aos passageiros comuns, a esses, dão prejuízos uma vez que deixam de pagar duas passagens.


            Busca-se apoios da sociedade ilheense, também das autoridades, para conter esses descasos que vem acontecendo com o transporte público em Ilhéus, assim como o respeito, compromisso e valor com aqueles que serão o futuro dessa cidade, hoje são estudantes, amanhã serão funcionários, profissionais contábeis, jurídicos, políticos, médicos etc, principalmente esses últimos, todos precisam, mais esses últimos são aqueles que irão lidar com a saúde dessa sociedade, desses empresários, que de maneira arbitrária, tripudiam estudantes, que amanhã serão futuro homens e mulheres que farão dessa cidade, que tipo de sociedade? 

Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024

Autor: Ivana Barreto (Ncom Seduc)    Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024 O pagamento ser...